quinta-feira, 26 de maio de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. – (Jo 16,12-15)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 M A I OLARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 M A I O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TABAGISMO, CÂNCER BUCAL E DE BEXIGA

 M A I O – AMARELO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

 M A I O – CINZA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE CÉREBRO

 M A I O - MÊS DE COMBATE AO MELANOMA 

 M A I O   mêsDAS  M Ã E S  – DO ROSÁRIO

 GARÇA/SP, 26 DE MAIO de 2022 (Quinta-feira) 146º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

VIVER SIGNIFICA LUTAR.

(Sêneca)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

 DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

 DIA NACIONAL DO REVENDEDOR LOTÉRICO

 DIA DO DESAFIO

 DIA DO SANFONEIRO

 DIA DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA BUSCA E DEFESA DA CRIANÇA DESAPARECIDA

 SEMANA DE SOLIDARIEDADE COM OS POVOS DOS TERRITÓRIOS NÃO AUTÔNOMOS OU AUSTRAIS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município):  Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:PE. TONY FUNABASHI TAKUNO (Roma-Itália- Diocese de Marília /SP)  Frei PEDRO NETO ALVES LIMA (Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Garça /SP) ADILSON VEIGA (Refrigerantes São José-Equipe 03 N. Sra das GRAÇAS Setor garça /SP) FABIANA AP. DA SILVA BATISTA PEREIRA (Fisiobronze Garça /SP) SAMUEL ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos Garça/SP) LENINHA ROCHA (Moura Advogados Garça /SP) KARINA MARQUES (Marilia /SP) BEATRIZ GARCIA MARINHO (neta da Tânia/Jean-Rondonópolis /MS) ALBERTO TOMITA (Garça /SP) GABRIEL SILVA (Lions Clube de Barquisimeto /Venezuela)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Ana Paula dos Santos Tonon e Domingos Tononó2007ó15 ANOS (Eq 10 ENS das FAMÍLIAS-Setor de Garça/SP)LILIANE BEATRIZ GAIA VIEIRA e ALEXANDRE RODRIGUES VIEIRAó1995ó27 ANOS (Eq 13 ENS SHOENSTATT do Setor de Garça/SP)  Elenir Aparecida Barbosa Adorni e Adilson Adornió1990ó32 ANOS (Garça/SP)GLORIA UYENO KOMATSU e RICARDO SHOITI KOMATSUó1990ó32 ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO

■ SÃO FELIPE NERI

Felipe (Itália, 1515-1595), espírito caridoso e abnegado, possuía o segredo da simpatia e da amizade, que ele exerceu junto a todos, mas especialmente aos rejeitados pela sociedade. Conhecido como o santo da alegria, fundou a Congregação do Oratório, dedicada à educação da juventude, da qual é o protetor. 

SANTA MARIANA DE QUITO

SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES

■ SÃO QUADRADO DE ATENAS

■ SÃO SIMÉTRIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Hoje contemplamos mais uma vez a palavra de Deus com a ajuda do evangelista João:

«Vossa tristeza se transformará em alegria» Jo 16,16-20

 

Repousa sobre mim o Espírito do Senhor; ele me ungiu para levar a Boa-Nova aos pobres e curar os corações contritos, aleluia! (Lc 4,18)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Filipe nasceu na Itália em 1515 e lá faleceu em 1595. Exerceu o apostolado do acolhimento a todo tipo de miséria. Era o padre que consolava e semeava alegria por toda parte. Atrás do seu constante bom humor, escondia a humildade. Criou várias comunidades de jovens e promovia animadas reuniões e o canto coral. Fundou a Confederação do Oratório, que formou grandes teólogos, educadores, musicistas, cientistas e evangelizadores.

 

– Oração 

 

PAI, CURE A NOSSA TRISTEZA, QUE A PRESENÇA GLORIOSA DE JESUS NO MEIO DE NÓS E A FORÇA DO SEU ESPÍRITO TRANSFORMEM O NOSSO PRANTO EM ALEGRIA E EM VIDA NOVA!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade aos vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Felipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 26 de maio de 2022 5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

O evangelizador não se detém diante das resistências e abre caminhos para o anúncio da Palavra. Os dicípulos ficarão tristes coma apassageira ausência de Jesus, mas ele lhes garante que a tristeza deles “se transformará em alegria”.

 

 

1ª Leitura (At 18,1-8) – Paulo passou a morar com eles; trabalhava e discutia na sinagoga.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. 2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa, Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles. 3E, como tinham a mesma profissão – eram fabricantes de tendas -, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos. 4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”. 7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios que escutavam Paulo acreditavam e recebiam o batismo. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 148

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador

perante as nações.

 

 

– 26 de maio de 2022 5ª-feira da 6ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.  (Jo 16,12-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Eu não vos deixarei órfãos: eu irei, mas voltarei, / e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14,18).  

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda e já não me vereis. E outra vez pouco tempo e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo e não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai’?” 18Diziam, pois: “O que significa esse pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então, disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis’? 20Em verdade, em verdade vos digo, vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

6ª QUINTA-FEIRA DA PÁSCOA – C:

São Filipe Néri (Itália, séc. 16)

 

“Disse Jesus aos seus discípulos: “Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: - O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’... Então Jesus disse-lhes: - Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

(João 16,16-17.20).

 

Jesus, seus discípulos somente podiam entender a sua presença física no meio deles.

Afinal, tiveram a graça de vivenciar a sua Encarnação, e somente aos poucos conseguiram acreditar que a sua presença real era algo muito maior do que contemplar o seu corpo humano.

No tempo pascal, começaram a perceber que nada mais limitava a sua presença, e, quando menos esperavam, o senhor se fazia presente e visível, mas com um corpo ressuscitado.

Assim, começaram a fazer a experiência de que não era necessário que o vissem, para que o senhor estivesse realmente presente.

Uma presença que se manifestava na Palavra que anunciavam e que produzia efeitos maravilhosos de conversão; na comunidade reunida, que renovava a Ceia pascal na celebração da Eucaristia; na partilha fraterna de bens com os necessitados; nos ritos e gestos sacramentais, quando impunham suas mãos para perdoar, curar, e enviar em missão.

Enfim, o senhor tornou-se o companheiro invisível de todos os momentos, principalmente quando partiam para evangelizar.

Se antes, o senhor estava limitado a um lugar e a um tempo determinado, a partir da sua Ascensão e do envio do Espírito Santo, tornou-se acessível e presente em todos os tempos e em todos os lugares.

Senhor, nós estamos vivendo dentro dessa era sacramental da sua presença pascal, que já santificou milhões de seres humanos em toda a terra e em todos os tempos.

Que possamos crescer em nossa fé na sua presença real, não somente na Eucaristia, mas em todos os sinais que o senhor garantiu estar presente, de tal modo que todo o bem que fazemos, é ao senhor que estamos fazendo.

 

Maria santíssima, sinal vivo da presença real do seu Filho ao longo da nossa história, nossa fé ainda é muito pequena. Ensine-nos a viver e agir sempre na presença redentora de seu Filho, assim como a senhora viveu. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua a alertar seus discípulos sobre sua partida e consequente ausência. Seus discípulos não compreendem bem o que Jesus está dizendo e, de fato, de algum modo, as palavras de Jesus são revestidas de certo mistério. A opção que Jesus assumiu em sua vida atraiu seguidores e também, digamos dessa forma, desafetos. Se alguns se sentem confusos e entristecidos com o anúncio da partida de Jesus; outros, por sua vez, se alegram. Se o projeto anunciado e vivido por Jesus traz vida para muitos; outros, porém, sentem-se ameaçados e descontentes, pois julgam que a maneira como vivem é a melhor e que nada deve ser mudado, principalmente os privilégios adquiridos. Mais uma vez, no Evangelho segundo João, nos deparamos com forças antagônicas, ou seja, aspectos luminosos e sombrios se contrapõem, e cabe a cada um fazer a própria escolha e assumir as consequências desse ou daquele caminho.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 16,16-20 – Nossa tristeza se transformará em alegria

 

Oração Inicial


Preparamo-nos para a Leitura Orante, recordando-nos das palavras dos bispos em Aparecida:

“O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). (DAp 131).

 

Rezamos, acolhendo e, se possível, cantando, a Palavra:

 

“A vossa Palavra, Senhor, é sinal de interesse por nós”.

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Jo 16,16-20, e observamos as recomendações de Jesus.

 

E Jesus disse:

- Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente.

Alguns dos seus discípulos comentaram:

- O que será que ele quer dizer? Ele afirma: "Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente". E diz também: "É porque vou para o meu Pai". O que quer dizer "pouco depois"? Não entendemos o que isso quer dizer.

Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse:

- Eu afirmei que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria.

 

Jesus faz referência a uma outra missão do Espírito Santo: transformar nossa tristeza em alegria, a dor em festa.

O Mestre fala de ausência, mas também de retorno, de morte e ressurreição.

A Ressurreição de Jesus Cristo demonstra que a vida é mais forte do que a morte. É a presença do Espírito que traz ânimo, força e alegria para quem crê no Projeto de Deus. 

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

 

Como enfrentamos os momentos de provação: de dor, tristeza, solidão? Lembramos de que, no Projeto de Deus, tudo isto vai ser transformado em alegria, desde que tenhamos fé e acreditemos na ação de Deus em nossa vida?

 

Os bispos afirmaram, em Aparecida:

“Quando cresce no cristão a consciência de se pertencer a Cristo, em razão da gratuidade e alegria que produz, cresce também o ímpeto de comunicar a todos o dom desse encontro. A missão não se limita a um programa ou projeto, mas em compartilhar a experiência do acontecimento do encontro com Cristo, testemunha-lo e anuncia-lo de pessoa a pessoa, de comunidade a comunidade e da Igreja a todos os confins do mundo (cf. At 1,8). (DAp 145).

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Rezamos, à Santíssima Trindade.

 

Trindade Santíssima – Pai, Filho, Espírito Santo –

presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.

Eu vos adoro, amo e agradeço.

E pelas mãos da Virgem Maria, minha Mãe Santíssima,

eu me ofereço, entrego e consagro inteiramente a vós,

Pai Celeste, a vós me ofereço, entrego e consagro como filho(a).

Jesus Mestre, a vós me ofereço, entrego e consagro,

como irmão(a) e discípulo(a).

Espírito Santo, a vós me ofereço, entrego e consagro,

como "templo vivo" para ser santificado.

Maria, Mãe da Igreja e minha Mãe,

vós que estais na mais íntima união com a Santíssima Trindade,

ensinai-me a viver em comunhão com as três divinas Pessoas,

a fim de que a minha vida inteira seja um hino de

glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

(Bv. Alberione)

4.Contemplação (Vida e Missão)

Nosso novo olhar será consequência do nosso “assumir o estilo de vida de Jesus" e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas. (DAp 131)..

 

Bênção

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém..