quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno. – (Mc 9,41-50)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 27 DE FEVEREIRO de 2025 (quinta-feira) 58º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO EXISTE LEMBRANÇA PURA DO PASSADO, O PASSADO É SEMPRE RECONSTRUÍDO!

(Augusto Cury)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO AGENTE FISCAL DA RECEITA FEDERAL

DIA INTERNACIONAL DO URSO POLAR

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

DIA DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO

DIA DO PIZZAIOLO BRASILEIRO

DIA DO POKÉMON

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aroazes  (Piauí) Xanxerê (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ADILSON JOSÉ BÉSSA (Lions Clube de Valparaíso /SP)Alessandra Napolitano (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Guilherme Joaquim De Oliveira (Lions Clube de Tupi Paulista /SP) Leunice  Silveira Nardi Rodrigues (Lions Clube de Herculândia /SP) LuCAS Viegas  França (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) DAERCIO VIASSELI NETO (Garça /SP)DANIELLY CRISTINA DE CASTRO LEOPOLDINO (Garça /SP)ISADORA GODIN GALINDO (Garça/SP)JULIO ESTATUTI (Andradina /SP)AMANDA CRISTINA SIMIONATO HAMZÉ (Garça /SP)MAITÊ SANTOS RODRIGUES (educadora-Garça/SP)Lidiane Sossolote  (Educadora-Garça /SP) Fabio Marangon (Garça /SP)IOLANDA BASSO FERREIRA SILVA (Garça /SP)ANA CLARA NICODEMO (São Paulo /SP)PE. FRANCISCO JOSÉ DEL BARRIO TOSANTOS, SM (Diocese de Marilia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: DANIELLE ALICE SEVERINO BONFANTE e RODRIGO BONFANTE ó2015ó09 ANOS ó(ela-Macrocontábil Conessa Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO: Padre JOSÉ CARLOS VICENTINó1988ó36 ANOS ó (Diocese de Marilia/SP) Padre SÉRGIO LUIZ RONCONó1993ó31 ANOS ó (Pároco da Paroquia de São Francisco Xavier de Bastos/SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ANA LINE

SANTA HONORINA

SANTO EUNO

SÃO BALDOMIRO

SÃO BASÍLIO DE CONSTANTINOPLA

SÃO BESAS

SÃO Gabriel de Nossa Senhora das Dores

SÃO Gregório de Narek

SÃO JULIÃO DE ALEXANDRIA

SÃO LUCAS DE MESSINA

SÃO LEANDRO

SÃO PROCÓPIO DECAPOLITA

SÃO VITOR DE ARCIS-SUR-AUBE

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

O que Jesus ensina sobre o escândalo Mc 9,41-50 - Não escandalizar os pequenos

O verdadeiro discípulo de Cristo é aquele que vive de maneira a evitar o mal e irradiar a paz divina entre os irmãos.

 

Antífona 

Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Sl 12,6)

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Sabemos que “a misericórdia do Senhor é grande”, porém é necessário reconhecer nossas faltas e empenhar-nos para levar vida reta, conforme os preceitos divinos. Confiemo-nos ao Senhor nesta liturgia, suplicando que nos ajude a pôr todo o nosso ser a serviço do seu Reino.

 

– Oração 

 

“PAI, TORNA-ME FORTE PARA TIRAR DA MINHA VIDA TUDO QUANTO POSSA SERVIR DE CONTRATESTEMUNHO A MEU PRÓXIMO E LEVÁ-LO A AFASTAR-SE DE TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Coleta

 

Concedei-nos, Deus todo poderoso, meditar sempre as realidades espirituais e praticar, em palavras e ações o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os Séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 27 de fevereiro de 2025 quinta-feira da 7ª Semana do Tempo Comum  

– Liturgia da Palavra 

 

 

 

1ª Leitura (Eclo 5,1-10) Não demores em voltar para o Senhor. Leitura do Livro do Eclesiástico:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” 2Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. 4Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. 5Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. 6Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, 7pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, 9pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. 10Não te apóies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial SALMO 1

 

É feliz quem a Deus se confia!
É feliz quem a Deus se confia!

1. Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados / nem junto aos zombadores vai sentar-se; / mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessar. – R.

É feliz quem a Deus se confia!

2. Eis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, † e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. – R.

É feliz quem a Deus se confia!

3. Mas bem outra é a sorte dos perversos. † Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. / Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte. – R.

É feliz quem a Deus se confia!

 

 

– 27 de fevereiro de 2025 quinta-feira da 7ª Semana do Tempo Comum   

 – Evangelho do dia 

 

É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno.  (Mc 9,41-50)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Acolhei a Palavra de Deus não como palavra humana, / mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! (1Ts 2,13) – R.

 

Senhor esteja convosco. —  Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

 

Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que crêem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

27/02/25         

7ª QUINTA-FEIRA TC – C

 

Marcos 9,41-44: “Disse Jesus aos seus discípulos: - Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga”.

 

Jesus, suas palavras se dirigem principalmente a nós, seus discípulos, mas se destinam também a todos aqueles que praticam atos de bondade para com o próximo.

Nada ficará sem recompensa, e tudo o que se faz com amor e sem interesses pessoais, torna-se um gesto feito ao senhor mesmo.

Por outro lado, o escândalo é sempre uma pedra de tropeço, porque desrespeita o próximo e desfaz a sua fé.

Escandalizar é tentar levar o outro pelo caminho da descrença, da mentira e da maldade.

O olhar que cobiça, a mão que rouba ou usa de violência, os pés que trilham caminhos maus, destroem a fé no senhor e a fidelidade ao Evangelho.

O senhor nos diz que essas atitudes são tão graves, principalmente em relação às crianças e às pessoas simples, a ponto de ser melhor arrancar uma parte do corpo do que usá-la para pecar ou para escandalizar o próximo.

A nossa sociedade gosta de escândalos e os meios de comunicação não têm escrúpulos em divulgá-los com todos os detalhes excitantes.

Talvez, por isso, o mercado do mau exemplo é muito mais atraente e rende muito mais economicamente do que a do bom exemplo.

As consequências se manifestam no inferno em que transformam as vidas de tantas pessoas, e nos sofrimentos injustos que são impostos sobre os mais frágeis.

Senhor, cabe a nós reverter esse redemoinho negativo do nosso mundo, combatendo o marketing dos escândalos, protegendo as crianças, cuidando dos pobres, e sempre prontos a servir um copo de água a quem quer que esteja com sede.

Eu quero pertencer aos bem-aventurados do seu Reino, e jamais correr o risco de ser lançado no inferno.

Que a sua Palavra purifique as minhas intenções e o seu Espírito fortaleça a minha vontade, para que eu persevere na bondade e na verdade do seu caminho.

 

Mãe santíssima, senhora Aparecida, cubra-nos com seu manto materno, e ajude-nos a fazer da nossa vida um sinal vivo da esperança que não engana e um instrumento de edificação para todos, principalmente para os mais pequeninos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O Evangelho que hoje lemos apresenta muitos símbolos, a maioria de difícil interpretação, mas cheios de significado. Por exemplo, une dois elementos que normalmente são vistos em contradição: sal e fogo. O sal é um elemento de conservação, enquanto o fogo é elemento de destruição. O que significa, então, “ser salgado com fogo”? Provavelmente, é uma analogia à cruz gloriosa de Cristo ou mesmo ao “batismo de fogo” (o Espírito Santo). Entre os vários ensinamentos concentrados neste trecho, vemos que Jesus nos convida a satisfazer sempre as necessidades do próximo, a não escandalizar ou induzir os fracos ao mal. Por fim, afirma que todos serão salvos pelo fogo purificador da dor e da provação. Transformados por Cristo, cada cristão se torna “sal da terra”. Mas, se perdermos o sabor, como poderemos ser sal e, assim, dar novo “sabor” ao mundo?

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 9,41-50 - Não escandalizar os pequenos

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Os Evangelhos nos lembram que Jesus estava a caminho de Jerusalém, onde faria a grande oferta de Sua vida. Enquanto seguia em direção à cidade, Ele enfatizava a importância dos pequenos gestos de entrega pessoal, das pequenas doações feitas ao próximo, destacando o valor de cada uma dessas ações, acessíveis a qualquer um de nós. Jesus não nos pede para carregar Sua cruz, mas nos convida a carregar nossas próprias cruzes diárias com amor e dedicação.

Oração:
Deus de infinita misericórdia, cuja bondade é um tesouro sem fim, fortalece a minha fé e aumenta minha compreensão do Teu amor que nos criou, do sangue que nos redimiu e do Espírito que nos guia. Ajuda-me a ser fiel em todas as minhas escolhas, mesmo nas mais simples do cotidiano. Amém.

 

Oremos:
“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos para que eu possa ouvir como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida por meio de Tua Palavra. Que meu coração seja uma terra fértil para que a Tua Palavra seja semeada e produza muitos frutos bons. Amém!”

 

1. Leitura (Verdade)

“Feliz é aquele que encontra prazer na lei de Deus e a medita dia e noite.”

A expressão “maneta, coxo e caolho” ilustra a severidade das exigências para alcançar a salvação no Reino de Deus. O evangelista utiliza essa linguagem figurada para destacar a radicalidade do compromisso exigido dos discípulos de Jesus. As ações pequenas e simples, como dar um copo de água, são gestos de grande valor no Reino de Deus. Mesmo em nossos gestos mais humildes, encontramos a oportunidade de viver a salvação e garantir nossa entrada no Reino eterno. Jesus nos chama a evitar tudo que nos desvie d’Ele, com a esperança de que, por meio de nossos atos simples, possamos refletir Seu amor e Sua graça.

 

2. Meditação (Caminho)

Para o Evangelho, escândalo é tudo aquilo que impede o outro de seguir a Deus e alcançar a salvação. A salvação eterna é o objetivo central das palavras de Jesus, que as profere com grande seriedade. A advertência contra “não entrar na vida” ou “não entrar no Reino de Deus” é uma exigência que devemos evitar a todo custo.

Reflita sobre sua vida à luz desses ensinamentos:

Seus gestos diários são realizados com amor e gratidão ou com resmungo e por obrigação? 

Sua conduta está afastando alguém do caminho de Deus ou servindo como testemunho para que outros O sigam?

 

3.Oração (Vida)

Neste momento, dirija-se a Deus com sinceridade, oferecendo a Ele sua vida em todas as suas fragilidades, como também com suas boas intenções e generosidade. Deus nos espera com o coração aberto, pronto para mostrar Seu amor e presença em nossa vida. Aproxime-se com confiança, trazendo seus pedidos de força e perseverança. Ore pelas situações que o cercam: pela sua família, seu trabalho, pela sua comunidade de fé, pela sua pátria e pela humanidade. Peça ajuda para perseverar no caminho do bem, mesmo nas situações mais difíceis.

Conclua com a oração do Pai Nosso.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple o convite de Jesus para escutar e acolher Sua Palavra. Como você se dispõe a ouvir o Evangelho? Qual atitude você quer concretizar neste dia a partir dessa escuta atenta?

 

Bênção

 

Se você tem filhos ou alguém próximo, faça a seguinte bênção sobre eles:
Deus, Pai do Céu, abençoe e cuide de Ti. Que Ele te mostre o caminho correto, te sustente nos desafios, te proteja contra os perigos e te aqueça com Sua luz para a virtude.

Que Ele te cerque por todos os lados e te guarde perto de Seu coração. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP