segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

■COMECE O DIA FELIZ! ■ Donde vinha o batismo de João? – (Mt 21,23-27)

 


– 
ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 D E Z E M B R O – MÊS DA  F A M Í L I A

 DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 13 DE DEZEMBRO de 2021 (segunda-feira) 347 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ACREDITAR NA FAMÍLIA É CONSTRUIR O FUTURO."

(Papa João Paulo II)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO CEGO - DIA DO dEficiênte Visual

DIA NACIONAL DO ÓTICO - DO Oculista

DIA NACIONAL DO FORRÓ

DIA NACIONAL DA Vaquejada

DIA DO Perito de Engenharia

DIA DO Engenheiro Avaliador

DIA DO PEDREIRO

DIA DO MARINHEIRO

DIA DO LAPIDADOR

DIA NACIONAL DO NADISMO

DIA do Sorvete

DIA do Violino

DIA AFRICANO DA TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guaiçara - Ibirá - Luís Antônio - Ourinhos - Palmeira D'Oeste - Pedro de Toledo (São Paulo) Agua Azul do Norte - Brasil Novo - Breu Branco - Cachoeira do Arari - Eldorado dos Carajás - Goianésia do Pará - Ipixuna do Pará - Jacareacanga - Novo Progresso - Novo Repartimento - Pau D'Arco - Santa Bárbara do Pará - Santa Luzia do Pará - Terra Santa - Trairão - Ulianópolis (Pará) Itá (Santa Catarina) Luziânia (Goiás) Marliéria - Pequeri  (Minas Gerais) Santa Luzia do Norte (Alagoas) Carambeí - Cruzmaltina - Diamante do Norte - Japurá - Porto Barreiro - Salto do Lontra - Tamarana (Paraná) Coronel Sapucaia (Mato Grosso do Sul) Anapurus - Humberto de Campos (Maranhão) Serra Grande (Paraíba) Pau D'Arco (Tocantins) Rio Branco - Salto do Céu (Mato Grosso) Jaguaré (Espírito Santo)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ROSEMEIRE ALVES LAGANARO (prima - SABESP – São Paulo /SP) LUCIO MAURO ZANATA DOS SANTOS (DBG – Bebidas São José - Garça /SP)JOÃO JOANA LOURENÇO (Garça /SP) João Luiz Corrêa Leite de Moraes  (Garça/SP) OSVALMIR  CARRASCO  MELATI   (Lions Clube de TUPÃ CURUMIM /SP) MARIA DO CARMO ALVES FORTI (DLC3- PDG-Lions Clube de Monte Mor /SP) Ângela Maria Tuccillo (Garça / SP) REINALDO Cezar de oliveira  (Garça/SP)

 Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  APARECIDA (CIDA) TRAMONTINA ARAUJO E carlos ROBERTO DE ARAUJOó1976ó45 ANOSó(meus primos - BRASILIA /DF) MARCELA REIS E RODRIGO LUIZ ó2008ó13 ANOSó(ela=>Paróquia São Pedro–ele=>Motoppar Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

SANTA LUZIA

■ Luzia (Itália, 283-304), cujo nome evoca a luz, foi denunciada como cristã e martirizada a mando do imperador Diocleciano provavelmente em Siracusa. Faz parte das sete mulheres mencionadas no Cânon Romano. Seu culto, universalmente difundido, é atestado desde o século V.

■ SANTA ODÍLIA da Alsácia

■ Santo Aristão

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: João anunciava a boa-nova ao povo – Lc 3,10-18

 

 

Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto (Fl 4,4s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Luzia nasceu na Itália no início do século 4º, quando a perseguição aos cristãos era intensa. Seu nome consta na 1ª Oração Eucarística, conhecida como Cânon Romano. É invocada como protetora da vista. A exemplo da jovem mártir, sejamos valentes defensores de nossa fé no Cristo Senhor.

 

– Oração 

 

ESPÍRITO QUE CONVERTE PARA DEUS, QUE EU PERMANEÇA ATENTO AOS APELOS DE CONVERSÃO QUE ME SÃO DIRIGIDOS, PARA MERECER SER ACOLHIDO NO REINO PROCLAMADO PELO MESSIAS JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que a intercessão da gloriosa virgem santa Luzia reanime o nosso fervor, para que possamos hoje celebrar o seu martírio e contemplar, um dia, a sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                                        13 de dezembro de 2021 2ª feira da 3ª Semana do Advento

– Liturgia da Palavra 

Os dirigentes do templo questionam Jesus sobre sua liberdade de falar e agir. Por sua vez, Jesus os questiona sobre suas convicções religiosas e os deixa sem resposta. Acolhamos e contemplemos a Palavra que nos salva. 

 

1ª Leitura (Nm 24,2-7.15-17a) – Uma estrela sai de Jacó.  Leitura do Livro dos Números 24,2-7.15-17a

 

Naqueles dias, 2Balaão levantou os olhos e viu Israel acampado por tribos. O espírito de Deus veio sobre ele, 3e Balaão pronunciou seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos; 4oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 5Como são belas as tuas tendas, ó Jacó, e as tuas moradas, ó Israel! 6Elas se estendem como vales, como jardins ao longo de um rio, como aloés que o Senhor plantou, como cedros junto das águas. 7A água transborda de seus cântaros, e sua semente é ricamente regada. Seu rei é mais poderoso do que Agag, seu reino está em ascensão”. 15E Balaão continuou pronunciando o seu poema: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem os olhos abertos, 16oráculo daquele que ouve as palavras de Deus e conhece os pensamentos do Altíssimo, que vê o que o Poderoso lhe faz ver, que cai, e seus olhos se abrem. 17Eu o vejo, mas não agora; e o contemplo, mas não de perto. Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 24 (25)

 

Fazei-me conhecer a vossa estrada, ó Senhor!

 

 

– 13 de dezembro de 2021 2ª feira da 3ª Semana do Advento

– Evangelho do dia 

 

Donde vinha o batismo de João?  (Mt 21,23-27)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei! (Sl 84,8) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 23Jesus voltou ao templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço essas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos ‘do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos ‘dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço essas coisas”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Resgatemos a moral dos nossos tempos”

 

“Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: ‘Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu tal autoridade?’”

(Mateus 21,23).

Quando olhamos a hipocrisia que está, muitas vezes, no coração de cada um de nós, refletindo naquilo que nós fazemos, falamos e perguntamos, temos o exemplo dos hipócritas que são os sumos sacerdotes e os anciãos do povo do Evangelho de hoje. Eles querem saber de onde provém a autoridade de Jesus, e não estão se referindo a autoridade humana, porque Jesus “não tinha autoridade nenhuma”, Ele não era chefe de ninguém. Ele tinha o seu grupo de discípulos, era um humilde carpinteiro, mas tinha autoridade moral, Ele tinha autoridade sobre os espíritos malignos, tinha autoridade sobre as doenças e as enfermidades, Ele tinha a autoridade da vida, que é autoridade mais necessária.

 

Há pessoas que têm cargos de autoridades, mas não têm autoridade da vida, não têm autoridade moral, não têm autoridade do exemplo. Que não caiamos nessa mentalidade perniciosa, pois não basta ser pai, tem que ter autoridade moral de pai; não basta ser mãe, tem que ter autoridade moral de mãe.

 

“Precisamos olhar para Jesus que tinha autoridade moral em tudo o que fazia para recuperarmos e resgatarmos a moral dos nossos tempos”

 

E autoridade moral não se confunde com autoritarismo, porque nas sociedades autoritárias são assim: elas mantêm as pessoas sobre o controle, o cabresto, na força, na violência e essa autoridade mundana que se reveste de autoritarismo, muitas vezes, entra também em nossas casas e famílias.

 

Quando o pai quer manter seus filhos à base do chicote, à base da gritaria, do grito: “Eu que mando nessa casa”, quem manda nunca precisa dizer que manda, pois a sua presença já diz quem manda, o seu exemplo já diz quem manda. Mas, quem manda não é quem manda ordenando, é quem manda fazendo. Jesus não mandou os Seus discípulos lavar os pés, Ele foi lá e os lavou; Jesus não mandou os Seus discípulos curar os doentes, Ele foi lá e curou, Ele o fez.

 

Então, essa é a autoridade de Jesus, a autoridade do exemplo, da vida, da prática; a autoridade de quem é revestido do amor de Deus, e esses que eram chefes, eram sumos sacerdotes, anciãos do povo, eles não tinham autoridade sobre o povo, porque eles tinham a autoridade apenas do autoritarismo. Quem desobedecesse seria preso, chicoteado e, dependendo, até à morte era levado. Era assim que se mantinha a autoridade, é assim que se mantém, muitas vezes, as autoridades nos tempos em que vivemos, mas essa não pode ser a nossa autoridade em nada que fazemos, não precisamos jamais usar da violência para mostrarmos que temos autoridade; firmeza muitas vezes é necessária. A mãe, o pai, nós sabemos corrigir com aquela firmeza, aquela destreza necessária, sem jamais usar da violência.

 

Quem tem autoridade cuida acima de tudo, não vive cobrando aquilo que ele mesmo não dá exemplo, é por isso que a crise moral dos nossos tempos é, sobretudo, a crise de autoridade. Precisamos olhar para Jesus que tinha autoridade moral em tudo o que fez para recuperarmos e resgatarmos a moral dos nossos tempos.

 

Tenhamos autoridade para falar, mas que ela venha do fazer, que ela venha das obras e dos bons exemplos. É isso que o nosso tempo, mais do que nunca, precisa!

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Com frequência, Jesus é questionado sobre a autoridade de sua prática. Nesse texto, os chefes dos sacerdotes e os anciãos, detentores do poder religioso e econômico, querem saber com que autoridade Jesus, que não tinha nenhuma posição social nem status de honra, entra no templo e ensina. Ao invés de responder, ele os desafia também com uma pergunta. O Mestre sempre encontrava uma saída para os questionamentos dos opositores. A palavra (exousia) usada pelo autor pode ser traduzida como “autoridade constituída”. Portanto, Jesus tem toda autoridade recebida do Pai para realizar sua missão e também para ensinar no templo. Infelizmente, muitas pessoas continuam inventando desculpas para não assumir a prática de Jesus.

 

ORAÇÃO

Ó sábio Mestre, os dirigentes do povo te questionam com que autoridade ensinas no templo. Tu os deixas sem saída, ao perguntar-lhes sobre a origem do batismo de João. Qualquer resposta deles os colocaria em situação complicada. Ficam sem tua explicação; permanecem mergulhados na própria cegueira. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 21,23-27 - A maior pobreza: não reconhecer a presença do mistério de Deus

 

Oração Inicial
Hoje a liturgia faz memória de Santa Luzia, verdadeira testemunha de Cristo. Não temeu as ameaças dos juízes e conquistou o reino do céu.

Iniciemos a nossa oração traçando sobre nós esse grande sinal de nossa fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Ó Verbo, esplendor do Pai, na plenitude dos tempos, descestes do céu para redimir o mundo. Vosso evangelho de paz nos livre de toda a culpa, infunda a luz em nossas mentes e esperança em nossos corações. Quando vierdes como um juiz, entre os esplendores do céu, acolhei-nos à vossa direita na assembleia dos bem-aventurados. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como no princípio agora e sempre. Amém.

1. Leitura (Verdade)

“Quem te deu tal autoridade?” Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repita aqueles que mais lhe chamaram atenção e procure identificar a mensagem central do texto.

 

“O povo simples já constatara que Jesus agia e falava com autoridade, e não como os mestres da Lei e fariseus. As ações de um galileu, aclamado como Messias, foram consideradas grandes provocações para o status oficial das autoridades judaicas. Jesus, simplesmente, passara os limites e agora pregava junto ao Templo. Os sumos sacerdotes e os anciões constituíam o grupo mais forte dos que se opunham a Jesus. A interpelação sobre a autoridade constituía-se numa acusação oficial. Jesus sempre acolheu pecadores e todos aqueles que buscavam a Verdade. Porém, a seus discípulos recomendou sacudir a poeira das sandálias contra os corações duros e orgulhosos. Eles não buscavam a Verdade. Não mereciam as pérolas do Evangelho.”

2. Meditação (Caminho)

O que diz o texto a você? Faça a meditação da Palavra, buscando compreender o que o Evangelho de hoje diz a você. Escutar a Palavra é escutar o Senhor, que fala conosco por meio dela. Leia novamente o texto bíblico e faça silêncio por alguns instantes, deixando-se tocar por Deus.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração a partir do que a Palavra despertou em você, para que ela se torne vida em sua vida. Apresente ao Senhor, neste momento de oração, aquilo que você traz no coração, suas preocupações e as intenções de outras pessoas.

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus, basta que o faça com fé.

Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém.

Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.