sábado, 23 de fevereiro de 2019

ERA UMA VEZ... Padre Valdo

Padre Valdo Bartolomeu de Santana
Pároco da Paroquia 
Santo Antonio de Junqueirópolis 

A ÁRVORE DOS PROBLEMAS

“O Senhor te guarda de todo o mal, ele guarda a tua vida: guarda a tua partida e chegada, desde agora e para sempre”
 sl 121,7-8

Era uma vez... um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu de seu carro furou quando ele deixou de ganhar uma hora de trabalho; a sua serra elétrica quebrou; e aí ele cortou o dedo, e finalmente, no final do dia, o seu carro não funcionou.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa, e durante o caminho, o carpinteiro não falou nada. Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família.
Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa. Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa.
- Ah, esta é a minha planta dos problemas. Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta árvore quando chego em casa, e os pego no dia seguinte. E você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior.


padrevaldo@outlook.com

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Transfigurou-se diante deles. - (Mc 9,2-13)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 FEVEREIRO  CARNAVAL  
 GARÇA/SP, 23 DE FEVEREIRO DE 2019 (sábado) 054º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.
(Mahatma Gandhi)

 Datas Comemorativas 
■ DIA DA COMPREENÇÃO E PAZ MUNDIAL EM ROTARY
DIA MUNDIAL DO ROTARIANO
DIA DA SEDUÇÃO
DIA SURDO-MUDO
DIA NACIONAL DO MOVIMENTO MUNICIPALISTA BRASILEIRO
SEMANA INTERNACIONAL DA AMIZADE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Belo Campo (Bahia) Campo Largo (Paraná) Guimarães (Maranhão)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARINEZ NASCIMENTO A. ZANOTI (EQ 08 ENS MÃE DA IGREJA Setor de Garça-Lions Clube de Garça/SP)ANDREA GONÇALVES BRANDÃO (Garça /SP)GUILHERME JOSÉ GERLIN GONÇALVES (Empresário Garça /SP)JAYME SANTOS MIRANDA (Empresário rural- Garça /SP)SERGIO AGUIAR MATOS (Empresário Campinas/SP)ANÉSIO AMATHEUS CARVALHO DE OLIVEIRA (Empresário Garça /SP)APARECIDA TERESINHA  VICHIATTI M MOZINI (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP)AMARILES MARTINS OLIVEIRA (Lions Clube de Catolé do Rocha /PB)EMIKO MORI (Lions Clube de Valparaiso /SP)CARLOS AUGUSTO FERNANDES (Advogado Garça /SP)MARINA BOFETTI (Garça /SP)  VERA BORGES DE SOUZA (Garça/SP) CÉLIA CAMPOS (Garça/SP)EDUARDO MORETI (Garça/SP) JOSÉ RICARDO RAMOS GREJO (Garça/SP) SERGIO DE STEFANI FILHO (Garça/SP) VERA LUCIA J CESTARI (Marilia /SP)

 Santo do Dia 
■ SÃO POLICARPO DE ESMIRNA
Policarpo (Turquia, 70-155), discípulo de são João evangelista e amigo de santo Inácio de Antioquia, foi bispo de Esmirna. A narração que atesta seu martírio constitui o mais antigo documento sobre o culto aos mártires.   
Rafaela Ybarra

- Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus (Ez 34,11.23s).
■ Discípulo do evangelista João, o bispo Policarpo, nascido no ano 69 no território da atual Turquia, associou sua vida à de Cristo, acolhendo o martírio no ano 155. Seu testemunho de fé e de amor seja-nos exemplo de entrega ao projeto salvífico de Deus.
– Oração 
“PAI, FAZE-ME CONTEMPLAR O BRILHO DE TUA GLÓRIA EM CADA DISCÍPULO DE TEU FILHO QUE SE ENTREGA AO SERVIÇO DO REINO, COM TOTAL GENEROSIDADE, MESMO DEVENDO ENFRENTAR A MORTE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, criador de todas as coisas, que colocastes o bispo são Policarpo nas fileiras dos vossos mártires, concedei-nos, por sua intercessão, participar com ele do cálice de Cristo e ressuscitar para a vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– Sábado 6ª Semana  Do Tempo Comum – 23 de fevereiro de 2019
Escutando o que o filho amado nos diz, somos sustentados na fé e fazemos que por nossas ações , o nome de Deus seja bendito. 

1ª Leitura (Hb 11,1-7) – Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus.  Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos, 1a fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 3Foi pela fé que compreendemos que o universo foi organizado por uma palavra de Deus. Assim, as coisas visíveis provêm daquilo que não se vê. 4Foi pela fé que Abel ofereceu a Deus um sacrifício melhor que o de Caim; e por causa dela, ele foi declarado justo, pois Deus aprovou a sua oferta. Graças a ela, mesmo depois de morto, Abel ainda fala! 5Foi pela fé que Henoc foi arrebatado, para não ver a morte; e não mais foi encontrado, porque Deus o arrebatou. Antes de ser arrebatado, porém, recebeu o testemunho de que foi agradável a Deus. 6Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável, pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram. 7Foi pela fé que Noé, avisado divinamente daquilo que ainda não se via, levou a sério o oráculo e construiu uma arca para salvar a sua família. Pela fé, ele se separou do mundo, tornando-se herdeiro da justiça que se obtém pela fé.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



– Salmos 
Salmo responsorial 144(145)
Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!

Evangelho do dia
– Sábado 6ª Semana  Do Tempo Comum – 23 de fevereiro de 2019
Transfigurou-se diante deles. - (Mc 9,2-13)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: / Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! (Mc 9,7)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés e estavam conversando com Jesus. 5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da lei dizem que antes deve vir Elias?” 12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas como dizem as Escrituras que o Filho do homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 13Eu, porém, vos digo, Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Nos preenchamos com a presença de Jesus que está no meio de nós”
Precisamos sair do meio das agitações e ocupações que nos encontramos, para nos colocarmos a sós na presença de Jesus!
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles” (Marcos 9,2).

Que beleza é contemplar o que o Evangelho de hoje nos apresenta! Jesus pega os apóstolos que são mais próximos d’Ele, e os leva para algum lugar a parte. Porque era preciso sair de onde estavam para estarem na presença de Jesus. E assim, também, é conosco, pois precisamos sair do meio das agitações e ocupações que nos encontramos, para nos colocarmos a sós na presença de Jesus.
O lugar alto representa o lugar da presença de Deus. Aqui não é importante o lugar geográfico: montanha, planície, planalto; o importante é nos retirarmos e nos dirigirmos para Aquele que está no alto: Deus, nosso Pai.
O convite de Jesus, hoje, é para sempre nos retirarmos sozinhos para o encontro com Deus. É Ele, Jesus, quem nos leva à presença do Pai, quem nos apresenta ao Pai. E, quando nós nos deixamos ser levados pelo Senhor, para estarmos a sós em Sua presença, o próprio Pai transfigura a nossa vida.   
Jesus se transfigurou diante deles, para mostrar qual é a condição do homem glorificado, do homem que participa plenamente da glória divina. Ele, pleno homem, recebe nesta condição, a antecipação da Sua glória por meio da transfiguração.  
Nós caminhamos no meio do vale de lágrimas, carregando a cruz nossa de cada dia; experimentando na pele e na carne a nossa fragilidade humana. Enfrentando todas as realidades, precisamos nos permitirmos ser transfigurados por Deus.
Nada mais nos transfigura e nos transforma do que a graça de nos colocarmos na presença de Deus. Colocar-se na presença de Deus é nos transfigurarmos; é sermos transformados e renovados. É reconfigurar os nossos pensamentos, sentimentos, a nossa própria forma de pensar a vida.
Estava tão bom estar lá, que Pedro até quis fazer uma tenda para ali permanecer, na presença do Senhor. Envolto entre a surpresa, a graça e o medo, o coração dele estava sendo tocado pela graça. Ele pôde tocar, ver, contemplar e ouvir, com os seus próprios sentidos, as realidades celestes. Deus quer transfigurar os nossos sentidos, a nossa forma de ouvir, falar, pensar e a nossa forma de ver o mundo e as realidades. Mas, nós, não seremos transformados, transfigurados e, de fato, convertidos, se não nos colocarmos na presença do Senhor.
É o Senhor quem nos transforma, converte e muda. É o Senhor quem realiza a obra nova, o homem novo e a mulher nova, a criatura nova que todos nós precisamos ser. 
Nos retiremos! Retiremos as ocupações; nos retiremos daquilo que nos preenche a vida diária para nos preenchermos da presença de Deus que está no meio de nós.  
Deus abençoe você!

– Reflexão - A Transfiguração: o mistério de Jesus como “Luz de Luz”
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, depois da confissão de Pedro, o evangelista Marcos (e também Mateus e Lucas) relata a cena da Transfiguração. Isso não é casual! No conjunto do acontecimento, enquanto o Pai "acredita" ao Filho, sobressai a conexão ―anteriormente rejeitada por Pedro― entre cruz e gloria: a cruz é a exaltação de Jesus e sua exaltação não ocorre noutro lugar diferente da cruz.

Além disso, a Transfiguração aparece como um acontecimento de oração: na conversação de Jesus com o Pai, percebemos a íntima compenetração de seu "ser com Deus", que se converte em pura luz. Em seu "ser um com o Pai", Jesus mesmo é "Luz de Luz". Nesse momento percebe-se também pelos sentidos, o que Jesus é no mais íntimo de si, o que Pedro intuía em sua confissão: seu próprio "ser luz" como Filho.

―Maria concedei-nos o dom de abrir os olhos do coração ao mistério da luz de Deus e a experimentar a alegria dos filhos da luz.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
O primeiro anúncio da paixão e morte de Jesus parece ter posto em crise seus discípulos.
Por isso, Jesus quer mostrar-lhes que a vida dele não será um fracasso, mas terá um fim vitorioso.
A alta montanha simboliza o lugar da manifestação divina.
Jesus para lá se dirige com os três mais representativos entre os apóstolos e se transfigura diante deles.
Dois representantes de todo o Antigo Testamento (Moisés, a Lei; Elias, os profetas) conversam, não com os apóstolos, mas com Jesus: o Antigo Testamento não tem mensagem direta aos cristãos; ela deve passar pelo filtro (interpretação) de Jesus.
A nuvem é símbolo da presença de Deus. De fato, da nuvem é que vem a voz: “Este é o meu Filho amado: escutai-o”.
Moisés e Elias desaparecem, os apóstolos ficam apenas com Jesus, o único a quem devem ouvir e seguir.
 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

– Leitura Orante 
Autor Paulinas
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br/
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 9,2-13 - Jesus se transfigura
Oração Inicial
Na liturgia de hoje recordamos a Transfiguração do Senhor.
“Da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado. Escutai-o!’” (Mc 9,7).
Este é o convite que a Palavra faz também a cada um de nós. Acolhamos o que o Senhor quer nos dizer. 
Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)  O que diz o texto? Quais personagens estão presentes na narrativa? Qual é o tema central do Evangelho? Qual mensagem o evangelista nos transmite? Quem é Jesus? Qual pedido é dirigido aos apóstolos?
“Jesus se transfigura diante de três testemunhas importantes e que sempre estão presentes em grandes momentos de sua vida: Pedro, Tiago e João. Mas o que os esperava mudaria para sempre o seu olhar sobre Jesus: viram o Cristo glorificado! A primeira reação foi o medo. Depois, a paz profunda que experimentaram a ponto de não quererem descer da montanha. Na visão, aparecem Moisés (lei) e Elias (profecia), e depois somem. Temos uma síntese da história da salvação: as leis e os profetas prepararam a vinda do Senhor Jesus. Por isso, quem guia o povo de Deus, doravante, é ele. Nem Moisés nem Elias, agora é Jesus o mediador entre Deus e a humanidade” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais chamou sua atenção? De que forma o Evangelho fortalece sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais gestos Jesus o(a) convida a viver?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - Em silêncio, faça sua oração. Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra.
Pai nosso.... 4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.