terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

■ COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■ Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens. – (Mc 7,1-13)

 

  


ONU # UNESCO

 2025: ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS 

 ANO SANTO - 2025: ANO JUBILAR -  PEREGRINOS DE ESPERANÇA

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 11 DE FEVEREIRO de 2025 (terça-feira) 42º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NA NATUREZA NADA SE CRIA, NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.”

(Antoine Lavoisier)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DO ENFERMO

DIA DO DOMINGO GORDO

DIA DO TRABALHADOR DE EDIFÍCIO

DIA DA CRIAÇÃO DA CASA DA MOEDA

DIA MUNDIAL DO CAMPEIRO

DIA MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

DIA ZELADOR

DIA MUNDIAL DO CASAMENTO

DIA DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (AGU)

DIA DO IMPÉRIO JAPONÊS

DIA DA MULHER PRESBITERIANA

DIA MUNDIAL DA IGREJA PRESBITERIANA CONSERVADORA DO BRASIL

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO JAPÃO

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO VATICANO

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Alto Paraíso (Rondônia) Araucária (Paraná) Porto da Folha (Tocantins) Antônio Prado (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Silvério Lima (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) Sueli Rodrigues  (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) JULIANA SILVESTRE SEIXAS (Lions Clube de Ourinhos /SP) Ana Cristina Urbano Bomfim Gusson (Garça /SP) AMANDA MORETTI FERREIRA (Garça /SP) Simone Vieira  (Garça /SP) Thairiny Castro (Garça /SP)Maciel Roversi Filho (Duartina /SP)Tathiana Camargo LOpes (Primavera do Leste /MT)MARIA JúlIA Manflin (Garça /SP) João Abreu (Garça /SP)  CARLOS (CEBOLA) ONISHI (Tupã /SP)Gustavo Alves E CaIo Alves (Marilia /SP) DIEGO TORCINELLI (Fisioterapeuta- Agudos /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

NOSSA SENHORA DE LOURDES

Nossa Senhora de Lourdes seja nossa intercessora junto a Deus. Sua mensagem consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade.

SANTA SOTER

SANTO ARDÃO

SÃO CASTRENSE

SÃO GREGÓRIO II

SÃO PASCOAL I

SÃO PEDRO MALDONADO

SÃO SECUNDINO DE APÚLIA

SÃO SEVERINO DE CHÂTEAU-LANDON

VÁRIOS SANTOS MÁRTIRES DE NUMÍDIA

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Jesus e a Observância da Lei Mc 7,1-13 - Coerência de vida

Quem confia em Jesus encontra a esperança que transforma vidas.

 

Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemo-nos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor (Sl 94,6s).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Com o poder criador de sua Palavra, Deus enche o universo de multidões de seres vivos de várias espécies. Acima de todos, coloca o homem e a mulher e os faz participantes de sua atividade criadora. Jesus corrige os que abandonam o mandamento de Deus para seguir as tradições humanas. Bendigamos ao Senhor por toda a obra da criação.

 

– Oração 

 

“PAI, COLOCA-ME NO CAMINHO DA VERDADEIRA PIEDADE, A QUAL ME LEVE A ESTAR EM PERFEITA SINTONIA CONTIGO, REALIZANDO AQUILO QUE, DE FATO, É DO TEU AGRADO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de coração sincero e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 11 de fevereiro de 2025 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum NOSSA SENHORA DE LOURDES, Festa  

– Liturgia da Palavra 

 

 

1ª Leitura (Gn 1,20-2,4a) Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança. Leitura do Livro do Gênesis:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

20Deus disse: “Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu”. 21Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22E Deus os abençoou, dizendo: “Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra”. 23Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia. 24Deus disse: “Produza a terra seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies”. E assim se fez. 25Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis do solo, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”. 27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez. 31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e, no sétimo dia, descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4Esta é a história do céu e da terra, quando foram criados.   

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial  8

 

Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo!

1. Contemplando estes céus que plasmastes / e formastes com dedos de artista; / vendo a lua e estrelas brilhantes, / perguntamos: “Senhor, que é o homem / para dele assim vos lembrardes / e o tratardes com tanto carinho?” – R.      

Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo!

2. Pouco abaixo de Deus o fizestes, / coroando-o de glória e esplendor; / vós lhe destes poder sobre tudo, / vossas obras aos pés lhe pusestes. – R.

Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo!  

3. As ovelhas, os bois, os rebanhos, / todo o gado e as feras da mata; / passarinhos e peixes dos mares, / todo ser que se move nas águas. – R.

Ó Senhor nosso Deus, como é grande / vosso nome por todo o universo!

 

 

 

– 11 de fevereiro de 2025 terça-feira da 5ª Semana do Tempo Comum NOSSA SENHORA DE LOURDES, Festa    

 – Evangelho do dia 

 

Vós  abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.  (Mc 7,1-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Inclinai meu coração às vossas advertências / e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118,36.29) – R.

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

11/02/25         

5ª TERÇA-FEIRA TC – C:

NOSSA SENHORA DE LOURDES

 

Marcos 7,5-8: “Os fariseus e alguns mestres da Lei perguntaram então a Jesus: - Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos? Jesus respondeu: - Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

 

Jesus, o senhor criticou as inúmeras tradições religiosas dos fariseus e mestres da lei, que se apegavam aos ritos exteriores, realizavam bonitos cultos, mas não eram sinceros, honestos e justos.

Seus corações estavam longe de Deus, manchados pela inveja, pelos interesses materiais e pelas injustiças.

Gostavam de fazer promessas, mas faltavam com a caridade até mesmo com seus pais. 

Senhor, qualquer semelhança com os cristãos dos nossos dias não é mera coincidência.

Existem aqueles que esvaziam a Palavra de Deus para salvar seus próprios interesses, porque se apegam a tradições religiosas, a devoções pessoais, a fórmulas oracionais, como se fossem mágicas, mas não praticam a justiça, a honestidade e a sinceridade. 4

Outros deixam-se condicionar por regras criadas por pregadores e por movimentos religiosos, como se fossem revelação divina, mas não valorizam os Sete Sacramentos, não participam da Eucaristia, não professam integralmente o Credo da nossa fé, nem se empenham em obedecer aos Dez Mandamentos.

Assim, descuidam do essencial para fazer o que mais lhes agrada ou o que outros lhes mandam cumprir.

Senhor, dê-me a sabedoria do seu Espírito, para que busque o senhor lá onde o senhor nos marcou como ponto de encontro.

Que eu saiba unir inteligência e fé, e não me deixe enganar pelo mercado religioso fora do nosso Credo, dos Sete Sacramentos e dos Dez Mandamentos.

E principalmente, que o meu coração faça prevalecer em tudo o mandamento do amor, a sede de justiça e a promoção da paz ao meu redor.

 

Maria santíssima, Mãe de sabedoria, ajude-nos a sermos coerentes com a fé da nossa Igreja, e que o Evangelho do seu Filho nos faça filtrar e buscar o que é realmente importante para a nossa salvação. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

A liturgia de hoje entra na parte central do Evangelho de Marcos e reflete sobre questões profundas relacionadas à ética cristã. Jesus nos mostra que a pureza e a impureza não estão ligadas aos sinais externos, como o compreendiam os judeus, mas ao interior de cada pessoa. Somos impuros quando o que está no nosso coração não é digno e não reflete o amor de Deus. Jesus não promove o desprezo da tradição. Ao contrário, quer que se vá à sua raiz, resgatando os valores iniciais apontados por Deus desde a criação do mundo. Enfrenta os doutores da Lei, que estudam a tradição, e os fariseus, que a praticam nos seus mínimos detalhes, pois são incapazes de ver o verdadeiro sentido da fé. Realizam vários rituais externos sem se preocupar com a pureza de coração e a santidade, fundamentais na vida cristã.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mc 7,1-13 - Coerência de vida

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Senhor Deus, agradecemos por mais um dia de vida e por nos conceder a oportunidade de refletir sobre a Tua Palavra. Que ela se torne luz para os nossos passos e fortaleça a nossa fé. Pedimos a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes para que nos cubra com Seu manto e nos conduza à purificação do coração, sempre em busca da Tua vontade. Que o Espírito Santo nos ilumine para que vivamos a verdadeira santidade, não pelas aparências, mas pelo amor sincero que nasce de um coração renovado por Ti. Que nossa fé seja firme e verdadeira, e que, assim como Maria, possamos ser instrumentos de cura e paz em um mundo necessitado de Tua misericórdia.

Amém.

 

1. Leitura (Verdade)

Neste momento, reflita sobre o Evangelho de hoje. O que ele nos ensina sobre a verdadeira prática da fé? Leia com calma, observe as palavras que mais tocaram seu coração e faça uma reflexão profunda sobre o que significa viver conforme a vontade de Deus.

2. Meditação (Caminho)

Jesus nos ensina que a verdadeira santidade não depende de rituais externos, mas do que vem de nosso interior. O que se reflete em nossas ações é o que está em nosso coração. A verdadeira transformação começa no coração, e esse é o convite que Ele nos faz: purificar nossos corações, buscar a verdade e viver com integridade e amor a Deus.

 

3.Oração (Vida)

Neste momento, o que você deseja entregar a Deus? Peça a Ele por purificação, cura e transformação. Reze com sinceridade e busque a intercessão de Maria para que ela apresente suas necessidades ao Filho.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Ao contemplar o sofrimento do mundo e a presença de Maria, reflita sobre como ela nos guia em nossa missão de viver o amor e a misericórdia. Permaneça em silêncio, buscando humildemente a purificação e a cura que só Deus pode oferecer.

 

Bênção

 

Que Deus, nosso Pai, te abençoe e proteja.

Que Ele esteja à tua frente, mostrando o caminho; atrás de ti, sustentando-te; acima de ti, protegendo-te; e dentro de teu coração, iluminando tua vida.

 Que Ele te cerque por todos os lados e te mantenha perto Dele. Amém.

Parte superior do formulário

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP