terça-feira, 2 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■-“Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu.” - (Jo 6,30-35)


ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
M A I O MÊS DAS MÃES
GARÇA/SP, 02 DE MAIO DE 2017 (TERÇA-FEIRA) 121º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
QUANDO AS ARMAS ESTÃO PRONTAS, O BOM SENSO VAI-SE EMBORA.”
 (Provérbio Árabe)


Datas Comemorativas
–■ DIA NACIONAL DO EX-COMBATENTE
DIA NACIONAL DE LUTA PELA CIDADANIA, DIGNIDADE E DIREITOS HUMANOS NA POLITICA NACIONAL SOBRE AS DROGAS
DIA DO TAQUÍGRAFO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Guapiara (São Paulo) Cutias - Itaubal - Pedra Branca do Amapari - Porto Grande - Pracuúba (Amapá) Baependi - Uberaba (Minas Gerais) Umbuzeiro (Paraíba) Glória de Dourados (Mato Grosso do Sul) Ivaté (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO HENRIQUE FELIX (Contador Judicial SP-EQ 17 ENS da SABEDORIA do Setor de Garça /SP)JULIANO NAPOLITANO (Engenheiro Agrônomo Santos /SP) WILSON DA SILVA (Garça /SP) ANTONIO LUIZ DE ALMEIDA (Garça/SP) SONIA MIRANDA SERRA (Garça/SP) ALDO HATIRO TANABE (Garça /SP) ADILSON ADORNI (Garça /SP) ANA VARJÃO (Professora Garça/SP) LETICIA MAITAN PELOGIA (Garça/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ILHA SOLTEIRAó1973ó44 ANOS (Distrito LC 8)


Santo do Dia
SÃO PIO V
MIGUEL GHISLIERI (ITÁLIA, 1504-1572), COMO PRESBÍTERO, BISPO E CARDEAL, DESEMPENHOU TAREFAS DE ALTA RESPONSABILIDADE NA IGREJA. SEU BREVE PONTIFICADO FOIO MARCADO POR IMPORTANTES REFORMAS NA VIDA ECLESIÁSTICA.
SÃO JOSÉ BENEDITO CATOLENGO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
Atanásio (Egito, 295-373), Bispo de Alexandria e corajoso defensor da doutrina cristã, transformava os exílios que sofria em inspiração para novos tratados teológicos. Pelo seu trabalho em favor da fé, é reconhecido como um dos quatro grandes doutores da Igreja oriental.”.
 Oração
PAI, DÁ-ME SENSIBILIDADE PARA PERCEBER QUE A PRESENÇA DE JESUS, NA NOSSA HISTÓRIA, É A GRANDE OBRA QUE REALIZASTE: DAR-NOS A VIDA ETERNA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Deus eterno e todo-poderoso, que nos destes em santo Atanásio um exímio defensor da divindade de vosso Filho, concedei-nos, por sua doutrina e proteção, crescer continuamente no vosso conhecimento e no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

Leituras
Segunda - 01/05/2017
A Palavra de Deus nos revela o verdadeiro pão da vida, alimento que sustenta nossa fé e testemunho e nos mantém unidos a Jesus mesmo em face das maiores adversidades.

1ª Leitura - At 7,5l - 8,1a – Senhor Jesus, acolhe o meu espírito. Leitura dos Atos dos Apóstolos:

14Leitura dos Atos dos Apóstolos – No dia de Pentecostes, Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22“Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis.
23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: ‘Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção. 28Deste-me a conhecer os caminhos da vida, e a tua presença me encherá de alegria’.
29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes ocuparia o trono.
31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: ‘Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção’. 32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas.33E agora, exaltado pela direita de Deus, Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 15
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!

Evangelho do dia
Terça-feira - 02/05/2017
Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu. - (Jo 6,30-35)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14, 6.9).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus:
30'Que sinal realizas,
para que possamos ver e crer em ti?'
Que obra fazes?
31Nossos pais comeram o maná no deserto,
como está na Escritura:
'Pão do céu deu-lhes a comer'.
32Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
não foi Moisés quem vos deu
o pão que veio do céu.
É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu
e dá vida ao mundo.'
34Então pediram:
'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.
35Jesus lhes disse:
'Eu sou o pão da vida.
Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
Peçamos a Deus o dom do perdão
Se quisermos viver o perdão de Deus, peçamos o dom de perdoar!
Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós!  (At 7, 51).
Estamos acompanhando os últimos momentos da vida de Estêvão. Ele é para nós modelo, homem de fé, justo e cheio do Espírito Santo. Ele contagiava todos ao seu lado pela unção e submissão à vontade de Deus, pela pregação da Palavra e submissão ao Espírito Santo.
Por esse motivo, Estêvão foi perseguido, levado à morte e, mesmo diante dos seus algozes, não deixou a audácia evangélica, não deixou de anunciar àqueles homens, para que se abrissem à verdade do Evangelho, porque estavam com o coração fechado, estavam com os ouvidos tapados para não ouvir a Palavra do Senhor.
Sabe, a insensibilidade do coração e a dureza de cabeça nos fecha para conhecermos a verdade. Muitas vezes, deixamos os nossos ouvidos tapados. Mas o que significa ter os ouvidos tapados? Não é a incapacidade de não escutar, porque você escuta os sons, as palavras, mas elas não entram no coração. Essas palavras têm que cair em seu coração, de modo a provocar uma reflexão, uma meditação: “Será que essa Palavra não é para mim? Não quer dizer algo ao meu coração?”.
Temos de pedir sempre a Deus a graça de nos dar a sensibilidade para com Sua Palavra, para aquilo que Ele quer nos dizer, porque estamos sempre preocupados com o que Ele quer dizer ao outro ou ao que precisamos falar aos outros, mas nos fechamos àquilo que Ele quer falar a nós e ficamos insensibilizados para Sua Palavra.
A morte de Estêvão tenta sensibilizar aqueles corações que, de forma nenhuma, quiseram se abrir para ouvir a Palavra.
Uma outra coisa que aprendemos com a morte de Estêvão é que ele morreu como viveu, ou seja, passou a vida entregando-se a Deus e, na sua morte, também se entregou completamente ao Senhor. Ele não experimentou a agonia da morte, mas sim a alegria e o dom da entrega a Deus.
Quando passamos a vida nos entregando a Deus, não paramos nas durezas, nas dificuldades, percepções e apedrejamentos que recebemos ao longo do caminho, porque quem se entrega, entrega-se para valer! E numa vida entregue não paramos na dureza do caminho.
Estêvão morreu perdoando, viveu a vida sem parar no ressentimento, no rancor e nos perseguidores. Ele está dizendo: “Pai, não leve em conta os pecados que esses homens estão cometendo contra mim”. Jesus morreu na cruz perdoando seus algozes, porque viveu uma vida inteira cercada pelo perdão.
Se quisermos viver o perdão de Deus, peçamos o dom de perdoar a quem nos persegue, a quem não nos ama, não nos quer bem, mas nos faz mal.
Viveremos e morreremos na paz se fizermos do perdão o grande dom da nossa vida!
Deus abençoe você!
Reflexão - Jo 6, 30-35
Quem vai até Jesus não terá mais fome e quem crer nele não terá mais sede. Jesus coloca à nossa disposição não os bens transitórios desse mundo, mas os verdadeiros bens, aqueles que são perenes, que são eternos. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam Jesus. Somente a partir do conhecimento da sua pessoa e do seu reconhecimento como Filho de Deus é que as pessoas poderão desfrutar dos dons do alto que o Pai nos concede por meio de Jesus e podem ter a verdadeira vida, pois ele é o Pão da Vida, o Pão da verdadeira saciedade, que sempre se dá a todos nós em alimento para a vida eterna.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Quais os motivos que levam você a praticar a religião?
- Cite um sinal da manifestação de Deus em sua vida.
- Nós também não corremos o risco de nos preocuparmos somente com as coisas deste mundo?
- Você trabalha pelo “alimento que dura para a vida eterna”?
Como?


Leitura Orante
Conteúdo publicado em http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração lembrando Santo Atanásio, um defensor da divindade de Cristo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos ao Espírito Santo, por intermédio da Rainha de Pentecostes, a sabedoria para compreender a Palavra de Deus. “Divino Espírito Santo, renovai em nós o fogo do vosso amor.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? Jesus, no Evangelho de hoje, revela quem nos dá o pão do céu, aquele que sacia toda fome do ser humano. Faça a leitura do Evangelho, mais de uma vez, e procure identificar os ensinamentos que Jesus lhe transmite por meio dessa Palavra. Destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção e reflita sobre eles, para compreender melhor a narrativa.
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? O Evangelho conta que, mesmo com vários sinais já realizados, as pessoas pedem a Jesus que lhes dê mais um sinal para que acreditem nele. Jesus lhes responde, então, que Ele é o sinal maior, o pão da vida. O que Deus diz a você? Releia o texto e procure escutar o Senhor.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor e faça a sua oração com a Palavra. Guarde-a em seu interior e revele a Deus o que há em sua mente e em seu coração. Apresente-lhe sua realidade e a realidade daqueles que o(a) cercam.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a viver?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.