sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃 ■ O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados. – (Mc 2,1-12)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL  

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 17 DE JANEIRO de 2025 (sexta-feira) 17º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ ano novo! 😃 FELIZ 2 0 2 5! 😃

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

OS NEGÓCIOS SÃO COMO UMA BICICLETA. OU VOCÊ CONTINUA EM MOVIMENTO, OU CAI.

(Frank Lloyd Wright)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO - TCU

DIA INTERNACIONAL DA CULINÁRIA ITALIANA

DIA DO PIZZAIOLO

DIA DO FETICHE

DIA DA CRIAÇÃO DA RAYOVAC

DIA DO PROTETOR DOS ANIMAIS EM MATO GROSSO DO SUL

DIA DO ANIVERSÁRIO DO ESTADO DO CEARÁ

DIA DA FUNDAÇÃO DO PARTIDO VERDE (PV)

DIA DA FUNDAÇÃO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS-SP

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIÃO BAIANA DE ESCRITORES (UBESC)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Arame - Palmeirândia (Maranhão) Baía Formosa (Rio Grande do Norte) DOURADINA (Paraná) ITIÚBA (Bahia) Padre Marcos (Piaui)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA ESTELA AMARAL BATTISTINI (m/amiga - Marilia /SP)GISLENE ARCANJO (amiga-Garça /SP) ROGERIO BIANCHINI FRANCE (Lions Clube de Murutinga do Sul /SP) MARCO ANTONIO GUERREIRO (Médico-Equipe 05 ENS de FÁTIMA Setor de Garça-Londrina /PR)NIVALDO ROBERTO BETONI (Duartina /SP)AMALY PINHA ALONSO (Marilia /SP)Julio Marcondes Moura Filho (advogado-Garça /SP)Fabiano Chaves (Piracicaba /SP)DEISE MARA POZZEBON OGURO (bancária-Garça /SP)FERNANDA MARTINEZ (Garça /SP) LUANA ARAÚJO (Garça /SP) WESLEI ROSA PINHEIRO DOS SANTOS (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NEREIDE SOARES DUARTE e NILSON JOSÉ DUARTE ó1998ó27 ANOSó ( Lions Clube de Tupi Paulista /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTO ANTONIO DO DESERTO ou SANTO ANTÃO DO EGITO

Antão (Egito, 250-356), ilustre monge da Igreja deixou-se cativar pelo apelo de Jesus: “Se queres ser perfeito, vende teu bens, DÁ AOS POBRES E SEGUE-ME”. SENSÍVEL AOS PROBLEMAS DE SEU TEMPO, COLABOROU PARA O BEM COMUM E ZELOU PELAS NECESSIDADES DO POVO.

SANTO ELASIPO

SANTO ESPEUSIPO

SANTA LEONILA

SANTA ROSALINA

SANTO ANTONIO DO DESERTO

SÃO HONORATO DE ARLES

SÃO GAMELBERTO

SÃO JANUÁRIO SÁNCHEZ DELGADILLO

SÃO JULIÃO DE OSROENE

SÃO MARCELO DE DIE

SÃO MARCIANO

SÃO MELASIPO

SÃO SABAS ANCIÃO

SÃO SABINO DE PLACÊNCIA

SÃO SULPÍCIO PIEDOSO

 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A cura do homem paralítico - Vendo a fé daqueles homens... (Mc 2,1-12)

Deixe Jesus agir em sua vida; Sua graça cura, liberta e transforma!

 

VO justo florescerá como a palmeira e crescerá como o cedro do Líbano, plantado na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus (Sl 91,13s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O coração de Deus é o ambiente favorável no qual podemos encontrar paz, alegria, conforto e esperança. O abade Santo Antão, considerado pai dos monges e de todas as formas de vida religiosa, encontrou esse caminho. Nascido no Egito no século 4º, viveu pobremente no deserto, dedicando-se a intensa vida contemplativa. Renovemos nossa disposição e fé para buscar o Senhor, pois ele nos acolhe, perdoa nossos pecados e dá sentido à nossa vida.

 

 

– Oração 

 

“PAI, CURA OS PECADOS QUE ME PARALISAM E ME IMPEDEM DE CAMINHAR PARA TI. REALIZA EM MINHA VIDA A MARAVILHA DO PERDÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que chamastes o abade Santo Antão a vos servir no deserto numa vida heróica; concedei-nos, por sua intercessão, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 17 de janeiro de 2025sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum Santo Antão, abade, Memória

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Hb 4,1-5.11) Esforcemo-nos por entrar neste repouso.   Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 1tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso”. Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras”, 5e ainda novamente: “Não entrarão no meu repouso”. 11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 77(78)

 

Não vos esqueçais das obras do Senhor!

1. Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, / e transmitiram para nós os nossos pais, / à nova geração nós contaremos: / as grandezas do Senhor e seu poder. – R.

Não vos esqueçais das obras do Senhor!

2. Levantem-se e as contem a seus filhos, / para que ponham no Senhor sua esperança; / das obras do Senhor não se esqueçam / e observem fielmente os seus preceitos. – R.

Não vos esqueçais das obras do Senhor!

3. Nem se tornem, a exemplo de seus pais, / rebelde e obstinada geração, / uma raça de inconstante coração, / infiel ao Senhor Deus em seu espírito. – R.

Não vos esqueçais das obras do Senhor!

 

 

 

– 17 de janeiro de 2025sexta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum Santo Antão, abade, Memória

 – Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados.  (Mc 2,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Um grande profeta surgiu entre nós / e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7,16). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2Reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Vendo a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, osteus pecados estão perdoados”. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, — disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

17/01/25    

1ª SEXTA-FEIRA TC – JUS:

Santo Antão, monge eremita, pai da vida monástica (séc. 3-4,)

 

Marcos 2,3.5.10-12: “Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens... Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: - Filho, os teus pecados estão perdoados... Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa! O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: - Nunca vimos uma coisa assim.”

 

Jesus, quando lhe apresentaram aquele paralítico, o senhor ficou impressionado com a caridade daqueles quatro amigos, que o trouxeram à sua presença através do telhado.

Era uma demonstração de fé e de confiança no senhor, porque acreditavam que o senhor poderia curar aquela pessoa.

Foi pela fé daqueles carregadores que o senhor perdoou os pecados do paralítico, e não porque o doente lhe pedira.

A crítica dos seus adversários, ao lembrarem que somente Deus perdoa, foi a ocasião de revelar sua divindade, porque Deus estava no senhor e o senhor estava em Deus.

Bem que o senhor tentou converter seus corações, fazendo-os testemunhar a cura física do paralítico como sinal visível do perdão espiritual que lhe havia dado.

Senhor, esse Evangelho nos ensina claramente que os milagres de nada valem, se curam apenas o corpo, mas deixam o espírito ainda paralisado pelo pecado.

A libertação do corpo é uma grande graça, mas muito mais importante é a libertação do espírito.

A paralisia da alma endurece o coração e envenena a consciência, levando o ser humano a ser incapaz de praticar o amor e a compaixão, num egoísmo cruel, que o faz totalmente insensível diante do sofrimento alheio.

 Eis o que gera tanta maldade e falsidade, ódio e violência no mundo.

Senhor, diante desse Evangelho, eu lhe peço primeiramente que me liberte da cultura da indiferença, que fecha os olhos diante dos sofrimentos físicos, das dores da alma e das injustiças sociais, causas de tantos sofrimentos.

Conceda-me a graça de ter a sensibilidade daqueles quatro carregadores, e que eu possa ajudar muita gente a chegar perto do senhor.

Que eu seja Peregrino de Esperança para muitos irmãos e irmãs.

Neste Ano Jubilar, quero lhe pedir que cure também todas as ‘paralisias’ da minha alma e do meu corpo, que me fazem tão relaxado na prática da fé, para que eu seja um cristão capaz de caminhar com a minha Igreja.

Que o Sacramento da Reconciliação seja o encontro libertador com o senhor e com o seu amor.

 

Mãe Aparecida, sua missão tem sido ser a nossa grande ‘carregadora’, levando-nos sempre de novo ao encontro do seu Filho. Conceda-nos a graça de aproveitar bem este Ano santo, para renovar em nós a graça do seu Filho e para sermos carregadores de esperança a tantas pessoas em nossa sociedade. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Após a cura do homem com lepra, lemos a narração da cura de um paralítico. As obras que Jesus realiza são uma novidade total, possíveis apenas porque ele é o Filho de Deus. Todos os que o ouviam tinham a certeza de que havia algo especial naquele homem, mas ainda era cedo para compreenderem que era o Messias, o próprio Deus encarnado. Não basta ouvir sua Palavra e ver suas curas; é a fé que cria comunhão e nos faz compreender o mistério salvífico concretizado na vinda de Jesus ao mundo.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Vendo a fé daqueles homens... (Mc 2,1-12)

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Quando ouvimos falar de Deus de maneira verdadeira e convincente, nossos corações se enchem de alegria. Imagine, então, ouvir o próprio Jesus Cristo falando sobre o Pai de maneira única, e realizando curas e milagres em Seu nome! O Evangelho de hoje nos fala justamente sobre isso, mostrando Jesus cercado por uma multidão tão grande que não havia espaço nem à porta.

Que possamos também nos aproximar de Jesus para sermos tocados por Sua Palavra e transformados por Ela.

Como Samuel, digamos: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!”

 

Oremos:
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, dá-me coragem e determinação para seguir os passos de Jesus. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho mais de uma vez. Sublinhe as ações, as expectativas dos personagens e a atitude de Jesus.

Depois de curar muitos doentes em Cafarnaum, Jesus retornou à cidade algum tempo depois. A notícia de Sua presença logo se espalhou, e a casa de Pedro ficou repleta de gente. No entanto, as pessoas que ali estavam não eram mais enfermas, mas provavelmente haviam sido curadas anteriormente e agora queriam apenas ouvir e estar com o Mestre. Nesse momento, um paralítico apareceu, e quatro amigos, movidos pela fé e solidariedade, o colocaram no centro da reunião. Jesus, tocado pela coragem e fé deles, e também pelo sofrimento do homem, que, devido à sua condição, parecia já ter pago pelos seus pecados, ordenou-lhe: “Levanta-te!” Naquela época, acreditava-se que a deficiência era consequência de pecados, o que gerava grande sofrimento no doente. Agora, libertado da culpa que não era sua, o paralítico se levantou, restaurado, e voltou para casa, alegre e saudável.

 

2. Meditação (Caminho)

O que este texto diz a você? Medite sobre a atitude de Jesus diante da dor humana. Ele não se perde em discussões teóricas, Ele simplesmente age, fazendo o bem.
Pense sobre como você reage diante das oportunidades de ajudar o próximo. Você tem se mostrado atento às necessidades dos outros, independentemente das circunstâncias? E como tem agido em situações que pedem misericórdia e compaixão?

 

3.Oração (Vida)

O que esse Evangelho o/a leva a dizer a Deus?
Jesus é o Mestre de nossas vidas, o Filho muito amado do Pai, o único caminho para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve a Deus por Seu amor e ação em sua vida. Agradeça pela presença d’Ele, que é fonte de vida e salvação. Com simplicidade, apresente a Ele suas preces, confiando em Seu poder de transformação.

Se desejar, conclua com esta oração:
“Senhor Jesus, fortalece minha fé no amor que Tu me revelaste e doaste no Teu Evangelho. Que eu ouça a Tua voz todos os dias, chamando-me a seguir-Te para viver, em mim, os benefícios da Tua redenção. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

A contemplação é o momento de refletir sobre a Palavra que mais tocou seu coração. Qual versículo ou mensagem você deseja que se torne realidade em sua vida neste dia?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP