sexta-feira, 29 de outubro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?' – (Lc 14,1-6)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 O U T U B R OM Ê S   M I S S I O N Á R I O -

 O U T U B R O – R O S A – MÊS  DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA E DO COLO DO ÚTERO

 GARÇA/SP, 29 DE outubro de 2021 (sexta-feira) 302 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

VOCÊ NUNCA ACHARÁ TEMPO PARA NADA. SE VOCÊ QUER TEMPO, TERÁ QUE CRIÁ-LO."

(Charles Buxton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

■ DIA NACIONAL DO LIVRO BRASILEIRO

DIA NACIONAL DOS TRABALHADORES EM RADIOLOGIA

DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DA LAVAGEM DE DINHEIRO

DIA NACIONAL DA LIVRE INICIATIVA

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

DIA NACIONAL DE COMBATE À PSORÍASE

DIA NACIONAL DO CERIMONIALISTA

 DIA DAS FLORES

 DIA DO EREMITA

 DIA DE FRANKENSTEIN

 DIA DA NORMALISTA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA BIBLIOTECA NACIONAL NO RIO DE JANEIRO-RJ

SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aurora do Tocantins (Tocantins) Campestre de Goiás (Goiás) Campo do Brito (Sergipe) Cristino Castro - Curimatá - Itaueira - Matias Olímpio - Pau d’Arco do Piauí (Piauí) João Câmara - São Tomé (Rio Grande do Norte) Campo do Tenente (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Valéria bueri nassif (Lions Clube de Vespasiano /MG) AFFONSO “51” DOS SANTOS MARCOS (Lions Clube de MIRANDÓPOLIS /SP) JOSÉ GUEIA MÁS (PDG-LC6-Lions Clube de Nhandeara /SP) DARCY BELUSSI FIGUEIREDO (Lions Clube de Penápolis /SP)DEYSE MARIA FAGNELO DE FREITAS DOS SANTOS  (Lions Clube de Vera Cruz /SP) JOSÉ WILSON CURY FRESCARELLI  (Lions Clube de Pederneiras /SP)  TANIA SILVIA ZACCARELLI (Garça/SP) OLIVIA MARIA OTAVIANO GUIMARÃES (BIRIGUI /SP) EUNICE DE BARROS DOS REIS (Garça /SP) João SAnches (DJ - Garça /SP) Giuseppe Granchelli Filho (Garça /SP) Padre EVANDRO CESAR BATISTA (Pároco da Paroquia N. Sra. do Perpetuo Socorro Marília /SP) Côn. Valdemiro Cândido do Símbolo (Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rinópolis /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO:   LIONS CLUBE DE TUPÃ CURUMIM ó1988ó33 ANOS

 

 

 SANTO DO DIA 

SÃO NARCISO DE JERUSÁLEM

O BEM AVENTURADO SÃO CAETANO ERRICO

B eata Chiara Luce Badano

SantO Abraão de Rostóvia

SantO Amplíato

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jesus tomou-o pela mão, curou-o e o despediu – Lc 14,1-6

 

 

- Exulte o coração dos que buscam a Deus. Sim, buscai o Senhor e sua força, procurai sem cessar a sua face (Sl 104,3s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Inundado de ardente amor por Cristo e zelo pelo Evangelho, o discípulo missionário quer que todos reconheçam a divindade de Jesus e se tornem seus fiéis seguidores na defesa da vida.

 

– Oração 

 

PAI, PREDISPÕE-ME A MANIFESTAR MEU AMOR A QUEM PRECISA DE MIM, SEM INVENTAR JUSTIFICATIVAS PARA ME DISPENSAR DESTA OBRIGAÇÃO URGENTE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 29 de outubro de 2021 6ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus não ;e refém de uma lei que considerava errado curar no sábado. Para ele, o bem se faz a qualquer dia e em qualquer circunstância. 

 

1ª Leitura (Rm 9,1-5) – Eu desejaria ser segregado em favor de meus irmãos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

 

Irmãos, 1não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência: 2tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém!  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 147B(147)

 

Glorifica o Senhor, Jerusalém!

 

 

– 29 de outubro de 2021 6ª-feira da 30ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?'   (Lc 14,1-6)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: “A Lei permite curar em dia de sábado ou não?” 4Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?” 6E eles não foram capazes de responder a isso.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Ofereçamos um culto agradável ao coração de Deus”

 

Então, Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o”

(Lucas 14,4).

Estamos contemplando, mais uma vez, a ação misericordiosa, bondosa e amorosa de Jesus. Ele pega aqueles que estão sofrendo, que estão sendo ignorados. Porque o sofrimento tem uma dupla face: é o sofrer pela enfermidade, por aquilo que o mal provoca na pessoa; e o sofrer por ser desprezado, ignorado, sem importância, ser olhado como se fosse castigado.

 

Pense neste homem hidrópico, há quanto tempo esse filho de Deus sofre, mas sofre não só pelo mal da hidropisia, que o deixa tão limitado, ele sofre, sobretudo, com os limites que os homens —  inclusive os homens religiosos — criam para ele.

 

“Que Deus nos ensine o culto que Lhe agrada, e o culto que Lhe agrada é ama-Lo”

 

Jesus vê a pessoa humana sofrendo e ignora; inclusive o que para alguns é sagrado, porque não havia nada mais sagrado para a mentalidade judaica farisaica do que o sábado: não pode fazer nada em dia de sábado, o sábado é somente para o culto a Deus. Que culto mais hipócrita! Que culto mais medíocre! Desculpe-me, mas nós, muitas vezes, prestamos a Deus um culto medíocre, nós até choramos e exclamamos. Quanta gente vendo anjos, vendo santos, enxergando sinais em tudo quanto é lugar, mas não enxerga o sofrimento do outro, não enxerga a miséria do outro, não enxerga o outro que está ao seu lado passando as mais diversas necessidades.

 

Que culto mais hipócrita! É desse culto que Jesus está se referindo aos Seus, inclusive aos fariseus, os mais religiosos da Sua época porque eles se preocupavam demais com o culto, com o zelo pelo que era sagrado, mas em um dia de sábado (e não é a primeira vez), tantas vezes Jesus faz isso e, por causa disso, vão condená-Lo, porque Ele eleva o ser humano à sua categoria de um ser sagrado, aquele que de fato é imagem e semelhança de Deus.

 

Às vezes, prestamos um culto tão elevado a Deus e rebaixamos tanto a pessoa do irmão e do próximo. Às vezes, cuidamos tanto do incenso do altar e ignoramos o sofrimento do outro que está do nosso lado.

 

Deus nos cure da hipocrisia religiosa, Deus nos cure da mediocridade religiosa, Deus nos cure dessa visão egoísta porque Jesus mesmo está dizendo: “Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não vai no dia de sábado cuidar dele?”. Você não vai se desesperar se um filho seu passa por qualquer aflição? Se a pessoa se desespera até se o boi está ruim, se a vaca, se o porco (quem cuida disso). Você fica desesperado se o seu boi está ruim, mas você não se inquieta com quem sofre, com quem passa fome, com quem passa necessidade, por quem passa aflição, por quem está sofrendo.

 

Que Deus nos ensine o culto que Lhe agrada, e o culto que Lhe agrada é ama-Lo, é servi-Lo, mas sair do culto para cultuar e cuidar do irmão que está sofrendo.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O homem hidrópico (cheio de água) simboliza o povo inchado pelo ensinamento dos fariseus. A mulher encurvada (cf. Lc 13,11) e o homem hidrópico são caricaturas do povo oprimido. Ao contrário do ensinamento dos fariseus, o de Jesus restaura o ser humano e lhe restitui a capacidade de assimilar por si mesmo os conteúdos propostos. Apesar da severa proibição contida no repouso sabático, é nesse dia que Jesus liberta o doente da sua enfermidade (hidropisia). Toda instituição tende a subjugar as pessoas, impondo leis e mais leis. Para Jesus, no entanto, tudo tem de se pôr a serviço da pessoa. A vida humana está acima de qualquer outra coisa, até mesmo da instituição mais sagrada, que é o sábado. Os fariseus, porém, mantinham as pessoas inchadas, isto é, doentes, com a desculpa de servirem a Deus.

 

ORAÇÃO

Divino Mestre, Jesus Cristo, mediante tuas atitudes aprendemos que não há nenhum dia em que seja proibido fazer o bem. Toda boa obra é agradável a Deus, como o foi certamente a libertação que ofereceste a esse homem. Não deixemos para amanhã as boas obras que podemos realizar hoje. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 14,1-6 - Abram, abram de par em par as portas a Cristo!

 

Oração Inicial
Guiados pela Palavra de Deus, vamos ao encontro do Senhor, que nos convida a crescer na fé. Jesus opta pela misericórdia, mesmo quando é preciso ir na contramão da lei, porque a lei maior é a vida com dignidade.

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho pausadamente e reflita sobre os personagens, sobre o diálogo que desenvolvem, sobre o lugar em que se dá a narrativa, sobre a situação das pessoas, sobre as ações de Jesus etc. Recorde outros textos bíblicos em que Jesus também realiza curas e identifique a mensagem central deste Evangelho.

 

“Neste Evangelho, a cura do hidrópico é a terceira e última que acontece no sábado. Como nas vezes anteriores, Jesus se apresenta como Senhor do Sábado, ou seja, livre e autorizado para restabelecer a saúde integral do ser humano em qualquer momento. Jesus veio libertar o homem do pecado e de todas as suas consequências.

 

Aos apóstolos foi ordenado que expulsassem os demônios e curassem as doenças. A lei do descanso sabático surgiu para libertar o homem. Com o tempo, transformou-se num legalismo hipócrita. Jesus mostra que ele é Senhor do sábado. Sua ressurreição iria acontecer não no sábado, mas no primeiro dia da semana. Todas as coisas fizeram-se novas. Na proposta de Jesus, o amor está acima da Lei.”

 

2. Meditação (Caminho)

A cura que Jesus realiza não atinge somente o físico, mas restaura o ser humano por completo, em todas as suas dimensões. Jesus devolve a dignidade para que todo ser humano possa voltar a ser obra boa, plena, com sentido no seu viver. Qual caminho o Senhor lhe indica por meio de sua Palavra? Escute o que Ele tem a lhe dizer. Não queira ser escravo da lei, mas aposte no amor.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento da oração, em que você abre o seu coração ao Senhor. Viva este momento com muita confiança, pois Deus é misericórdia e perdão e está pronto para escutá-lo(a). Apresente as suas intenções, preces e louvores ao Senhor, pois Ele cura todas as feridas.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

 

Bênção 

 

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida.

O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter.

“Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!” (II Pedro, 1,2)