sexta-feira, 9 de setembro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Pode um cego guiar outro cego? – (Lc 6,39-42)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 S E T E M B R O  M Ê S   D A   B I B L I A -

 S E T E M B R O – AMARELO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 S E T E M B R O VERDE - MÊS DA VISIBILIDADE À INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 S E T E M B R O – VERDE - MÊS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE ORGÃOS -

 S E T E M B R O – VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES -

 GARÇA/SP, 09 DE SETEMBRO de 2022 (sexta-feira) 252º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ADOTE O RITMO DA NATUREZA. O SEGREDO DELA É A PACIÊNCIA.

(Ralph Waldo Emerson)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

DIA NACIONAL DO ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

DIA INTERNACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA SINDROME ALCOÓLICA FETAL

DIA DA VELOCIDADE

DIA NACIONAL DE MISSÕES

DIA DO CACHORRO-QUENTE (HOT DOG)

DIA DA GRÁVIDA

DIA DO BUG DE COMPUTADOR

DIA DO URSINHO DE PELÚCIA

DIA PARA PROTEGER A EDUCAÇÃO DE ATAQUE

DIA DO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

DIA DA FUNDAÇÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO EM BRASÍLIA-DF

DIA DA INDEPENDÊNCIA DA COREIA DO NORTE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Nuporanga (São Paulo) Minador do Negrão (Alagoas) Francisco Santos (Piauí) Vitória do Jari (Amapá) Pacajus (Ceará) Macau (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FERNANDA PERES ANTONIO ESTORK  (Prima–Professora-Garça /SP) ISRAEL PINTO AMARAL JUNIOR (Primo Sorocaba /SP) ROGÉRIO GUANAES (Garça /SP) BEATRIZ KARTNALLER MARTINI (Águas de Lindoia /SP) MARYVONE RAMOS (Garça /SP) IOLANDA SUMICO KANAWA (Garça /SP) SHIRLEINE SOUZA  (Garça /SP) REGINA PRADO RODRIGUES MENDONÇA (Lions Clube de Bauru Norte /SP) JOÃO BATISTA CANONICI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) JOSÉ CLAUDIO GRANJA (Lions Clube de Pederneiras /SP) CARLOS HENRIQUE VIANNA DE MATTOS (Marilia /SP) KADIGE DAHRUJ (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DE: LUCIA SHIDEMI  NORIMATSU  KAGUE E AIRTON  MITSUO  KAGUEó1989ó33 ANOS (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO PEDRO CLAVER

SÃO CIARÁN DE CLONMACNOISE

SÃO FREDERICO OZANAN

SÃO GORGONIO

SÃO PEDRO CLAVER

SÃO QUERANO

SÃO JACINTO

SANTO AUDOMAR DE THÉROUANNE

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: A trave nos olhos diante do cisco do irmão lembra a gravidade hipócrita de quem se julga acima dos outros e aponta os limites alheios sem misericórdia: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho – Lc 6,39-42

 

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Consciente de ter recebido o encargo de evangelizar, o autêntico agente de pastoral empenha sua vida em favor de Cristo e do Evangelho. Renovemos nossa disposição para seguir o Mestre Jesus e nos deixarmos formar por sua Palavra.

 

– Oração 

 

“PAI, CONCEDE-ME SUFICIENTE AUTOCRÍTICA QUE ME PREDISPONHA A CORRIGIR MEU SEMELHANTE, SEM INCORRER NA MALÍCIA DOS HIPÓCRITAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que crêem em Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 09 de setembro de 2022 sexta-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Quem ama a Cristo sabe que lutas travar e que prêmios buscar. Mas somente quem purificou seu olhar, reconhecendo seu pecado, consegue ajudar a si próprio e aos outros nesse caminho de discipulado.

 

 

1ª Leitura (1Cor 9,16-19.22b-27) – Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 16pregar o Evangelho não é, para mim, motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o Evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste então o meu salário? Em pregar o Evangelho, oferecendo-o de graça e sem usar os direitos que o Evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do Evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. 24Acaso não sabeis que os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. 25Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível! 26Por isso eu corro, mas não à toa. Eu luto, mas não como quem dá murros no ar. 27Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a boa-nova aos outros, eu mesmo seja reprovado. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 84(83)

 

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

 

 

 

– 09 de setembro de 2022 sexta-feira da 23ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Pode um cego guiar outro cego?  (Lc 6,39-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vossa Palavra é a verdade; / santificai-nos na verdade! (Jo 17,17)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

 Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/  

 

 

09/09/22 -        23ª SEXTA-FEIRA TC – C:

 

Lucas 6,39-42: “Jesus contou uma parábola aos discípulos: - Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?... Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

 

Jesus, o senhor é a revelação plena e final de Deus aos homens, e veio até nós para ser o nosso Caminho, Verdade e Vida, a verdadeira Luz do mundo.

Assim, a humanidade já não tem falta de luz, mas pode ficar no escuro por cegueira própria.

Sua parábola se referia à essa cegueira da fé, que se manifesta na falta de fé e também no fanatismo religioso e ideológico.

Por isso, o senhor afirma que quem é cego não pode guiar outro cego para ver a luz da verdade e o caminho do amor.

Ainda há muita gente caindo no buraco da mentira e da falsidade, do ódio e da ambição, porque se deixa guiar por outro cego.

Senhor, suas palavras valem certamente para todos nós, que quase sempre temos a presunção de pensar que a nossa opinião é a mais correta ou de indicar o caminho para os outros, quando nós próprios ainda nos sentimos perplexos e perdidos dentro do mundo em que vivemos.

Como é fácil reparar no cisco do olho do vizinho, achando que ele não tem razão, ou que sua fé é falsa, quando não percebemos a trave das nossas próprias dúvidas e incoerências na prática da fé.

Eis a importância de unir a nossa fé a uma profunda humildade, sem jamais querer julgar ou impor nada sobre o outro.

A intolerância religiosa e a polarização ideológica servem apenas para revelar a nossa própria cegueira.

Hoje, há muitos guias que oferecem solução para tudo, fundam movimentos e grupos estranhos, como se fossem o caminho da salvação.

Em nossa Igreja, surgem movimentos que se distanciam do caminho indicado por nossos pastores, para seguir guias carismáticos estranhos.

O sinal mais claro de discernir sua cegueira é notar o gosto que têm de condenar os outros caminhos, como se fossem donos da verdade.

 

Senhor, toque em nossos olhos para curar nossas cegueiras, seja o senhor a tirar as traves e os ciscos dos nossos olhos, para que enxerguemos o próximo com amor, com paciência e com compaixão.

Livre-nos de toda presunção religiosa, conceda-nos a sabedoria do seu Espírito, para que somente o senhor seja o nosso Caminho, Verdade e Vida.

 

Maria santíssima, ajude-nos a ter somente o seu Filho como nosso Guia, Mestre e Senhor, e que nossos olhos sejam sempre purificados pelo santo Evangelho e pelas palavras dos nossos pastores, principalmente do nosso Papa. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Falta-nos capacidade para conhecermos o que se passa no íntimo de outra pessoa. Qualquer juízo está sujeito a não corresponder à verdade. Isso, conforme a gravidade, pode configurar-se como calúnia, certamente um dos maiores pecados do ser humano. Em geral somos compassivos e benévolos com nossos próprios erros e “carrascos” em relação aos defeitos dos outros. Jesus nos ensina a considerar primeiro o mal que existe em nós. Então seremos mais compreensivos e mais tolerantes em relação ao próximo. O famoso pensador chinês Confúcio dizia: “Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo”. Quando enxergamos um defeito em nossos semelhantes, não será porque ele já existe em nós?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 6,39-42 – Ver as pessoas com os olhos do Mestre

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

 

Na oração de hoje vamos nos colocar no contexto da parábola que o Evangelho nos apresenta e imaginar a cena que nos é proposta. Perceber do que Jesus nos fala.

 

1. Leitura (Verdade)

Observe o que diz o texto?

Deus não julga com a mesma medida que usamos para medir nossos semelhantes. Observe atentamente as palavras de Jesus e o que ele nos quer ensinar com essas comparações.

 

“No seguimento de Jesus, somos todos irmãos e companheiros de caminhada. Nossa cultura incentiva o individualismo e a indiferença para com a vida dos outros. Mas, como numa grande família, o Evangelho nos ensina a ser fraternos e responsáveis uns pelos outros. Na correção fraterna, procuramos nos ajudar, nos corrigindo com afeto e respeito. Nesse sentido, precisamos estar em condições de ajudar os outros. Um cego não pode guiar outro cego, lembrou Jesus. Só posso tirar o argueiro do olho de alguém se estiver com uma boa visão. Então, é necessária a correção das próprias faltas, possivelmente maiores que a do irmão ou da irmã, para estar em condições de ajudá-lo, ajudá-la.”

 

2. Meditação (Caminho)

Para ajudar alguém devo estar em harmonia com minhas intenções e emoções. Somos convidados a nos ajudar mutuamente no crescimento da fé e no aperfeiçoamento de nosso caráter. Mas a regra de vida deverá ser esta: Faça ao outro o que você deseja que façam para você.

Cristo é o modelo de ser humano que devemos seguir. Como pessoa comprometida você consegue ser exemplo a ser seguido?

 

3.Oração (Vida)

Motivados pela Palavra que meditamos, peçamos a graça de sermos construtores da paz na sociedade, em nossas famílias e nos ambientes de trabalho. Que a vivência do amor fortaleça nossos laços de fraternidade.

Rezar pausada e conscientemente a oração do Pai-nosso.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que é pedido à sua vida, aqui e agora? Ao concluir sua reflexão e sua oração, em quais realidades você percebe a necessidade de uma maior abertura? O que você pretende fazer para que isso aconteça? Que outro apelo a Palavra de Deus lhe faz hoje?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.