quarta-feira, 13 de abril de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair. – (Mt 26,14-25)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 A B R I L – MARROM - MÊS DE ALERTA SOBRE DOENÇAS QUE PODEM LEVAR À CEGUEIRA

 GARÇA/SP, 13 DE abril de 2022 (quarta-feira) 103º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  B O M   D I A!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A FALHA HUMANA QUE EU MAIS GOSTARIA DE CORRIGIR É A AGRESSIVIDADE.”

(Stephen Hawking)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA MUNDIAL DO BEIJO

DIA Nacional da Alegria

DIA DOs JOVENS

DIA do Parque de Diversão

DIA DO OFFICE BOY

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO

DIA da Carta Régia

DIA da Mulher Sambista

DIA do Rosa

DIA da Apreciação das Plantas

DIA do Scrabble

DIA da Fundação da Vivo em São Paulo-SP

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Fortaleza (Ceará) Alpestre -Cerro Grande - Campos Borges - Entre-Ijuís – Harmonia - Nova Esperança do SulPaverama - Terra de Areia (Rio Grande do Sul) Itambacuri (Minas Gerais) Tabocas do Brejo Velho (Bahia)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PEDRO PEREIRA LEME (7 anos afilhado/filho de Josiane/Sergio-Garça /SP) MARCELO DA SILVA (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) IVANIR BELTRAME ROCHA (PDG-DLC12-Lions Clube de Governador Valadares Figueira do Rio Doce /MG) ELAINE MAZARIN (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) JOÃO  MARCIO  VELLO (Lions Clube de TUPI PAULISTA /SP)VANDERLEI VENTURINI (Lions Clube de Lins /SP) JOSÉ ROBERTO MELANI (DLC2-Lions Clube de Valinhos /SP) PEDRO JORGE MEDEIROS (DG-DLA4-Lions Clube de Fortaleza Fátima /CE) JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA (Lions Clube de Recife /PE) ANGELICA CANTU TEIXEIRA (DOM TURISMO-Garça /SP) KATIA ELIZABETH ZARATE ROLON MANCUSO (médica-São Paulo /SP) JOSE MOACIR RIBEIRO (Garça/SP) LUIZ CARLOS DE SOUZA (Garça/SP) LIZ AUGUSTO R DA SILVA (Garça/SP)  MARCO ANTONIO RIBEIRO NONATO (Marilia /SP)  MATHEUS CAVALCANTE (Agudos /SP) Frei Paulo Henrique Castro de Souza (OFM - Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus-Franca /SP) Pe. José Gilmar Moreira (SV - Pároco da Paróquia Santa Isabel de Marília/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TANIA TEIXEIRA e CLAUDIO PÁDUA GODOI ó2007ó15 ANOS (Marilia/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

SÃO MARTINHO I

SANTO HERMENEGILDO

SANTA (IDA) Margarida de Città de Castello

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus está com os discípulos, um deles está tramando a traição! : Tu o dizes – Mt 26,14-25

 

 

Ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e na mansão dos mortos, pois o Senhor se fez obediente até a morte, e morte de cruz. E por isso Jesus Cristo é Senhor, na glória de Deus Pai (Fl 2,10.8.11).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Às vésperas do Tríduo Pascal, somos confrontados com a traição de Judas. Esta Eucaristia nos dê forças para cultivar sempre um relacionamento sincero e transparente com o Senhor.

 

– Oração 

 

PAI, REFORÇA MINHA COMUNHÃO COM TEU FILHO JESUS, DE FORMA QUE NENHUMA ATITUDE MINHA POSSA COLOCAR EM RISCO ESTE RELACIONAMENTO PROFUNDO PROPICIADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que fizestes vosso Filho padecer o suplício da cruz para arrancar-nos à escravidão do pecado, concedei aos vossos servos e servas a graça da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

 13 de abril de 2022 - 4ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

  O servo fiel não foge ao sofrimento nem desanima diante da perseguição e das decepções.

 

 

1ª Leitura (Is 50,4-9a) – Não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.(3º canto do Servo do Senhor)  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

 

4O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas o Senhor Deus é meu auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9Sim, o Senhor Deus é meu auxiliador; quem é que me vai condenar? 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 69(68)

 

Respondei-me pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável, Senhor Deus.

 

 

– 13 de abril de 2022 - 4ª-feira da Semana Santa da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que o trair.  (Mt 26,14-25)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Salve, Cristo, luz da vida, / companheiro na partilha!

 

Salve, nosso rei, somente vós / tendes compaixão dos nossos erros.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “O que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. 17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O mestre manda dizer: O meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos'”. 19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” 23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

QUARTA-FEIRA SANTA – C:

 

“Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: - Que me dareis se vos entregar Jesus? Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus... Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: - Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”.

(Mateus 26,14-16.20-21).

 

Jesus, o senhor já sabia que se aproximava a hora do seu sacrifício.

Sua morte vinha sendo tramada há mais tempo e seus adversários apenas buscavam uma ocasião favorável para agarrá-lo e condená-lo.

Mesmo assim, agia com prudência, para não se expor facilmente.

No entanto, foi um dos seus discípulos mais próximos que se ofereceu para facilitar a sua prisão, tornando-se um traidor.

Talvez, Judas esperasse que a sua traição, que lhe renderam 30 moedas de prata, não chegasse a um final tão trágico.

Para Judas, a ganância falou mais forte do que a amizade com o senhor e a fidelidade ao grupo de discípulos.

Talvez, o que mais lhe doeu no gesto de Judas, foi o seu farisaísmo em fingir que o seguia como discípulo, porque a sua traição foi sendo tecida aos poucos.

Sua desonestidade na administração do dinheiro do grupo de discípulos revelava uma atitude de desencanto e de contrariedade com o caminho que o senhor propunha em seu Evangelho.

Tudo o que havia escutado do senhor não o impediu de ir ao seu encontro e entregá-lo, saudando-o com um beijo, para que fosse identificado pelos soldados.

A maldade e a mentira tomaram conta da sua consciência, e somente quando percebeu a consequência trágica do seu gesto, ao invés de se arrepender e pedir perdão, entregou-se ao desespero e ao suicídio.

Com toda a certeza, teria recebido o seu perdão, assim como Pedro.

 

Senhor, Judas continua sendo um alerta sobre o poder do mal, quando nós lhe abrimos as portas do nosso coração, e lhe permitimos tomar conta das nossas ideias e das nossas decisões.

É um poder que domina o mundo, provoca guerras e sustenta as injustiças.

Senhor, não nos deixe cair nessa tentação, e livre-nos sempre do mal. 

 

Virgem Maria, somos todos pecadores, mas não permita que sejamos infiéis e traidores. Ajude-nos a ser humildes e a pedir perdão enquanto é tempo de salvação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estamos às portas do Tríduo Pascal e a liturgia de hoje, mais uma vez, nos aponta para este momento tão importante da nossa fé. A figura de Judas ganha relevo neste momento, pois é ele quem trai e entrega o Mestre aos judeus. O grupo dos seguidores de Jesus não é constituído por pessoas perfeitas, mas por aqueles também que não compreendem qual é o projeto de Deus em Jesus. Nesse tempo quaresmal, que é tempo primordialmente de preparação para assumir ou retomar o batismo, somos chamados ao empenho da conversão, ou seja, mudar de rota em nossa caminhada, tendo em vista o renascer com Cristo em sua própria páscoa. O jejum, a esmola e oração foram para nós meios para que nos aproximássemos mais de nós mesmos, pois exercitamos o autodomínio, praticamos a caridade concreta para com o próximo e nos aproximamos mais de Deus. Que em nossa vida e coração não haja lugar para Judas.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

SEMANA SANTA - Mt 26,14-25 - "Um de vocês vai me trair"

 

Oração Inicial


Agora eu imagino Jesus com os discípulos, um deles está tramando a traição; vai entregar Jesus aos inimigos. Coloco-me dentro desta cena. Acalmo todo meu ser e foco-me no Evangelho que a liturgia oferece hoje. Assim estou em comunhão com toda a comunidade cristã acolhendo a semente da Palavra. Quero que em mim ela produza frutos, muitos frutos, por isso abro meu coração e ouvidos.

 

“Ao nome de Jesus todo o joelho se dobre no céu, na terra e na mansão dos mortosw, pois o Senhor se fez obediente até a morte e a morte de cruz. E por isso Jesus Cristo é Senhor na gloria de Deus Pai.”(Fl2,10.8.11).

 

1. Leitura (Verdade)

O que o texto diz? O que a figura de Judas diz? E a pessoa de Jesus?

 

“Bem na véspera da Quinta-Feira Santa, lemos uma passagem que nos fala da preparação da ceia. Os discípulos se interessaram e perguntaram a Jesus onde seria a Páscoa (a refeição), para eles prepararem o necessário. Jesus lhes indicou um local na cidade de Jerusalém e o que deviam dizer ao dono da casa. E eles fizeram como Jesus mandou e prepararam tudo para a ceia pascal. A primeira Páscoa do povo de Deus foi às vésperas de sua saída do Egito. Uma refeição em família celebrando a libertação da escravidão. A Páscoa de Jesus e do seu grupo foi às vésperas de sua paixão, morte e ressurreição. Uma refeição em comunidade celebrando a entrega de Jesus, pela qual fomos libertados da escravidão do pecado.”

 

2. Meditação (Caminho)

“Judas não foi traidor desde o começo. Amou o Mestre, vibrou com seus gestos, mas aos poucos foi caminhando em faixa própria. Todos temos a possibilidade do melhor e do pior. As pequenas escolhas sinalizam a grande escolha. Qual o lugar que o Mestre escolhe para celebrar a Páscoa?

Como são minhas escolhas quando interferem na vida dos outros? Tenho responsabilidade com minhas palavras quando influenciam outras pessoas? Qual meu comportamento com meus amigos(as)? Peço a Senhor a graça da fidelidade a Deus e aos meus compromissos.

 

 

3.Oração (Vida)

“Responde-me, Senhor, pela bondade do teu amor;

por tua grande misericórdia, volta-te para mim.

Não escondas do teu servo a tua face; responde-me depressa, pois estou em perigo.

Aproxima-te e resgata-me; livra-me por causa dos meus inimigos.

Tu bem sabes como sofro zombaria, humilhação e vergonha; conheces todos os meus adversários.

A zombaria partiu-me o coração; estou em desespero!

Supliquei por socorro, nada recebi; por consoladores, e a ninguém encontrei.”(Sl 69)

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você.

Tendo contemplado e acompanhado a liturgia deste período, quero celebrar, neste ano, a melhor Páscoa de minha vida.

 

Bênção

 

Benção da Paixão


O Pai de misericórdia, que vos deu um exemplo de amor na paixão de seu filho, vos conceda pela vossa dedicação a Deus e ao próximo, a graça de sua benção. R. Amém – O Cristo, cuja morte vos libertou da morte eterna, conceda-vos receber o dom da vida. R. Amém.