domingo, 28 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Este é meu Filho amado. – (Mc 9,2-10)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 28 DE FEVEREIRO de 2021 (domingo) 059º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.”

(Mahatma Gandhi)

 

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 

– 29 de fevereiro de 2021 

 DIA EXCLUSIVO DOS ANOS BISSEXTOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Não há ocorrências relacionadas com municípios e cidades brasileiras cadastradas para essa data.

  

Dia (29 de fevereiro) do ANIVERSÁRIO DE:  FERNANDA SOLER TEIXEIRA (prima-São Paulo /SP) JOSÉ CARLOS DE LUCAS (Garça /SP)JOsé MARCIO CORRÊA DE AMORIM (Albatroz Seg - Garça /SP).

 

 SANTO DO DIA 

SANTa eudôxia

SANTO ALBINo

 

– 28 de fevereiro de 2021 

DIA MUNDIAL DAS DOÊNÇAS RARAS

DIA INTERNACIONAL DE PREVENÇÃO ÀS LER/ DORt

DIA DA PROTEÇÃO À PESCA

DIA DA CULTURA DE BOIS

DIA DA FADA DO DENTE

DIA DA RESSACA

DIA DE ANDALUCÍA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mombuca - Paulínia - Restinga - Sebastianópolis do Sul - Silveiras (São Paulo) Parati - Sapucaia (Rio de Janeiro) CrissiumalEspumosoMarau - Nova PetrópolisRolante - Sapiranga (Rio Grande do Sul) Natércia (Minas Gerais) VuIgarassu (Pernambuco)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROSANA MARQUES (Macrocontábil Conessa-Garça /SP)WANDERLEY MARCOS CASSOLATICO (Receita Previdenciária Federal -Garça /SP)CAMILA TEREZA TURTELli (prima-Bauru /SP)FERNANDA SOLER TEIXEIRA (prima-São Paulo /SP) Luiza Regina Zancopé (Bariri /SP) PEDRO HABACHE JUNIOR (Garça /SP)LEONARDO KOZO SASAZAKI (Marilia /SP)JOSÉ CARLOS DE LUCAS (Garça /SP)PRISCILA ELIAS (Garça /SP)JOsé MARCIO CORRÊA DE AMORIM (Albatroz Seg - Garça /SP)PEDRO NEVES JUNIOR (Garça /SP)IOLANDA BASSO FERREIRA SILVA (Garça /SP)MARLI RODRIGUES (Garça /SP)MARIA CRISTINA ZACCARELLI CASAGRANDE (Três Lagoas /MS)  ■JOSÉ RIBEIRO BARBOSA (Garça /SP)Bruno Arthur (Garça /SP) Priscila Elias (Garça /SP)Michel Miguel (Bauru /SP)NOIJ DERUJTER (Garça /SP)RUTH GUIMARAES RISTOW (Garça /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Elisabete Lima Giroto e GILBERTO  GIROTOó(Lions Clube de Tupã /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DA Carta Constitutiva DO: LIONS CLUBE DE CAUCAIA ó1994ó27 ANOS (Distrito LA)

 

 Santo do Dia 

SÃO ROMÃO

SÃO LUPICINO

SÃO OSVALDo

SÃO Serapião de Tmuis

SÃO Hilário, o Papa

SANTO AUGUSTO CHAPDELAINE

DANIEL ALEIXO BROTTIER

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mc 9,2-10 “Jesus foi transfigurado diante deles”

É puro de coração quem é simples e considera boas todas as pessoas, não lança sobre elas um olhar mau e considera os outros superiores a si mesmo.

 

- Meu coração disse: Senhor, buscarei a vossa face. É vossa face, Senhor, que eu procuro, não desvieis de mim o vosso rosto! (Sl 26,8s)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Celebremos Jesus, o Filho amado do Pai, que nos revela o esplendor de sua glória. Somos confirmados pela Eucaristia na certeza de que, se Deus é por nós, nada nos impedirá de viver em sua presença e experimentar seu amor. A fé nos capacita para colaborarmos com os planos divinos de transfigurar a vida de quem foi despojado de sua dignidade.

 

– Oração 

 

JESUS, DIVINO MESTRE, EU LOUVO E AGRADEÇO O VOSSO CORAÇÃO PORQUE ENTREGASTE VOSSA VIDA POR MIM.

 

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da nossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 350

 

– 28 de fevereiro de 2021 Domingo da 2ª Semana da Quaresma

– Liturgia da Palavra 

As leituras convidam à fidelidade ao eterno plano de amor de Deus pela humanidade, pelo qual recebemos dele todas as bênçãos e tudo o que é bom. Façamos a leitura e vemos o que o Senhor nos diz. 

 

1ª Leitura (Gn 22,1-2.9a.10-13.15-18) – O sacrifício de nosso pai Abraão.  Leitura do livro do Gênesis:

 

Naqueles dias, 1Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. 2E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o aí em holocausto sobre um monte que eu te indicar”. 9aChegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. 10Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho. 11E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou”. 12E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste

 

teu filho único”. 13Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.

 

15O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu, 16e lhe disse: “Juro por mim mesmo – oráculo do Senhor –, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, 17eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. 18Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 115(116B)

Andarei na presença de Deus, / junto a ele na terra dos vivos.

 

2ª Leitura (Rm 8,31b-34) – Deus não poupou seu próprio filho.  Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:

 

Irmãos: 31bSe Deus é por nós, quem será contra nós? 32Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos daria tudo junto com ele?

 

33Quem acusará os escolhidos de Deus? Deus, que os declara justos? 34Quem condenará? Jesus Cristo, que morreu, mais ainda, que ressuscitou, e está à direita de Deus, intercedendo por nós?

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 28 de fevereiro de 2021 Domingo da 2ª Semana da Quaresma

– Evangelho do dia 

 

Este é meu Filho amado.  – (Mc 9,2-10)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Louvor a vós, ó Cristo, rei da eterna glória!

Numa nuvem resplendente fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós (Lc 9,35).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e

 

tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.  5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Contemplamos na oração a glória de Deus”

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles” 

(Marcos 9,2)

Que beleza é contemplarmos, hoje, Jesus transfigurado, é contemplarmos a glória do Senhor em meio à Via Crucis da existência humana. É Jesus quem caminha para o Seu destino em Jerusalém, no qual Ele aguarda a rejeição dos homens, no qual Ele aguarda tudo que de mal eles irão fazer. Ele Se antecipa para mostrar aos Seus discípulos e a nós que a palavra final não é da morte, da perseguição  nem da maldade. A palavra final é o triunfo da glória de Deus.

 

Por isso, os discípulos sobem para ver a Jesus glorioso e transfigurado. Eles contemplam em Jesus transfigurado a glória que espera a cada um de nós. Eles contemplam Jesus, o Messias, o Senhor. Por isso, ao lado d’Ele aparece Elias e Moisés, porque o Senhor é o Senhor de todos os tempos, é o Senhor da glória.

 

Assim como levou para o alto monte os Seus discípulos Pedro, Tiago e João, Jesus também quer nos conduzir para o alto da montanha, e não caia apenas na visão literal da montanha física, mas é preciso se retirar do que nós temos aqui embaixo, a nossa vida cotidiana.

 

É importante recolher-se para a oração. Toda oração vivida no recolhimento e na presença de Jesus é uma transfiguração. É na oração que somos transformados, é na oração que os nossos sentidos são purificados, é na oração que contemplamos a glória de Deus, o consolo de Deus, a misericórdia de Deus e a presença amorosa de Deus no meio de nós.

 

É preciso se voltar para a oração, primeiro a oração da escuta. “Este é meu Filho amado. Escutai o que ele diz”. Oração é sair dos barulhos, sair de tudo que o mundo está soprando em nós, mas é preciso sair dos barulhos que estão também dentro de nós, tanta coisa barulhada dentro de nós, para escutarmos a voz de Deus.

 

Oração é contemplação. Eles contemplaram Jesus, e com os olhos fechados contemplamos a presença gloriosa de Deus no meio de nós. No silêncio do recolhimento e da escuta, os nossos olhos são purificados para vermos a presença amorosa de Deus no meio de nós.

 

Por isso, permitamos que, neste domingo da graça, segundo domingo da Quaresma, onde somos conduzidos ao monte da transfiguração, que Deus purifique o nosso sentido e o nosso coração, que Ele nos conduza pela via da oração, para a nossa renovação interior.

 

Há uma glória que nos espera, contemplamos essa glória todas as vezes em que vencemos os pecados e as tentações pelo poder e pela graça da oração.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A cena da transfiguração é uma amostra do que será o Cristo glorioso. A nuvem simboliza a presença de Deus, que administra a história da salvação. No Antigo Testamento, duas figuras de destacam: Moisés, o grande líder do povo de Israel e zeloso transmissor da Lei de Deus; Elias, o grande profeta, que interpretava e transmitia ao povo a vontade de Deus. Moisés e Elias conversam com Jesus, não com os discípulos de Jesus. Estes têm a quem ouvir: “Este é meu Filho amado. Ouçam-no”. Doravante, o comunicador autorizado do Pai é seu Filho Jesus. Para o momento, o Mestre e os três apóstolos deverão deixar esse ambiente de glória e retornar à realidade. A glória virá, mas antes eles terão que percorrer o caminho da cruz. Prenúncio de vitória para Jesus e também para os discípulos.

O R A Ç Ã O

Divino Mestre, Jesus Cristo, dialogando com Moisés, o grande líder do povo de Israel e representante da Lei de Deus, e com Elias, o incomparável profeta da antiga Aliança, nos revelaste estar cumprindo tudo o que foi proclamado e escrito a teu respeito, com o aval do Pai celeste. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 9,2-10 - A transfiguração de Jesus

 

Oração Inicial

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, abre meus ouvidos e ilumina minha mente para acolher os ensinamentos de Jesus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Evangelho: Mc 9,2-10 Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João e os fez subir a um lugar retirado, no alto de uma montanha, a sós. Lá, ele foi transfigurado diante deles. Sua roupa ficou muito brilhante, tão branca como nenhuma lavadeira na terra conseguiria torná-la assim. Apareceram-lhes Elias e Moisés, conversando com Jesus. Pedro então tomou a palavra e disse a Jesus: “Rabi, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Na realidade, não sabia o que devia falar, pois eles estavam tomados de medo. Desceu, então, uma nuvem, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o!”

O que o texto diz? Leia o Evangelho mais uma vez e observe os personagens, o lugar, quem são os interlocutores, o que acontece?

 

“O episódio da Transfiguração acontece quando Jesus toma, com decisão, o caminho de Jerusalém. Sua hora está chegando e ele teme pela fragilidade dos seus na hora da perseguição. Pedro, Tiago e João são as testemunhas privilegiadas nos momentos mais marcantes. A montanha é o lugar por excelência da manifestação de Deus. Uma janela da glória futura se abre para os discípulos. Moisés e Elias significam a Lei e os profetas do Antigo Testamento. Jesus é investido como o personagem maior do novo tempo. E essa investidura recebe a chancela do céus: “Este é meu Filho amado, escutai-o”. Confusos, os apóstolos voltam à planície. Não entendem tudo, mas estão disponíveis para escutar a Palavra do Mestre.”

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para mim? Faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, faça a leitura calmamente e sinta o toque de Jesus por meio do texto. Deixe Ele habitar em você com sua Luz, sua ternura e seu amor.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o(a) cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Ouvir a Palavra exige compromisso. Qual seu compromisso a partir da leitura, meditação e contemplação do Evangelho?

 

Bênção

 

Benção especial da Quaresma

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.

– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.