sexta-feira, 22 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. – (Jo 21,1-14)



ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 22 DE abril de 2022 (sexta-feira) 112º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UMA  Feliz Páscoa!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A VIDA É COMO ANDAR DE BICICLETA. PARA TER EQUILÍBRIO VOCÊ TEM QUE SE MANTER EM MOVIMENTO.”

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL Pelos Portugueses

DIA OLÍMPICO UNIVERSITÁRIO

DIA NACIONAL DA MANDIOCA

DIA INTERNACIONAL DA Mãe TERRA

DIA DO PLANETA TERRA

DIA DA TONTURA

DIA DO AGENTE DE VIAGENS

DIA DO LÍDER ESCOTEIRO

DIA DA COMUNIDADE LUSO BRASILEIRA

DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA “FAB

DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

DIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA MARINHA BRASILEIRA

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES

DIA DA ORAÇÃO E TESTEMUNHO DO HOMEM BATISTA

DIA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE) EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Colina – Itanhaém (São Paulo) Alcinópolis - Laguna Carapã (Mato Grosso do Sul) Pinheiros (Espírito Santo) Porto Rico (Paraná) Buriti Bravo (Maranhão) Arroio do Sal (Rio Grande do Sul) Montalvânia (Minas Gerais)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Gabriel Marques Vieira(filho da Rosana) MARIA CLARA ARANHA MOLINA (sobrinha neta Garça/SP) Padre VITOR HUGO PINHEIRO (SCE EQ 05 ENS de FÁTIMA - EQ 05 ENS do ROSÁRIO e SCE do Setor de Garça-Paróquia São Pedro Apostolo de Garça /SP) Padre CECILIO DAVI (SCE das EQ 02 ENS PERPETUO SOCORRO e EQ 04 ENS de LOURDES Setor de Garça- Paróquia São Pedro Apostolo de Garça /SP) IVANI DE SOUZA G. VEIGA (EQ 03 ENS das GRAÇAS Setor de Garça/SP) SUELI DA SILVA JUSTO (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça/SP) Diácono JAIR BATISTA PAIVA (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça/SP) RODRIGO DE SOUZA HONÓRIO (EQ 11 ENS do IMACULADA CONCEIÇÃO Setor de Garça/SP) JAIR ALVES DE SOUZA (PDG Lions Clube de Paranaíba/MS) MARIA DE FÁTIMA  DA SILVA  KOSHIYAMA (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) MARCIA CRISTIANE  GALVÃO  BIANCHINI (Bauru /SP) CINTIA APARECIDA  GRABOWSKI  AKUTAGAWA (Marília /SP) APARECIDA SEGURA GIORDANI VICENTE (Moveis São José-Garça/SP) ANA CRISTINA DE OLIVEIRA (Maringá /PR) DANILO COELHO (Três Lagoas/MS) MARIA ANGÉLICA NASSIF TRAVENÇOLO (Garça/SP) ADEMIR LEÃO (Garça/SP) OTAVIO HENRIQUE NERIO PEREIRA (Garça/SP) Luiz Antonio Cabrini Cassola (Garça/SP) GABRiEL MarQUES VIEIRa (filho da Rosana Macrocontábil -Garça/SP) NELSON BARBOSA DE SOUZA (Garça/SP) José SILVA JR (Garça/SP) FABIO HENRIQUE DE CASTRO (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: SILVANA RODRIGUES D. CaMARGO DE ANCHIETA e FERNANDO CAMARGO DE ANCHIETAó1995 ó27 ANOS (LIONS CLUBE DE BIRIGUI /SP) MARIA  DE LURDES  GOMES e ACURCIO ALFREDO GOMES ó1972ó50 ANOS (LIONS CLUBE DE DRACENA /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

Nossa Senhora da Saúde

Beata Maria Gabriela Sagheddu

SANTA MARIA EGIPCÍACA

SANTA Senhorinha de Basto

SÃO CAIO

SÃO SOTERO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: O Senhor vem ao nosso encontro todos os dias, como Jesus ressuscitado foi ao encontro dos discípulos à beira do mar de Tiberíades: Sabiam que era o Senhor – Jo 21,1-14

 

 

O Senhor conduziu o seu povo na esperança e recobriu com o mar seus inimigos, aleluia! (Sl 77,53)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Não existe salvação senão por meio do Cristo ressuscitado, que continua a agir na Igreja pelo Espírito Santo. Tenhamos os olhos e o coração abertos para sentir a ação do Senhor em nosso meio.

 

– Oração 

 

PAI, QUE A PRESENÇA DO RESSUSCITADO REFORCE A COMUNHÃO COM MEUS IRMÃOS E MINHAS IRMÃS DE FÉ, A FIM DE PODERMOS ATRAIR PARA ELE MUITAS OUTRAS PESSOAS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus eterno e todo-poderoso, que no sacramento pascal restaurastes vossa aliança, reconciliando convosco a humanidade, concedei-nos realizar em nossa vida o mistério que celebramos na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 22 de abril de 2022 - 6ª-feira na Oitava da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  Jesus ressuscitado, a pedra angular da humanidade redimida, toma a iniciativa de ir ao encontro dos discípulos desanimados, a fim de fortalecê-los para a missão.

 

 

1ª Leitura (At 4,1-12) – Em nenhum outro há salvação.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, depois que o paralítico fora curado, 1Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram os sacerdotes, o chefe da guarda do templo e os saduceus. 2Estavam irritados porque os apóstolos ensinavam o povo e anunciavam a ressurreição dos mortos na pessoa de Jesus. 3Eles prenderam Pedro e João e os colocaram na prisão até o dia seguinte, porque já estava anoitecendo. 4Todavia, muitos daqueles que tinham ouvido a pregação acreditaram. E o número dos homens chegou a uns cinco mil. 5No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém os chefes, os anciãos e os mestres da Lei. 6Estavam presentes o sumo sacerdote Anás e também Caifás, João, Alexandre e todos os que pertenciam às famílias dos sumos sacerdotes. 7Fizeram Pedro e João comparecer diante deles e os interrogavam: “Com que poder ou em nome de quem vós fizestes isso?” 8Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: “Chefes do povo e anciãos, 9hoje estamos sendo interrogados por termos feito o bem a um enfermo e pelo modo como foi curado. 10Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: é pelo nome de Jesus Cristo, de Nazaré – aquele que vós crucificastes e que Deus ressuscitou dos mortos -, que este homem está curado diante de vós. 11Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se tornou a pedra angular. 12Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos”. 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 118(117)

 

A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular.

 

 

– 22 de abril de 2022 - 6ª-feira na Oitava da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.  (Jo 21,1-14)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Este é o dia que o Senhor fez para nós, / alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117,24) 

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. 6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca e achareis”. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

1ª Sexta-feira Páscoa – C

 

“Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades... Jesus disse-lhes: - Lançai a rede à direita da barca, e achareis. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: - É o Senhor! Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar... Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos”

(João 21,1.6-8.14).

 

Jesus, após sua Ressurreição, o senhor procurou confirmar a fé dos seus discípulos, para que continuassem o anúncio do Reino de Deus.

Apesar de suas manifestações, eles pareciam não ser homens de acreditar facilmente no que viam, até porque a experiência do seu sofrimento e morte tinha sido dolorosa demais.

 Por isso, nessa aparição à margem do lago, fez com que recordassem aquele primeiro dia, quando após uma pesca milagrosa, o senhor os chamara para serem seus discípulos.

Agora, após a sua Ressurreição, a cena se repetiu, eles perceberam que era o senhor, vivo e ressuscitado, que os mandava lançar novamente as redes.

Essa nova pesca milagrosa foi um anúncio de que deveriam começar a ser pescadores de homens, simbolizados pelos inúmeros peixes em suas redes.

O senhor desejava que tivessem a certeza de que o senhor estaria sempre bem perto do barco da sua Igreja, na calmaria e nas tempestades, e lançassem as redes do Evangelho confiando e obedecendo à sua Palavra.

 

Senhor, como seus discípulos, às vezes nos sentimos frustrados no cumprimento da nossa missão.

Faça com que tenhamos mais confiança em sua Palavra e repitamos nosso ato de fé na sua Ressurreição, na segurança de que o senhor está sempre muito vivo ao nosso lado.

 

Maria santíssima, Mãe do Ressuscitado, mais uma vez lhe suplicamos que a Paz da Páscoa tome conta das nossas vidas, mas principalmente que chegue o quanto antes ao povo ucraniano essa paz que tanto desejam, para que sejam libertados dessa guerra cruel. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

No Evangelho de João, a narrativa que acabamos de ouvir é o terceiro relato da manifestação de Jesus ressuscitado. Junto ao mar, o Mestre se encontra com os seus, pois eles estão pescando; voltaram às atividades que haviam deixado quando decidiram seguir o Filho de Deus. Diante do fracasso que fora a pescaria até aquele momento, pois não há nada para comer, Jesus, que os interpelara anteriormente, diz, agora, para que lancem a rede no lado direito da barca. O milagre acontece, os peixes surgem em abundância e, diante do ocorrido, não há dúvidas de quem é o autor de tal proeza. Em palavras simples, Jesus vem para fazer a diferença e tornar as nossas vidas plenas. Jesus se mistura conosco, pois vai aonde estamos para nos mostrar que podemos ir além. O amor, ou seja, o comprometimento com o bem e a vida será capaz de nos fazer reconhecer o Senhor.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 21,1-14 - Jesus está vivo! Chega para o café da manhã!

 

Oração Inicial


O Senhor vem ao nosso encontro todos os dias, como Jesus ressuscitado foi ao encontro dos discípulos à beira do mar de Tiberíades. Mas é preciso a fé sincera e autêntica para percebermos sua presença. Obedientes à sua Palavra lancemos as redes…, até o profundo de nosso ser para conhecer tudo o que de bom podemos tirar de nós, com o auxílio da graça divina. O Evangelho de hoje é um convite para acolhermos o mandato de Jesus: “Lançai as redes e achareis”.

 

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta-me para a presença de Deus e dá-me coragem para não desanimar nas dificuldades. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Observe Jesus aproximando-se dos discípulos no amanhecer de uma noite fatigosa e frustrante. Quem estava com Pedro? Qual o convite de Jesus?

 

Leia pausadamente o Evangelho com uma atitude de escuta e adesão à Palavra de Deus. Observe Jesus aproximando-se dos discípulos no amanhecer de uma noite fatigosa e frustrante. Quem estava com Pedro? Qual o convite de Jesus?

 

Evangelho: Jo 21,1-14 Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do lago de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Nós vamos contigo”. Saíram, entraram no barco, mas não pescaram nada naquela noite. Já de manhã, Jesus estava aí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Ele perguntou: “Filhos, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”. Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu e arregaçou a túnica (pois estava nu) e lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram com o barco, arrastando as redes com os peixes. Na realidade, não estavam longe da terra, mas somente uns cem metros. Quando chegaram à terra, viram umas brasas preparadas, com peixe em cima e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. Então, Simão Pedro subiu e arrastou a rede para terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rasgou. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

 

“Como alguns dos discípulos eram pescadores, Jesus, já no início de sua vida pública, tinha comparado a missão com a pescaria: “Eu farei de vocês pescadores de gente”. Naquela manhãzinha, um grupo, com Pedro, estava voltando da pescaria. Nada tinham conseguido. Jesus Ressuscitado, da praia, gritou pedindo alguma coisa para comer. Como nada tivessem para comer, orientou que lançassem as redes à direita do barco. Resultou numa pescaria abundante. Foi aí que reconheceram que era Jesus ressuscitado. É o Senhor ressuscitado quem garante a fecundidade do serviço missionário da Igreja no mundo. A ressurreição é a força de Deus que impulsiona a missão. Da experiência da ressurreição, nasce o ardor missionário.”

 

2. Meditação (Caminho)

Jesus estava à beira da praia observando os discípulos. Percebeu seu cansaço e frustração por não ter conseguido pescar. E os desafia pedindo algo para comer com eles. Depois ordena: “Lançai as redes…”. Na obediência à Palavra do Senhor os discípulos reconheceram o Ressuscitado.

O que Jesus me diz por meio do Evangelho de hoje? Como obedeço aos seus convites, à sua proposta para minha vida?

A ressurreição é a força de Deus em minha vida e o alicerce de minha fé?

 

 

3.Oração (Vida)

Senhor, sinto-me só, abatido(a), desorientado(a) pois, escondestes de mim tua presença. Preciso de direção e, por isso, te peço: vem ao meu encontro, mostra-me tua face, segura em minhas mãos, para que eu possa sentir tua força, conforto e amor.

Dá-me energia e animo para levantar-me e atuar contigo. Derrama sobre meu coração a força do teu Espírito para que tenha coragem de lançar a rede na direção que tua Palavra me indicar.

Faça acontecer o milagre da multiplicação em mim e ao meu redor, para que em comunhão com meus irmãos, juntos, construamos a paz, anunciemos a esperança e conservemos a alegria do teu Evangelho.

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus, que o(a) convida a lançar as redes…, e depois, descansar e comer com Ele.

Verbalize o apelo de Deus em seu coração hoje?

 

Bênção

 

Feliz Páscoa!

 

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova