sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E, imediatamente, a lepra o deixou. - (Lc 5,12-16)




– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 10 DE JANEIRO de 2020 (  sexta-feira) 010º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O SUCESSO É UM PÉSSIMO PROFESSOR. ELE SEDUZ AS PESSOAS INTELIGENTES A PENSAR QUE NÃO PODEM PERDER.
(Bill Gates)


 Datas Comemorativas 
NÃO HÁ DATA COMEMORATIVA NO DIA DE HOJE 
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Aliança do Tocantins - Lagoa do Tocantins (TocantinsFernando Falcão (Maranhão)São José do Bonfim - São José do Sabugi (Paraíba

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO HENRIQUE PLATERO SILVA(m/sobrinho neto-São Paulo /SP) ■ JESUS CARLOS FERREIRAJUNIOR (Filhote Joana/CL Jesus Presidente Prudente /SP) ■DIEGO OTAVIOPAVARINE (Garça /SP) ■MACIELROVERSI FILHO (Duartina /SP) ■APARECIDA PASIN TUROLA(Lions Clube de Vera Cruz /SP) ■MARIA DE LOURDES BONACASADA BIN (Lions Clube de Pirajuí /SP) ■SUMARA SIMÕES BAPTISTA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) MARCELO BOSQUÊ (Garça /SP) VILMAAPARECIDA FERREIRA (Garça /SP) ■ANTÔNIO CANDIDO DO CARMO (Bauru / SP) Pe. PEDRO LÉO DUCHARME, RSV (Vigário Paroquial de Santa Isabel de Marília / SP) ■Pe. CLEBER POLIZERRSV (Pároco de Santa Isabel de Marília /SP) ROSÁRIA  AVELINO  LARES (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS)

 Santo do Dia 
SANTA LÉONIE DE SALES AVIAT 
■ SANTO ALDO 
■ SÃO GUILHERME DE BOURGES 
■ FREI GONÇALO DE AMARANTE 

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor cheio de compaixão, justo e misericordioso (Sl 111,4).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Temos garantia da vida eterna ao dar nossa adesão pessoal ao Filho de Deus. Permitamos ao Senhor que se acerque de nossas deficiências e fraquezas para nos libertar e salvar. 
– Oração 
PAI, QUE A ORAÇÃO ME AJUDE A DESCOBRIR O VERDADEIRO SENTIDO DO SERVIÇO QUE PRESTO AO REINO, DE MODO A COIBIR A TENTAÇÃO DE SER CONTAMINADO PELO ORGULHO E PELA SOBERBA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus todo-poderoso, que o Natal do Salvador do mundo, manifestado pela luz da estrela, sempre refulja e cresça em nossas vidas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
10 de Janeiro de 2020 Sexta-feira depois da Epifania do Natal
■ Vencedor do mundo, JESUS veio para dar a plena vida a quem nele crê e para pôr em xeque as leis e mentalidades que discriminam e marginalizam.

1ª Leitura (1Jo 5,5-13) – O Espírito, a água e o sangue.  Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos, 5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.
13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 147B(147)
Glorifica o Senhor, Jerusalém!


Evangelho do dia
10 de Janeiro de 2020 Sexta-feira depois da Epifania do Natal
E, imediatamente, a lepra o deixou. - (Lc 5,12-16)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Jesus pregava a Boa-nova, o Reino anunciando, / e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”. 15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.  
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. 
Contato: padrerogercn@gmail.com    
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/    
Deixemo-nos conduzir pela unção de Cristo”
 Assim, são três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes
(1Jo 5,7).
É importante olharmos aquilo que a Palavra de Deus está nos dizendo porque fomos ungidos em Cristo. Jesus Cristo nos deu a Sua unção porque Ele é o ungido do Pai, e são três que testemunham a unção de Deus em nós.

O primeiro é óbvio: o próprio Espírito Santo, o Espírito que foi derramado em nossa alma, em nosso coração, que nos foi dado quando fomos batizados. O selo do Espírito está em nosso peito, está na nossa alma, em nosso coração e em nossa mente.O Espírito de Deus está em nós, precisamos dar a vida a esse Espírito que está em nós e não podemos aniquilar a ação d’Ele em nós. O Espírito nos leva a testemunhar, a proclamar e amar.

Se não estamos proclamando e anunciando a Jesus, se não estamos amando uns aos outros é porque não estamos deixando nos conduzir pela unção que recebemos do Espírito. A forma desse Espírito nos ungir é pela água e pelo sangue, a água que nos lavou no Espírito. Não foi simplesmente um ritual simbólico, aquela água nos lavou e nos purificou para sermos todos de Deus.

Cristo nos deu a Sua unção porque Ele é ungido do Pai, e são três que testemunham a unção de Deus em nós.”

Precisamos sempre voltar às águas batismais simbolizadas, na pia batismal de nossa Igreja, mas também sacramentalizada no sacramento da confissão e em todos os momentos em que participamos de purificação e regeneração da alma.

A água é sempre para nós a vitalidade e o revigoramento da alma em Deus. Não podemos permanecer sujos, não podemos permanecer no pecado, por isso, o Espírito está nos lavando; e precisamos constantemente nos lavar.

Outro testemunho foi dado pelo sangue de Cristo Jesus. Ele disse: “Pai, em tuas mãos Eu entrego o meu Espírito”, do Seu lado aberto saía sangue e água do batismo. O sangue é o próprio Cristo porque o sangue é a vida, por isso, a Eucaristia é o sacramento do corpo e sangue do Senhor.

No pensamento e, sobretudo, na teologia bíblica, o sangue representa toda a vida humana. Quando diz que Ele derramou Seu sangue, diz que Ele derramou toda a Sua vida, toda o Seu amor por nós.

O sangue de Jesus é o alimento da nossa vida. Quando recebemos na Eucaristia o corpo do Senhor, recebemos a vida do Senhor em nós. Precisamos deixar que a vida de Cristo esteja em nós, deixar que a vida d’Ele esteja cultivada em nós.

Como precisamos viver em Cristo para que Ele viva em nós! Como precisamos realmente mergulhar no sangue de Jesus! O sangue que circula em nós é aquele que nos dá a vida, o sangue que nos leva a ter vigor, vitalidade, responsabilidade e impulso. O sangue que nos retém, que nos leva a ter rancor, raiva, medo, pavor, o sangue ferve dentro de nós, o sangue se acalma dentro de nós.

Precisamos do sangue de Jesus em nós, da vida d’Ele em nós para sermos impulsionados por esse sangue para darmos a nossa vida e o nosso sangue por amor a Deus.

Deus abençoe você!

 Reflexão - Jesus fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— Jesus não evita o contacto com aquele homem, mas, ao contrário, impelido pela participação íntima na sua condição, estendeu a mão e tocou-o e disse-lhe: "Sim, quero. Sê purificado!".

Naquele gesto e nessas palavras de Cristo está toda a história da salvação, está encarnada a vontade de Deus de nos curar, de nos purificar do mal que nos desfigura e arruína os nossos relacionamentos. Naquele contacto entre a mão de Jesus e o leproso é abatida toda a barreira entre Deus e a impureza humana, entre o Sacro e o seu oposto, certamente não para negar o mal e a sua força negativa, mas para demonstrar que o amor de Deus é mais forte do que todo o mal, até do mais contagioso e horrível. Jesus assumiu sobre Si as nossas enfermidades, fez-se "leproso" a fim de que nós fôssemos purificados.

—Através da sua Mãe, é sempre Jesus que vem ao nosso encontro, para nos libertar de toda à enfermidade do corpo e da alma. Deixemo-nos tocar e purificar por Ele!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os últimos versículos nos oferecem um rico traço da personalidade de Jesus. Ele não se apegava aos aplausos da multidão, nem dependia do reconhecimento popular para perseverar na missão; ao contrário, afastava-se da euforia das massas e se recolhia na intimidade com o Pai, e ali rezava. Isso, depois de acudir um leproso que ansiava por ser curado para tomar parte do convívio social. Sim, porque os leprosos eram banidos da sociedade como ameaça para a saúde pública, e considerados indignos de participar do culto religioso. Para o leproso, que se apresenta cheio de fé no poder de Deus, Jesus tem um toque de amor e uma palavra firme, poderosa: “Eu quero; fique purificado”. Quais são os marginalizados de hoje que estão esperando nosso toque amoroso e terapêutico?

Oração
Ó Jesus, recebes um homem cheio de lepra e, atendendo ao pedido dele, o livras da doença. Desse modo, o reintegras na vida social e lhe dás condições de ir ao Templo prestar culto a Deus. Dupla libertação. Livra também o nosso povo, Senhor, de tudo o que o impede de ter vida plena. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Paulinas
Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 5,12-16 - Jesus reintegra a pessoa consigo e com os demais. Somos membros uns dos outros

Saudação
Como o leproso, inclino-me com fé e humildade na presença do Senhor e suplico: Tem piedade de mim, Senhor!
Cura-me, livra-me das lepras que me impedem de ver em tua ação o poder e a força de Deus.
Abre Senhor os meus lábios, pois quero entoar a canção.
Que vem da fonte da vida. e toma o meu coração.
Abre, Senhor os meus lábios e toma o meu coração!
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Relei-o o Evangelho quantas vezes for necessário. O que o texto diz? Qual é a Lei de Jesus?
“O leproso era tido como impuro, maldito, e deveria ser excluído da comunidade. A lepra era considerada incurável. Diante desta situação, o leproso enche-se de ousadia e desafia a Jesus: “Se queres, tens o poder de me purificar”. Jesus respondeu no mesmo tom: “Quero, sejas purificado”. Quem tocava num leproso, se tornava impuro. Jesus tocou nele, mostrando que vida está acima da lei. Lucas destaca que a lepra imediatamente o deixou. Mesmo assim, pede que ele se apresente aos sacerdotes, conforme as normas legais. Jesus não veio abolir a lei, mas dar-lhe pleno sentido. Toda lei tem duas referências: a vida e o amor. A lei que vem de Deus não oprime, mas liberta. Os Mandamentos sinalizam o caminho da felicidade.” (“Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Fazer um levantamento das lepras que me atormentam. Examino como é minha atitude corporal quando falo com Jesus. O leproso prostrou-se com o rosto em terra. Apresento-me com minhas feridas e fragilidades.
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Ora, se invocais como Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada pessoa, procedei com sincero temor reverente durante a vossa jornada terrena.” (1 Pd 1,17).
SENHOR, escuta minha oração, presta ouvido às minhas súplicas; responde-me por tua fidelidade e justiça!( Sl 143)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Contemplo o que Jesus diz ao leproso: “Vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta por tua purificação a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. Como quero responder à bondade de Deus ?
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém