sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar. – (Mc 7,31-37)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 11 DE FEVEREIRO de 2022 (sexta-feira) 042º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Observe profundamente a natureza e você vai entender tudo melhor."

(Albert Einstein)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO ENFERMO

DIA DO TRABALHADOR DE EDIFÍCIO

DIA DA CRIAÇÃO DA CASA DA MOEDA

DIA MUNDIAL DO CASAMENTO

DIA DO CAMPEIRO

DIA DO ZELADOR

DIA DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO JAPÃO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO VATICANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Paraíso (Rondônia) Araucária (Paraná) Porto da Folha (Tocantins) Antônio Prado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Simone Vieira  (Lions Clube de Garça /SPBenedita (BENÊ MIRALLA-99 ANOS) Otero Miralla  (Garça /SP) Sueli Rodrigues  (Lions Clube de Lençois Paulista /SP)Maria Lucia Vassoler  (Lions Clube de Tupã Curumim /SP) ■juliana silvestre seixas  (DLB-1 Lions Clube de Ourinhos /SP)  Ana Cristina Urbano Bomfim Gusson (Garça /SP) AMANDA MORETTI FERREIRA (Estudante-de Garça- Ponta Porã /MS) Thairiny Castro (Garça /SP)Maciel Roversi Filho (Duartina /SP) DIEGO TORCINELLI (Fisioterapeuta-Agudos /SP) Tathiana Camargo LOpes (Primavera do Leste /MT)MARIA JúlIA Manflin (Garça /SP)CARLOS (CEBOLA) ONISHI (Tupã /SP)Gustavo Alves E CaIo Alves (Marilia /SP)João Abreu (Marilia /SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

NOSSA SENHORA DE LOURDES

Nossa Senhora de Lourdes seja nossa intercessora junto a Deus. Sua mensagem consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade.

SANTO CASTRENSE

SÃO GREGÓRIO II

SÃO PASCOAL I

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Celebramos a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Peço a Nossa Senhora de Lourdes a graça de seguir sempre os passos de Jesus, assim, como ela sempre seguiu => A cura do homem surdo – Mc 7,31-37

 

 

Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Nem sempre o ser humano segue os apelos do Senhor, que conduz a história humana. Deus, porém, mostra-se favorável aos que lhe obedecem, abrindo-lhes caminhos de vida.

 

– Oração 

 

PAI, LIVRA-ME DO ISOLAMENTO A QUE O PECADO QUER ME REDUZIR. SÓ ASSIM IREI RECUPERAR A PLENA CAPACIDADE DE ESTAR EM COMUNICAÇÃO PROFUNDA CONTIGO E COM O MEU PRÓXIMO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                              11 de fevereiro de 2022 - 6ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Impressionados com os prodígios realizados por Jesus, muitos comentavam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. 

 

1ª Leitura (1Rs 11,29-32; 12,19) – Israel rebelou-se contra a casa de Davi.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 11,29-32; 12,19

 

Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

 

 

– 11 de fevereiro de 2022 - 6ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar.   (Mc 7,31-37)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Abri-nos, ó Senhor, o coração / para ouvirmos a Palavra de Jesus! (At 16,14) 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

Naquele tempo, trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade...”

(Marcos 7,32-35).

 

Jesus, a surdez provocava o isolamento social, porque bloqueava a comunicação normal de uma pessoa.

O que chama a atenção é o rito seguido pelo senhor para livrar aquele homem da surdez. O senhor lhe tocou os ouvidos com os dedos, e a língua com a saliva, ao mesmo tempo em que ordenou que ambos se abrissem, ou seja, que ele deixasse de ser surdo e mudo.

O povo ficou admirado e reconheceu que o senhor fazia bem todas as coisas.

Com essa cura, o senhor indicava também que os pagãos tinham direito a ouvir a sua Palavra e a proclamá-la por todo mundo.

E os sinais usados pelo senhor apontavam para a força dos sacramentos que deixou para que a Igreja continuasse a sua missão.

 

Senhor, todos nós somos necessitados dessa cura, não tanto para ouvir e falar palavras humanas, mas principalmente, para ouvir, entender, meditar e praticar a sua Palavra.

 

Muitas vezes nos sentimos surdos e mudos, pela dificuldade de entendimento ou por vergonha social.

Milhares de palavras soam aos nossos ouvidos, mas a sua Palavra dificilmente penetra em nossos corações e facilmente se apagam.

Muitas vezes o ‘respeito humano’, nos deixa mudos diante de pessoas que desqualificam a nossa fé ou até fazem caçoadas com a nossa participação na Igreja.

 

Pedimos que abra as portas da nossa consciência e desate as nossas línguas, dando-nos a força serena de testemunhar que somos seus discípulos-missionários.

 

 

Mãe santíssima, sua manifestação a Santa Bernadete transformou Lourdes no grande santuário dos enfermos. Continue a cuidar de seus filhos e filhas, enfermos no corpo e no espírito, e abençoe todos os que cuidam dos doentes neste Dia Mundial do Enfermo. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus continua circulando em território estrangeiro, realizando curas. No texto de hoje, temos o caso de um homem surdo e gago. O Mestre, sem medo de se contaminar, leva o homem para fora da multidão e o toca no ouvido e na língua. A surdez impede a pessoa de ouvir e acolher os ensinamentos do Mestre; ao passo que a gaguez dificulta o anúncio da Palavra. Sua deficiência o mantinha fechado em si mesmo e o impedia de se comunicar. Tudo isso pode simbolizar os discípulos incapazes de ouvir o Mestre e de serem fiéis anunciadores de sua Palavra. Podemos ver, nesse relato, também os oprimidos da sociedade: os que não contam, os ensurdecidos e calados pela opressão. A Igreja libertadora é convidada a ser voz dos que não têm voz. Com a cura, Jesus realiza as mesmas obras de Deus, descritas no livro do Gênesis: fez bem todas as coisas.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 2,1-11- Em Caná - Nossa Senhora de Lourdes e 30º Dia Mundial dos Enfermos

 

Oração Inicial


Hoje celebramos a festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Peço a Nossa Senhora de Lourdes a graça de seguir sempre os passos de Jesus, assim, como ela sempre seguiu.

Santa Mãe Maria nessa travessia, cubra-nos teu manto cor de anil, guarde minha vida mãe querida e a de todos os que amo.

Maria, mãe carinhosa em todas as situações, rogai por nós que confiamos em vós. Amém.

 

“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender e guardar as coisas de Deus em meu coração, como fez Maria” Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual é o contexto da narrativa? Por que o homem surdo precisou ser conduzido até Jesus? Quais são os gestos e palavras utilizados por Jesus para curar o homem? Como a multidão reage diante do acontecido?

“Jesus atravessa as aldeias do mesmo modo como passa pela vida de cada um de nós: fazendo o bem, revelando o rosto misericordioso de Deus e suscitando a fé na vida. O território é pagão, modo de o texto afirmar o chamado dos gentios à salvação. O texto não nos diz quem são os que conduzem a Jesus o surdo que tinha muita dificuldade em falar. No entanto, há de supor que se trata de pessoas que creem no poder de Jesus, pois o que eles pedem é que o Senhor lhe imponha as mãos. Os dedos transmitem o poder (cf. Ex 8,15) que abre os ouvidos (cf. Sl 40,7). A propriedade terapêutica da saliva, sobretudo cicatrizante, já era conhecida na antiguidade. É do céu que vem a ajuda, por isso o ‘gemido’ é expressão da súplica a Deus (cf. Rm 8,26). Os gestos são acompanhados da palavra que liberta: ‘Abre-te!’. A palavra dá o significado dos gestos. A cura remete o leitor ao advento messiânico em que a realidade é transformada (cf. Is 35,5-6). O enorme espanto que se apossa da multidão a faz dizer algo que evoca o relato da criação (Gn 1,10.12.18.21.31). Em Jesus Cristo se dá, efetivamente, uma nova criação; ele devolve à criatura a possibilidade de reconhecer que Deus fez tudo bem”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra do Evangelho encontrou profunda sintonia com sua vida, com suas atitudes? Em sua vida, seu trabalho, seu relacionamento com as pessoas, como você procura viver os ensinamentos de Jesus? Quais sentimentos o texto despertou em você?

“Jesus realiza outra cura em território pagão. Em todo lugar, Deus realiza curas e libertações. O território pouco lhe importa. Os detalhes do milagre são ricos: Jesus afasta o homem da multidão, acalmando seu coração; não tem medo de lhe tocar o corpo, e assim o faz; cospe e cura-o com sua saliva. O suspiro revela o grau de concentração de Jesus para realizar tal feito, e grita: ‘Abre-te!’. A imagem da surdez e da mudez se relaciona com aqueles que não conseguem ouvir nem pregar a Palavra de Deus. Jesus lhe pede silêncio em relação ao milagre. A pregação completa é sua paixão-morte-ressurreição, e ela ainda não havia acontecido. Que Jesus abra nossos ouvidos de discípulos!”

 

 

3.Oração (Vida)

Agradeçamos ao Senhor sua Palavra. Peçamos hoje, de modo especial, o dom da fé.

“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado(a) na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.