quarta-feira, 11 de abril de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele.” - (Jo 3,7b-15)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 A B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL 
 GARÇA/SP, 11 DE ABRIL DE 2018 (quarta-feira) 101º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
A HUMILDADE É A ÚNICA BASE SÓLIDA DE TODAS AS VIRTUDES.”

 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE PARKISON
DIA Internacional de Libertação de Prisioneiros de Campos de Concentração Nazistas
DIA DO PREFEITO (SP)
DIA DO INFECTOLOGISTA
Dia do Exército da Salvação
DIA DA ESCOLA DE SAMBA
CRIAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO “OIT

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cafelândia (São Paulo) Papanduva (Santa Catarina) Nova Bréscia (Rio Grande do Sul) São João da Canabrava (Piauí) Tapejara (Paraná) AcariAngicos (Rio Grande do Norte) AracatiQuixeré (Ceará) Barro Preto - Heliópolis (Bahia) Coxim (Mato Grosso do Sul) Guaraí (Tocantins) Jutaí (Amazonas)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ADHEMAR PRAXEDES DE ALMEIDA JUNIOR (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA do Setor de Garça-Lions Clube de Garça /SP) KELY CRISTINA LOPES DE FREITAS MORAES (Lions Clube Universitário de Garça /SP) SIPRIANO CEZAR TEIXEIRA MENDES (Lions Clube de Rio de Janeiro Semear Amor /SP) EDNA GONÇALVES (São Paulo /SP) THIAGO MIRANDA SOARES (Garça/SP)  ROSANI NOGUEIRA MIRANDA (Garça/SP) JÚLIA DI SAN MARZANO PEREIRA LEITE (São Paulo /SP) SERGIO RANAL DA SILVA (Garça /SP) NEUZA ANANIAS (São Paulo /SP)TATIANE AUGUSTINHO GALHARDO (Garça /SP) ERIKA ROCHA (Garça /SP)

 Santo do Dia 
SANTO ESTANISLAU
Estanislau (Polônia, 1030-1079), pastor sábio e dedicado, foi defensor da liberdade da Igreja e da dignidade das pessoas. Por não transigir com a imoralidade do rei – até então seu amigo -, foi por este martirizado durante a celebração da missa. É padroeiro da Polônia.
SANTA GEMA GALGANI
HELENA GUERRA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
A luz eterna brilhará para os vossos santos, Senhor, e eles viverão eternamente, aleluia! (4Esd 2,35).
Oração
PAI, QUE A CADA DIA, EU CREIA FIRMEMENTE NO RESSUSCITADO E TENHA FÉ SUFICIENTE PARA CONVERTER-ME ESCOLHENDO O CAMINHO DA VERDADE E DO AMOR AO PRÓXIMO.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, que cuja honra o bispo santo Estaninlau tombou sob a espada dos perseguidores, concedei-nos também perseverar firmes na fé até a morte. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
11 de abril de 2018 4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
O Senhor protege aqueles que anunciam sua mensagem. Por amor à humanidade, ele enviou ao mundo a Luz, que é seu próprio Filho. Acolhamos a Palavra do Senhor para sabermos agir conforme sua vontade.

 1ª Leitura - (At 5, 17-26) -Os homens que vós colocastes na prisão estão no Templo ensinando o povo!Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva 18e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23“Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”. 24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pu­sestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 33 (34)
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.

Evangelho do dia
11 de abril de 2018 4ª-feira da 2ª Semana da Páscoa
"Deus enviou seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por Ele. - (Jo 3,7b-15)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer encontre vida eterna (Jo 3,16).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Não despreze o mundo criado por Deus com tanto amor
Deus ama o mundo criado por Ele, principalmente cada um de nós!
Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu Filho unigênito, para que não morra todo que n’Ele crer, mas tenha a vida eterna  (Jo 3, 16-21).
A primeira afirmação que cai no nosso coração hoje é essa declaração amorosa de Deus para nós. Deus amou tanto o mundo e parece que, muitas vezes, nós desprezamos o mundo, e este mundo a ser desprezado é o mundo do pecado,  o que se rebelou contra Deus.
O mundo criado por Deus é amado por Ele, porque nós fazemos parte desse mundo. O Senhor está dizendo que este mundo não é para ser desprezado e tem muitas pessoas que estão desprezando a vida neste mundo. “Ah, a vida neste mundo não vale nada e não tem sentido mais viver”, isso não é verdade. A vida até poderia e pode parecer para alguns sem sentido, mas Deus veio dar sentido para a vida neste mundo.
E o que é dá sentido a vida neste mundo se não vivermos no amor? Por isso, Deus amou tanto este mundo que Ele mesmo deu o Seu maior presente, e nos deu o Seu único Filho (…) para que tendo fé e acreditando n’Ele, nós tenhamos a vida eterna.
É preciso dizer que não é ter vida eterna depois de morrermos, mas é ter vida e a eternidade aqui na terra; ter os elementos da eternidade e os sentidos do sabor dessa eternidade vivendo aqui na terra.
É assim que Deus nos convida a viver! Viver a dimensão da vida Pascal que o Senhor nos trouxe. A vida fica muito sem alento, quando nós achamos que a vida eterna é só depois que morrermos e formos para o Céu. Não! Deus veio santificar este mundo para nós. Ele entra e renova; transforma e implanta o Reino d’Ele no meio de nós, por isso, não despreze este mundo. Despreze as coisas mundanas e não deixe cair na situação do desânimo, ou de achar que nada mais tem jeito (…).
Salvemos o mundo, o planeta, a natureza, a criação e, permitamos ser salvos por Deus; levemos a salvação d’Ele onde quer que estejamos. Deus amou tanto este mundo, amou tanto e ama tanto a nós que Ele nos dá o Seu Filho a cada dia, para que nos dê a vida neste mundo em que vivemos.
Deus abençoe você!

ReflexãoCristo, único salvador, é o Messias, o mesmo Filho de Deus, disposto a sofrer conosco
AUTOR: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje—  continuamos escutando a conversa que —de noite— teve aquele mestre judeu, Nicodemos, doutor da Lei, com Jesus Cristo. Uma conversa íntima e profunda. Nicodemos sente sinceramente a atração de Jesus: Ele é algo novo que irrompe na nossa história; somente alguém que viesse de parte de Deus poderia fazer aqueles milagres.

Nicodemos, como judeu convencido, confia na Lei de Moises. Porém, como o resto do povo de Israel, espera pelo Messias-Salvador. Jesus descobre lhe verdades insuspeitadas. Entre elas que o Messias é o mesmo Filho de Deus, de quem provêm a salvação do mundo. Somente um Deus que estivesse disposto a sofrer conosco—sendo um de nós— podia oferecer, de nossa parte, um sacrifício realmente agradável a Deus para nossa salvação. Sabemos que este Filho Deus existe e que é Jesus Cristo. Não nos deram outro nome pelo qual seremos salvos.

—Jesus, confesso que és Deus e, porque és Deus, confio-te minha eterna salvação.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- O que é mais fácil? Ver as qualidades ou os defeitos dos outros?!
- Por que será que tenho tanta facilidade em ressaltar sempre em primeiro lugar os defeitos do próximo?
- Faço a experiência de colocar em paralelo os defeitos e também as qualidades dos outros?
– Reflito agora sobre o dito popular de que “as aparências enganam!”
- Aproveito para manifestar, com exemplos, a bondade que vai em meu coração?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 3,16-21 - O novo significa "converter-se"
Preparo-me para a Leitura Orante, invocando,
com todos os internautas, a Santíssima Trindade:
Em nome do Pai e do Filho
e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de amor,
dai-nos o dom do
vosso santo temor,
para que, conscientes de
nossas fragilidades,
reconheçamos a força de vossa graça.
Vinde, Espírito Santo,
E dai-nos um novo coração.
 Amém.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 3,16-21, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.
Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.
Refletindo
O fariseu, líder dos judeus Nicodemos procura Jesus à noite. Este homem reconhece que Jesus é um mestre enviado por Deus. Jesus lhe diz que é preciso "nascer de novo". Não queria, na verdade, dizer nascer no sentido que entendemos. Queria dizer, "converter-se", deixar para trás os velhos esquemas mentais e acolher o "novo", a novidade de vida proposta por Jesus.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentarO que o texto diz para mim, hoje? Hoje, há pessoas que preferem os velhos esquemas e não aceitam uma mudança , não se colocam com sinceridade diante de Deus, nem querem seguir Jesus, deixando-se guiar por ele. É preciso deixar que o Espírito Santo aja com todas a liberdade em todos os âmbitos de minha vida. Isto é "nascer de novo". Dizia João Paulo II: "Não tenham medo de Jesus. Não tenham medo da vida nova que ele nos oferece. Ele mesmo dá a nós a possibilidade de acolhê-la e colocá-la em prática".
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, orando ao Espírito:
Vinde Espírito Santo!
Enchei os corações dos Vossos fiéis e
acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito,
e tudo será criado.
E renovareis a face da terra.
Oração
Deus, que instruístes os corações dos
vossos fieis com a luz do Espírito Santo,
fazei com que apreciemos retamente
todas as coisas segundo o mesmo Espírito
e gozemos sempre da sua consolação.
Por Cristo, Senhor nosso.
AMÉM.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é aberto hoje para descobrir e viver a novidade da Ressurreição de Jesus. O Espírito me indicará os novos caminhos. Quero descobri-los e segui-los.
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.