domingo, 17 de julho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte. – (Lc 10,38-42)


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U L H O – VERDE – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO  –

 J U L H O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

 GARÇA/SP, 17 DE JULHO de 2022 (domingo) 197º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

SORTE É O QUE ACONTECE QUANDO A PREPARAÇÃO ENCONTRA A OPORTUNIDADE.

(Sêneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DE PRESERVAÇÃO E PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS BRASILEIRAS

 DIA DO CURUPIRA - PROTETOR DAS FLORESTAS

 DIA MUNDIAL DA JUSTIÇA INTERNACIONAL

 DIA DA PRIMEIRA TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL

 DIA DO CIRURGIÃO ONCOLÓGICO

 DIA DO EMOJI

 DIA DO PORCO AMARELO

 DIA DO SORVETE DE PÊSSEGO

 DIA DO SUBMARINISTA

 DIA DE PERSEIDAS

 DIA DO JORNAL BATISTA

 DIA DA FUNDAÇÃO DA DISNEYLÂNDIA NOS ESTADOS UNIDOS

 DIA DA FUNDAÇÃO DO SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESA (SEBRAE) EM BRASÍLIA-DF    

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Volta Redonda (Rio de Janeiro) Monção (Maranhão) Baixa Grande - Ibiassucê - Itaquara (Bahia) Lastro - Vista Serrana (Paraíba) Bagé - Dona Francisca (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE: EDVANDRO JACINTO SOUZA (Motoppar - Garça/SP)MARIA INES LABELLA NAPOLITANO (Professora Garça/SP)FREI CÁRMINE MATTIA, OFM (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Ribeirão Preto /SP)MARIA LÚCIA DE NAPOLE CATALANO (Lions Clube de Bauru Centro /SP)JULIANA  MORAES DELOVO  OLIVEIRA (Lions Clube de Dracena /SP)JOSÉ MENDE SANTOS FILHO (SÃO PAULO /SP)EMILIA MITHIKO KAWASAKI (Garça /SP)ELAINE CRISTINA ARCARO (Garça/SP)MARIA HELENA FERNANDES (São Paulo /SP)NEUZA MANCHINI (São José do Rio Preto /SP)NELY DANTAS (Garça /SP)DANIELA MONTEMOR (Garça/SP)LUANA PEREZ LURY (Garça/SP) BETO CASTRO (ITU/SP) ERNESTO TRAMONTINI JUNIOR (Suzano /SP)

. Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: NELY MITSUE KANASHIRO ALVES E DIMAS ALENCAR ALVES JUNIORó1992ó30 ANOS (Equipe 13 ENS da SABEDORIA Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

■ BEATO AVENTURADO INÁCIO DE AZEVEDO E 39 COMPANHEIROS MÁRTIRES

INÁCIO (PORTUGAL, 1526-1570), religioso na Companhia de Jesus, foi designado para acompanhar as missões jesuítas no Brasil. Durante a segunda viagem ao país, ele e seus 39 companheiros foram martirizados depois de terem o navio atacado por piratas.

■ BEATAS MÁRTIRES DE COMPIÈGNE

■ BEATO IGOR CONSTANTINOVICH DA RÚSSIA

■ BEATO PAULO GOJDICH

SANTA MARIA MADALENA CLAUDINA LIDOINE E 15 COMPANHEIRAS

SANTA DONATA

SANTA EDVIGES DA POLÔNIA

SANTA JANUÁRIA

SANTA JUSTA DA HISPÂNIA

SANTA MARCELINA

SANTA RUFINA DA HISPÂNIA

SANTA SEGUNDA DA TUNÍSIA

SANTA VÉSTIA

SANTA GENEROSA

SANTO ALEIXO

SANTO AQUILINO

SANTO ENÓDIO

SANTO ESPERATO

SÃO BENTO EREMITA

SÃO CITINO

SÃO COLOMANO

SÃO CZAR NICOLAU II DA RÚSSIA E FAMÍLIA

SÃO FÉLIX DA TUNÍSIA

SÃO FREDEGANDO

SÃO JACINTO

SÃO KENELMO

SÃO LEÃO IV

SÃO LETÂNCIO

SÃO NARZAL

SÃO PEDRO LIU ZIYU

SÃO TEODÓSIO

SÃO VETÚRIO

SÃO ZOERARDO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Todos precisam, como Maria, escutar a palavra. Marta, a preocupada, também precisa escutar, caso contrário, suas tarefas caem no vazio:- Manda pois que ela venha me ajudar! – Lc 10,38-42

 

É Deus quem me ajuda, é o Senhor quem defende a minha vida. Senhor, de todo o coração hei de vos oferecer o sacrifício e dar graças ao vosso nome, porque sois bom (Sl 53,6.8).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Acolhidos por Deus em sua casa, somos convidados a sentar aos pés de Jesus para escutá-lo e participar do banquete que ele nos oferece. A liturgia nos desafia a ter a prontidão de Abraão e Sara, o coração hospitaleiro de Maria e a dedicação de Marta, atitudes importantes na vida cristã. Celebremos o Senhor, presente entre nós com seus ensinamentos e seus dons.

 

– Oração 

 

PAI, QUE O MEU AGIR NÃO SEJA MOVIDO POR UM ATIVISMO INSENSÍVEL À PALAVRA DE JESUS. ANTES, SEJA TODA A MINHA AÇÃO DECORRÊNCIA DA ESCUTA ATENTA DESTA PALAVRA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, sede generoso com vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 17 de junho de 2022 domingo da 16ª Semana Tempo Comum

 

– Liturgia da Palavra 

Deus se revela em todo gesto de acolhida e hospitalidade que praticamos. Sua Palavra nos indica quais são as boas escolhas a fazer para vivermos em perfeita união com Cristo.

 

 

1ª Leitura (Gn 18,1-10a) – Meu Senhor, não prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo.  Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

 Naqueles dias, 1o Senhor apareceu a Abraão junto ao carvalho de Mambré quando ele estava sentado à entrada da sua tenda, no maior calor do dia. 2Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se por terra. 3E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não prossigas viagem sem parar junto a mim, teu servo. 4Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés, e descansareis debaixo da árvore. 5Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças, antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam: “Faze como disseste”. 6Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara, e lhe disse: “Toma depressa três medidas da mais fina farinha, amassa alguns pães e assa-os”. 7Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos mais tenros e melhores e deu-o a um criado, para que o preparasse sem demora. 8A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado e pôs tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto deles, debaixo da árvore, enquanto comiam. 9E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?” “Está na tenda”, respondeu ele. 10E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 15(14)

 

Senhor, quem morará em vossa casa?

 

 

2ª Leitura (Cl 1,24-28) – O mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos.  Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:

                                                                                                                                                                                                                                                                          

Irmãos, 24alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 25A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a Palavra de Deus em sua plenitude: 26o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 27A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. 28Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 17 de junho de 2022 domingo da 16ª Semana Tempo Comum

 – Evangelho do dia 

 

Marta recebeu-o em sua casa. Maria escolheu a melhor parte.  (Lc 10,38-42)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

 Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração / e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- https://homilia.cancaonova.com/pb/  

 

17/07/22  16º DOMINGO DO TC – C

 

Lucas 10,39-42: “Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: - Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço?... O Senhor, porém, lhe respondeu: - Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

 

Jesus, essa é uma cena, ao mesmo tempo, muito familiar e muito cheia de ternura. E

ram duas irmãs, que junto com Lázaro, eram tão amigas que o senhor sentia-se à vontade em sua casa.

Era sempre bem acolhido, e ali podia descansar um pouco.

Marta era o tipo de mulher ativa, que deseja servir e agradar, e não parava um minuto para conversar.

Sua irmã Maria, porém, ficava junto do senhor, escutando com gosto a sua palavra.

Quando Marta lhe pediu que mandasse Maria ajudá-la, sua resposta nos deixou uma lição importante: acolher bem alguém é prestar-lhe atenção, é mais importante preocupar-se com as pessoas do que com as coisas.

Quem acolhe bem, escuta, dialoga e gasta tempo com a presença do outro.

Maria havia escolhido ficar com o senhor e ouvir sua palavra, e isso não lhe seria tirado.

 

Senhor, nós também precisamos aprender a valorizar a sua palavra e a prestar maior atenção ao que o senhor diz.

Muitas vezes, nas celebrações, ficamos distraídos diante da sua palavra, preocupados com os ritos e as bênçãos e não nos colocamos na sua presença.

Que aprendamos com Marta e Maria a acolher o senhor em nossos corações, e que todas as celebrações e devoções sejam momentos de valorizar a sua presença e de prestar atenção na sua palavra.

Ao mesmo tempo, conceda-nos a virtude do acolhimento, que nos faça estar sempre mais atentos às pessoas do que às coisas.

Que não sigamos o exemplo daqueles que já não conseguem enxergar nem escutar o outro, porque vivem entretidos demais com suas preocupações e seus objetos.

 

Maria santíssima, Mãe sempre pronta a nos acolher e a nos escutar, que possamos aprender com a senhora a ter um pouco de Marta e muito de Maria, para que a velocidade de cada dia não nos roube o tempo de escutar a Palavra do seu Filho e de conviver com as pessoas que amamos. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Na caminhada para Jerusalém, Jesus é recebido na casa de suas amigas Marta e Maria. Marta acolhe o Senhor e está atarefada em servi-lo; Maria se coloca à escuta da palavra do Mestre. Muitos viram, nesse episódio, dois estilos de vida: vida ativa (Marta) e vida contemplativa (Maria). Outros ainda citam esse relato para demonstrar a superioridade da vida contemplativa frente à vida ativa. Acreditamos que a comunidade de Lucas não tinha em mente essa ideia ao colocar tal cena no seu Evangelho. No tempo em que as mulheres não tinham acesso ao estudo, não podiam sentar aos pés de algum rabino para escutar sua palavra. Jesus quebra esse preconceito e aceita Maria perto de si. Ela é modelo do discipulado, que acolhe e vive a Palavra de Deus. Com seu gesto, Jesus acolhe entre os discípulos também as mulheres. Ao se colocar a serviço do Mestre e da família, Marta já está vivendo essa Palavra. A Palavra de Deus é para ser acolhida e também vivida, posta em prática, não apenas ser guardada no coração. Logo à frente, Lucas dirá: “felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. A escuta da Palavra de Deus não tira as pessoas da ação, mas procura dar novo sentido ao fazer. Em cada um de nós existe um pouco de Marta e um pouco de Maria.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 10,38-42 - ou Jo 11,19-27 - Acolhimento: Marta e Maria recebem o Mestre

LEITURA ORANTE

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Leitura Orante,

fazendo uma rede de comunicação e

comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas

que se encontram neste ambiente digital.

 Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

 

Espírito Santo

que procede do Pai e do Filho,

tu estás em mim, falas em mim,

rezas em mim, ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua palavra,

à tua oração,

à tua ação em mim

para que eu possa conhecer

o mistério da vontade do Pai.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Vamos "conhecer"

 

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Lc 10,38-42

e observamos pessoas, palavras, relações com Jesus.

 

Jesus e os seus discípulos continuaram a sua viagem e chegaram a um povoado. Ali uma mulher chamada Marta o recebeu na casa dela. Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava. Marta estava ocupada com todo o trabalho da casa. Então chegou perto de Jesus e perguntou:

- O senhor não se importa que a minha irmã me deixe sozinha com todo este trabalho? Mande que ela venha me ajudar.

Aí o Senhor respondeu:

- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.

 

Refletindo

Jesus chama a atenção de Marta. Mas ela não foi censurada porque estava trabalhando, mas porque estava “agitada, ansiosa, inquieta por tantas coisas”.

Maria é elogiada não por estar sentada, acomodada, mas por estar “à escuta da Palavra”.

A escuta da Palavra de Deus deve ter prioridade em relação as nossas ocupações do dia-a-dia.

A preocupação e a correria pelo trabalho, não só causam cansaço e até estresse; mas podem também reduzir nossa atividade a simples barulho, se não houver uma pausa para a escuta da Palavra. Jesus nos quer ensinar que - escuta da Palavra e trabalho - não devem constituir um dualismo. Tanto uma como outra são atividades que nos acompanham e nos sustentam .

O Evangelho de hoje não conclui qual foi a decisão de Marta, após as palavras de Jesus. Provavelmente foi se acalmar aos pés do Mestre. E, no fim deste momento especial, Maria e Marta foram, juntas, preparar a refeição.

 

2. Meditação (Caminho)

Amar e imitar Jesus

O que o texto diz para nós, hoje?

Qual palavra mais nos toca o coração?

Temos muitas preocupações e

agitamo-nos com muitas coisas como Marta?

 

Ou, somos capaz de escolher a “melhor parte”, à escuta da Palavra? Como Marta implicamo-nos que outras pessoas ficam tranquilas , “sentadas”, em oração ou à escuta da Palavra?

Conseguimo-nos ser  pessoas ativas e reflexivas, ao mesmo tempo?

 

Meditando

Os bispos na Conferência de Aparecida disseram: “Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: “Amem-se uns aos outros, como eu os amei” (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, “todos reconhecerão que sois meus discípulos” (Jo 13,35).” (DAp 138)..

 

3.Oração (Vida)

Para  viver a vida trinitária

 

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, espontaneamente, com salmos ou outras orações

e concluímos:

Espírito vivificador,

a ti consagro o meu coração:

aumenta em mim o amor a Jesus,

Vida da minha vida.

Faze-me sentir filho amado do Pai.

 Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com  Jesus,  transformar a história. Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Nosso novo olhar é hoje direcionado à centralidade do mandamento do amor.

 

Bênção

 

O Senhor o abençoe e guarde!

O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!

O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!’ (Nm 6,24-27).

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.