terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. – (Mc 7,1-13)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 F E V E R E I R O ROXO  MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 08 DE FEVEREIRO de 2022 (terça-feira) 039º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  D I A  F E L I Z !

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

Para mim, a capacidade de sorrir é uma das mais belas características do ser humano."

(Dalai Lama)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA da Epilepsia

DIA da Internet Segura

DIA de Limpar o Computador

DIA do Quadro do Magistério do Exército

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

DIA DO INÍCIO DA SEMANA CONTRA O ALCOOLISMO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Água Clara (Mato Grosso do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TATIANE TRAMONTINa ARAUJO (prima-Farmacêutica - Brasilia /DF) Luciana HARUMI Takahashi YOCOYAMA (2VDG-Lions Clube de Araçatuba /SP)CARLOS AnTONIO ALVES (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)JULIO CESAR GUIMARÃES JUNIOR (Garça /SP) MAURO REBUSTINI (Garça /SP) Dr JOSÉ FRANCISCO CARVALHO LEITE JUNIOR (Médico Pediatra Garça /SP) Dr ANDRÉ LUIS GAVIOLI RODRIGUES (Procomeso - Médico Anestesista Garça /SP) Thais Ferrari (Credicitrus Garça /SP) CLOVIS DE CARVALHO (Bauru /SP) NATÁLIA NAPOLITANO CAPARROZ (Garça /SP) RAFAEL NAKAMURA (São Paulo /SP) JOVALDO MENDONÇA (Garça /SP)JOão CARLOS BASSETO (Garça /SP) Rogerio Papa (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Frei EDISON PEREIRA LOPES ó2002ó19ANOS (Conselheiro Espiritual da ENS 08 Mãe da Igreja-do Setor de Garça e Pároco da Paroquia Nossa Senhora de LOURDES de Garça/SP)

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 SANTO DO DIA 

■ SÃO JERÔNIMO EMILIANO

Jerônimo (Itália, 1486-1537), dedicou-se ao serviço de Cristo na pessoa dos pobres, dos doentes e das crianças abandonadas. Seu trabalho é continuado pela obra dos padres e irmãos somascos.

SANTA JOSEFINA BAKHITA

Josefina (Sudão, 1869-1947), conheceu por muitos anos, as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão. Já na maioridade, decidiu consagrar-se totalmente a Deus – por quem soube desde sempre amada – na Congregação das Filhas da Caridade.

SÃO TEODORO ESTRATELATA 

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia : Quando nos assemelhamos ao jeito de Jesus, nossa fé torna-se vida.=> Seu coração está longe de mim – Mc 7,1-13

 

 

- Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Deus que “os mais altos céus não podem conter” é, ao mesmo tempo, o Deus próximo e presente na vida do povo, ao qual socorre e perdoa. Confiemos inteiramente no Senhor, cientes de que ele é a nossa proteção.

 

– Oração 

 

PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VERDADEIRA PIEDADE, A QUAL ME LEVE A ESTAR EM PERFEITA SINTONIA CONTIGO, REALIZANDO AQUILO QUE, DE FATO, É DO TEU AGRADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

                              08 de fevereiro de 2022 - 3ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

Jesus reage com firmeza contra a prática religiosa de pessoas que manipulam a vonta de Deus para manter seus próprios interesses. 

 

1ª Leitura (1Rs 8,22-23.27-30) – Disseste: 'Aqui estará o meu nome! Ouve as súplicas de teu povo Israel.  Leitura do Primeiro Livro dos Reis:

 

Naqueles dias, 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa!” 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 84(83)

 

Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

 

 

– 08 de fevereiro de 2022 - 3ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.   (Mc 7,1-13)

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Inclinai meu coração às vossas advertências / e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29)

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Donizete Ferreira

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/pb/   

“A Eucaristia é o alimento da alma”

 

Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição”

(Marcos 7,1-4).

 

É mais fácil lavar as mãos do que converter-se. É muito mais fácil, é mais prático! É mais fácil aspergir-se com uma água benta do que rasgar o coração numa confissão sacramental. Que risco nós corremos! O mesmo risco que correram esses fariseus e mestres da Lei, que acabaram tornando a vivência religiosa somente em práticas exteriores, porque o coração estava longe de Deus, e Jesus conhecia muito bem esses corações.

 

Por isso é importante para nós não confundirmos religiosidade com experiência de fé. A religiosidade faz parte da nossa experiência de fé, são elementos, são tradições que nós também recebemos. A experiência de fé nos leva ao encontro pessoal com Jesus, fala-nos do relacionamento com uma pessoa, e não como um objeto ou uma realidade exterior, mas como a realidade interior.

 

A fé nos leva ao encontro pessoal com Jesus, por isso, se a religiosidade não nos conduzir a isso, ela vai se tornar um monte de práticas exteriores, como as dos fariseus e dos mestres da Lei. Gestos, ritos, palavras, ações, tudo o que nós vivemos na nossa religiosidade precisa ser direcionado à pessoa de Jesus, tem que nos levar a ser mais de Cristo, a amar mais Jesus Cristo.

 

“A Eucaristia é dom, é a vida de Cristo, é entender que é o Puro por excelência, Jesus Cristo, que me faz puro”

 

Jesus nos amou quando nós éramos pecadores, essa é uma máxima que São Paulo nos ensina: “Jesus nos amou quando nós éramos ainda pecadores” (cf. Romanos 5,8), e Ele se entregou nas nossas mãos quando elas estavam sujas do pecado. Digamos que esse é o pontapé inicial, e é fundamental para nós reconhecermos isso! É claro que isso não é uma desculpa para nós tocarmos o Senhor com indignidade, em estado de pecado ou para vivermos no pecado. Absolutamente, não!

 

“Quando vamos para a fila da comunhão, por exemplo, precisamos oferecer para o Senhor um coração puro, uma morada digna.” Não é isso! Mas também não é pensar assim: “Que maravilha! Estou na fila da comunhão, eu sou digno de receber a Eucaristia!”. Se nós pensássemos assim, não estaríamos recebendo a Eucaristia, mas sim recebendo um salário pelos nossos méritos, e a Eucaristia não é isso. A Eucaristia é dom, é a vida de Cristo, é entender que é o Puro por excelência, Jesus Cristo, que me faz puro; não são os meus méritos, não são os meus esforços, mas é Aquele que é Santo, Aquele que é puro, aquele que, tocando a minha carne impura, torna-me puro.

 

Papa Francisco, no dia 6 de junho de 2021, dizia: “A Eucaristia não é o prêmio dos santos, mas é o pão dos pecadores”. Atenção, muita atenção para não criarmos as nossas tradições pessoais e nos afastarmos da Tradição que nós herdamos desde o início da Igreja. Que o nosso coração se abra a Cristo e que Ele nos purifique!

 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! 

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Os fariseus e alguns doutores da Lei criticavam o comportamento dos discípulos de Jesus por não cumprirem certos preceitos humanos. Com isso, indiretamente a crítica acabava atingindo o próprio Mestre, pois este não se interessava em “ensinar” seus discípulos. Fariseus e especialistas em leis preocupavam-se com detalhes nas práticas religiosas. Jesus os esclarece sobre eles estarem muito preocupados com “preceitos humanos” e ignorarem os “preceitos divinos”. A observância das “tradições humanas” era uma forma de exploração da fé do povo e uma maneira de esconder grande hipocrisia. A hipocrisia é o cultivo de atitudes religiosas e morais exteriores, que não correspondem à atitude interior e à conversão do coração. O farisaísmo é o apego a tradições religiosas e morais sem valor autêntico, mas que dão prestígio social, esquecendo os critérios do Evangelho.

 

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Frei Bruno Godofredo Glaab,

Conteúdo publicado em  Todos os que tocavam ficavam curados - Mc 6,53-56 - Liturgia diária (catequizar.com.br)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,1-13 - Justiça e coerência em nossa vida

 

Oração Inicial


Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração.

 

Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus.

Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus.

Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os pontos que mais lhe chamaram atenção, repetindo-os em voz alta. Deixe que a palavra ressoe, faça ressonância em seu coração….

Quando nos assemelhamos ao jeito de Jesus, nossa fé torna-se vida.

 

“No tempo de Jesus, havia uma grande preocupação com a pureza legal. Os fariseus, que eram muito observantes da Lei, controlavam se as pessoas estavam realizando as numerosas práticas externas de pureza. Eles viam o grupo de Jesus muito descuidado nesse assunto. E criticaram os discípulos por tomarem as refeições sem terem feito a purificação ritual das mãos. Jesus aproveitou para chamar a atenção para o perigo de se ficar no ritualismo estéril, com o coração longe de Deus. Uma vivência da religião excessivamente preocupa da com as práticas externas termina por descuidar-se do mais importante. O ritualismo vazio pode nos fazer servidores das tradições humanas, mas não da vontade de Deus.”

 

2. Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim? Que aspectos da revelação de Deus esta passagem me possibilita conhecer? Que luz me dão as palavras de Jesus? De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

 

 

3.Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

 

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém