segunda-feira, 16 de novembro de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo. - (Lc 18,35-43)

 


– ONU # UNESCO 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 

 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 

 N O V E M B R O – PREVENÇÃO SEM PRECONCEITO

 NOVEMBRO AZUL – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES 

 NOVEMBRO DOURADO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER INFANTO-JUVENIL

 NOVEMBRO LARANJA – MÊS DE ALERTA AO ZUMBIDO

 NOVEMBRO ROXO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREMATURIDADE

 GARÇA/SP, 16 DE NOVEMBRO de 2020 (segundo-feira) 320º dia do ano 

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https://www.pensador.com  

QUANDO DOIS BRIGAM, LUCRA UM TERCEIRO.

(Monteiro Lobato)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Fonte: http://datascomemorativas.org/

DIA DO POLICIAL FEDERAL

DIA NACIONAL DA AMAZÔNIA AZUL

DIA NACIONAL DE ATENÇÃO À DISLEXIA

DIA NACIONAL DOS OSTOMIZADOS

DIA INTERNACIONAL DO PATRIMÔNIO MUNDIAL, CULTURAL E NATURAL

DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA (ONU)

DIA INTERNACIONAL CONTRA A ANOREXIA

DIA MUNDIAL PARA A PREVENÇÃO DAS ULCERAS DE PRESSÃO

DIA DA TRADIÇÃO ORAL

DIA INTERNACIONAL DOS RECORDES DO GUINNESS

DIA INTERNACIONAL DA FILOSÓFIA

SEMANA DA CONCIÊNCIA NEGRA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Águas de Lindóia - Salesópolis (São Paulo) Sucupira do Norte (Maranhão) Guamiranga - Honório Serpa (Paraná) Santo Antônio do Monte (Minas Gerais)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARIANe GIGUEIRA PERES (Motoppar-Garça /SP) Adriana Levi Balbino (prima-São Paulo /SP) MARIA IRENE NASCIMENTO PAIVA (Eq 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) Silvana Cappelin Zago (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Haruo Moriyama (Lions Clube de Guaraçai /SP) LuIZ PiZA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) Geny MARIA Vieira GRAÇaS (Lions Clube de Paranaíba /MS) Telma Aparecida Inácio (Garça/SP) Marcelo Perez (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  Telma ReGiNa DOS SANTOS MECENERO E ROGÉRIO MECENEROó2002ó18 ANOS (MACROCONTÁBIL CONESSA-Eq 02 ENS APARECIDA Setor de Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA  

 

SANTA GERTRUDES DE HELTA

SANTA Inês de Assis

SANTA Margarida da Escócia

SANTO Elfrico de Abingdon

SANTO Euquério de Lugduno

SANTO Hugo de Avalon

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 18,35-43

A nossa fé nos salvará. Já não vemos Jesus como o povo o viu naquele tempo. Agora nós o vemos na fé.

A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

- Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes (Jr 29,11s.14).

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Em tempos de insegurança e perseguição, a revelação divina é fonte de esperança e perseverança. Celebremos confiantes no Senhor, luz que nos guia e nos salva.

– Oração 

 

PAI, INFUNDE EM MIM UMA FÉ PROFUNDA COMO A DO POBRE CEGO, CUJO DESEJO DE SER CURADO POR JESUS LEVOU-O A SE ABRIR PARA A VERDADEIRA VISÃO QUE LEVA À SALVAÇÃO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de novembro de 2020 2ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus proclama feliz aquele que, no meio das adversidades, segue o Senhor e persevera no seu caminho. 

 

1ª Leitura (Ap 1,1-4;2,1-5) – Lembra-te de onde caíste. Converte-te e volta à tua prática inicial.  Início do Livro do Apocalipse de São João:

 

1,1Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo.

3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. 
2,1Ouvi o Senhor que me dizia: Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 
3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.!

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 1

Ao vencedor concederei comer da Árvore da Vida.

 

 

– 16 de novembro de 2020 2ª-feira da 33ª Semana Do Tempo Comum

 

– Evangelho do dia 

 

O que queres que eu faça por ti?' Senhor, eu quero enxergar de novo. - (Lc 18,35-43)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu sou a luz do mundo; / aquele que me segue / não caminha entre as trevas, / mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”
39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A fé nos permite enxergar o mundo”

“O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo’. Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou” 

 (Lucas 18,41-42)

Passando em Jericó, o cego gritava de forma insistente ao Mestre Jesus: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim”. O grito desse cego é o grito de toda alma necessitada da libertação, da restauração, necessitada da presença de Deus na sua vida.

 

O grito do cego não é um grito de desespero, é um grito de fé, é um clamor de confiança, na certeza de que só Jesus poderia libertá-lo. Aquilo que o cego está gritando é, na verdade, a sua profissão de fé, pois ele acredita que Jesus é o Messias, ele crê no senhorio de Jesus.

 

Aqui tem duas coisas importantes naquilo que o cego está exclamando: primeiro, ele professa a sua fé em Jesus, o Filho de Davi. Sabemos que o Messias, aquele que era ungido de Deus, enviado de Deus, seria de fato o sucessor de Davi, viria da casa de Davi e, ao mesmo tempo, Ele tem o poder de perdoar os nossos pecados, de nos redimir, libertar-nos, por isso que do seu coração há esse clamor: “Tende piedade de mim”.

 

“É preciso sair de todos esses marasmos para que possamos enxergar, para que realmente possamos ver a luz e a fé”

 

Envoltos em tantas cegueiras no mundo em que estamos, precisamos, a cada dia, clamar para enxergar de novo, para enxergar melhor, para enxergar de verdade, porque estamos cegos, perdidos e não estamos enxergando o próprio interior.

 

Tantas coisas se passam na nossa alma e no nosso coração, mas nós não percebemos, não vemos, não enxergamos como devíamos enxergar. Do outro lado, há tantas pessoas passando ao nosso lado, convivendo e morando conosco, trabalhando conosco em diversas realidades, e não conseguimos enxergar o outro.

 

Segundo, porque há, dentro de nós, cada vez mais, de forma inflamada o pecado do egoísmo que faz de nós pessoas individualistas, centrados em nós. Movem-se muitas vezes dentro do nosso coração a soberba que nos deixa realmente presos às nossas mágoas, rancores e, acima de tudo, aos nossos interesses.

 

Precisamos sair de todos esses marasmos para enxergarmos, para que realmente possamos ver que a luz e a fé são, de fato, aquilo que ilumina o nosso interior. É por isso que Jesus está proclamando a esse cego: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”.

 

A fé nos salva, liberta e coloca-nos de pé; acima de tudo, a fé nos permite enxergar o mundo, as coisas, não com os nossos olhos humanos ou com a nossa visão humana, egoísta e distorcida, mas enxergar as coisas à luz, com a direção e a graça de Deus.

 

Com humildade, fé e persistência, clamemos ao Senhor Jesus: “Dá-me a graça de enxergar de novo e de enxergar melhor a cada dia”.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O cego, que reconhece o Messias, contrasta com a cegueira mental dos apóstolos. De fato, o cego, sem ver, já reconhece o Filho de Davi (cf. Lc 1,32), ao passo que os discípulos (“os que iam à frente”) tentam impedir que o cego se aproxime do Mestre. Com fé e esperança, o cego expressa gritando seu anseio (v. 38). Sensível à dor alheia

e coerente com sua prática libertadora, Jesus pergunta ao cego: “O que deseja que eu faça por você?”, e lhe restitui a visão. Exultante, ele segue Jesus pelo caminho, e a multidão, atenta aos sinais de Deus em seu meio, “deu louvores a Deus”. Em nossa caminhada diária, com frequência encontramos pessoas que, em vez de reerguer-nos com palavras e gestos animadores, nos deixam sentados “à beira do caminho”!

ORAÇÃO

Ó Jesus de Nazaré, ao mendigo cego dás a possibilidade de “ver novamente”. Alegria geral. Diante desse fato maravilhoso, o povo dá louvores a Deus, e o que fora cego, exultante, se põe a te seguir pelo caminho. Bendito sejas, Mestre, por iluminares nossas mentes e nossos passos. Amém.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Lc 18,35-43 - Um "itinerário de luz"

 

Oração Inicial

Para fazermos uma boa oração, é sempre importante nos colocarmos em atitude de silêncio. Procure, se possível, um ambiente que lhe favoreça esse silêncio. Iniciemos nossa oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

“Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. “Jesus Nazareno está passando.” Essa foi a resposta dada ao cego que à beira do caminho pedia esmola e que, atento ao que acontecia ao seu redor, ouvindo o barulho da multidão, pergunta o que está acontecendo. Depois da pergunta do cego, o que acontece na narrativa? Quais palavras mais se repetem? Por que as pessoas tentam calar os gritos do cego? Qual elemento foi fundamental para que Jesus realizasse sua cura?

“Nos poeirentos caminhos da Palestina, muitos cegos cruzaram por Jesus. Os Evangelhos nos falam de dois tipos de cegos. Uns têm olhos, mas não querem ver; outros, fisicamente cegos, imploram a visão.

O cego de hoje pertence ao segundo grupo. Foi informado que Jesus passava pelo seu caminho e aproveitou a oportunidade. Sua oração é simples e tocante: “Senhor, que eu veja!” Alheios ao drama, muitos quiseram silenciá-lo. Mas ele insistiu e sua coragem foi recompensada duplamente: ele começou a ver e a seguir Jesus pelo caminho.

A cegueira empobrece a pessoa, mas não deve ser motivo de marginalização. Ir à luta é o compromisso de todos, pois todos somos limitados e todos devemos apoiar-nos na superação das dificuldades.” 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Qual ensinamento a Palavra de Deus me revela hoje? Quais são as cegueiras pelas quais eu percebo estar envolvido(a)?

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? De quais cegueiras você deseja ser curado(a)? Aproxime-se do Senhor Jesus sem medo e faça a sua oração, pois Ele está sempre atento ao nosso grito e também nos pergunta: “Que queres que eu te faça?”. Com a mesma fé do homem cego, peçamos: “Meu Mestre, que eu veja!” Reze com fé ao Mestre Divino e apresente-lhe suas preces e as intenções de seus irmãos e irmãs.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Buscar na Palavra a luz para nossa caminhada. Ir à luta é o compromisso de todos, pois todos somos limitados e todos devemos apoiar-nos na superação das dificuldades. Como quero praticar isso hoje?

 

Bênção

- O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.

- Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

 

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

 

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.