terça-feira, 21 de janeiro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. - (Mc 2,23-28)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J A N E I R O ROXO MÊS DE LUTA CONTRA A HANSENÍASE
 GARÇA/SP, 21 DE JANEIRO de 2020 (terça-feira) 021º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  F E L I Z  2 0 2 0
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
DEUS EXISTE PARA TRANQUILIZAR A SAUDADE.
(Rubem Alves)


 Datas Comemorativas 
DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO
DIA NACIONAL DE COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
DIA DO ANIVERSÁRIO DO SERVIÇO DE IDENTIFICAÇÃO DA MARINHA

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Goiatuba (Goiás) Braúna (São Paulo) Sulina (Paraná) Marapanim (Pará) Passagem - Serra da Raiz (Paraíba) Pomerode (Santa Catarina) Redentora (Rio Grande do Sul)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Sebastião Tatão Carvalho  (PDG-LC6-Lions Clube de Taquaritinga /SP)Sidney Medeiros LessA (Lions Clube de Agudos Assucena da Serra /SP) IZIDRO SENEDEZ FILHO (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)LUCIANE VERTUAN  (LEO Clube de Agudos Assucena da Serra /SP)JOÃO ANTONIO VEIGA BIZERRA (Garça /SP)CASSIANO TOSTA (Garça /SP) JOSÉ “Zéquinha” ALVES DOS SANTOS FILHO (ALMAR Representações-Garça /SP)WILMA APARECIDA MATSUMOTO FORLI (Garça /SP)Wander Euzebio (Garça /SP) ANA AUXILIADORA SILVEIRA AMADO (Bauru /SP) VANIA LODDI SILVA (Marilia /SP) 
. Dia do ANIVERSÁRIO DE Ordenação Sacerdotal DO: Pe. RAFAEL OCTÁVIO GARCIAó1989ó31anosó (Diocese de Marilia/SP) PE. LUIZ EDUARDO CARDOSO DE SÁó2006ó14anosó (Diocese de Marilia /SP)

 Santo do Dia 
SANTA INÊS
INÊS (Itália, séc 4º), exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos, decidiu desde cedo consagrar a vida a Deus, rejeitando os pretendentes mesmo diante de promessas e presente. Martirizada aos 13 anos, tem seu nome lembrado no Cânon Romano.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Esta é uma virgem sábia, do número das prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Inês, que viveu em Roma em fins do século 3º e início do 4º, é exemplo de adolescente convicta dos valores cristãos. Desde cedo decidiu consagrar a vida a Deus, rejeitando os pretendentes mesmo diante de promessas e presentes. Martirizada aos 13 anos, tem seu nome lembrado no Cânon Romano. Celebrando sua memória, rezemos por todos os cristãos perseguidos. 
– Oração 
PAI, ENSINA-ME A SER FIEL A TI, VIVENDO OS MANDAMENTOS, SEM FANATISMO, E SIM COM A LIBERDADE DE QUEM ESTÁ EM PLENA SINTONIA CONTIGO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos, dai-nos, ao celebrar o martírio de santa Inês, a graça de imitar sua constância na fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

Leituras
21 de Janeiro de 2020 3ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
■ Ungidos pelo Senhor, somos chamados a defender a vida e a discernir e assumir os valores mais importantes no seguimento de Jesus.

1ª Leitura (1Sm 16,1-13) – Samuel ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi.  Leitura do Primeiro Livro de Samuel:

Naqueles dias, 1o Senhor disse a Samuel: “Até quando ficarás chorando por causa de Saul, se eu mesmo o rejeitei para que não reine mais sobre Israel? Enche o chifre de óleo e vem, para que eu te envie à casa de Jessé de Belém, pois escolhi um rei para mim entre os seus filhos”.
2Samuel ponderou: “Como posso ir? Se Saul o souber, vai me matar”. O Senhor respondeu: “Tomarás contigo uma novilha da manada, e dirás: ‘Vim para oferecer um sacrifício ao Senhor’. 3Convidarás Jessé para o sacrifício. Eu te mostrarei o que deves fazer, e tu ungirás a quem eu te designar”. 4Samuel fez o que o Senhor lhe disse, e foi a Belém. Os anciãos da cidade vieram-lhe ao encontro, e perguntaram: “É de paz a tua vinda?” 5“Sim, é de paz”, respondeu Samuel. Vim para fazer um sacrifício ao Senhor. Purificai-vos e vinde comigo, para que eu ofereça a vítima”. Ele purificou então Jessé e seus filhos e convidou-os para o sacrifício.
6Assim que chegaram, Samuel viu a Eliab, e disse consigo: “Certamente é este o ungido do Senhor!” 7Mas o Senhor disse-lhe: “Não olhes para a sua aparência nem para a sua grande estatura, porque eu o rejeitei. Não julgo segundo os critérios do homem: o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração”. 8Então Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: “Também não é este que o Senhor escolheu”. 9Jessé trouxe-lhe depois Sama, e Samuel disse: “A este tampouco o Senhor escolheu”.
10Jessé fez vir seus sete filhos à presença de Samuel, mas Samuel disse: “O Senhor não escolheu a nenhum deles”. 11E acrescentou: “Estão aqui todos os teus filhos?” Jessé respondeu: “Resta ainda o mais novo, que está apascentando as ovelhas”. E Samuel ordenou a Jessé: “Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa, enquanto ele não chegar”. 12Jessé mandou buscá-lo. Era ruivo, de belos olhos e de formosa aparência. E o Senhor disse: “Levanta-te, unge-o: é este!” 13Samuel tomou o chifre com óleo e ungiu Davi na presença de seus irmãos. E a partir daquele dia, o espírito do Senhor se apoderou de Davi. A seguir, Samuel se pôs a caminho e voltou para Ramá. 
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 89(88)
Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor.

Evangelho do dia
21 de Janeiro de 2020 3ª-feira da 2ª Semana Do Tempo Comum
O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. - (Mc 2,23-28)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Que o Pai do Senhor Jesus Cristo / vos dê do saber o Espírito, / para que conheçais a esperança / reservada para vós como herança! (Ef 1,17s).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Texto de: Ir. Patrícia Silva,fsp
Paulinas    
Vejamos o outro com o olhar da graça de Deus”
 Eu não julgo segundo os critérios humanos, porque o homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração.”
(I Sm 16,7).
Samuel foi, acima de tudo, enviado para ver aquele que iria suceder a Saul no governo de Israel. E ele vai à casa de Jessé para ver qual dos filhos dele poderia suceder a Saul no governo de Israel. Samuel viu Eliabe e, logo que o viu, disse: “É este o ungido do Senhor, o primeiro que se apresentou, de boa aparência, formidável (…), mas Deus disse: Não, Samuel, não olhe para a aparência nem para sua grande estatura”. E, assim veio um filho após outro, e não era aquele o critério que Samuel deveria ter no coração.

Preciso dizer a você: também é preciso nos purificarmos desses critérios humanos, mundanos que, muitas vezes, tomam conta da nossa vida e do nosso coração. É preciso dizer que muita gente casa errado, namora errado, escolhe errado; não é porque Deus mandou, e sim porque seguiu os critérios humanos. Nós continuamos escolhendo os critérios puramente humanos para aquilo que nós fazemos e realizamos, nas amizades que temos, nas pessoas que colocamos à frente disso ou daquilo, a quem confiamos o nosso coração porque os nossos olhos se deixam enganar.

É preciso sair daquilo que é aparente, daquilo que aparenta ser bom.”

Quando não estamos na graça de Deus deixamos nos guiar pela bela voz, pelos olhos que nos chamam a atenção, pela forma do outro ser, agir. Não é para julgarmos e dizermos: “Cuidado! Está nos enganando”; mas é preciso ter um critério mais divino.

É preciso sair daquilo que é aparente, ou seja, daquilo que aparenta ser bom, até porque, todos nós vivemos num “mundo da maquiagem”. Somos todos maquiados naquilo que fazemos, então, a nossa essência, muitas vezes, fica escondida; mas é ali que Deus olha e está.

Samuel precisou ser purificado para ver naquele pequeno que cuidava do rebanho que, segundo critérios humanos, não teria valor nenhum (…), aquele pequeno Davi, era sobre ele que pairava a escolha e a unção de Deus.

É naquele que está escondido e, muitas vezes, nós não damos importância nem valor; não conseguimos olhar nem ver com critérios humanos, ali se estabelece a graça de Deus. Por isso, que a Palavra de Deus nos conceda, hoje, a graça de sermos purificados em nossos critérios e visões, para que saímos das ilusões e vejamos as pessoas não com olhar humano nem mundano, e sim com o olhar da graça de Deus.

Deus abençoe você!

 Reflexão - O autêntico “repouso” do Sábado
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— consideramos o verdadeiro sentido do “repouso sabático”. O Sábado é o símbolo da Aliança de amor entre Deus e o homem. A criação está pensada, justamente, como um espaço para a Aliança, como o lugar de encontro entre Deus e o homem, como um lugar para a adoração.

O culto autêntico, a verdadeira oferenda a Deus não pode ser a destruição de algo (sacrificar um animal, por exemplo), mas a união do homem e da criação com Deus. A pertença a Deus não tem nada que ver com a destruição ou com o “não-ser”, mas sim com certo modo de ser (um “responder a Deus”). O repouso do sábado pretende a participação no descanso e na paz de Deus. Celebrar o sábado significa voltar às origens, limpar toda a contaminação que as nossas obras produziram. Mas, quando o homem se nega ao “ócio por Deus” (ou seja, à adoração), então entra na escravidão do “negocio”.

—Senhor, que eu nada interponha ao teu serviço!

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Os discípulos de Jesus estão simplesmente colhendo algumas espigas para matar a fome, em dia de sábado. Isso era permitido (cf. Dt 23,25). Proibido era fazer colheita (passar a foice) na plantação alheia (cf. Dt 23,26). Os fariseus, no entanto, usando de má intenção e tentando confundir o Mestre, acusam os discípulos dele de violação da lei sabática. Rápido no raciocínio, Jesus rebate a crítica dos fariseus mostrando que o grande líder deles, Davi, alimentou a si e seus companheiros com o pão sagrado, que era reservado aos sacerdotes. Isto é, Davi se permitiu agir acima da lei para sanar uma necessidade legítima dele e dos companheiros. Jesus deixa claro que a lei existe para beneficiar o ser humano. E revela também que ele mesmo é maior do que Davi, que eles tanto prezavam.

Oração
Ó Jesus, “Filho do Homem”, os fariseus acusam teus discípulos de fazerem colheita no dia reservado ao descanso e ao culto divino. A realidade é que teus discípulos não estavam trabalhando, apenas matavam a fome. Então, apoiado na Escritura, e “Senhor até do sábado”, rebates teus malévolos adversários. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patricia Silva, fsp
Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 2,23-28 - Prioridade para a pessoa

Saudação
Preparamo-nos para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação
e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se neste ambiente
virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém
Vem, Espirito Santo, vem, vem iluminar!
Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto do dia?) - Lemos atentamente o texto:  Mc 2,23-28.


Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas. Então alguns fariseus perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado?
Jesus respondeu:
- Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso.
E Jesus terminou:
- O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado.

Refletindo
Para Jesus, a pessoa tem prioridade. As coisas, os dias, inclusive o sábado, estão a seu serviço. Isto modifica a relação ou a escala de valores que se coloca no mundo. As coisas estão no seu justo lugar quando ajuda a pessoa humana ser conforme o Projeto de Deus. A lei está a serviço do bem.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? - Qual é a nossa escala de valores?

Meditando
Os bispos, em Aparecida, falaram de uma sociedade conforme a proposta de Jesus:
 “A resposta a seu chamado exige entrar na dinâmica do Bom Samaritano (cf. Lc 10,29-37), que nos dá o imperativo de nos fazer próximos, especialmente com quem sofre, e gerar uma sociedade sem excluídos, seguindo a prática de Jesus que come com publicanos e pecadores (cf. Lc 5,29-32), que acolhe os pequenos e as crianças (cf. Mc 10,13-16), que cura os leprosos (cf. Mc 1,40-45), que perdoa e liberta a mulher pecadora (cf. Lc7,36-49; Jo 8,1-11), que fala com a Samaritana (cf. Jo 4,1-26).” (DAp 135).

Sentimo-nos uma pessoa próxima dos  irmãos? Sensibilizamo-nos com as necessidades das pessoas? Como reagimos ao ver tantos desabrigados pela chuva, sem casa, sem alimentos, num momento de dor pela perda de um familiar ou amigo?
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - - O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?
Jesus Mestre,
ao meu coração, se substitua o teu.
Ao meu amor a Deus, ao próximo, a mim mesmo,
se substitua o teu.
(Bem-aventurado Alberione)
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual nosso novo olhar a partir da Palavra? Sentimo-nos discípulo/a de Jesus. Queremos deixar-nos conduzir pela lei do amor.
BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém