segunda-feira, 5 de novembro de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados. - (Lc 14,12-14)


– ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 N O V E M B R O  PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO  
 GARÇA/SP, 05 DE NOVEMBRO DE 2018 (segunda-feira) 309º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O CRISTÃO VIVE NÃO EM SI MESMO, MAS EM CRISTO E NO PRÓXIMO. DE OUTRO MODO, ELE NÃO SERÁ UM CRISTÃO.
(Martinho Lutero)

 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUÊSA
DIA DO PROTÉTICO DENTÁRIO
DIA NACIONAL DO DESIGN
DIA MUNDIAL DE COMBATE À CAÇA DE BALEIAS
DIA INTERNACIONAL DA CONSCIÊNCIA GOVERNAMENTAL
DIA DO TÉCNICO AGRÍCOLA
DIA DO RADIOAMADOR (NACIONAL e MUNDIAL)
DIA DO CORPO DE SAÚDE DA MARINHA
DIA DO CINEMA BRASILEIRO
DIA DA CULTURA E CIÊNCIA
DIA NACIONAL DO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO DAS MULHERES BATISTAS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Espírito Santo do Turvo - Itapetininga - Rosana (São Paulo) Igarapé-Açu - São Francisco do Pará (Pará) Santana de Mangueira (Paraíba) Roncador (Paraná) Cambuci - Porto Real (Rio de Janeiro) Carmo do Rio Claro - Manhuaçu - São Francisco (Minas Gerais) Anhanguera - Hidrolândia - Ivolândia (Paraíba) Tremedal (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: SANDRO José da Silva (EQ 14 N Sra. da PAZ do Setor de Garça/SP) ALINE MoRENO PElEGRINI (Lions Clube de Garça– EQ 11 N Sra. da IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) CASSIANO PElEGRINI (Lions Clube de Garça–EQ 11 N Sra. da IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) LÍVIA BARROs DAVIla (Leo Clube de Valparaíso/SP) RITA DE CÁSSIA MAIA PESQUERO CRUZ (Lions Clube de Penápolis /SP) MARIO SERGIO FERNANDES TEch (Curitiba/PR) MARLENE MAGDALONI (Garça/SP) CLEBER ROBERTO MORAES DE SOUZA (Garça/SP) Izaias Tenorio cavalcante (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO ZACARIAS E SANTA ISABEL
SANTA BERTILA
SÃO GUIDO MARIA CONFORTI
BEATO MARIANO DA MATA

- Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação! (Sl 37,22).
Quando cremos haver comunhão no Espírito, quando damos espaço à ternura e à compaixão, sabemos ser gratuitos e generosos em nosso compromisso com o bem dos irmãos e irmãs.
Oração
PAI, COLOCA NO MEU CORAÇÃO UM AMOR DESINTERESSADO E GRATUITO, QUE SAIBA SER GENEROSO SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA A NÃO SER A QUE VEM DE TI.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
05/11/2018 Segunda-feira da 31ª Semana do Tempo Comum
A Palavra de deus nos convida à vivência fraterna e harmoniosa com todos, sem nos deixarmos seduzir pela vanglória ou pelo espírito de retribuição.

1ª Leitura (Fl 2,1-4) – Tornai completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa. Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos, 1se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 130 (131)
Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!


Evangelho do dia
05/11/2018 Segunda-feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados. - (Lc 14,12-14)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Antônio Carlos Santini,
da Comunidade Católica Nova Aliança..
Conteúdo publicado em http://www.novaalianca.com.br   
Liturgia comentada
“E serás feliz...” (Lc 14, 12-14)
Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3)..

Desconcertante esse Mestre! Duras as suas palavras! Ele insiste em trafegar na contramão do mundo. A cada passo, seu Evangelho denuncia sem disfarces o nosso paganismo...

Agora, vem Jesus com uma nova “receita de felicidade”: dar a quem não pode retribuir, emprestar a quem não pode pagar, acumular um crédito que só se salda além da morte...

Ora, amado Mestre, quem disse que estamos assim tão preocupados com o “outro mundo”? Quem lhe garante que ainda cremos nessas realidades espirituais? A turma está de olho, mesmo, é no pão-nosso-de-cada-dia! Gastamos todo o tempo e todo o sangue para “faturar”, poupar, acumular, fazer render. Os pobres nos incomodam com todo esse pedinchório: chegamos a mudar de calçada para escapar daquelas mãos vazias! Erguemos altos muros para mantê-los à distância.

E vem o amado Mestre a nos dizer que a felicidade é de outra natureza? Quer dizer, então, que um bom pé-de-meia não garantirá nossa felicidade? Uns bons amigos no Governo não facilitarão a nossa vida? Umas companhias alegres e descompromissadas não farão mais divertidas as nossas noitadas? Um título de sócio patrimonial não nos trará a paz interior?

Bem, lá no íntimo, sabemos que o Mestre tem razão. Mas quem disse que nós fazemos questão de encarar a verdade? Estamos tão acostumados a mentir. Tão afeitos a participar da vida social como de um baile de máscaras! “Adivinhe quem sou?”

Mas só o Mestre sabe quem somos. Ele sabe também quem podemos vir a ser. Sabe que por trás de um Agostinho gozador se esconde um santo em potencial. Por baixo de um Saulo odioso se oculta um Paulo apaixonado. Ele sabe...

Aliás, por falar em pobres, não somos também nós mendigos de amor? Não somos coxos, estropiados, errando em círculos pelo deserto da vida? Não somos cegos andarilhos que perderam o rumo do próprio lar? Não estamos famintos de um alimento que dure para sempre?

Por isso mesmo, é a nós que o Senhor convida: “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor!” Bendita a fome que nos leva à sua mesa! Bendita a pobreza que nos faz seus convidados!

Orai sem cessar: “Preparas uma mesa para mim...” (Sl 23 [22], 5)

 Reflexão - O “principio da gratuidade” na atividade econômica
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— temos de reconhecer que o desenvolvimento económico está a ser afectado por desvios e problemas dramáticos. A crise actual coloca-nos necessariamente perante decisões que afectam cada vez mais o próprio destino do homem, que, acima de tudo, não pode prescindir da sua natureza.

O ser humano está feito para o dom. Tanto no campo das ideias como no do comportamento, não só não se podem esquecer os princípios tradicionais da ética social (transparência, honestidade, responsabilidade...), como o “princípio da gratuidade” e a “lógica do dom”, como expressões de fraternidade, podem e devem ter o seu espaço na actividade económica normal. O que é uma exigência do homem na actual situação, mas também da própria razão económica.

—Na época da globalização, a atividade econômica não pode prescindir da gratuidade, que fomenta e propaga a solidariedade e a responsabilidade pela justiça e o bem comum. Trata-se, definitivamente, de uma forma concreta e profunda de “democracia económica”.

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL

Iniciamos uma nova semana guiados pela Palavra de Deus.
No início da nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que hoje a Palavra nos apresenta.
Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o seu ensinamento? Segundo o ensinamento de Jesus, em que consiste a verdadeira recompensa?
“Oferecer a quem não pode retribuir. Dar a quem não pode devolver. Partilhar com quem nada possui. Conselhos de Jesus para um cristão viver em paz com sua consciência e com a opção de vida que fez, que inclui um amor preferencial pelos pobres e necessitados. Essa inversão de valores é uma reflexão sobre a ganância na sociedade de todos os tempos, onde uma minoria tem tudo para uma vida extravagante e uma imensa maioria sem o mínimo para lhe dar dignidade. Essa situação é escandalosa do ponto de vista do Evangelho. Os cristãos são chamados a transformar a sociedade em que vivem. Agora, se forem os causadores de tamanha injustiça, aí o escândalo sangra o Evangelho na sua essência” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que você vive hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em você a fé, a esperança, a confiança no Senhor? Quais gestos Jesus o(a) convida a viver?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) “Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para te reconhecermos no ‘partir o Pão’, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe viver hoje?

BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.