quarta-feira, 4 de outubro de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Eu te seguirei para onde quer que fores. - (Lc 9,57-62)

 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 O U T U B R O  MÊS  DAS MISSÕES 
 GARÇA/SP, 04 DE OUTUBRO DE 2017 (quarta-feira) 277º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TUDO O QUE UM SONHO PRECISA PARA SER REALIZADO É ALGUÉM QUE ACREDITE QUE ELE POSSA SER REALIZADO.”

                                                                                                                                                                              (Roberto Shinyashiki)

 Datas Comemorativas  
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS
DIA MUNIDAL DA NATUREZA
DIA DO CÃO
DIA UNIVERSAL DA ANISTIA
DIA MUNDIAL DO LOBINHO
DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DA SAÚDE
DIA NACIONAL DO POETA
DIA DO BARMAN
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Rinópolis (São Paulo) Carmo do Paranaíba - Frutal - Monte Azul - Salinas (Minas Gerais) Bom Jesus do Itabapoana - Engenheiro Paulo de Frontin (Rio de Janeiro) Cerro Largo (Rio Grande do Sul) Nossa Senhora das Dores - Salgado (Sergipe) Tamboril (Ceará) Campina do Simão (Paraná) Catingueira (Paraíba)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: RODRIGO ROBERTO MORENO (Macrocontábil Conessa-Garça /SP) ELZA MARCELINO DA SILVA ROCHA (Elpa Ind. Eletroeletrônica Ltda.- Garça/SP) JULIANA TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) PAULO TRAMONTINI (Garça /SP ) FRancIScO agusto FerreiRa Gelamo (empresário – Três Lagoas /MS) DDumont  Luchiari (Drê Fantasias -  Garça /SP) Brasiliano Cavalcante (Garça /SP) .
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL:  ALESSANDRA PLATERO e JOHNNY ALVES DA SILVA PLATEROó2003ó14 ANOS (sobrinhos S. Paulo/SP).
. Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE MIRANDOPOLISó1964ó53 ANOS e LIONS CLUBE DE PACAEMBÚ PARAÍSO ó2003ó14 ANOS  (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Francisco (Itália, 1182-1226), Nascido numa família abastada, abandonou os bens materiais para abraçar uma vida de humildade e pobreza. Inspirador da “fraternidade franciscana”, amou pobres e doentes e a natureza inteira, obra de Deus.
SÃO PETRÔNIO

Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa e sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu com amor.
Oração
SENHOR JESUS, QUERO SEGUIR-TE, SUBMETENDO-ME ÀS EXIGÊNCIAS DO DISCIPULADO, SEM OLHAR PARA AS MINHAS CONVENIÊNCIAS E MEUS INTERESSES.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que fizestes são Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria.. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
Quarta-feira da 26º Semana do Tempo Comum - 04/10/2017 S. Francisco de Assis, Rlg, memória
A palavra de Deus nos anima a reconstruir o que estiver abalado na caminhada da fé e seguir Jesus com prontidão e desprendimento, superando todo desconforto e dificuldade.


1ª Leitura (Ne 2,1-8) – Se for do agrado do rei. deixa-me ir para a Judéia, a fim de que possa reconstruí-la. Leitura do Livro de Neemias:

1Era o mês de Nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Como o vinho estivesse diante do rei, eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei. Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2o rei disse-me: “Por que estás com a fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração”. Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3”Que o rei viva para sempre! Como o meu rosto poderia não estar triste, quando está em ruí­nas a cidade onde estão os túmulos de meus pais e suas portas foram consumidas pelo fogo?” 4E o rei disse-me: “Que desejas?” Então, fazendo uma oração ao Deus do céu, 5eu disse ao rei: “Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judeia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la”. 6O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me: “Quanto tempo vai durar a tua viagem e quando estarás de volta?” Eu indiquei-lhe a data do regresso e ele autorizou-me a partir. 7Eu disse ainda ao rei: “Se parecer bem ao rei, sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio, para que me deixem passar, até que chegue à Judeia. 8E também outra para Asaf, guarda da floresta do rei, para que me forneça madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade, e para a casa em que vou morar”. E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       


Salmos
Salmo responsorial 136 (137)
Que se prenda a minha língua ao céu da boca,
se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 26º Semana do Tempo Comum - 04/10/2017 S. Francisco de Assis, Rlg, memória
Eu te seguirei para onde quer que fores. - (Lc 9,57-62)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br    
 “Ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. - (Lc 9,51-56).
Vamos caminhando com Jesus e seus amigos até Jerusalém, observando os acontecimentos e aprendendo os ensinamentos. Três novas vocações aparecem no caminho. A lição é clara: venham despojados, com o coração livre, sem interesses pessoais; venham sem condições, dispostos a pôr em primeiro lugar o anúncio do Reino de Deus; venham decididos, sem olhar para trás, vindo sem voltar. Jesus não tinha onde reclinar a cabeça. Não tinha nada. Segui-lo tinha que ser um ato totalmente gratuito e desinteressado. Por isso que os santos deixam tudo. É claro que podemos enterrar os nossos mortos, e devemos como obra de misericórdia, e podemos nos despedir de nossa família, se vamos partir em missão. Em primeiro lugar, porém, está o Reino de Deus. O que se busca deve ser claro e ter força de atração, para que o nosso rosto que se voltou para Jerusalém não se distraia nem se desvie. Sempre é possível começar e não ir adiante. Somos fracos, mas alguns têm que ser fortes e firmes. Assim ordenou Deus a Josué: “Sê firme e corajoso”. Com este espírito decidimos ser cristãos, e depois demos novos passos consagrando nossas forças a serviço do Senhor.
 Reflexão - A hora de Jesus (a chamada)
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje, vemos nesta cena que a existência humana não é indiferente (sem sentido), mas tem "relevância": Deus chama o homem e a sua chamada é "individual". A resposta a esta chamada tem precedência e exige a totalidade do nosso ser. Não chega entregar uma parte de si próprio…
Para o cristão isto significa que existe a "hora de Jesus Cristo", o instante que não se pode adiar, porque não se pode ponderar e dizer: "Sim quero, é claro, mas agora…". Porque assim poderia deixar escapar o instante da "minha" vida e perder—precisamente por causa destas cautelas— o autêntico da "minha" própria vida, que nunca mais se pode recuperar. Há a hora da "chamada", que exige uma decisão imediata, a decisão mais importante! A razão de Jesus e a sua chamada têm precedência: chegam primeiro!
—Peço a minha Mãe Santa Maria que saiba —como Ela— responder bem e na hora, adiando o "razoável" perante este "maior" que é Ele. Só assim chegarei verdadeiramente até à sua proximidade.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Conheço alguém que deixou tudo para seguir a Jesus de modo radical?
- Posso mencionar alguém que seja um ótimo exemplo de dedicação ao Evangelho?
 - O jovem estava triste, diante de uma realidade terrena. Jesus o encoraja a se dedicar ao anúncio do Reino de Deus. E eu? Dedico-me a seu Reino?
 - Procuro encorajar os abatidos?
- Minha Comunidade apoia os que deixam tudo para anunciar o Reino de Deus?
 - O que sua comunidade faz pelas vocações sacerdotais e religiosas? E eu, o que faço? É uma prioridade da Igreja Católica!


Leitura Orante
Autor: Liturgia Diária 
Conteúdo publicado em  http://liturgia.catequisar.com.br     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Hoje é dia de São Francisco de Assis, um santo querido por muitos povos, tanto católicos, quanto não católicos. Peçamos que ele interceda junto a Deus por nós, para que possamos sempre viver na paz do Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Oremos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto O que diz o texto do dia?) O que diz o texto bíblico? Este é o primeiro passo da leitura orante. Faça a leitura com bastante calma e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa, buscando identificar o tema central do texto. A quem Jesus está instruindo? Com quais disposições os personagens da narrativa se colocam no seguimento de Jesus? Quais são as orientações de Jesus? Que mensagem Ele nos deixa?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? Faça a sua meditação do Evangelho e procure perceber qual palavra encontrou mais sintonia com a sua vida. O convite que Jesus faz aos discípulos é também direcionado a você? Refletindo sobre sua vida, você percebe uma necessidade de abrir-se mais para seguir o Senhor sem lhe impor condições? Leia o texto mais uma vez, atentamente, e fique por alguns instantes em silêncio para ouvir o Senhor.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Orar significa falar com Deus. Este é, portanto, o momento de ter um diálogo com Ele, em resposta ao que o Senhor lhe revelou por meio de sua Palavra. Silencie sua mente e seu coração e faça a sua oração.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


Sites acessados e consultados: - http://datascomemorativas.org/ - http://homilia.cancaonova.com//liturgia - http://liturgia.catequisar.com.br/ http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ -  https://padreluizcarlos.wordpress.com/ - http://www.aparecidadasaguas.com - http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br - http://kdfrases.com/autor/- Liturgia Diária ano XXVI nº 309 – PAULUS Pia Sociedade de São Paulo