sábado, 27 de novembro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Ficai atentos a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer. – (Lc 21,34-36)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 N O V E M B R OPREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 27 DE novembro de 2021 (sábado) 331 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

“AO FIM DO DIA, PODEMOS AGUENTAR MUITO MAIS DO QUE PENSAMOS QUE PODEMOS."

(Frida Khalo)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA

DIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

DIA DO ENGENHEIRO DE SEGURANÇA NO TRABALHO

DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DIA INTERNACIONAL DO DESPACHANTE ADUANEIRO

DIA DO ORIENTADOR PROFISSIONAL

DIA DO ENGENHEIRO DE SISTEMAS

DIA DA AFIRMAÇÃO DEMOCRÁTICA

DIA DOS ALFINETES E AGULHAS

DIA DA CHEGADA DO COMETA HALLEY AO PLANETA TERRA

DIA DO INÍCIO DA SEMANA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO

SEMANA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Tabapuã - Vargem Grande Paulista (São Paulo) Canavieiras - Rio de Contas (Bahia) Esmeralda (Rio Grande do Sul) Loanda Paraíso do Norte Pérola D'Oeste (Paraná) IguatuMombaçaParacuru - Saboeiro (Ceará) Mãe D'Água (Paraíba) Umarizal (Rio Grande do Norte)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  REGINA ANANIAS SOLER (prima Goiânia /GO) otávio TOYOTA GIGUEIRA BENTO (neto da Marcia/Nilson-Garça /SP) VANDERLEI PEREIRA DE SOUZA (Equipe 14 Nossa Senhora da PAZ - Setor de Garça/SP) ELIZETE LIMA DOS SANTOS ALONSO (Advogada-Marilia /SP)GILVANA MARIA KERBAUY LOPES (Prático de Garça /SP)MARCOS ANTONIO SANTANA LIMA (ECP -Garça /SP) BIANCA PERES RENOFIO (Garça /SP)ALINE CARVALHO AMORIM (Garça /SP)  Dirce Fernandes Meirelles (Garça/SP) claRa lOpEs sgaNzERla (São Paulo-Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora das Graças e da Medalha Milagrosa

SÃO VIRGÍLIO

SÃO LEONARDO DE PORTO MAURÍCIO

SÃO VALERIANO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Ficai atentos e orai a todo momento – Lc 21,34-36

 

 

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para ele (Sl 84,9).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus faz sério apelo à vigilância. Manter-se atento e fiel aos ensinamentos do Mestre é condição necessária para cada um sentir-se confortável e “ficar em pé diante do Filho do Homem”.

 

– Oração 

 

PAI, AJUDA-ME A ESTAR EM PERMANENTE VIGILÂNCIA E ORAÇÃO, PREPARANDO-ME PARA O ENCONTRO COM TEU FILHO JESUS E SER ACOLHIDO POR ELE.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                           27 de novembro de 2021 sábado da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

No meio das graves tribulações, a Palavra de Deus sempre exorta o povo a descobrir a presença libertadora da Senhor e manter viva a esperança. 

 

1ª Leitura (Dn 7,15-27) – Seja dado o reino e o poder ao povo dos santos do Altíssimo.  Leitura da Profecia de Daniel:

 

15Fiquei chocado em meu íntimo: eu, Daniel, fiquei aterrorizado com estas coisas, e as visões da imaginação me deixaram perturbado. 16Aproximei-me de um dos presentes e pedi-lhe que me desse explicações sobre o significado de tudo aquilo. Respondeu-me, fazendo-me conhecer a interpretação das coisas: 17“Estes quatro possantes animais são quatro reinos que surgirão na terra; 18mas os que receberão o reino são os santos do Altíssimo: eles ficarão de posse do reino por todos os séculos, eternamente”. 19Depois, quis ser mais bem informado a respeito do quarto animal, que era bastante diferente dos outros e o mais terrível de todos, com seus dentes de ferro e garras de bronze, sempre devorando e triturando, e calcando aos pés o que restava; 20e ainda a respeito dos dez chifres e sobre o outro que nascera e fizera cair outros três, sobre o chifre que tinha olhos e boca, e que fazia ouvir uma fala forte, e era maior que os outros. 21Eu continuava a olhar, e eis que esse chifre combatia contra os santos e vencia, 22até que veio o ancião de muitos dias e fez justiça aos santos do Altíssimo, e chegou o tempo para os santos entrarem na posse do reino. 23Respondeu-me assim: “O quarto animal é um quarto reino que surgirá na terra e que será maior do que todos os outros reinos; há de devorar a terra inteira, espezinhá-la e esmagá-la. 24Quanto aos dez chifres do reino, serão dez reis; um outro surgirá depois deles, e este será mais poderoso do que seus antecessores, e abaterá os três reis, 25e articulará insolências contra o Altíssimo, e perseguirá seus santos, e se julgará em condições de mudar os tempos e a lei; os santos serão entregues ao seu arbítrio por um tempo, por tempos e por um meio-tempo; 26o tribunal se estabelecerá, e ao chifre será tirado o poder, até ser destruído e desaparecer para sempre; 27e, então, que seja dado o reino, o poder e a grandeza dos reinos que existem sob o céu ao povo dos santos do Altíssimo, cujo reino é um reino eterno e a quem todos os reis servirão e prestarão obediência”.  

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial Dn 3,82-87

 

Louvai-o e exaltai-o, pelos séculos sem fim!

 

 

– 27 de novembro de 2021 sábado da 34ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Ficai atentos a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer.  (Lc 21,34-36)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vigiai e orai para ficardes de pé / ante o Filho do Homem! (Lc 21,36)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Busquemos ter sempre serenidade e sobriedade em nossa vida”

 

Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós”

(Lucas 21,34).

Muitas pessoas estão se surpreendendo com a morte. Não é que é para todo mundo morrer de uma hora para outra, e que é para acharmos normal. Não! Precisamos entender que a morte é nossa companheira de vida, e ela, um dia, virá para todos nós. É uma realidade sobre a qual não podemos nos enganar nem nos iludir. Precisamos estar preparados para ela! Não precisamos pensar nela todos os dias, mas vivermos bem cada dia é a maneira de vivermos bem a nossa vida.

 

Acontece que vivemos a era de uma geração de pessoas iludidas, ludibriadas pelo tempo presente e pelas coisas todas que o mundo nos oferece. É por isso que somos surpreendidos, porque o dia que a morte chega, ela acaba sendo uma armadilha, como nos diz a Palavra.

 

“Precisamos buscar a serenidade e a sobriedade para não perdermos a direção da vida”

 

A Palavra de Deus quer chamar a atenção para três coisas que, inclusive, iludem a nossa geração. “Cuidado para não ficarem insensíveis”. A insensibilidade da alma, do espírito, do coração, da mente e da vontade. A primeira coisa: cuidado com a gula.

 

A indústria alimentar é a mais poderosa que existe, pois funciona 24 horas, ela serve na sua casa, ela dá uma possibilidade de opções… E se deixar, a pessoa come o dia inteiro! Não estou aqui para falar de dieta ou de restrição alimentar, pois cada um tem que se cuidar; mas cuidado, porque, muitas vezes, a gula toma conta de nós, comemos mais do que devíamos, nos excedemos, tornamo-nos cheios por causa dela. Você sabe que, quando a barriga está pesada, quando nos tornamos pesados, quando nos excedemos no comer, o cérebro nem funciona direito!

 

A nossa geração é marcada pelo excesso no beber, o alcoolismo é uma das realidades mais duras e cruéis, mas não precisa ser alcoólatra. Para muitas pessoas, o domingo é começar a beber cedo e só terminar no final do dia; há outros que não conseguem ficar um dia sequer sem ingerir uma bebida alcoólica, nem se percebem e ainda são levados por aquele lema do engano que diz: “A hora que eu quiser parar, eu paro”, e muitos querem parar e não param, são mesmo levados.

 

Você pega, muitas vezes, as fotografias de status de jovens, de pessoas adultas, é sempre com uma garrafa de algo alcoólico na mão. Cuidado com a embriaguez, é um grande sinal da insensatez! E outros, ou a maioria de nós, somos tomados pelas preocupações da vida, preocupações exageradas, preocupações financeiras, preocupações com isso e com aquilo, e a vida gira em torno de preocupações. Perdemos o foco do essencial, e nem a graça de Deus pode nos dirigir, porque somos tomados por essa embriaguez dos tempos. Precisamos buscar a serenidade e a sobriedade para não perdermos a direção da vida.

 

Deus abençoe você!

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A comunidade deve sempre tomar cuidado para não relaxar ou dar mau exemplo, assumindo os vícios da sociedade injusta (embriaguez, preocupações com a vida). A vida desregrada e o envolvimento com os bens materiais abafam a mensagem de Jesus e não nos permitem instaurar o Reino de Deus. O Reino e a vinda do Filho do Homem estão presentes em cada acontecimento da história da salvação. O julgamento está sempre se realizando na história. A cada momento, a injustiça vai sendo desmascarada, e os injustos são pegos de surpresa. A comunidade deve, portanto, estar sempre de prontidão, praticando a justiça. Sua força virá da vigilância e da oração. Nosso modelo é Jesus de Nazaré, o Vigilante por excelência, sempre pronto para fazer a vontade do Pai.

 

ORAÇÃO

Ó Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tua mensagem nos previne contra a excessiva preocupação com as coisas deste mundo. Elas podem nos desviar dos verdadeiros valores do Evangelho. Ajuda-nos, Senhor, a ser perseverantes na prática do bem e entusiastas construtores do teu Reino. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Lc 21,34-36 - Sempre atentos!

Oração Inicial
Procuremos um lugar silencioso para iniciar a nossa leitura orante e peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta, convidando-nos a viver como discípulos atentos, vigilante, despertos.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, com bastante calma e atenção. Durante a leitura, destaque os verbos que aparecem no texto. Silencie seu coração e permita que a Palavra ilumine a sua vida.

 

“O pior mal é aquele ao qual nos acostumamos. Partimos do pressuposto de que temos muito tempo ainda e que o Dia do Senhor vai tardar. O tempo de Deus é hoje. Hoje é o tempo de amar, de partilhar, de viver a Boa-Nova para evitar possíveis surpresas. A vida é um eterno aprendizado desde a infância. Aprendemos a caminhar, a falar, a ler. É preciso aprender a viver, a envelhecer e morrer. Jesus, em outras passagens, nos diz que está na hora de despertar do sono e, num dia, poder ficar de pé diante do Filho do Homem. A vida é feita de escolhas, e cada escolha sinaliza a próxima escolha. No horizonte todo deve figurar o Dia do Senhor, que não sabemos quando acontecerá. A oração e a atenção sinalizam a espera.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?

Que caminhos o Senhor me indica? Releia o Evangelho com muita atenção, permitindo que a Palavra se misture com a sua vida. Deixe que o Senhor, por meio dela, toque profundamente sua mente e coração. Escute o Senhor e Mestre de sua vida.

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Impelido(a) por tudo aquilo que escutou do Senhor, conte a Ele o que deseja. Faça a sua oração entregando-lhe tudo que é e tem. Apresente a Deus, Pai de amor bondade, suas intenções e preces.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.