domingo, 18 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia. – (Jo 6,16-21)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 18 DE ABRIL de 2021 (domingo) 107 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS REPETIDOS DIA APÓS DIA.”

(Robert Collier)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO AMIGO

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

DIA Internacional dos Monumentos e Sítios

DIA INTERNACIONAL DO RADIOAMADOR

DIA da Convenção Republicana

DIA DA ASSEMBLÉIA NACIONAL DOS ÍNDIOS

DIA DE ALLAN KARDEC (SP)

DIA DE MONTEIRO LOBATO (SP)

DIA do Espírita

DIA do Espiritismo

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jarinu (São Paulo) Antônio Cardoso - Pau Brasil (Bahia) Penedo (Alagoas) Espigão Alto do Iguaçu (Paraná) Ponta de Pedras (Pará) Manaus (Amazonas)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: MARIA LUIZA DAHROUG CONESSA (sobrinha neta São Paulo/SP) LEANDRO AUGUSTO ESTORK (primo Deusa Alimentos Garça/SP) CLAUDENZIL ALVES (primo São Paulo /SP) FERNANDO CARBALLAL RODRIGUEZ (Garça/SP) KENIA CASAGRANDE CARBALLAL (Empresária Garça/SP)  VERA MARIA COSTA MOTA (Lions Clube Rio de Janeiro Ilha do Governador /RJ) JACIRA PEREIRA SVIZZERO (Lions Clube de Bauru Centro /SP) CARMEM H. P. BOCCHI BETTIO (Lions Clube de Adamantina/SP)OLIMARA  GONÇALVES  MARINHO (Lions Clube de Cassilândia Leões do Cerrado Visão e Ação /MS)  MARISA MAGDALONI VOLLET (Garça /SP) JOSÉ ANGELO PEREZ (Advogado Garça /SP) GILMAR ANIDO COSTA GONZALES(empresário Marilia/SP) RODRIGO ZANCOPÉ ROSÁRIO (Farmacêutico Garça/SP) ANA LUCIA BONFIM TRAVENSOLO (Garça/SP) DANIEL MENDONÇA (empresário Garça/SP) JOSÉ EDNALDO CARRERO (Garseg Garça/SP) JAIR GIMENES LOPES (Garça /SP) IVANI ROSARIO (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE PIRAJUÍó1970ó51 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

MARIA DA ENCARNAÇÃO (BÁRBARA AVRILLOT)

Beata Savina Petrilli

SÃO GALDINO

SANTO APOLÔNIO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: A paz esteja convosco! –Lc 24,35-48

Jesus aparece aos seus discípulos e lhes deseja a paz. Também os convida a crescer na fé para compreenderem tudo o que foi anunciado a seu respeito.

 

- Aclamai a Deus, toda a terra, cantai a glória de seu nome, rendei-lhe glória e louvor, aleluia! (Sl 65,1)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

O Ressuscitado caminha conosco e manifesta-se como presença viva e real a cada um de seus seguidores, fazendo brilhar sobre nossa vida o esplendor de sua face. Abramos a inteligência para entender tudo o que Ele nos diz e deixemos que o amor de Deus se realize plenamente em nós pela celebração desta Eucaristia.

 

– Oração 

 

Ó DIVINO ESPÍRITO, ENSINA-ME TUDO QUANTO JESUS ENSINOU. DÁ-ME INTELIGÊNCIA PARA ENTENDER; MEMÓRIA PARA LEMBRAR; VONTADE DÓCIL PARA PRATICAR; CORAÇÃO GENEROSO PARA CORRESPONDER AOS TEUS CONVITES.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte para sua renovação espiritual, para que, tendo recuperado agora com alegria a condição de filhos de Deus, espere com plena confiança o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 18 de abril de 2021 DOMINGO da 3ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Cristo ressuscitado, o Santo, o Justo, autor da vida e nosso eterno defensor junto ao Pai, convida-nos a ouvir e guardar sua palavra, fonte de paz e de perdão. 

 

1ª Leitura (At 3, 13-15.17-19) – Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: 13O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos pais glorificou seu servo Jesus, que vós entregastes e negastes perante Pilatos, quando este resolvera soltá-lo. 14Mas vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homicida. 15Matastes o Príncipe da vida, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos: disso nós somos testemunhas. 17Agora, irmãos, sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos chefes. 18Deus, porém, assim cumpriu o que já antes anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo devia padecer. 19Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 4

Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!

 

 

2ª Leitura (1Jo 2, 1-5) – Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e também pelos pecados do mundo inteiro.  Leitura da primeira carta de são João:

 

1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. 3Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. 4Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. 5aNaquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– 18 de abril de 2021 DOMINGO da 3ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Assim está escrito: o Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia. (Jo 6,16-21)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- Senhor Jesus, revelai-nos o sentido da Escritura, fazei o nosso coração arder quando nos falardes (Lc 24,32)..

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35os dois discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”. 40E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, 47e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Voltemos o nosso coração para o Senhor”

“Assim está escrito: ‘O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’” 

(Lucas 24,46-47)

O Cristo Ressuscitado se manifesta aos Seus para trazer paz e serenidade ao coração deles e ao coração de cada um de nós. “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?”. Por que estamos preocupados? Por que as preocupações tomam conta de nós? Porque não colocamos em Deus o nosso coração.

 

O coração dos discípulos não estava em Deus, mas estava no medo, nas preocupações, no que podia acontecer diante de toda aquela realidade que assustava o coração deles. Eles já tinham se encontrado com o Ressuscitado, mas ainda não tinham aberto o coração para se entregarem totalmente a Ele e, por isso, estavam carregados de medos e dúvidas. Por que tendes dúvidas no vosso coração? Porque o coração não está voltado para a Palavra e para as Escrituras.

 

“Volte o seu coração totalmente para o Senhor, dê atenção à Sua Palavra”

 

Na Palavra do Senhor está toda a direção para a vida dos discípulos. O Senhor mesmo anunciou que iria sofrer, padecer, mas que, no terceiro dia, iria ressuscitar. O que faltou aos discípulos foi a atenção à Palavra do Mestre.

 

O que está faltando ao nosso coração é a atenção à Palavra de Jesus. Quando damos atenção à Sua Palavra, ela direciona o nosso coração, ela traz luz à nossa vida, ilumina as trevas do nosso interior, quebra tudo aquilo que as dúvidas e as tensões causam dentro de nós. Por isso, o Senhor está dizendo: “Está escrito nas Sagradas Escrituras: o Cristo sofrerá e Ele há de ressuscitar, mas é preciso que seja anunciado no Seu nome a conversão e o perdão dos pecados”.

 

É isso que precisamos fazer em todos os lugares que estamos: anunciar que o Cristo está vivo, anunciar no Seu nome o perdão dos pecados, anunciar no Seu nome a conversão de vida. É preciso levar a vida em Jesus, é se encontrar com esse Cristo Vivo e Ressuscitado e deixar que Ele ilumine a nossa vida.

 

O Senhor está no meio de nós, Ele está vivo e está aqui! Deixamo-nos guiar pelo medo, pelas incertezas e não voltamos o nosso coração para Ele. Volte o seu coração totalmente para o Senhor, dê atenção à Sua Palavra e deixe que ela impulsione, direcione e nos guie por onde devemos caminhar. E o que precisamos anunciar ao mundo? A vitória do Ressuscitado, a vitória sobre a morte, vitória sobre a cruz, porque essa é a nossa vitória.

 

Precisamos proclamar a vida nova, convertida, transformada e ressuscitada que o Senhor Jesus nos trouxe. Sejamos testemunhas em casa, na família, no trabalho e onde quer que estejamos que Jesus está vivo e no meio de nós.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Diante da repentina aparição do Ressuscitado, seus discípulos são tomados por um complexo de emoções: espanto, dúvida e perturbação, num primeiro momento; alegria e susto, em seguida. Nos relatos de aparição de Jesus ressuscitado, uma nota parece repetir-se: a dificuldade que os discípulos têm para acreditar que o Ressuscitado é o Crucificado. Jesus faz esforço para demonstrá-lo: “Sou eu mesmo!”. Ultrapassada a crise da dúvida, Jesus relembra aos discípulos a missão que lhes é confiada: que “em seu nome fosse anunciado o arrependimento para o perdão dos pecados a todas as nações”. Quem os envia em missão e lhes abre a inteligência para compreenderem as Escrituras é o mesmo Jesus de Nazaré que os havia chamado, dando-lhes autoridade e poder para continuar sua mesma obra no mundo.

O R A Ç Ã O

Ó Cristo ressuscitado, aos teus discípulos apareces com as marcas do Crucificado e com o dom da paz. Dá-nos reconhecer-te, Senhor, em tuas diversificadas manifestações. Que saibamos acolher tua presença não só nos sacramentos da Igreja, mas também na pessoa dos pobres e marginalizados. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Lc 24, 35-48: "Sou eu mesmo"

 

Oração Inicial

Liturgia do terceiro domingo da Páscoa. Jesus aparece aos seus discípulos e lhes deseja a paz. Também os convida a crescer na fé para compreenderem tudo o que foi anunciado a seu respeito e tornarem-se testemunhas da ressurreição.

Os encontros com Jesus ressuscitado não são apenas relatos do passado, mas continuam acontecendo na nossa história, na nossa vida. Saibamos acolher o Senhor nos acontecimentos, nas pessoas, na meditação da sua Palavra, nos sacramentos.

 

Peçamos: “Vinde, Espírito Santo, e dai-nos o dom da sabedoria, para que possamos avaliar todas as coisas à luz da Palavra de Deus e ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai. Amém

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o texto pausadamente e procure imaginar a narrativa. Faça uma segunda leitura e destaque as palavras que mais chamaram sua atenção. Em que contexto Jesus se faz presente no meio dos discípulos? Qual mensagem o evangelista quer transmitir com a narrativa?

 

“O dia de Páscoa é único na história e está cheio de fatos surpreendentes. Os discípulos de Emaús retornam a Jerusalém, contando o encontro com o Ressuscitado. O próprio Jesus aparece e assume seu lugar no meio dos discípulos. Eles ainda duvidam, e Jesus mostra-lhes os sinais dos cravos. O Crucificado é o Ressuscitado. Ele havia terminado sua missão e, agora, passa a responsabilidade para os discípulos. Eles serão as testemunhas qualificadas. O fato de solicitar o anúncio da conversão a todo o mundo, até o fim dos tempos, significa que Jesus pensou também naqueles e naquelas que viriam depois e continuariam a anunciar o seu Nome. Vinte séculos depois, somos nós as testemunhas do Ressuscitado.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz para minha vida? Qual palavra o Espírito Santo me revela? Como eu acolho a comunicação de Jesus: “A paz esteja convosco”? Jesus também lhe pergunta: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?” Verbalize suas dúvidas e entregue-as Jesus, o Filho de Deus que assumiu a nossa humanidade.

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Este momento deixo meu coração falar com Deus. O quero lhe dizer?

 

Permaneça comigo, Senhor, abençoa meus projetos de trabalho, minha vontade de fazer o bem e, que tudo o que eu fizer até mesmo as pequenas gentilezas sejam um testemunho de minha sintonia com a tua proposta de autenticidade e de serviço em prol do teu reinado sobre toda a criação.

Rezo pelas necessidades de meu povo. Falo com Deus das fragilidades humanas (lembro as classes menos favorecidas, as que exercem responsabilidade com o povo).

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe viver? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,

Dentro de mim para me encorajar,

Diante de mim para me orientar,

Atrás de mim para me proteger,

Acima de mim para me abençoar.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.