sexta-feira, 15 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. - (Mt 5, 27-32)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 15 DE JUNHO DE 2018 (sexta-feira) 166º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
EDUCAR É FORMAR PESSOAS APTAS PARA GOVERNAREM A SI MESMAS, E NÃO PARA SEREM GOVERNADAS POR OUTROS.
(Herbert Spencer)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
 DIA DO PALEONTÓLOGO
 DIA NACIONAL DE ORAÇÃO PELA VIDA DA JUVENTUDE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Piquete - Santa Bárbara D'Oeste (São Paulo) Novo Gama - Valparaíso de Goiás (Goiás) Tefé (Amazonas) Monteirópolis (Alagoas) Itajaí - Witmarsum (Santa Catarina) Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) Arez (Rio Grande do Norte)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ■”GÍ“ GISLEINE APARECIDA SANTINI BARRETO (Garça/SP) ELCYR “CIRO” CAPELLINI (primo Portugal) ELIZA CHEKERDEMIAN (Casa São Paulo – Garça/SP) SONIA MARIA TAEITTI FERREIRA (Lions Clube de Tupã /SP) MARIO SERGIO PIRES (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Pe. DANILO NOBRE DOS SANTOSó2013ó5 ANOS  (Pró-pároco da Pró-Paróquia de Nossa Senhora Rosa Mística de Marília /SP)  
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE MARILIAó1958ó60 ANOS  (Distrito LC 8)
 Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE PROMISSÃOó1990ó28 ANOSó (Distrito LC 8)

 Santo do Dia 
■ SÃO VITO
■ Beata ALBERTINA BERKENBROCK
 Albertina (Brasil, 1919-1931), jovem de vida simples, foi beatificada em 2007. A exemplo de Maria Goretti, com 12 anos de idade foi assassinada por manter-se firme na fé que recebera dos pais.  

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Senhor é minha luz e salvação, a quem poderia eu temer? O Senhor é o baluarte de minha vida, perante quem temerei? Meus opressores e inimigos, são eles que vacilam e sucumbem (Sl 26,1).
■ Muitas vezes encontramos a Deus nos lugares e da forma que menos esperamos. Fazer experiência dele requer refrear o egoísmo e cumprir profundamente as exigências de fidelidade no amor. 
– Oração 
PAI, TU EXIGES RESPEITO MÚTUO ENTRE HOMENS E MULHERES. NÃO PERMITAS JAMAIS QUE A CUPIDEZ E A MALÍCIA DO MUNDO TOMEM CONTA DO MEU CORAÇÃO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
– Oração do dia 
 Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

– Leituras 
– 15 de junho de 2018 – Sexta-feira da 10ª Semana Comum
■ No monte da aliança, Deus se revela de forma sensível e suave. A mensagem do sermão da montanha propõe a transformação de atitudes, algo que começa no íntimo do coração de cada um de nós. 

 1ª Leitura - (1 Rs 19,9.11-16) - Vai e toma o teu caminho de volta – Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias entrou 
numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida 
nestes termos: 11“Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o 
Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, 
que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no 
vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no 
terremoto.
12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois 
do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13Ouvindo isto, Elias cobriu o
 rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que 
dizia: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ele respondeu: “Estou ardendo de zelo pelo 
Senhor, Deus todo-poderoso, porque os filhos de Israel abandonaram tua aliança, 
demoliram teus altares e mataram à espada teus profetas. Só eu escapei. Mas, 
agora, também querem matar-me”.
15O Senhor disse-lhe: “Vai e toma o teu caminho de volta, na direção do deserto 
de Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei da Síria. 16Unge também a 
Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel, e a Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meula, 
como profeta em teu lugar.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 26 (27)
Senhor é vossa face que eu procuro!

 – Evangelho do dia 
– 15 de junho de 2018 – Sexta-feira da 10ª Semana Comum
Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. - (Mt 5, 27-32)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Como os astros, no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (Fl 2,15).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
– Comentário do Evangelho 
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br        
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Aquele que olhar para uma mulher... (Mt 5,27-32)
Não existe homem sem pecados... Alguns pecadores tornam-se visíveis quando seus atos exteriores vêm a público, como o assassino que saca da arma e fere a vítima com três tiros. Outros pecadores permanecem na sombra, como a mulher da vítima que, no silêncio de seu coração, alimenta planos de vingança e se recusa a apagar a chama do ódio. Aquele homicida é considerado um homem “desonesto”, mas esta mulher também o é, enquanto sua cólera surda (e muda) permanece igualmente assassina.

Assim, quando Jesus opõe a Lei mosaica - “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos...” - à nova Lei do Sermão da Montanha, ele torna o ideal cristão ainda mais exigente. O mesmo acontece com os versículos seguintes (27-32), quando a noção de adultério já não está limitada a gestos concretos e palpáveis, mas inclui também as intenções mais íntimas do homem: “Aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração”. E é do coração do homem que brotam os adultérios...

Para evitar o pecado, Jesus recomenda o sacrifício, diz Hébert Roux. “Jesus não propõe uma ascese para chegar à pureza de coração, mas declara que tudo é preferível, mesmo a perda de um membro, antes que a perdição eterna.” Este “exagero” jamais será compreendido por alguém que ainda anão fez da entrada no Reino de Deus a prioridade de sua vida.

Segundo H. Roux, será necessário confrontar este texto do Sermão da Montanha com as exigentes palavras de Jesus sobre a renúncia (cf. Mt 10,37; 16,25) e aquelas igualmente duras dirigidas ao jovem rico (cf. Mt 19,21). Sem a disposição de acolher a “renúncia”, ninguém deixará pai e mãe para seguir a Cristo; ninguém abraçará a cruz como condição indispensável para ser seu discípulo. E foi a recusa da renúncia a seus bens materiais que impediu o jovem rico de seguir o Mestre.

Nos últimos tempos – tão diferente do tempo dos mártires primitivos! – nota-se a tendência a “amaciar” o Evangelho, a procura de um “jeitinho” mais palatável de ser cristão. É quando se ouvem expressões como estas: também, não precisa exagerar... Isto é muito radical! Deus quer a misericórdia, não o sacrifício – citação bíblica que alguém empregou para justificar um aborto!

E pensar que, em plena Primeira Aliança, muito antes de Jesus Cristo, a mãe israelita preferiu assistir à tortura e morte de sete filhos, antes que infringissem um preceito menor – a proibição de comer carne de porco (cf. 2Mac 7)!

Voltando ao tema deste Evangelho, muita gente acha normal assistir a filmes de erotismo, cenas de sexo explícito, novelas sensuais, programas de pornografia, sem perceber que estão alimentando seu próprio psiquismo para iniciar uma vida de corrupção e pecado.
Orai sem cessar: “Cria em mim, Senhor, um coração que seja puro!” (Sl 51,12)

– Reflexão – O matrimônio: O que é casar-se? 
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - Jesus é taxativo: ou tudo, ou nada. O amor é assim. Também no matrimônio! Pois casar-se é, exatamente, “dar minha vida”. É a instituição do compromisso total entre um homem e uma mulher para “dar-se a vida” e “dar a vida” (aos filhos). Qualquer restrição desqualifica ao matrimônio.

Isso implica um “para sempre” e um “só tu”. O amor é “totalizante”: ou tudo ou nada. As condições e as restrições são para o comercio. Não há alternativa. E o sentido da “celebração” do matrimonio (tanto civil como religioso) é o de outorgar-se este compromisso publicamente: diante da sociedade (não é lógico que este compromisso permaneça escondido) e diante do Criador (o amor e o matrimonio são um “invento divino”).

—Não há festa nupcial sem ato jurídico, onde o homem e a mulher se entregam e aceitam mutuamente. E é que tanto o Direito como a Festa são realidades sociais: ninguém é capaz de celebrar uma festa por si só, prescindindo dos demais.

– Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como vai seu casamento?
- Como está caminhando sua preparação para o casamento?
- Por que você se casa?
- Tem sentido casar-se e não querer ter filhos?
- Conheço alguém com sérios problemas familiares?

– Leitura Orante 
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/    
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 5,27-32 - E o adultério? O que diz Jesus?

Senhor, nós te agradecemos por este dia.
Abrimos nossas portas e janelas para que tu possas
Entrar com tua luz.
Queremos que tu Senhor, definas os contornos de
Nossos caminhos,
As cores de nossas palavras e gestos,
A dimensão de nossos projetos,
O calor de nossos relacionamentos e o
Rumo de nossa vida.
Podes entrar, Senhor em nossas famílias.
Precisamos do ar puro de tua verdade.
Precisamos de tua mão libertadora para abrir
Compartimentos fechados.
Precisamos de tua beleza para amenizar
Nossa dureza.
Precisamos de tua paz para nossos conflitos.
Precisamos de teu contato para curar feridas.
Precisamos, sobretudo, Senhor, de tua presença
Para aprendermos a partilhar e abençoar!

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Mt 5,27-32 , e observo o que Jesus fala sobre o adultério
- Vocês ouviram o que foi dito: "Não cometa adultério." Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.
- Foi dito também: "Quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divórcio." Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério
.
Refletindo
Jesus, neste discurso, condena a atitude que transforma a mulher em objeto de cobiça. Só um coração não corrompido pela maldade pode olhar para uma mulher com respeito, sem malícia e más intenções.
2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) - O que o texto diz para mim, hoje?
O texto me diz que meu encontro com a Palavra de Jesus me leva à conversão: de um coração impuro para um coração puro e livre.
Meditando
Os bispos na Conferência de Aparecida, disseram:
 Lamentamos que inumeráveis mulheres de toda condição não sejam valorizadas em sua dignidade, fiquem com freqüência sozinhas e abandonadas, não se reconheçam nelas suficientemente seu abnegado sacrifício e inclusive heróica generosidade no cuidado e educação dos filhos nem na transmissão da fé na família. Muito menos se valoriza nem se promove adequadamente sua indispensável e peculiar participação na construção de uma vida social mais humana e na edificação da Igreja. Ao mesmo tempo, sua urgente dignificação e participação pretende ser distorcida por correntes ideológicas, mascaradas pela marca cultural das sociedades de consumo e do espetáculo, que são capazes de submeter as mulheres a novas formas de escravidão. Na América Latina e no Caribe é necessário superar uma mentalidade machista que ignora a novidade do cristianismo, onde se reconhece e proclama a “igual dignidade e responsabilidade da mulher em relação ao homem” (DAp 453)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:

Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.

4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar com o discipulado do Mestre, amadurece minha maneira de pensar, de sentir e de agir. Sendo assim, torno-me capaz de acolher cada ser humano, em especial, cada mulher como pessoa digna , templo vivo do Espírito Santo, que merece todo respeito.
 BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém