quarta-feira, 13 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. – (Mt 11,25-27)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 13 DE JULHO de 2022 (terça-feira) 193º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SE FIZ DESCOBERTAS VALIOSAS, FOI MAIS POR TER PACIÊNCIA DO QUE QUALQUER OUTRO TALENTO.

(Isaac Newton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ROCK AND ROLL

 DIA DO ENGENHEIRO DE SANEAMENTO

 DIA DO CANTOR E COMPOSITOR SERTANEJO

 DIA INTERNACIONAL DO QUEBRA-CABEÇA

 DIA DO AGENTE DE ESCOLTA E VIGILÂNCIA PENITENCIÁRIA

 DIA DO ATLETA MASTER

 DIA DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 DIA A MÚSICA E VIOLA CAIPIRA

 DIA de Apreciar MÚSICA de Barbearia

 DIA DA INDEPENDÊNCIA DE MONTENEGRO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Porto Nacional (Tocantins) Mirim (Rondônia) Jussara (Paraná) Araçoiaba (Pernambuco) Pedro II (Piauí) Agua Fria - Madre de Deus  (Bahia) Nova Candelária (Rio Grande do Sul) Rio Largo (Alagoas) Serra do Salitre (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  HILDA ESTEVAM LOURENCETTI ( Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP)HELENA RUBIRA BONELLO PERES (Lions Clube de Marilia Terceiro Milênio /SP)FABIO MEDEIROS BRITO NAPOLITANO (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) WALTER DIAS DE ALMEIDA (Lions Clube de Bauru Norte /SP)LEANDRO RODRIGUES DE OLIVEIRA (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) POLYANA R. DA SILVA FERNANDES (Leo/Lions Clube de Tupã /SP) ARMINDA CRYSTELLO (Lions Clube Rio de Janeiro Copacabana /RJ)ALESSANDRA SIMÃO DA CRUZ (Garça/SP)HELIOHelinho” COSTA (Garça /SP)KLEBER RAGASSI DOS SANTOS (Garça/SP)VICENTE MAURO MANCUSO (Garça /SP)JOSÉ FRANCISCO SOARES DA SILVA (Garça/SP) EMILI CRISTINA EBIHARA PEDROLLI (Garça /SP) INES MANFRIN CIRILLO (Garça /SP) ANTONIO GRIPA (Santos /SP) FREI ANÍZIO R. DE OLIVEIRA FILHO (Custódia Franciscana do Sagrado Coração-Franca /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ NOSSA SENHORA DA ROSA MÍSTICA

SANTA TERESA DE JESUS DOS ANDES

SANTA CLÉRIA BARBIERI

SANTA CUNEGUNDES

SANTA MILDREDA

SANTA MIROPE

SANTO ALEXANDRE E 30 SOLDADOS

SANTO EUGÊNIO

SANTO ESDRAS

■ SANTO HENRIQUE II

■ SÃO SILAS

■ SÃO SILVANO

■ SÃO JOSÉ WANG GUIJI

■ SÃO MANUEL LÊ VAN PHUNG

■ SÃO PAULO LIU JINDE

■ SÃO SERAPIÃO

■ SÃO TURIAVO

BEATA MARIANA BIERNACKA

BEATO BARTOLOMEU JARRIGE DE LA MORÉLIE DE BIARS

BEATO CARLOS MANUEL RODRIGUEZ SANTIAGO

BEATO FERNANDO MARIA BACCILIÉRI

BEATO JAIME DE VORÁGINE

BEATO LUÍS ARMANDO JOSÉ ADAM

BEATO TOMÁS TUNSTAL

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: No Evangelho de hoje, Jesus se alegra com a sabedoria do Pai e o louva por revelar-se aos pequeninos:- Tudo me foi entregue por meu Pai – Mt 11,25-27

 

C Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nenhum povo tem poder absoluto sobre outros povos. Deus, sim, é o Senhor soberano de toda a humanidade. Louvemos aquele que conduz a história conforme seus desígnios e revela seus mistérios aos simples.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A ARROGÂNCIA JAMAIS CONTAMINE MEU CORAÇÃO. E, FAZENDO-ME PEQUENINO, QUE EU ESTEJA EM CONDIÇÕES DE ACOLHER A TUA REVELAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 13 de junho de 2022 quarta-feira da 15ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus exulta de aleria e bendiz ao pai .

 

 

1ª Leitura (Is 10,5-7.13-16) – Mas acaso gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta?  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Assim fala o Senhor: 5“Ai de Assur, vara de minha cólera, bastão em minhas mãos, instrumento de minha indignação! 6Eu o envio contra uma nação ímpia e ordeno-lhe, contra um povo que me excita à ira, que o submeta à pilhagem e ao saque, que o calque aos pés como lama nas ruas. 7Mas ele assim não pensava, seu propósito não era esse; pelo contrário, sua intenção era esmagar e exterminar não poucas nações. 13Pois diz o rei da Assíria: ‘Realizei isso pela força da minha mão e com minha sagacidade, pois tenho experiência; aboli as fronteiras dos povos, saqueei seus tesouros e derrubei de golpe os ocupantes de altos postos; 14minha mão empalmou como um ninho a riqueza dos povos; e como se apanha uma ninhada de ovos, assim ajuntei eu os povos da terra, e não houve quem batesse asa ou abrisse o bico e desse um pio’. 15Mas, acaso, gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta? Ou se exalta a serra contra o serrador que a maneja? Como se a vara movesse quem a levanta e um bastão erguesse aquele que não é madeira. 16Por isso, enviará o dominador, Senhor dos exércitos, contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória com convulsões que queimam como fogo”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 94(93)

 

O Senhor não rejeita o seu povo.

 

 

– 13 de junho de 2022 quarta-feira da 15ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.  (Mt 11,25-27)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

13/07/22  15ª QUARTA-FEIRA TC – C

 

Mateus 11,25-27: Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.

 

Jesus, ao louvar os pequeninos, seu olhar mirava o coração das pessoas simples, desarmadas, abertas para acolher e para amar.

O orgulho e a ambição, desde a origem, conduziram a humanidade a se distanciar do mistério de amor e de comunhão da Trindade santa, que a tinha criado à sua imagem e semelhança.

Mas, dentro de cada ser humano permaneceram a saudade e o anseio de reconquistar a imagem original do paraíso perdido.

O senhor veio exatamente para nos reconduzir a esse paraíso, ainda aqui na terra.

Encontrou uma multidão cansada e abatida, curou suas feridas, alimentou sua fome, encheu de esperança seus corações.

Mas, enfrentou também a arrogância daqueles que preferiram ficar fechados em seu orgulho e ambições. Longe de ficar lamentando, é bonito ver como o senhor louva o Pai pelos pequeninos, que foram capazes de conhecer o senhor como Filho de Deus Pai e de acolher a revelação do amor imenso e eterno da Trindade santa por nós. Senhor, queremos pertencer a esses pequeninos. Purifique-nos da mancha original do orgulho e da ambição, cure o nosso coração arrogante, e faça com que sejamos mansos e humildes de coração, à semelhança do seu Coração. Continue a sentir compaixão da multidão imensa da humanidade, ainda cansada e abatida, como ovelhas sem pastor, sem direitos, sem justiça e sem paz. E nos dê o seu Espírito para que sejamos cristãos ativos, capazes de caminhar juntos para fazer com que a nossa Igreja seja sinodal e em saída missionária.

 

Mãe Aparecida, as multidões acorrem ao seu santuário em busca de esperança. Interceda pelo nosso povo pequenino, vítima da ambição e da exploração dos grandes. Converta o coração dos gananciosos e arrogantes, para que nosso povo humilde e sofrido possa entrever, já aqui na terra, o paraíso do céu. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus exulta de alegria, porque o Pai revelou as coisas lindas do Reino de Deus aos pequeninos. Considerando-se autossuficientes, os sábios e entendidos são membros da elite do tempo de Jesus e se recusam a reconhecer o Mestre como o enviado do Pai. A exclamação de Jesus é ao mesmo tempo reconhecimento, proclamação e ação de graças pela sabedoria no modo de ser do seu Pai. O Filho, que se fez pequeno, pobre e humilde, reconhece e celebra a opção que o Pai fez em favor dos pequeninos, abertos e dispostos a acolher uma mensagem de esperança. O Filho, conhecendo o agir do Pai, aprendeu dele a acolher os pequeninos, pobres e discriminados. O agir de Jesus em favor dos pequeninos atraiu multidões e, ao mesmo tempo, encontrou resistência e perseguição por parte dos sábios e entendidos, autossuficientes e arrogantes.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 11,25-27 - Deus revela seus segredos aos pequenos

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

No Evangelho de hoje, Jesus se alegra com a sabedoria do Pai e o louva por revelar-se aos pequeninos. Peçamos também ao Senhor que nos permita entender sua Palavra de vida.

 

Senhor Deus, dono do tempo e da serenidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao iniciar mais um dia, coloco minha vida diante de ti. Hoje, te peço o dom do discernimento e da fortaleza, lucidez e sabedoria para permanecer no caminho de teu Filho Jesus.

Enche-me de simplicidade e alegria, para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possam descobrir em mim um pouquinho de ti.

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente. Detenha-se na oração de Jesus. Qual é o motivo do louvor feito na oração? Como é a relação entre Jesus e o Pai revelada no texto?

 

“Por um lado, Jesus sentiu falta de adesão, de conversão de muita gente por onde ele passou, pregou, fez milagres. Por outro, ele também se alegrou com a conversão entusiasta e verdadeira dos pequeninos. Pequeninos é uma expressão de Jesus que designa os que na sociedade têm menos poder e influência, os mais desprotegidos e frágeis.

 

Foi sempre motivo de crítica o fato de estar sempre rodeado de doentes, crianças, mulheres, cobradores de impostos, gente ignorante da Lei. Em uma bela oração, em público, Jesus louvou a Deus por revelar o Reino aos pequeninos e por ocultar coisa tão preciosa aos estudados, aos que conheciam e ensinavam a Lei de Moisés. O conhecimento dos rabinos não lhes abriu o coração para conhecer e acolher o Filho enviado.”

 

2. Meditação (Caminho)

Os humildes têm lugar privilegiado no coração de Deus porque não se tornam autossuficientes diante da salvação que Jesus nos oferece.

Dialogue com a Palavra que você acabou de ler e procure perceber os apelos que ela lhe faz. Permita que ela se misture a sua vida.

 

3.Oração (Vida)

“o Senhor protege aqueles que o temem, e os que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.

Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.

Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.

Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.” (Sl 33, 18-22)

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Quais os apelos que esta bela página do Evangelho suscitou em você? O que o Senhor o(a) convida a viver a partir desta leitura orante?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.