segunda-feira, 2 de julho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Segue-me! - (Mt 8,18-22)


 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U L H O  MÊS DA ALFABETIZAÇÃO 
 GARÇA/SP, 02 DE JULHO DE 2018 (segunda-feira) 183º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NADA CONQUISTA TANTO COMO SERVIR OS OUTROS, E A MELHOR MANEIRA DE GANHAR AMIGOS É AGIR COMO AMIGO.
(Baltasar Gracián y Morales)

 Datas Comemorativas 
 DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO
 DIA NACIONAL DO HOSPITAL
 DIA INTERNACIONAL DOS JORNALISTAS ESPORTIVOS
 DIA DE DATA HISTÓRICA DO CALENDÁRIO DE EFEMÉRIDES NACIONAIS
 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO
 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Amargosa (Bahia) Capela (Alagoas) Curral Velho (Paraíba) Reserva do Iguaçu - Santa Isabel do Ivaí (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCELO ALVES SASSO (Neto do casal Zuleide e Abilio do Lions Clube de Garça/SP) BIANCA DANTAS DOS SANTOS (filha da Cal Alessandra do Lions Clube Universitário de Garça/SP) FREI LUIZ FERNANDO NUNES LEITE (Bebedouro/SP) ADALBERTO DE OLIVEIRA CANTU (Garça/SP) JOSÉ DAVID DE OLIVEIRA (Constroleo- Garça/SP)  SILVANA REGINA NUNES CUBA (Manhosa Acessórios Garça/SP) LEA LOUREIRO (São Paulo/SP) FABIANA LOPES (Londrina/PR) ELOIZA FANTINI (Garça /SP) JOAQUIM QUERO (Garça /SP)MARISA ZABAGLIA (LIONS CLUBE DE BAURU NORTE /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BERNARDINO REALINO
SÃO PROCESSO
SÃO MARTINIANO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Povos todos, aplaudi e aclamai a Deus com brados de alegria. (Sl 46,2)
Aquele que deseja seguir a Cristo esteja disposto a enfrentar as dificuldades do seguimento e não compactue com a injustiça contra os pobres, os prediletos de Deus.
Oração
PAI, CONFRONTA-ME, CADA DIA, COM AS EXIGÊNCIAS DO DISCIPULADO, E REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTÁ-LAS COM A TUA GRAÇA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
- Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
02 de julho de 2018 2ª-feira da 13ª Semana  do Tempo Comum
Diante do sofrimento, miséria e injustiça, Deus não emudece, porque quer salvar seu povo. Tal é o compromisso urgente de todos a quem Jesus chama para segui-lo.

1ª Leitura - (Am 2,6-10.13-16) - Pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres. Leitura da Profecia de Amós:

6Isto diz o Senhor: “Pelos três crimes de Israel, pelos seus quatro crimes, não retirarei a palavra: porque eles vendem o justo por dinheiro e o indigente pelo preço de um par de chinelos; 7pisam, na poeira do chão, a cabeça dos pobres, e impedem o progresso dos humildes; filho e pai vão à mesma mulher, profanando meu santo nome; 8deitando-se junto a qualquer altar, usando roupas que foram entregues em penhor, bebem vinho à custa de pessoas multadas, na casa de Deus.
9Entretanto, eu tinha aniquilado, diante deles, os amorreus, homens espadaúdos como cedros e robustos como carvalhos, destruindo-lhes os frutos na ramada e arrancando-lhes as raízes. 10Fui eu que vos fiz sair da terra do Egito e vos guiei pelo deserto, durante quarenta anos, para ocupardes a terra dos amorreus.
13Pois bem, eu vos calcarei aos pés, como calca o chão a carroça carregada de feixes; 14o mais ágil não conseguirá fugir, o mais forte não achará força, o valente não salvará a vida; 15o arqueiro não resistirá de pé, o corredor veloz não terá pernas para escapar, nem se salvará o cavaleiro; 16o mais corajoso dentre os corajosos fugirá nu, naquele dia”, diz o Senhor.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 33 (34)
Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus!

 Evangelho do dia
02 de julho de 2018 2ª-feira da 13ª Semana  do Tempo Comum
Segue-me! - (Mt 8,18-22)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em meriba! (Sl 94,8)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Eu te seguirei aonde fores... (Mt 8,18-22)
À primeira vista, parece uma declaração incondicional do escriba para o seguimento de Jesus, mas sua proposta é recusada secamente. Jesus bem sabe de que ilusões o pretendente estava alimentado... Quem comenta isto é o biblista Hébert Roux:

“Ao escriba que vem a ele sem condições nem reservas, Jesus responde: ‘O Filho do homem não tem um lugar onde repousar sua cabeça’. Sem dúvida, Jesus compreendeu que esse homem alimentava ilusões a respeito dele: toma-o por um Senhor prometido aos mais gloriosos destinos... ‘Tu queres ir aonde eu for? Mas, olha: eu não vou a parte alguma! Eu não tenho um lugar que seja meu... Meu reino não é deste mundo (cf. Jo 18,36). É por isso que não preciso de guerreiros que venham a formar um exército para combater pela minha causa! O único lugar que, aqui em baixo, seja meu mesmo é a Cruz. Ali, ninguém me pode seguir...’

Ainda hoje, nos grupos de oração e nas mídias sociais, nota-se um numeroso grupo de pregadores e de cristãos guerreiros, cuja religião consiste no propósito de fazer frente aos hereges e aos dissidentes, até chegarem ao triunfo definitivo, entre louvores e cânticos de vitória. Pura ilusão! Por isso mesmo, sempre cresce o grupo dos que desanimaram e abandonaram seu serviço e seu ministério quando, em vez de triunfos, bateram de frente com os fracassos e as colheitas magras...

“Entre o momento em que ressoa o convite a seguir Jesus e aquele instante da entrada no Reino, estende-se a Cruz” – acrescenta H. Roux. “O caminho para segui-lo não é uma estrada triunfal, mas um caminho estreito e doloroso. Não se segue a Jesus por uma decisão heroica, pois ‘a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus’ (1Cor 15,50).” E isto não é uma visão pessimista, mas puro realismo.

Por isso mesmo, quando alguém se apresenta cheio de entusiasmo, mas movido por outra coisa, que não seja a fé, Jesus logo o desencoraja, contrapondo as exigências da Palavra e da Cruz. O cristianismo “glorioso” é fogo de palha que se extingue à primeira perseguição, gerando uma multidão de gente amarga que passará o resto de seu tempo a criticar a Igreja, a hierarquia e o grupo religioso de onde veio.
Se alguém me quer seguir, negue-se a si mesmo...” (Mt 16,24)

Orai sem cessar: “Firma meus passos segundo tua promessa!” (Sl 119,133)

ReflexãoPobreza: "des-atados" para ser livres
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - um escriba nos surpreende com seu desejo de seguir a Jesus. Os escribas costumam parecerem hostis ao Senhor, mas Ele não tem prejuízos e lhe apresenta a condição essencial do discípulo: a pobreza e desprendimento, dos quais Ele mesmo é modelo, pois não está atado a nada e a ninguém.

A liberdade é a tremenda capacidade de escolher e requer uma grande maturidade pessoal. É um dos direitos humanos mais reivindicados, mas talvez o pior compreendido. Com frequência se acredita que para ser livre há que possuir riquezas, poder, influência, autoridade. Mas a propriedade é uma armadilha: o que acreditamos possuir, nos possui escraviza. A liberdade evangélica é o contrário: desprender-se, esvaziar-se, ser pobre. É quando somos livres.

—Senhor. Disseste-nos que a Verdade nos faz livres. Dá-nos teu Espírito para que a vida possa nos arrebatar este tesouro e somente Tu nos possuas e nos te possuamos.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- “Eu gostaria que todos, após esses dias de Graça, tenhamos a coragem, exatamente a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de construir a
Igreja no sangue do Senhor, que foi derramado na Cruz; e de confessar a única glória: Cristo Crucificado!”
- Considero-me um ungido de Deus?

Leitura Orante
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Iniciamos uma nova semana, e a Palavra de Deus que nos acompanhará neste dia nos apresenta as disposições para o seguimento de Jesus: é preciso desapego, renúncia, fortes motivações e empenho em realizar a vontade de Deus.
Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as orientações de Jesus para quem deseja se colocar no seu seguimento?
“O relato de vocação do evangelho de hoje se encontra também no evangelho de Lucas, porém, com diferenças importantes (9,57-62). Em Lucas há três anônimos que recorrem a Jesus: o primeiro e o terceiro tomam a iniciativa (vv. 57.61), enquanto o segundo é chamado por Jesus (v. 59). Em Mateus, um escriba toma a iniciativa (v. 19), e também um entre os discípulos, que põe uma condição ao chamado de Jesus (v. 21). Ao escriba disposto a seguir Jesus, ele alerta que a vocação do discípulo é itinerante e exige desapego: ‘As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça’ (v. 20). Ao outro – não sabemos se a iniciativa foi dele ou de Jesus – o Senhor adverte que não há nada que possa anteceder ou retardar o seguimento. Se ninguém é excluído do seguimento de Cristo, é verdade, igualmente, que ninguém pode pôr condições para segui-lo” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) “Na raiz de cada vocação cristã, há este movimento fundamental da experiência de fé: crer significa deixar-se a si mesmo, sair da comodidade e rigidez do próprio eu para centrar a nossa vida em Jesus Cristo; abandonar como Abraão a própria terra pondo-se confiadamente a caminho, sabendo que Deus indicará a estrada para a nova terra. Esta ‘saída’ não deve ser entendida como um desprezo da própria vida, do próprio sentir, da própria humanidade; pelo contrário, quem se põe a caminho no seguimento de Cristo encontra a vida em abundância, colocando tudo de si à disposição de Deus e do seu Reino” (Papa Francisco). 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  “Virgem e Mãe Maria, vós, que movida pelo Espírito acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso ‘sim’ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus. Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz, com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!” (Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium).
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - O que é pedido à sua vida, aqui e agora? O que você pretende fazer para atender esse pedido? O que mais a Palavra de Deus o(a) convida a viver?
 Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.