quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno. - (Mc 9,41-50)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
F E V E R E I R O MÊS DA COMPREENSÃO MUNDIAL
GARÇA/SP, 23 DE FEVEREIRO DE 2017 (quinta-feira) 54º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM FELIZ ANO NOVO! BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A POSSIBILIDADE DE REALIZARMOS UM SONHO É O QUE TORNA A VIDA INTERESSANTE.
(Paulo Coelho)


Datas Comemorativas
DIA DA SEDUÇÃO
DIA SURDO-MUDO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belo Campo (Bahia) Campo Largo (Paraná) Guimarães (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARINEZ NASCIMENTO A. ZANOTI (EQ 10 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP)ANDREA GONÇALVES BRANDÃO (Garça /SP)GUILHERME JOSÉ GERLIN GONÇALVES (Empresário Garça /SP)JAYME SANTOS MIRANDA (Empresário rural- Garça /SP)SERGIO AGUIAR MATOS (Empresário Campinas/SP)ANÉSIO AMATHEUS CARVALHO DE OLIVEIRA (Empresário Garça /SP)APARECIDA TERESINHA  VICHIATTI M MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)AMARILES MARTINS OLIVEIRA (Lions Clube de Catolé do Rocha /PB)EMIKO MORI (Lions Clube de Valparaiso /SP)CARLOS AUGUSTO FERNANDES (Advogado Garça /SP)MARINA BOFETTI (Garça /SP)

Santo do Dia
SÃO POLICARPO DE ESMIRNA
Policarpo (Turquia, 70-155), discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.  
Rafaela Ybarra


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
 Oração
PAI, TORNA-ME FORTE PARA TIRAR DA MINHA VIDA TUDO QUANTO POSSA SERVIR DE CONTRA-TESTEMUNHO A MEU PRÓXIMO E LEVÁ-LO A AFASTAR-SE DE TI.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, criador de todas as coisas, que colocastes o bispo são Policarpo nas fileiras dos vossos mártires, concedei-nos, por sua intercessão, participar com ele do cálice de Cristo e ressuscitar para a vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Quinta-feira 23/02/20177ª Semana      do Tempo Comum São Policarpo, mártire. memória
A palavra de Deus nos convida a fiar-nos no Senhor, mais que nas riquezas e na força, e cortar pela raiz tudo o que nos desvia do caminho do Senhor Jesus.


1ª Leitura (Eclo 5,1-10) – Não demores em voltar para o Senhor. Leitura do Livro do Eclesiástico:

1Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” 2Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. 4Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. 5Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. 6Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, 7pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, 9pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. 10Não te apóies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 1
É feliz quem a Deus se confia!

Evangelho do dia
Quinta-feira 23/02/20177ª Semana      do Tempo Comum São Policarpo, mártire. memória
É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno. - (Mc 9,41-50)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Que os nossos membros nos levem para o Céu
Disciplinar os nossos membros para que sejam bênçãos, não maldições
“É teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno”  (Mc 9,45).
Quando escutamos esse Evangelho, parece que Jesus está sendo muito duro, exigente, porque manda cortar o pé, a mão, o olho… Indo nesta proporção da lógica, daqui a pouco não sobra nada no ser humano!
Na verdade, o mestre da vida está nos ensinando a encaminharmos nossos membros para o Reino do Céus, senão eles andarão soltos, indisciplinados, sem regras, indo para qualquer lado, levando-nos ao caminho da perdição, do inferno. Quantas vezes os nossos pés são conduzidos para o lado errado, para onde não devemos ir!
Quantas vezes a nossa mão, que é para fazer o bem, acaba fazendo o mal, aquilo que não é para fazer! Quantas vezes o nosso olhar, que é para olhar para as coisas do céu, olhar com olhar de Deus, reveste-se com um olhar do mal! O que Jesus quer é que nossas mãos sejam curadas, abençoadas, que nossos pés sejam abençoados e nos levem para o céu.
O que Jesus quer é que nossos olhos sejam iluminados pela graça divina. Então, corta o seu olho do que ele tem de humano, diabólico, infernal, para que ele seja iluminado pela graça de Deus. Tira as suas mãos, porque se elas estiverem muito indisciplinadas, estão fazendo coisas que não convêm, que é errado, precisamos discipliná-la, disciplinar os pés e todo nosso corpo.
 Na verdade, o que o Mestre nos ensina é termos disciplina interior. Não é assim que fazemos com as nossas crianças quando estão aprendendo a usar a mão? “Menino, não pega isso, porque não pode!”. A criança vai aprendendo, vai se disciplinando, pois se não aprenderem muitas delas até morrem, põem o dedo onde não é para por e leva um choque. Tão cedo a criança já perde a vida!
Nós, muita vezes, perdemos também a nossa vida, a nossa comunhão com Deus, porque não disciplinamos nossos membros, nosso olhar, nossa mente e cabeça, nossos pés, mãos e todo nosso interior. Precisamos encaminhar o nosso corpo para a direção de Deus.
Não é simplesmente o coração que está em Deus, é o nosso ser inteiro, a vida inteira. Somos nós, por inteiro, que precisamos ir para Deus.
A língua, por exemplo, como precisamos discipliná-la para que seja um instrumento de salvação, para que não seja um instrumento que nos leve à perdição. Muitas vezes, palavras malditas saem também da nossa boca; e em vez de edificarmos com aquilo que falamos, perdemo-nos e levamos os outros a se perderem por causa das nossa palavras.
Que Jesus santifique tudo aquilo que somos – corpo, alma e espírito –, para que vivamos na Terra, mas na direção do céu.
Deus abençoe você!
"Reflexão - Mc 9, 41-50
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
( http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )
 
Os valores que Jesus pregou durante toda a sua vida e que chegaram até nós graças ao trabalho apostólico não podem ser somente objetos do nosso conhecimento, mas precisam ser encarnados na nossa vida e na nossa história. Esses valores precisam de uma mediação institucional para fazer parte da vida das pessoas.
Jesus Cristo escolheu como mediação para essa encarnação a Igreja, conforme nos revela o Evangelho de hoje.
 Deste modo, fica claro para todos nós qual é o papel da Igreja e de todos os seus membros no processo de construção do Reino de Deus, como também a responsabilidade de todos no sentido de procurar fazer com que cada vez mais a Igreja seja fiel aos ensinamentos de Jesus.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Cuidemos de nossos atos! Eles devem testemunhar que fizemos opção feliz pelo Reino de Deus e estamos neste caminho. Tenho consciência disso?
- Com quem devemos ser violentos? Conosco mesmo, com nossos erros!
- Minhas mãos para que servem? Para fazer o bem?
- Meus pés me levam ao encontro do irmão? A fazer o bem?
- Meus olhos transmitem paz, alegria, felicidade?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Celebramos hoje o dia de São Policarpo, que foi martirizado por conta de sua adesão a Cristo.
Discípulo dos apóstolos, Policarpo foi enviado por eles como bispo para a Igreja de Esmirna, na Turquia.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
 Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado”.
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Neste momento da leitura orante, leia atentamente o Evangelho, refletindo sobre o sentido de cada frase ou versículo, e identifique o tema central do texto.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Para fazer a sua meditação, leia o texto novamente. Busque assimilar a Palavra, atualizá-la e ligá-la à sua vida. Deixe-se tocar pela Palavra do Senhor e busque identificar o caminho que Ele o(a) convida a seguir.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Se sentir necessidade, leia-o novamente e recorde a Palavra que o Senhor direcionou a você. A partir dela, faça a sua oração, apresentando ao Deus seu louvor, seus pedidos e suas intenções.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Faça uma síntese da Palavra para vivê-la hoje.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.