segunda-feira, 11 de março de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>Vai, teu filho está vivo. – (Jo 4,43-54)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

 M A R Ç O M Ê S  D A  F R A T E R N I D A D E

 M A R Ç O AZUL MARINHO  MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE INTESTINO

 M A R Ç O VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE RIM

 M A R Ç O MÊS COMEMORATIVO À SÃO JOSÉ e à MULHER

 GARÇA/SP, 11 de MARÇO de 2024 (segunda-feira) 71 dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste.

(Norman Vincent Peale)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ENCANADOR

DIA DA CANALIZAÇÃO

DIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

DIA DAS VÍTIMAS DO TERRORISMO

DIA DE JOHNNY APPLESEED

DIA DAS FERRAMENTAS

DIA DA PIPOCA

DIA DA FUNDAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE PONTA PORÃ-MS

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE RECIFE-PE

DIA DA FUNDAÇÃO DO SISTEMA DE TRENS URBANOS DE JOÃO PESSOA-PB

SEMANA (SP) DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DE ÓLEOS E GORDURAS DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL E USO CULINÁRIO  (6 a 12/3)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Angatuba - Monte Aprazível (São Paulo) Conceição do Mato Dentro (Minas Gerais) Benedito Leite - Mata Roma (Maranhão)Chã Preta (Alagoas)Guaraqueçaba (Paraná) Ibirama (Santa Catarina) São Borja - Triunfo (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ZULEIKA PEREIRA S. BARILE (prima Bauru /SP)CÁLICA MARQUES ANANIAS (prima Garça /SP) TALITA FRAGATA MELO CHOHFI  (prima-Indaiatuba/SP) ALESSANDRA DE MATOS TRAVENSOLO DE ALMEIDA (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA-CR do Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP)JOSÉ LUIZ BURATO (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça – Lions Clube de Garça /SP)TAINÁ DA SILVEIRA COLACHEQUI (Lions Clube de Garça /SP)LUIZ ANTONIO LADISLAU (EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP)FRANCINE DA SILVA GONÇALVES (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça /SP)MARCOS PONTES (Senador- Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)  ELOISA LOPES  (Tropical FM- Lions Clube de Tupi Paulista /SP) AUGUSTO CÉSAR SOARES DOS SANTOS  (Lions Clube de Uberaba /MG)LUCAS BIZULLI SARAUZA (Garça /SP) MARIS EDILIO DE CARVALHO (Garça /SP) REGINALDO SOUZA (Garça /SP)SILVIA VANDERLEI (Lins /SP)ANTONIO SEABRA DA CRUZ NETTO (Garça /SP) JOANNA LIMA  (Garça /SP) FÁBIO BRANDÃO  (enfermeiro-Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TALITA FERNANDA AMARAL CONESSA e LUIZ GUSTAVO ARANHA CONESSAó2005ó19 ANOS (Macrocontábil Conessa - Lions Clube de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTa Flora

SANTO EULÓGIO de Córdova

SÃO CONSTANTINo

SÃO Piónio

SÃO Sofrônio de Jerusalém

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Todo aquele que nele crer, tenha a vida eterna Jo 4,43-54 -- Encontramos Jesus Cristo, de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos

“Deus é amor”. Este é o único jeito de Deus se relacionar com a humanidade, por meio de seu amor vivo e real em seu Filho Jesus Cristo.

 

Antífona

Confio em vós, Senhor. Exultarei e me alegrarei em vossa misericórdia, pois olhastes a minha pequenez (Sl 30,7s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Reunidos como família de Deus, queremos celebrar e renovar nossa adesão ao Senhor. Nesta liturgia, ele nos chama a purificar nossa fé em sua Palavra, que cria “novos céus e nova terra”. Jesus, quando encontra um coração transbordante de fé e confiança, opera maravilhas.

 

– Oração 

 

“JESUS MESTRE, NÓS CREMOS QUE, MESMO SEM O SENHOR ESTAR PRESENTE VISIVELMENTE EM NOSSOS DIAS, SUA PALAVRA TEM FORÇA PARA PROTEGER DA MORTE E TRANSMITIR VIDA.”

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, concedei à vossa Igreja caminhar segundo a vossa vontade, sem que jamais lhe faltem, neste mundo, os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 11 de março de 2024 segunda-feira da 4ª semana da quaresma  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Is 65,17-21) Nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Assim fala o Senhor: 17“Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim, em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria. 19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 29(30)

 

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

1. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes / e não deixastes rir de mim meus inimigos! / Vós tirastes minha alma dos abismos / e me salvastes quando estava já morrendo! – R.

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

2. Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, / dai-lhe graças e invocai seu santo nome! / Pois sua ira dura apenas um momento, / mas sua bondade permanece a vida inteira; / se à tarde vem o pranto visitar-nos, / de manhã vem saudar-nos a alegria. – R.

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

3 3. Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! / Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! / Transformastes o meu pranto em uma festa, / Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! – R.

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

 

 

 

– 11 de março de 2024 segunda-feira da 4ª semana da quaresma    

 – Evangelho do dia 

 

Vai, teu filho está vivo.  (Jo 4,43-54)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Honra, glória, poder e louvor / a Jesus, nosso Deus e Senhor!

 

Buscai o bem, não o mal, pois assim vivereis; / então o Senhor, nosso Deus, convosco estará! (Am 5,14) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. 51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

11/03/24 4ª SEGUNDA-FEIRA QUARESMA – B

 

João 4,46-50: “Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe:- Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais. O funcionário do rei disse:- Senhor, desce, antes que meu filho morra! Jesus lhe disse: - Podes ir, teu filho está vivo. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.”

 

Jesus, sua Palavra era confirmada por sinais, cuja única finalidade era abrir os corações para acolherem o seu Evangelho.

O senhor desaprovava quem ia ao seu encontro apenas para conseguir ou ver milagres, mas não estava disposto a seguir os seus passos.

Sua Palavra era sempre Palavra de vida, que afastava a morte.

Diante daquele funcionário, quando viu que a sua súplica partia de uma aflição pela vida do filho, seu coração se compadeceu e, mais uma vez, sua Palavra foi suficiente para curar-lhe o filho. Ele acreditou no senhor e, ao ver o filho restabelecido, levou toda a sua família a acreditar no seu ensinamento.

Desse modo, tornou-se um exemplo de quem, através de suas Palavras e sinais, fazia uma experiência bonita de encontro e de conversão, abraçando o Reino de Deus, que o senhor anunciava.

Senhor, nós cremos que, mesmo sem o senhor estar presente visivelmente em nossos dias, sua Palavra tem força para proteger da morte e transmitir vida.

Que seu Evangelho ecoe continuamente em nossa mente e em nosso coração.

A exemplo daquele pai aflito, faça com que uma fé incondicional e uma confiança total na sua Palavra, mais do que em qualquer outra palavra, nos deem a certeza de que ela nos ilumina, nos cura e nos comunica vida, e a todos que a acolhem.

 

Maria santíssima, a senhora confiou na Palavra de Deus antes mesmo de conceber o Verbo eterno no seu seio. Guardava e meditava essa Palavra em seu coração. Jamais correu atrás de outros milagres, até porque participara do maior dos milagres, o mistério da Encarnação. Faça com que nós, católicos, todos nós, cristãos, valorizemos mais a Palavra do seu Filho, que ela esteja sempre diante de nossos olhos e vibrando em nossos ouvidos, para que nos conduza pelos caminhos da verdade e do amor a Deus e ao próximo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Um funcionário do rei Herodes Antipas já ouvira falar a respeito de Jesus e vai ao seu encontro para pedir-lhe a cura do filho. Jesus questiona a qualidade da fé do funcionário: “Se vocês não veem sinais e prodígios, não acreditam de modo nenhum”. O funcionário, aflito, de forma imperativa, impõe urgência: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!”. Jesus se adapta aos modos do pai angustiado e o despede, garantindo-lhe a cura do filho. O homem acredita na palavra de Jesus. Na mesma hora, o doente sente-se em plena saúde. O prólogo do Evangelho de João nos recorda que “a Palavra era Deus […] O que estava nela era vida, e a vida era a luz dos homens” (Jo 1,1.4). A fé que, a princípio, era apenas do funcionário estendeu-se a toda a sua família.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 4,43-54 -- Encontramos Jesus Cristo, de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Entramos, neste momento, no nosso espaço sagrado de oração

invocando o Espírito Santo:

Vem Espírito de Deus,

 ilumina-me.

Quero abrir-me

para acolher os desafios

que o Senhor vai me apresentar hoje.

 

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Cremos, Senhor Jesus, que somos parte de seu Corpo.

Trindade Santíssima

- Pai, Filho, Espírito Santo -

presente e atuante na Igreja e na profundidade do nosso ser.

Nós vos adoramos, amamos e agradecemos.

 

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Lemos com atenção, o Evangelho: Jo 4,43-54.

 

Depois de ficar dois dias ali, Jesus foi para a região da Galileia. Pois, como ele mesmo disse: "Um profeta não é respeitado na sua própria terra." Quando chegou à Galileia, os moradores dali o receberam bem. É que eles tinham ido à Festa da Páscoa, em Jerusalém, e tinham visto tudo o que Jesus havia feito lá.

Jesus voltou a Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho. Estava ali um alto funcionário público que morava em Cafarnaum. Ele tinha em casa um filho doente. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia, foi pedir a ele que fosse a Cafarnaum e curasse o seu filho, que estava morrendo. Jesus disse ao funcionário:

- Vocês só creem quando veem grandes milagres!

Ele respondeu:

- Senhor, venha depressa, antes que o meu filho morra!

- Volte para casa! O seu filho vai viver! - disse Jesus.

Ele creu nas palavras de Jesus e foi embora. No caminho encontrou-se com os seus empregados, que disseram:

- O seu filho está vivo!

Então ele perguntou a que horas o filho havia começado a melhorar. Os empregados responderam:

- Ontem, à uma da tarde, a febre passou.

Aí o pai lembrou que havia sido naquela mesma hora que Jesus tinha dito: "O seu filho vai viver". Então, ele e toda a família creram em Jesus.

Esse foi o segundo milagre que Jesus fez depois de ter ido da Judeia para a Galileia.

 

Refletindo

O primeiro sinal de Jesus aconteceu no casamento em Caná, quando transformou água em vinho. No texto está o segundo sinal, também em Caná. A palavra Caná quer dizer “adquirir”. Jesus está adquirindo para Deus um povo. No primeiro sinal faltava vinho, no segundo falta vida. Nos dois sinais Jesus transforma carência de vinho e de vida em abundância. Em ambos os sinais o resultado é aumento de fé para os discípulos e adesão do pagão e sua família a Jesus. Os sinais despertam a fé.

 

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para nós?

Quais são os sinais de Deus na nossa vida? Aumentam a nossa fé, nossa adesão? Como?

 

Meditando

Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:

“Também encontramos Jesus Cristo, de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo. O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino.” (DAp 257).

 

Faço meu exame de consciência sobre minha fé e compromisso cristão.

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Ó Deus, sempre ouvis o vosso povo

 

e vos compadeceis dos oprimidos e fragilizados.

 

Fazei que experimentemos a libertação da cruz

 

e a ressurreição de Jesus.

 

Nós vos pedimos pelos que sofrem

 

as dores de tantas lepras: os pecados do preconceito,

 

da falta de cuidados, do abandono, da omissão,

 

da indiferença, das feridas das guerras,

 

dos conflitos, e da falta de perdão.

 

Convertei-nos pela força do vosso Espírito,

 

e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos.

 

Comprometidos na superação de todo mal,

 

vivamos como vossos filhos e filhas,

 

na liberdade e na paz.

 

Por Cristo nosso Senhor.

 

Amém!

4.Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos estar com o olhar desperto para ver os sinais de Deus na nossa vida e na vida das outras pessoas.

Para isto recebamos a Benção especial da Quaresma

 

Bênção

 

 

Senhor, nosso Deus, concedei-nos nesta quaresma a graça da conversão e da reconciliação por meio da oração, da penitencia e da caridade. Dai-nos a graça de aprender convosco a  ser livres para amar, acolhendo a vida como dom e compromisso, valorizando e defendendo a vida, especialmente onde ela se encontra mais fragilizada e sofrida. Isto vos pedimos, em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP