domingo, 17 de outubro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA <=> ““Com Cristo Jesus”” - Padre Luiz Carlos de Oliveira CSSR

Padre Luiz Carlos de Oliveira
Missionário Redentorista

“Com Cristo Jesus”

 

Poder do serviço

           Jesus dá a resposta definitiva à sede de poder dos discípulos que discutiam qual seria o maior. Os dois irmãos Tiago e João usaram até a própria mãe para chegarem primeiro à posse dos cargos. Ensina: o Filho do Homem... Veio servir e dar sua vida pelo resgate de muitos (Mc 10,45). Por isso entendemos que o sentido da morte de Jesus é o grande serviço que presta à humanidade. Vai ao último do ser humano para mostrar o amor de Deus. É um serviço prestado a nós. O grande serviço de Deus é cuidar dos sofredores. Ele Se sente responsável por eles. Ele se faz redentor (goel), isto é, o parente mais próximo (Pr 23,11). O pobre que não tem ninguém por ele. Por isso temos a frase: “Quem humilha um pobre, ofende seu Criador” (Pr 7,5). Rezamos no salmo: “O Senhor pousa o olhar sobre os que O temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar suas vidas e alimentá-los em tempo de penúria” (Sl 32). Quem ama a Deus, ama aqueles que Deus ama... Deus escolhe cada um de nós para estar em seu lugar e servir aos necessitados. Será essa a pauta do julgamento final (Mt 25,31). Essa palavra incide diretamente sobre os problemas atuais do mundo dos quais os pobres são a maiores vítimas: fome, sede, doença, prisão, migração, vestuário. O que mais incomoda é que lemos a Palavra, professamos a fé, temos uma Igreja com muito poder e poderosos. E essa palavra permanece inócua. Ide malditos! Na formação de nossas comunidades essa dimensão fique esquecida, aliás, abafada.

Função do sofrimento

           Meu servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si as suas dores” (Is 53,10-11). Jesus, em sua Paixão prestava um grande serviço à humanidade, tirando-a da condenação. Jesus se identifica com o servo sofredor. “Por esta vida de sofrimento alcançará a luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas” (Is 53,11). A morte de Jesus com todo o sofrimento que Ele suportou, nos trouxe a vida. O significado da vida cristã está em aliviar o sofrimento de muitos e conduzi-los à vida plena. Essa será plena se a colocarmos a serviço. Não é esse o que vemos na Igreja. Por isso temos aí os escândalos de todo o tipo. Façamos um exame de nossa vida eclesial, nossa estrutura da Igreja, suas atitudes. Por isso ela perde sua capacidade de influir no mundo “pagão” e transformar sua situação. Perde a credibilidade. Pela história vemos que os santos foram sempre pessoas dedicadas aos necessitados. A Igreja, desde o início, como lemos em Atos dos Apóstolos, se preocupou com os fragilizados. Foi ela a primeira. E assim continuou. Sempre somos convocados para ter atitudes concretas. Somos preocupados com o que não salva. Se procuramos os necessitados, torna-se “política”...etc... Assim dizem os que não admitem esse evangelho.

Capaz de nos ouvir

           Nossa oração está sempre clamando para que Deus nos ouça: “Ouvi, Senhor, a minha oração! Estejam atentos os vossos ouvidos ao clamor da minha prece”. Deus sempre nos ouve. Essa é a qualidade de quem está sempre pronto para atender às necessidades de todos. Uma das características do ser humilde e pobre de Jesus é estar atento porque passou pelos mesmos sofrimentos: “Temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois Ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado” (Hb 4,15). Saber ouvir é compartilhar da vida, e ouvir com o coração. O amor faz o coração pobre.

Leituras: Isaias 53,1-11; Salmo 32; Hebreus 4,14-16; Mc 10,35-45

 

 

 

Ficha nº 2114 - Homilia do 29º Domingo Comum (17.10.21)

 

1. Deus escolhe cada um de nós para estar em seu lugar e servir aos necessitados.

2. O significado da vida cristã está em aliviar o sofrimento de muitos e conduzi-los à vida.

3. Saber ouvir é compartilhar da vida, e ouvir com o coração.

 

Patrão virou empregado

 

           Quando um patrão ou dirigente fica muito ligado aos empregados perde a autoridade e é desobedecido. Colocar medo é um jeito fácil de governar. Mas Jesus não quis assim: quis se abaixar mesmo, ao último, sem medo de perder a autoridade. Tanto que os maus acabaram com Ele. Ele sabia que a força do amor jamais será vencida.

           Ele esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição humana e se fez escravo e foi obediente até à morte e morte de Cruz. Por isso Deus o exaltou.

           A resposta à humildade é a ressurreição.

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O Filho do Homem veio para dar a sua vida como resgate para muitos. – (Mc 10,35-45)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 17 DE outubro de 2021 (domingo) 290 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

O QUE VALE NÃO É O QUANTO SE VIVE, MAS COMO SE VIVE.

(Martin Luther King)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA DA AGRICULTURA

 DIA DA APICULTURA

DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA

DIA DO MAQUINISTA NAVAL

DIA DO ELETRICISTA

DIA INTERNACINAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA (ONU)

DIA NACIONAL DA MPB - MUSICA POPULAR BRASILEIRA

DIA NACIONAL DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA

DIA PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA

DIA MUNDIAL DA CAMINHADA

DIA NACIONAL DE LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

 DIA DO BICHO PREGUIÇA

 DIA DO EDUCADOR CRISTÃO

 DIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA

 DIA DE LUTA CONTRA A PATOLOGIZAÇÃO DA TRANSEXUALIDADE

 DIA DO MESTRE DE CAPOEIRA

 DIA DAS MISSÕES

 DIA DE USAR ALGO VISTOSO

 DIA DA VACINAÇÃO

 DIA DA VALORIZAÇÃO DO QUEIJO DE LEITE CRU

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DA ASA (de 18 a 24/10)

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Boituva (São Paulo) Cascavel - Jucás (Ceará)Amajari - Cantá - PacaraimaRorainópolis - Uiramutã (Roraima)Ibititá (Bahia)Abatiá (Paraná) Piraí (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SONIA M. CAPPELIN AMARAL (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARIA ELISABETE BELAN DOS SANTOS (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) pdg Edson Francis da Silva Souza (DLC11-Lions Clube de Itaperuna /RJ) INÊZ APARECIDA DE LUCA MARTINÊS (Professora - Bauru /SPHERMES LUIZ SANTOS AOKI (Advogado - Garça /SP) Laurita Cristina Lima (Garça /SP) JORGE ISMAIL ABIDO ISMAIL (PPA-São Luiz/MA) ERIKA DORETTO (Tupã /SP) RUBENS GOMES (Garça /SP) RENATO SANTOS (Garça /SP) Pretta Fuentes Bosqueto (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  NELMA E ALMIR CAMPELLOó1964ó57 ANOS (Lions Clube de RIO DE JANEIRO /RJ)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora Divina Pastora

■ SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

Inácio (Síria, 50-107),  terceiro bispo da Antioquia e discípulo do apóstolo João, foi preso por ordem do Imperador Trajano e condenado às feras no Coliseu de Roma. Na viagem rumo ao martírio, deu testemunho de sua fé em Jesus Cristo e fortaleceu as comunidades cristãs.

Beato Pedro Casani

SÃO RODOLFO

SÃO SERAFINO

SÃO Notelmo de Cantuária

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: - Podeis beber o cálice que eu vou beber? – Mc 10,35-45

 

 

- Clamo por vós, meu Deus, porque me atendestes; inclinai vosso ouvido e escutai-me. Guardai-me como a pupila dos olhos, à sombra das vossas asas abrigai-me (Sl 16,6.8)..

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Celebremos o mistério pascal de Jesus, cuja doação da vida em favor da humanidade é boa-nova ainda desconhecida por muitos. A liturgia nos propõe o caminho do Servo do Senhor e do Cristo, sumo sacerdote, que rejeitou projetos de poder e fez de sua vida uma missão e um serviço constante às ovelhas esquecidas e abandonadas pelas autoridades.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, LEVA-ME A ESCOLHER SEMPRE O CAMINHO DO SERVIÇO FEITO NA GRATUIDADE, PARA EU ME SENTIR GRANDE JUNTO DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 17 de outubro de 202129º Domingo do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O exemplo do Servo sofredor nos motiva a buscar com confiança a graça de Deus que nos vem por meio de Jesus, a fim de trilharmos seu mesmo caminho de serviço e doação. 

 

1ª Leitura (Is 53,10-11) – Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

10O Senhor quis macerá-lo com sofrimentos. Oferecendo sua vida em expiação, ele terá descendência duradoura e fará cumprir com êxito a vontade do Senhor. 11Por esta vida de sofrimento, alcançará luz e uma ciência perfeita. Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 33(32)

 

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, pois, em vós, nós esperamos!

 

 

2ª Leitura (Hb 4,14-16) – Aproximemo-nos com confiança, do trono da graça.  Leitura da Carta aos Hebreus:

 

Irmãos: 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.

 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 17 de outubro de 202129º Domingo do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem veio para dar a sua vida como resgate para muitos.   (Mc 10,35-45)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

OJesus Cristo veio servir, / Cristo veio dar sua vida. / Jesus Cristo veio salvar, / viva Cristo, Cristo viva! (Mc 10,45).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “O que quereis que eu vos faça?”

37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”

 38Jesus então lhes disse: “Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles  responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”.

 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“O discípulo de Jesus busca sempre a humildade”

 

Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos”

(Marcos 10,43-44).

Os discípulos de Jesus estavam discutindo entre eles quem era o maior, quem era o mais importante, quem é que teria a cadeira cativa ao lado de Jesus, quando Ele viesse em Sua glória. Os filhos de Zebedeu, Tiago e João, demonstram que querem levar vantagem sobre os outros.

 

Jesus responde, primeiro a eles, nem que sim nem que não se vai ter um lugar à sua direita ou à sua esquerda. Isso não é importante para o Mestre, Jesus quer saber se eles estão dispostos a segui-Lo naquilo que Ele tem para dar e viver, que é beber o cálice da amargura, do sofrimento e ser batizado no batismo que Ele vai ser batizado, que é o batismo da cruz. Agora sentar-se à sua direita, à sua esquerda, é o que menos importa; e só cabe ao Pai que preparou uma morada para cada um de nós no Reino eterno.

 

“O discípulo de Jesus não busca os primeiros lugares, não busca, de forma alguma, ser mais importante ou mais relevante”

 

Para conquistar esse lugar, essa casa, essa moradia, precisamos aprender a sermos discípulos de Jesus, e aprendermos com Ele porque o Filho do Homem, o Mestre Jesus, não veio para ser servido, e sim para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. Então, a primeira coisa: se quero seguir Jesus, não posso querer ser servido, mas preciso me tornar um servidor dos outros. Quanta insatisfação nos corações humanos, no meu, no seu coração…

 

Quando não estamos satisfeitos com o lugar que ocupamos, com o espaço que nós temos, com a valorização que não nos dão, quantos sentimentos de inferioridade, quanto complexo de fracasso que nós criamos na alma, porque nos levamos pelo sentimento de grandeza do mundo em que nós estamos!

 

O seguidor de Jesus, o discípulo de Jesus não busca os primeiros lugares, não busca, de forma alguma, ser mais importante ou mais relevante. O discípulo de Jesus busca a cadeira da humildade, aquela que é de servir os outros e, muitas vezes, ser humilhado por aquilo que faz. Jesus, o servo sofredor, se humilhou para poder servir.

 

Você sabe que lavar os pés é um serviço de escravos, e, por isso, Ele lavou os nossos pés para que nós também lavemos os pés uns dos outros. É por falta de nos humilharmos e descermos para o nosso lugar humilde que nós, muitas vezes, não resgatamos a graça de Deus em nós e onde nós estamos. Numa casa, numa discussão vence quem humilha o outro, quem fala mais alto, quem grita; e o vencido é aquele que não convence. No Reino de Deus, não! Pois vence aquele que sabe ser humilde. Não é concordar com o erro, dizer que está tudo certo; é não querer ter a razão, é não querer ser o mais importante, é não querer ser o dono da verdade, mas é saber, sabiamente e humildemente, servir, porque é onde Deus mora e habita: no coração humilde que se humilha diante da Sua presença para servir seu irmão e suas irmãs. O sentido do seguimento de Jesus é o serviço e não sermos servidos.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Educados, mas também movidos por interesses pessoais, Tiago e João expressam seu pedido a Jesus: querem lugar de honra na sua glória. Não sabem o que estão pedindo. Ainda não entenderam que, para chegar à glória, precisam “beber o cálice”, isto é, passar necessariamente pelo sofrimento e pela morte (cf. Lc 24,26). Quanto a beber o cálice, isso é certo. Quanto à honra e ao poder, calma lá, pois o Reino é graça, e não um direito do homem nem um dever de Deus. O Mestre, então, salienta como os governantes das nações as dominam e oprimem. Esse modelo é contrário à proposta do seu Reino, no qual quem quiser ser grande deve ser o servidor dos outros. O maior servidor do Reino é o próprio Jesus: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida…”.

 

ORAÇÃO

Senhor e Mestre, ao longo da vida, somos tentados a buscar a fama, o poder, os elogios, enfim, a glória deste mundo. Tu nos indicas outra direção, a do serviço em favor dos outros. E esclareces: “O Filho do Homem veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida”. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 10,35-45: O Filho do Homem veio para servir e não, para ser servido!

 

Oração Inicial
Estamos no 29º domingo do Tempo Comum. Hoje, celebramos com toda a Igreja o Dia Mundial das Missões. Rezemos em comunhão com todos os missionários e missionárias que, com seu anúncio, se colocam a serviço do povo e procuram ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna”.

 

“Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

 

 

1. Leitura (Verdade)

Leia-o o Evangelho pausadamente e observe as orientações dadas por Jesus. A vida vale pela doação e não pelo cargo exercido. De quem é o primeiro lugar, segundo o Evangelho?

 

“Cada vez que Jesus se refere à sua Páscoa – morte e ressurreição –, o evangelista registra uma reação dos seus discípulos. Isso mostra quanto eles estão distantes da realidade vivida pelo Mestre. Aqui, Tiago e João estão em busca dos melhores lugares no Reino. Eles não haviam entendido que o melhor lugar era o último e que as honras estavam reservadas aos que serviam. O reinado de Cristo começa com a passagem pela morte de cruz. Na ótica do mundo, os melhores lugares são conquistados pelo poder e significam dominação. A ótica do Reino é totalmente diferente. Entre estes dois caminhos, o discípulo deve fazer sua escolha. Jesus adverte contra a lógica do poder e da dominação e deixa claro: “Entre vós não deve ser assim”.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

As orientações de Jesus aos seus discípulos são também direcionadas a mim. Permaneça por alguns instantes em silêncio, para que o Senhor fale ao seu coração.

 

Que luz Jesus me revela, com sua pessoa e sua mensagem? Como esta passagem me compromete?

3.Oração (Vida)

“Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o inicio da criação, purifica-me na força da água do batismo, para que eu seja capaz de viver o silêncio da paz.

Espírito Santo, que falas silenciosamente na harmonia do universo, dá-me a capacidade de acolher meu irmão e minha irmã, no meu silêncio interior.

Espírito Santo, em quem o amor é presente, vem traduzir em meu ser, o teu amor pela oração.

Dá-me a coragem de interromper minhas atividades para trazê-las a ti na oração.

Ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele silenciosamente.

Sustenta em minha prece o movimento do Espírito arrastando-me para Deus.

Na impossibilidade de rezar, ajuda-me a manter a oferenda da minha pobreza.

Ensina-me a sair de mim e rezar pelos outros, pela Igreja, pela Pátria, pela humanidade.

Espírito Santo vem converter-me para Deus. Amém.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

“Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos”.

Apresente ao Senhor o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia

 

Bênção 

 

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova