terça-feira, 2 de maio de 2023

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eu e o Pai somos um. – (Jo 10,22-30)



ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

  M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O - MÊS DAS NOIVAS

 M A I O   mês dedicado às  M Ã E S,  à MARIA e ao ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 02 de MAIO de 2023 (terça-feira) 122º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

É ERRÔNEO SERVIR-SE DE MEIOS IMORAIS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS MORAIS.

(Martin Luther King)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA da Ética

DIA NACIONAL DE LUTA PELA CIDADANIA, DIGNIDADE E DIREITOS HUMANOS NA POLITICA NACIONAL SOBRE AS DROGAS

DIA DO TAQUÍGRAFO

DIA do Atum

DIA do Lamento ao Mármore

DIA do Bebê

DIA do Imigrante Libanês

DIA do Lamento ao Mármore

DIA do Início da Semana da Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo-SP

DIA da Fundação do Jornal Valor Econômico em São Paulo-SP

DIA da Fundação do Passeio Público de Curitiba-PR

DIA da Fundação do VLT do Cariri-CE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guapiara (São Paulo) Cutias - Itaubal - Pedra Branca do Amapari - Porto Grande - Pracuúba (Amapá) Baependi - Uberaba (Minas Gerais) Umbuzeiro (Paraíba) Glória de Dourados (Mato Grosso do Sul) Ivaté (Paraná)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: JOÃO PAULO BARILE e LUCAS BARILE (PRIMOS Bauru /SP)AWDREY CAROLINE TEIXEIRA (PRIMA Bauru /SP) ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA (Garça/SP) PAULO HENRIQUE FELIX (Contador Judicial SP-EQ 12 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP) VIVIAN COUTINHO C. S. BORTOLUCCI  (Lions Clube Agudos Açucena da Serra /SP)AMAURI NETO PIRES (Lions Clube de TUPÃ /SP) LÉO SANTIAGO (LEO Clube Osvaldo Cruz /SP) JULIANO NAPOLITANO (Engenheiro Agrônomo Santos /SP) WILSON DA SILVA (empresário Garça /SP) IVETE SOUBHIA (Garça /SP)  SONIA MIRANDA SERRA (Garça/SP) ALDO HATIRO TANABE (Garça /SP) ADILSON ADORNI (Garça /SP) ANA VARJÃO (Professora Garça/SP) LETICIA MAITAN PELOGIA (Garça/SP) SILVANA LUCAS (Garça /SP) ROBERTO OGURO (Garça /SP) ROSA APARECIDA DE VITO (Cafelândia /SP)MICHELE DE GRANDI (São Paulo /SP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DOS CASAIS: VÂNIA APARECIDA QUINHONEIRO e AMAURI NETO PIRES (Lions Clube de TUPÃ /SP)ANDREA REGINA PALARO FRASCARELI e JOSÉ AURELIO FRASCARELIó2003ó20ANOS  (Lions Clube de PEDERNEIRAS /SP)SELEIMAR APARECIDA FAZION BATISTA e ANTÔNIO ALVES BATISTAó1981ó42ANOS  (Lions Clube de Osvaldo Cruz /SP)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó50ANOS (Distrito LC 8)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SantO Atanásio

 Atanásio de Alexandria (Egito, 295-373), tornou-se secretário de Alexandre, bispo de Alexandria, era corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Em 337, com a morte de Constantino, Atanásio voltou a Alexandria, organizando a defesa da ortodoxia, com o apoio dos monges do deserto, chefiados por S. Antão. Atanásio passou o resto de sua vida em fases alternadas de exílio e relativa calma, dependendo da orientação religiosa do imperador. Faleceu em Alexandria, no dia 2 de maio de 373.

Santa Vilborada

SantO Antonino Bispo

SantO Hespério

Beato Boleslau Strzelecki

Beato Guilherme Tirry

Beato Nicolau Hermansson

SÃO Ciríaco da Turquia

SÃO JOSÉ bENEDITO CATOLENGO

SÃO Félix Diácono

SÃO Gualberto Abade

SÃO JOSÉ Maria Rúbio Peralta

SÃO JOSÉ Nguyen Van Luu

SÃO Longinos

SÃO Teódulo da Turquia

SÃO Vindemial

SÃO Z

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

EU E O PAI SOMOS UM –- Jo 10,22-30 – “O Bom Pastor” – “Vinde, ó Pastor divino, guiai-nos, reuni-nos: que haja logo um só rebanho e um só pastor.”

 

VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

O justo medita a sabedoria e sua palavra ensina a justiça, pois traz no coração a lei de seus Deus, aleluia! (Sl 36,30s)

 

 Atanásio nasceu em Alexandria do Egito no ano 295 e lá faleceu em 373. Bispo e doutor da Igreja, participou do Concílio de Niceia, no qual professou a verdade da fé em defesa da divindade de Cristo, que nesta liturgia proclama: “Eu e o Pai somos um”. Por sua doutrina e ardente zelo, é honrado como um dos quatro grandes doutores da Igreja oriental. Celebrando sua memória, depositemos nossa fé em Cristo, para crescermos no conhecimento e no amor de Deus.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME UM CORAÇÃO DE DISCÍPULO QUE SE DEIXA GUIAR DOCILMENTE PELO MESTRE JESUS, TORNANDO-SE, ASSIM, APTO PARA RECONHECER SUA CONDIÇÃO DE MESSIAS DE DEUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 02 de maio de 2023 – terça-feira da 4ª Semana da Páscoa Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja, Memória

 A Palavra de Deus suscita a conversão e forma corações cheios do Espírito Santo e de fé. Para entender Jesus Cristo e aproximar-se de seu mistério, é necessário pertencer a seu rebanho e ouvir sua voz.

 

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (At 11,19-26) – Começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Naqueles dias, 19aqueles que se haviam espalhado por causa da perseguição que se seguiu à morte de Estêvão chegaram à Fenícia, à ilha de Chipre e à cidade de Antioquia, embora não pregassem a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20Contudo, alguns deles, habitantes de Chipre e da cidade de Cirene, chegaram a Antioquia e começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-nova do Senhor Jesus. 21E a mão do Senhor estava com eles. Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

SALMO 87(86)

Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes.

 

 

 

– 02 de maio de 2023 – terça-feira da 4ª Semana da Páscoa Santo Atanásio, bispo e doutor da Igreja, Memória

 

 – Evangelho do dia 

 

Eu e o Pai somos um.   (Jo 10,22-30)

 

 

Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27). 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. 25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu essas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote da Comunidade Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho – Grupo WhatsApp 

 

02/05               4ª Terça-feira pascal

 

João 10,27-30: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”’

 

Senhor, nosso Bom Pastor, é tão reconfortante ouvir suas palavras de esperança e de segurança da salvação para todos nós.

Deus Pai confiou a humanidade aos seus cuidados e o senhor nos assumiu a todos como suas ovelhas, não como dono ou rei, mas como Bom Pastor, que ofereceu a sua vida para que fôssemos um só rebanho.

Pelo mistério pascal da sua Encarnação, Morte e Ressurreição, nós temos confiança de que toda a humanidade foi redimida pelo senhor, e a maior parte lhe pertence e não se perderá.

É uma multidão inumerável de seres humanos, de povos sofredores e oprimidos, de gente trabalhadora e aflita, que não será arrebatada da mão do seu Pai e nosso Pai.

Aqueles que não o rejeitam e aqueles que seguem o senhor, pertencem também ao Pai, porque o senhor e o Pai são um só Deus.

Senhor, eu quero estar em suas mãos e nas mãos do Pai, para receber um dia a vida eterna.

Não permita que eu seja arrancado do seu rebanho pelos mercenários da corrupção, da ganância e da mentira do mundo.

Que eu esteja sempre atento para escutar a sua voz e segui-lo com fidelidade, para que um dia possa contemplar o rosto do Pai, junto com o senhor.

 

Virgem santíssima, contamos sempre com a sua mão materna para nos ajudar a segurar nas mãos de seu Filho com firmeza, e assim, permanecermos na unidade de um só rebanho e um só Pastor. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Cheios de má vontade, os adversários de Jesus o insultam, provocando-o a ser mais claro quanto à sua pessoa: quem de fato ele é? Não faltava clareza nas explicações de Jesus, nem ele tinha intenção de enganar alguém. Inúmeras vezes e em diversas ocasiões, Jesus afirmou e reafirmou ser o Cristo Filho de Deus, e que as obras que ele realiza em nome do Pai dão testemunho dele, isto é, comprovam que ele vem de Deus. Aos chefes do povo, no entanto, faltam sensibilidade e disposição para ouvir e acolher Jesus e seus ensinamentos. Decididamente, não são ovelhas do seu rebanho. Não pertencem ao grupo dos que ouvem sua voz e o seguem. Privam-se de estar em mãos seguras, de ter a vida eterna garantida e de usufruir da constante proteção divina.

 

 (autor: Dia a Dia com o Evangelho 2023 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Jo 10,22-30 – “O Bom Pastor”

 

Oração Inicial

 

Na acolhida da Palavra de Deus, que a liturgia nos oferece neste dia, Jesus confirma sua missão messiânica e suas obras atestam que Ele é o enviado do Pai. Que possamos acolher com fé a Palavra em nossa vida e concretizar, com nossas atitudes, os ensinamentos de Jesus.

 

Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

 

 1. Leitura (Verdade)

Leia o evangelho silenciosamente. Em seguida, leia-o novamente em voz alta, repetindo as palavras que chamarem a sua atenção. Perceba a pedagogia de Jesus ao esclarecer sua missão.

 

“É sempre alentador sentir-se parte do rebanho do Senhor. Jesus é o Pastor que conduz, não deixando que se perca nenhuma de suas ovelhas. O povo simples e sofrido sabia que Jesus era o enviado do Pai. As autoridades dos judeus que riam que ele se apresentasse como tal. Jesus realiza obras e são elas que acabam revelando sua divindade. A unidade entre Jesus e o Pai é uma pequena amostra de que ele não veio por si só. Jesus mostra o rosto misericordioso do Pai e confirma que é o amor que move o coração de Deus. Sejamos capazes de ouvir a voz do Senhor, que nos chama continuamente, porque nos ama e quer nosso bem. Jesus, o Bom Pastor, nos quer pertencentes a seu rebanho e atentos a sua voz.”

 

2. Meditação (Caminho)

A afirmação de Jesus referida às suas ovelhas, ‘eu lhes dou a vida eterna’, estarrece os judeus, pois quem pode dar a vida eterna, a não ser Deus? As ovelhas são confiadas a Jesus pelo Pai. É nas mãos do Filho e do Pai que as ovelhas estão. Nas mãos de Deus as ovelhas estão em segurança. Nas mãos fortes do Filho as ovelhas jamais se perderão. Jesus afirma uma unidade profunda entre ele e o Pai: ‘Eu e o Pai somos um’. Para quem todo dia recitava o Shemá Israel, a afirmação de Jesus soava a blasfêmia e escândalo”

Como as palavras de Jesus encontraram acolhida em minha vida?

Jesus afirma que as obras que Ele realiza em nome do Pai dão testemunho dele. A que obras Jesus se refere?

Quais gestos e palavras de Jesus testemunham que Ele é o enviado do Pai?

 

3.Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.

Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.

Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.

Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.

Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.

Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como você se propõe confiar nas palavras de Jesus, o Filho de Deus? Verbalize alguma ação prática.

 

BÊNÇÃO

 

A Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (Rm 16,27).