quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Vinde a mim todos vós que estais cansados. - (Mt 11,28-30)



– ONU # UNESCO
 2019: ANO INTERNACIONAL DAS LÍNGUAS INDÍGENAS 
 2019: O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA 
 D E Z E M B R O  MÊS DA  F A M Í L I A
 GARÇA/SP, 11 DE DEZEMBRO de 2019 (quarta-feira) 345º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
TUDO O QUE VOCÊ REALIZA OU DEIXA DE REALIZAR NA VIDA É O RESULTADO DIRETO DOS SEUS PENSAMENTOS.
(James Allen)


 Datas Comemorativas 
DIA NACIONAL DAS apaes
DIA DA UNICEFFUNDO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA
DIA NACIONAL DO CONTROLE DE PESO
DIA NACIONAL da Câmara Júnior
DIA MUNDIAL da Câmara Júnior
DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS
DIA DO ENGENHEIRO
DIA DO ARQUITETO
DIA DO AGRIMENSOR
DIA da Infantaria da Aeronáutica

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): DUARTINA (São Paulo) Beruri - Boa Vista do Ramos - Manaquiri (Amazonas) Cerro Corá - Coronel Ezequiel - Grossos Itaú - Santa Cruz - São Miguel - São Miguel de Touros - São Vicente (Rio Grande do Norte) Carrapateira - Pedro Régis (Paraíba) Corguinho - Farroupilha - Guaporé (Rio Grande do Sul) Jaguaruna (Santa Catarina) Campo Magro - Jardim Olinda - Paranapoema - Terra Boa  (Paraná) Agua Clara - Corguinho -Bataguassu - Jaraguari (Mato Grosso do Sul) Pirapemas (Maranhão)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA APARECIDA PACHECO FELIX (Unimed – Equipe 12 Nossa Sra. da SABEDORIA Setor de Garça /SP) ALCIDES LEAL (Osvaldo Cruz /SP)KATIA TELES (Garça /SP) ANA MARIA PRANDE pereira (Professora - Garça/SP) Luzia Alonso (Garça /SP) EDER MARIANO FRANCO (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) LUCIANA DE LION ALVES (Lions Clube de Bauru Estoril /SP) JoAQUIM SERGIO pereira (Médico-Procomesso-Garça / SP) sAndra REGINA ALVES MOrGaDO  (Garça / SP) MANOEL LUIZ PINHEIRO DOS SANTOS (Alvinlândia/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: PATRÍCIA FERREIRA R.VIEIRA E THIAGO JOSÉ FRANCISCO VIEIRAó2010ó09 ANOSó(Equipe13 Nossa Sra. de SHOENSTATT Setor de Garça /SP) MARLUCE MARIA DE SOUZA BENTES E LUIZ ANTÔNIO R. DA SILVA ó1990ó29 ANOSó(Garça /SP)

 Santo do Dia 
SÃO DÂMASO I
■ São JOÃO DIEGO
■ São SABINO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- O Senhor vai chegar, não tardará: há de iluminar o que as trevas ocultam e se manifestará a todos os povos (Hab 2,3; 1Cor 4,5).
 “VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”
■ Atento ao cansaço que nos acomete, Jesus se propõe a nós como alívio dos fardos que carregamos e como o mestre humilde que nos ensina a assumir a causa dos desvalidos e fracos.
– Oração 
PAI, A MANSIDÃO E A HUMILDADE DE JESUS SIRVAM DE ESTÍMULO PARA MIM, NO RELACIONAMENTO COM OS MEUS SEMELHANTES. LIVRA-ME DA ARROGÂNCIA E DA PREPOTÊNCIA!
Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/


– Oração do dia 
  Ó Deus todo-poderoso, que nos mandais preparar o caminho do Cristo Senhor, fazei que, confortados pela presença do divino médico, nenhuma fraqueza possa abater-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVIII nº 325

                                                                                                                  – Leituras             
 11/12/2019 – Quarta-feira da 2ª Semana do Advento –
A Palavra de Deus renova a esperança e o animo de todos os que esperam no Senhor e nos faz encontrar em Jesus o descanso de tudo o que é empecilho para a caminhada cristã.  

1ª Leitura (Is 40, 25-31) – O Senhor todo-poderoso dá coragem ao desvalido.  Leitura do Livro do Profeta Isaías:

25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?”, fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: quem criou tudo isso? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus, que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor, e meu julgamento escapa ao do meu Deus”? 28Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 102/103
Bendize, ó minha alma, ao Senhor.


Evangelho do dia
11/12/2019 – Quarta-feira da 2ª Semana do Advento 
Vinde a mim todos vós que estais cansados. - (Mt 11,28-30)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
-  Eis que o Senhor há de vir, a fim de salvar o seu povo; felizes são todos aqueles que estão prontos para ir-lhe ao encontro.
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/ 
“Jesus é manso e humilde de coração”
 Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”
(Mateus 11,28).
Jesus que é manso e humilde de coração, está nos convidando para que encontremos n’Ele o nosso refúgio, o nosso descanso e o nosso sossego. Porque todos nós nos cansamos, nos fadigamos e a vida não tem sido fácil para ninguém. Por isso, que em Deus está o nosso refúgio, o nosso abrigo seguro para que a nossa alma não ande fadigada, cansada, oprimida por tantas situações que lidamos nessa vida.

O convite é para que possamos encontrar no coração de Jesus o repouso para a nossa alma. Deus, nosso Pai, nos criou no amor, e no amor Ele nos cria, nos refaz e nos restaura. No amor somos refeitos em Deus.

O coração de Jesus é o coração amoroso, o coração de Jesus é a plenitude do amor de Deus em nós, é para o coração de Jesus que somos convidados para curar o nosso coração, para restaurar esse coração machucado e ferido que vive tantos dramas, traumas, tantas situações dolorosas, esse coração que se enche de mágoas, rancores, ressentimentos e dores que nos oprimem a cada dia.

“O coração de Jesus é humilde, não se deixa levar pelo sentimento de grandeza, não se contamina pelo orgulho.”

Vinde para o coração de Jesus, porque o coração d’Ele é manso, não é um coração que está agitado pelos ventos e vendavais da vida, é um coração que é sereno e brando. Assim é o coração de Jesus, e é assim que ele também quer fazer com o nosso coração.

O coração de Jesus é humilde, não se deixa levar pelo sentimento de grandeza, não se contamina pelo orgulho, pela avareza ou pela soberba.

O coração de Jesus não se leva pelas ansiedades da vida, e nós que somos tão ansiosos, que estamos com o coração repleto de vaidades, de contrariedades e de situações adversas da vida, precisamos ser curados no coração de Jesus.
Encontremos o nosso refúgio seguro no coração de Deus para sermos curados, aliviados, para olharmos a vida com outros sentimentos e com outro olhar. O olhar da paz, da misericórdia, da mansidão que faz nova todas as coisas. Por isso, encontremos no coração de Jesus o refúgio para o nosso coração.

Deus abençoe você!
– Reflexão - A “inspiração divina” nos redatores da “Bíblia” 
 Direitos reservados: REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Hoje— procuramos o descanso na "Palavra de Deus": É este um refúgio certo? Na linguagem humana ocorre que uma palavra de certo peso costuma encerrar em si um relevo maior do que o autor, no seu momento, poderia ter consciência. Este valor (e/o significado) junto com a palavra —que vai mais além de seu instante histórico— resulta mais realce para as palavras que amadureceu no processo da história da fé.

No caso da "Bíblia", os redatores (inspirados por Deus) não falam simplesmente por e para si mesmos. A "inspiração sobrenatural" está em que o autor não fala como um sujeito privado, fechado em si mesmo. Fala em uma comunidade viva e, portanto, em um movimento histórico vivo que nem ele, nem a coletividade construiu, e sim onde atua uma força diretriz superior.

—Senhor-Deus, o longo caminho da "Bíblia" até a vinda de Jesus é um "grande advento" que tem guiado ao homem até o refúgio da Verdade plena.

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Uma dedicada mãe, só pelas reações do seu filhinho, consegue acertar o que ele está sentindo: dores e alegrias.
Do mesmo modo Jesus, com sua extrema sensibilidade, observa atentamente o semblante e os gestos dos seus conterrâneos e fica sabendo o quanto eles estão sofrendo. Ora, muitos andam tão curvados sob o peso de obrigações sociais e exigências religiosas, que perdem a alegria de viver e formam um conceito falso a respeito de Deus. Jesus se dispõe a aliviar-lhes o fardo, opondo-se a todo tipo de exploração e opressão. Propõe um caminho de liberdade em que a pessoa seja de fato mais importante do que as leis. O texto nos convida também a não sofrermos sozinhos, mas unirmos nossas dores às de Jesus.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 11,28-30 - meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Em sua oração dirigida ao Pai, Jesus expressa o louvor pelos pequenos, que foram capazes de acolhê-lo como dom do Pai e de reconhecer a relação filial que o une ao Pai. Que possamos, ao longo do dia, acolher o Senhor e entoar o nosso louvor pela sua presença em nossa vida.
“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) - O que diz o texto? Detenha-se na oração de Jesus e destaque as palavras que mais lhe chamaram atenção. Qual é o motivo do louvor expresso na oração? Como é a relação entre Jesus e o Pai revelado no texto?
“Esta breve oração de louvor do evangelho de Mateus é também encontrada em Lucas, com as mesmas palavras do texto grego. Ela exprime a intimidade e o conhecimento entre Jesus e Deus Pai. Esta união entre Jesus e o Pai, e o mútuo conhecimento, que em Mateus só aparece aqui, é característica do evangelho de João, sendo encontrada nas seguintes passagens: dirigir-se diretamente ao Pai, em oração de louvor (Jo 11,41b-42); tudo entregue pelo Pai e a revelação do Filho (Jo 17,6); e o conhecimento entre o Filho e o Pai (Jo 17,25-26). O louvor é a expressão da alegria. O Pai é invocado como Senhor do céu e da terra. Jesus dá testemunho do Pai diante de todos. A vontade do Pai é que todos o acolhessem. Contudo, surge uma separação entre os ‘sábios e entendidos’ e os ‘pequeninos’. Os sábios e entendidos são os autossuficientes que se instalam no poder religioso ou econômico. Estes estão bem instalados em seus privilégios e não querem mudanças. Os pequeninos são os pobres bem-aventurados, privados e carentes, em busca do socorro de Deus e ansiosos pela mudança do sistema de opressão. Completando a oração, Jesus afirma a sua união de conhecimento com o Pai. Em Deus, conhecimento e amor são inseparáveis e são a fonte da sua revelação ao mundo como aquele que a todos quer acolher em sua vida divina e eterna” (Reflexão de José Raimundo Oliva, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração?  - O que o texto diz a você hoje? Qual ensinamento de Jesus você acolhe para sua vida? Por quais motivos você faz hoje seu hino de louvor a Deus?  
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto) - “Aleluia! Louvem a Deus no seu templo, louvem a Ele no seu poderoso firmamento! Louvem a Deus por suas façanhas, louvem a Ele por sua imensa grandeza! Louvem a Deus tocando trombetas, louvem a Ele com a cítara e harpa! Louvem a Deus com dança e tambor, louvem a Ele com cordas e flauta! Louvem a Deus com címbalos sonoros, louvem a ele com címbalos vibrantes. Todo ser que respira louve a Javé! Aleluia!” (Tradução livre do Salmo 150, do livro “Orações e devoções para todos os momentos”, da Paulinas Editora).
Espera no Senhor.4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra lhe fez. O que você se propõe a viver neste dia?

BÊNÇÃO

Ó Deus cheio de bondade e amor,
concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste,
para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem,
sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém..