segunda-feira, 20 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Tira primeiro a trave do teu próprio olho. – (Mt 7,1-5)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 20 DE JUNHO de 2022 (segunda-feira) 171º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

MATURIDADE É VIVER EM PAZ COM AQUILO QUE NÃO SE PODE MUDAR.

(Autor desconhecido)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO REVENDEDOR

 DIA DO ADVOGADO TRABALHISTA

 DIA MUNDIAL DOS REFUGIÁDOS

DIA NACIONAL DO VIGILANTE

DIA DA PRODUTIVIDADE

DIA DO SORVETE

DIA DA FUNDAÇÃO DO BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES)

DIA DA FUNDAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO (CFA)

DIA DA FUNDAÇÃO DA CENTRAIS ELÉTRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE) EM BRASÍLIA-DF

 SEMANA NACIONAL ANTIDROGAS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Peixe (Tocantins) Bandeirantes - Nova Brasilândia - Vicentina (Mato Grosso) Casa Nova - Laje- Queimadas (Bahia) Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) Floresta (Pernambuco) Jaramataia (Alagoas) Natividade (Rio de Janeiro)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CLAUDIA DE C. SOUZA PARDINHO (Marilia /SP) GILBERTO ULSON SOUZA MEIRELLES FILHO (Dracena /SP) MARIA JOSÉ BRANDÃO THEODORO (Garça /SP) LUCAS VASCONCELOS DE MAIO (Garça/SP) JABU ANIZIO (Garça/SP) RICARDO SOUZA (Marilia /SP) NELSON CARVALHO DE SOUZA (Garça /SP) CAIO CESAR A. FRANCESCHI (Bady Bassit /SP) SILVIO PELOSI  (Assis /SP) RAFA SAYURI  (Lucélia /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE FRAIBURGO TERRA DA MAÇAó1980 ó42 ANOS (Distrito LB4)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ADRIANA LEVI E ALEXANDRE BALBINO ALVES DA SILVAó1998 ó24 ANOS (primos São Paulo /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

BEATA MAFALDA

■ BEATA MARGARIDA BALL

■ BEATA MARGARIDA EBNER

■ BEATA SANCHA

■ BEATA TERESA

■ BEATO ANTÔNIO TURNER

■ BEATO DERMÍCIO O'HURLEY

■ BEATO FRANCISCO PACHECO E 8 COMPANHEIROS

■ BEATO GUILHERME HARCOUT

■ BEATO JOÃO FENWICH

■ BEATO JOÃO GAVAN A

■ BEATO TOMÁS WHITBREAD

■ SANTA FLORENTINA DE CARTAGENA

■ SANTA MAFALDA

■ SANTA MARGARIDA EBNER

■ SANTA SANCHA

■ SANTA TERESA

■ SANTO ADALBERTO DE MAGDEBURGO

■ SÃO JOÃO DE MATERA

■ SÃO GOBANO

■ SÃO METÓDIO

■ SÃO SILVÉRIO

■ SÃO VICENTE KAUAN

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Não é fácil entender a lógica de Deus. Reconhecer Jesus como o Cristo de Deus é fácil. Difícil é assumir as consequências disso: Quem perder sua vida por mim a salvará – Lc 9,18-24

 

O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Não faltou a voz insistente dos profetas pedindo que o povo voltasse para Deus. Em vão. A liturgia nos faz vigoroso convite para reconhecermos humildemente nossos erros e limitações.

 

– Oração 

 

SENHOR CORRIJA NOSSA TENDÊNCIA NATURAL DE CRITICAR E DE CONDENAR O PRÓXIMO, QUE EU SEJA MISERICORDIOSO, É MELHOR ERRAR SENDO MISERICORDIOSO DEMAIS DO QUE SE ENGANAR, FAZENDO JUÍZOS NEGATIVOS E ATÉ MESQUINHOS DO NOSSO PRÓXIMO!

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 20 de junho de 2022 segunda-feira da 12ª SEMANA COMUM

 

– Liturgia da Palavra 

  Por que julgar nosso próximo sem piedade? Melhor é confessar antes nossas culpas e deixar os maus caminhos. Assim, mais facilmente poderemos ajudar os outros.

 

 

1ª Leitura (Zc 12,10-11, 13,1) – O Senhor rejeitou Israel para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá.  Leitura da Profecia de Zacarias:

 

Naqueles dias, 5Salmanasar, rei da Assíria, invadiu todo o país. E, chegando a Samaria, sitiou-a durante três anos. 6No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os habitantes de Israel para a Assíria, estabelecendo-os em Hala e nas margens do Habor, rio de Gozã, e nas cidades da Média. 7Isso aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor, seu Deus, que os tinha tirado do Egito, libertando-os da opressão do faraó, rei do Egito, porque tinham adorado outros deuses. 8Eles seguiram os costumes dos povos que o Senhor havia expulsado diante deles e as leis introduzidas pelos reis de Israel. 13O Senhor tinha advertido seriamente Israel e Judá por meio de todos os profetas e videntes, dizendo: “Voltai dos vossos maus caminhos e observai meus mandamentos e preceitos, conforme todas as leis que prescrevi a vossos pais e que vos comuniquei por intermédio de meus servos, os profetas”. 14Eles, porém, não prestaram ouvidos, mostrando-se tão obstinados como seus pais, que não tinham acreditado no Senhor, seu Deus. 15Desprezaram as suas leis e a aliança que tinha feito com seus pais, e os testemunhos com que os havia garantido. 18O Senhor indignou-se profundamente contra os filhos de Israel e rejeitou-os para longe da sua face, restando apenas a tribo de Judá.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 59(60)

 

Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!

 

 

– 20 de junho de 2022 segunda-feira da 12ª SEMANA COMUM

– Evangelho do dia 

 

Tira primeiro a trave do teu próprio olho.   (Mt 7,1-5)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

A Palavra do Senhor é viva e eficaz: / ela julga os pensamentos e as intenções do coração (Hb 4,12).

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. 2Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes. 3Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? 4Ou como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

12ª SEGUNDA-FEIRA TC – C

 

Mateus 7,1-3.5: .Disse Jesus aos seus discípulos: “Não julgueis, e não sereis julgados. Pois, vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos, com a mesma medida com que medirdes...  Como podes dizer a teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

 

Jesus, o instinto de julgar o próximo é inato no ser humano.

Por isso, o senhor nos alerta que quem julga o próximo, também será julgado por Deus, quem mede o outro, também será medido por Deus, que usará conosco a mesma medida que usamos para julgar o próximo.

A situação é ainda pior se formos mesquinhos, tentando tirar o cisco dos defeitos alheios, sem perceber a trave dos nossos erros e pecados.

Senhor corrija nossa tendência natural de criticar e de condenar o próximo, fazendo ecoar em nossos corações suas palavras: “Sejam misericordiosos como o Pai do céu é misericordioso”.

Somente o anseio de agir sempre com misericórdia pode nos livrar de julgar e de condenar quem quer que seja, ainda que nos cause uma impressão negativa.

A misericórdia é a bem-aventurança central do sermão da montanha e ela exige de nós muito mais do que as leis da justiça civil e da cultura humana.

Senhor, ninguém foi julgado de forma tão injusta e violenta como o senhor.

Apesar de ter feito somente o bem, o senhor foi visto pelas autoridades como um homem blasfemador e terrorista, com tal gravidade que foi sentenciado à morte pelas leis civis e religiosas.

No entanto, sua atitude foi de misericórdia diante dos que o condenaram, e de todos nós, que, por nossos pecados, fomos também causa dos seus sofrimentos e morte.

Ao invés de nos julgar e condenar, o senhor nos perdoou e redimiu.

 Dê-nos o Espírito de discernimento, para que saibamos distinguir entre ações e intenções, e, mesmo quando não concordamos com os atos do próximo, jamais nos apressemos em julgar negativamente suas intenções.

Para a nossa salvação, é melhor errar sendo misericordiosos demais do que se enganar, fazendo juízos negativos e até mesquinhos.

 

Maria santíssima, nossa Mãe, a senhora sempre tem tido uma medida materna para julgar nossas falhas e fraquezas, e continua intercedendo por nós, ajudando-nos a superar nossos pecados. Ajude-nos a ter a mesma atitude diante de nossos irmãos e irmãs. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O ensinamento do Evangelho deste dia é algo válido para todos os tempos e todas as pessoas. Uma das primeiras tendências das pessoas em relação aos outros é lançar um olhar de dúvida e julgamento. O apelo de Jesus é claro: não julgar nem condenar. Não fomos criados para condenar, mas para amar: não somos juízes, mas irmãos e irmãs. Para mostrar a hipocrisia que, muitas vezes, há ao julgar, o Mestre usa as imagens do cisco e da trave, tão claras que todos podem compreender. O apelo do Evangelho é fazer uma autocrítica antes de criticar. Aqui não se trata tanto desses pequenos e inofensivos julgamentos que se fazem dia a dia, mas de julgamentos condenatórios. Quanto aos juízes, que têm a missão de julgar, espera-se que julguem com a justiça do Reino de Deus, segundo os critérios do Evangelho, e não conforme as conveniências.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 7,1-5 - Tirar a trave do próprio olho

 

Oração Inicial

 

Preparamo-nos para a Oração

com todos os que se encontram em torno da Palavra,

com a oração de Santo Agostinho:

Movei-me, Espírito Santo,

para que eu ame santamente!

Fortificai-me, Espírito Santo,

para que eu proteja o que é santo!

Guardai-me, Espírito Santo,

para que jamais perca o que é santo!

 

1. Leitura (Verdade)

- O que a Palavra diz?

Com atenção lemos texto do Evangelho de hoje: Mt 7,1-5.

 

Jesus inicia neste capítulo sétimo de Mateus uma série de exortações e ensinamentos.

- Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: "Me deixe tirar esse cisco do seu olho", quando você está com uma trave no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão.

 

Refletindo

 A primeira exortação é contra o julgamento arrogante e hipócrita que condena e despreza os demais. Quando Jesus convida a observar a trave que está no próprio olho e não ficar preocupado com o cisco que está no olho do irmão, lembra-nos aquela expressão popular do “telhado de vidro”. Primeiro a pessoa deve tirar a trave do próprio olho para depois enxergar e tirar o cisco do olho do irmão. Ou seja, deve pôr em ordem a própria vida para depois ajudar a outra pessoa a pôr em ordem a sua vida.

 

2. Meditação (Caminho)

- O que a Palavra diz para nós?

O texto para nós é um apelo de Jesus para viver a alegria da conversão e ajudar outras pessoas neste mesmo caminho. Em Aparecida, na V Conferência, os bispos disseram:

“Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43). A alegria do discípulo é antídoto frente a um mundo atemorizado pelo futuro e agoniado pela violência e pelo ódio. A alegria do discípulo não é um sentimento de bem-estar egoísta, mas uma certeza que brota da fé, que serena o coração e capacita para anunciar a boa nova do amor de Deus. Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria.” (DAp 29).

 

3.Oração (Vida)

- O que a Palavra nos leva a dizer a Deus?

Rezamos com o Salmista

Salmo 59(60)

 

Vossa mão nos ajude, ouvi-nos, Senhor!

 

1. Rejeitastes, ó Deus, vosso povo † e arrasastes as nossas fileiras; / vós estáveis irado: voltai-vos! – R.

 

2. Abalastes, partistes a terra, / reparai suas brechas, pois treme. / Duramente provastes o povo, / e um vinho atordoante nos destes. – R.

 

3. Quem me leva à cidade segura, / e a Edom quem me vai conduzir, / se vós, Deus, rejeitais vosso povo / e não mais conduzis nossas tropas? – R.

 

4. Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; / nada vale o socorro dos homens! / Mas com Deus nós faremos proezas, / e ele vai esmagar o opressor. – R.

4.Contemplação (Vida e Missão)

- Qual o nosso novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é voltado para o  cuidado com a vida de Deus e de seu Reino no mundo em que vivo.

 

Bênção

 

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.