sábado, 12 de outubro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eles não têm mais vinho. - (Jo 2,1-11)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 O U T U B R O  R  O  S  A  MÊS  DAS MISSÕES
 GARÇA/SP, 12 DE OUTUBRO de 2019 (sábado) 285º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TRISTE DE QUEM NÃO CONSERVA NENHUM VESTÍGIO DA INFÂNCIA.
(Mário Quintana)


 Datas Comemorativas 
 DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA “Padroeira Oficial do BRASIL
DIA DA CRIANÇA e DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA
DIA DO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA e DIA DE CRISTOVÃO COLOMBO
DIA DA OFICIALIZAÇÃO DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA
DIA DA FILATELIA TEMÁTICA
DIA DA FESTA DA CRIANÇA
DIA DA CIRURGIA INFANTIL
DIA INTERNACIONAL DAS MENINAS
DIA NACIONAL DA LEITURA
DIA NACIONAL DO DINHEIRO
DIA MUNDIAL DO OVO
DIA DO BASQUETE
DIA DO BANCO DO BRASIL
DIA DA FESTA DA CRIANÇA
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ARTRITE REUMATOIDE
DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO
DIA DO CORRETOR DE SEGUROS
DIA DE SOLIDARIEDADE COM OS PRISIONEIROS POLÍTICOS DA ÁFRICA DO SUL
DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): GUARAÇAÍ - Júlio Mesquita - Lavínia - TUPÃ (São Paulo) Irituia (Pará) Itumbiara - Monte Alegre de Goiás - Rubiataba - Santa Rita do Araguaia - São Luís de Montes Belos (Goiás) Cascavel - Iporã (Paraná) Ijuí - Santo Antônio das Missões (Rio Grande do Sul) Caetité - São Sebastião do Passé - Urandi (Bahia) Juarina (Tocantins) Seropédica (Rio de Janeiro) Timbó (Santa Catarina)
Dia do ANIVERSÁRIO DE: CARMEM LÚCIA SIMIONATO MANSUSO (Garça/SP) CARLA CLAPIS POSSARI (Lions Clube de Ouro Verde Cidade Verde /SP) ELIZABETE LIMA GIROTTO (Lions Clube de TUPÃ /SP) JULIANA CASTRO  (Bastos /SP ) ARQUILIO JOSÉ MARTINS GUIRADO  (Ind e Com de Vassouras Guirado- Garça/SP) LILIAN LUCHIARI BARALDI NININ (EQ 10 ENS das FAMÍLIAS do Setor de Garça/SP) DANIEL DUTRA BRANCO  (Panificadora União - Garça/SP) Reynaldo Marino  (Garça/SP) Fatima Regina Marino (Garça/SP) DOMINGOS AMADO BEZ (Garça/SP) AMAURI CODONHO  (Garça /SP ) Pe. MURiLO APARECiDO dos DIAs (Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Oriente /SP)

 Santo do Dia 
NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
São SERAFIM DE MONTENEGRO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Com grande alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como a noiva ornada de suas jóias.
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Com alegria nos rejubilamos no Senhor, pois ele nos reúne para celebrar a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e mãe do nosso povo. Ensinando-nos a ser sempre obedientes à Palavra de Jesus, Maria intercede junto a ele em favor dos filhos e filhas necessitados do bom vinho do amor, da esperança e da alegria. Nesta Eucaristia rezemos, com especial carinho, pelas crianças e pelo nosso país.
– Oração 
PAI, QUE O TESTEMUNHO DE MARIA CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO, TRANSFORMANDO-ME EM PERFEITO DISCÍPULO DE JESUS. E QUE EU POSSA CONDUZIR MUITAS OUTRAS PESSOAS A CREREM EM TEU FILHO.

Essa oraão foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, mãe de Deus e senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

– Leituras 
– 12/10/2019Sábado da 27ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora da Conceição Aparecida . Solenidade
Sensíveis às situações de aflição e desamparo, as mulheres de fé se põem em defesa da vida. Atentas e reverentes à Palavra de Deus, elas nos ensinam a prontidão para agir e interceder em favor dos necessitados.  

1ª Leitura (Est 5,1b-2, 7,2b-3) – o que queres que eu faça?  Leitura do Livro de Ester:

1bEster revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro.
7,2bEntão, o rei lhe disse: “O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida”.
3Ester respondeu-lhe: “Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida — eis o meu pedido! — e a vida do meu povo — eis o meu desejo!”
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 44(45)
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto:/ que o Rei se encante com vossa beleza!


2ª Leitura (Ap 12,1.5.13a.15-16a) – Apareceu no céu um grande sinal  Leitura da Apocalipse de são João:

1Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13aQuando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino.
15A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16aA terra, porém, veio em socorro da mulher.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Evangelho do dia 
 12/10/2019Sábado da 27ª Semana Do Tempo Comum Nossa Senhora da Conceição Aparecida . Solenidade
Eles não têm mais vinho. - (Jo 2,1-11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Disse a mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que ele disser!” (Jo 2,5)
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor. 


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 

“Nossa Senhora é o sinal da presença de Deus entre nós”
 Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser!’
(João 2,5).
Com muita alegria no coração, celebramos o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Mãe de Deus, Senhora nossa, Padroeira da nossa amada pátria brasileira, Mãe de todos os brasileiros.

Maria é aquela presença constante na vida e na história dos discípulos de Jesus, a primeira discípula de Jesus, a filha amada do Pai, aquela que é a esposa do Espírito Santo. Ela é Mãe da Igreja, é uma Mãe presente, afetiva, efetiva, é uma Mãe que consola. Foi Deus quem nos deu Maria como Mãe, foi Ele quem disse, na boca de Jesus, a João: “Eis aí a tua mãe” (cf. João 19,27).

Maria tem sido sempre Mãe, presente e jamais ausente. Em tempos tão difíceis, como era a época em que ela foi encontrada por aqueles pescadores, ela veio numa pequena imagem dividida e quebrada, onde, primeiro, encontraram o corpo e depois a cabeça. Na verdade, os pescadores encontraram a fé, a esperança, a confiança, a esperança materna e consoladora de Maria. Aquela pequena imagem foi guardada e se tornou, na história do país mais católico do mundo, o maior símbolo de fé na presença de Deus, fé num Deus que age por meio daquilo que é desprezível.
“Aquela pequena imagem se tornou, na história do país mais católico do mundo, o maior símbolo de fé na presença de Deus.”
O bonito dessa imagem é o fato de que ela foi quebrada por alguma ocasião. Sabemos que, desde os antigos, quando uma imagem era quebrada e não tinha mais como a arrumar, ela era enterrada e, até de forma errada, jogada nos rios. E foi jogando no rio que os pescadores a encontraram como um sinal de fé, como um sinal da presença amorosa de Deus.

Essa imagem permanece, há 300 anos, como o sinal maior da presença de Deus por meio de Sua Mãe no meio da história desse povo de fé que somos nós brasileiros.

Coloquemo-nos aos pés de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, invoquemos a sua proteção e, acima de tudo, escutemos aquilo que ela disse no Evangelho: “Fazei o que ele vos disser”.

Ela vem nos ensinar a fazer a vontade de Jesus, porque o segredo de Maria é fazer a vontade d’Ele, escutá-Lo, escutar o momento, escutar a Palavra. Se fizermos o que ela fez, seremos felizes por praticar e vivenciar na vida a Palavra do Senhor.

Maria, olhe para as nossas aflições e dores, olhe, sobretudo, para o sofrimento do povo brasileiro, olhe para os nossos doentes e enfermos, olhe para aqueles que estão perdidos e sem esperança, olhe para os nossos jovens perdidos no mundo das drogas, olhe para aqueles que estão oprimidos, deprimidos na alma e no espírito. Tu és para nós referencial de fé, luz que nos aponta Jesus, o nosso Salvador.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!
Deus abençoe você!
– Reflexão - Os "itinerários" da oração 
Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, Jesus mostra-nos os "itinerários" da oração. Ser homem significa essencialmente "relação com Deus", e, portanto, falar com Ele e escutá-Lo. A nossa oração pode e deve brotar do nosso coração, mas sempre necessitamos do apoio das orações vocais recebidas da tradição piedosa (particularmente, os "Salmos").

Na verdade, sem estas ajudas para a oração, a nossa prece pessoal torna-se subjetiva e acaba por nos refletir mais a nós do que ao Deus vivo. É fundamental ouvir e guardar a sua Palavra! Normalmente, o pensamento adianta-se à palavra (primeiro temos uma idéia e, depois, procuramos a palavra para a expressar). Mas na oração litúrgica, geralmente, acontece o contrário: a palavra, a voz, precedem-nos, e o nosso espírito tem de se adaptar docilmente a ela.

—Senhor, os homens por nós próprios não sabemos pedir o que convém. Por isso, Tu vieste em nosso auxílio e, com as palavras de oração que nos deixaste, podemos conhecer-Te pouco a pouco e pôr-nos a caminho até Ti.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
As bodas de Caná representam o primeiro dos sete sinais no Evangelho de João.
O autor não fala em milagres, mas em sinais, pois não quer exaltar o fato em si, mas o que está por trás dele: revelar a glória de Jesus para que os discípulos acreditem nele. Ele e seus discípulos foram convidados para um casamento, a mãe de Jesus também estava presente.
Ao longo da festa, o vinho veio a faltar. A mãe de Jesus intercede ao Filho em favor dos noivos e dos convidados. Festa sem vinho (bebida) é festa incompleta, sem alegria. Jesus é apresentado como o noivo da comunidade. A mãe tem importante papel na família, na comunidade, em todos os lugares. Ela é perspicaz e sensível diante das necessidades. Aqui ela desempenha a função de convidar para fazer o que o Mestre pedir.
Nós, católicos brasileiros, temos uma devoção e um carinho todo especial para com Maria, mãe de Jesus e nossa.
Entre muitos outros títulos, no Brasil é conhecida como Nossa Senhora Aparecida.
Ela olha com muito amor o povo brasileiro e intercede a Jesus para que nunca falte o vinho da alegria e da dignidade para seus filhos e filhas.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em   https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 2,1-11 - No primeiro milagre de Jesus a Mãe estava lá

Mês das Missões 
Foi em uma festa de casamento, a pedido de sua Mãe, que Jesus quis realizar seu primeiro sinal: a transformação da água em vinho. Esse belíssimo relato de João traz em cena Maria, o poder da Mãe junto ao Filho. Peçamos a ela, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que interceda por nós:
“Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro fosse por vós desamparado. Animado(a) eu, pois, com igual confiança, a vós, Virgem, entre todas singular, como a uma mãe recorro; de vós me valho; e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prosto aos vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos ouvir-me, propícia, e alcançar-me o que vos rogo. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que este texto nos revela? Para quem Maria teve um olhar de compaixão? O que Maria pede aos servos que façam? Como Jesus responde à solicitação de sua Mãe?
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - Maria entra no Plano da Salvação indicando o verdadeiro Caminho: Jesus. Ela gera o Filho de Deus, o apresenta à humanidade e ensina-nos como nos dirigir a Ele em nossas necessidades.
“O evangelista João evita a palavra milagre. Poderia dar a impressão de poder. Prefere o termo sinal. São sete. Eles dão a medida do poder de Jesus. Caná representa o casamento de Deus com seu povo. Jesus é o noivo que dá sentido à festa. As coisas antigas – vasos da purificação – são superadas pelas coisas novas do Reino. O bom vinho da alegria deve estar sempre presente com seu povo. Maria representa a comunidade cristã disposta a fazer tudo o que o Filho disser. Os convidados são o Povo de Deus. A devoção mariana faz parte da identidade católica. Solidária com seu povo, com seus sofrimentos, ela anuncia a libertação. A mãe Aparecida assume a cor negra de grande parte da nossa sofrida população” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) - “Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades. Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho, meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.”
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Como devoto(a) de Maria, qual deve ser o seu comportamento para com seus irmãos? Em que medida e com quais práticas concretas seu comportamento para com os irmãos será como o de Maria e Jesus?

BÊNÇÃO

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.