segunda-feira, 28 de junho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Segue-me! – (Mt 8,18-22)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS – DIA DOS NAMORADOS  –

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 GARÇA/SP, 28 DE JUNHO de 2021 (segunda-feira) 179 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

DE HOJE EM DIANTE TODO DIA VAI SER O MAIS IMPORTANTE!

(Legião Urbana)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL

 DIA INTERNACIONAL DO CAPS LOCK

 DIA DO INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY

 DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE POMPE

 DIA DO CIENTISTA DE ALIMENTOS

 DIA DO TRATADO DE VERSALHES

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Regente Feijó (São Paulo) Dois Vizinhos - Monteiro - Clevelândia (Paraná) Canhotinho (Pernambuco) Ilhéus (Bahia)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVANA PEREIRA TEIXEIRA (prima Bauru/SP)FATIMA DAHRUJ (Garça/SP) APARECIDO DONISETE LOPES (Pratico de Garça /SP)MARINA NASSIF CABREIRA (Garça /SP)ANA LUCIA VIEIRA VELLO DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)MARIA LUCIA OLIVEIRA (Lions Clube de Andradina Sul /SP)SANDRA GOMES PEREIRA SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)MAURO YOSHIHARU SHIBUYA (Marilia /SP)HELEN SOUTO DE LUCCA (Piracicaba /SP)REGINA MIYUKI SUGANO (Garça /SP)NEUZA BONFIM GARCIA (Garça/SP) GABRIEL SANTIS (Bauru /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO ILHA DO GOVERNADORó1965 ó56 ANOS (Distrito LC 1)

 

 Santo do Dia 

■ SANTO IRINEU DE LYON

SÃO PAULO I 

SANTO ATÍLIO 

SANTA VICÊNCIA GEROSA

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mestre, eu te seguirei aonde fores – Mt 8,18-22

Para seguir a Jesus, a pessoa precisa estar disposta a correr o risco da insegurança sobre o futuro e estar pronta para não adiar o compromisso.

 

Fazei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Irineu nasceu em Esmirna, na atual Turquia, por volta do ano 130. Educado por São Policarpo, discípulo do apóstolo São João, é considerado por isso o último “homem apostólico”. Foi ordenado presbítero e depois bispo de Lião, na França. Grande teólogo da Igreja e escritor, empenhou-se na defesa da doutrina cristã contra as heresias. Sofreu o martírio no ano 202. A exemplo desse defensor do cristianismo, aprofundemos os conhecimentos sobre Jesus Cristo para lhe dedicar amor total.

 

– Oração 

 

PAI, CONFRONTA-ME, CADA DIA, COM AS EXIGÊNCIAS DO DISCIPULADO, E REFORÇA MINHA DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTÁ-LAS COM A TUA GRAÇA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, vós concedestes ao bispo santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 28 de junho de 2021  2ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O Deus de Abrão “não nos trata conforme exigem nossas faltas”, pois é bondoso, paciente e compassivo. Jesus, por sua vez, exige dos discípulos do Reino determinação e fidelidade. 

 

1ª Leitura (Gn 18,16-33)  – Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?   Leitura do Livro do Gênesis:

 

16Os homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma. Abraão acompanhava-os para encaminhá-los. 17E o Senhor disse consigo: “Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer? 18Pois Abraão virá a ser uma nação grande e forte e nele serão abençoadas todas as nações da terra. 19De fato, eu o escolhi, para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu”.

 20Então, o Senhor disse: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”.

22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso iríeis exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?”

26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”.

27Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?”

O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”.

31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”.

32Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”. 33Tendo acabado de falar, o Senhor retirou-se, e Abraão voltou para a sua tenda.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 103(102)

 

O Senhor é indulgente, é favorável.

 

 

– 28 de junho de 2021  2ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

Segue-me!  (Mt 8,18-22)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.

20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Seguir Jesus é trabalhar para ter a vida digna”

 

“As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”

(Mateus 8,20).

Veja que é um mestre da Lei, um homem conhecedor da Lei que se aproxima de Jesus e diz: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.

 

Jesus não ilude ninguém, Ele não engana ninguém. “Tu queres me seguir, eu te dou a segurança da vida eterna, mas não te dou a segurança material nem afetiva que você quer e tanto anseia”. As aves do céu têm seus ninhos, as raposas têm suas tocas; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a sua cabeça. O Filho do Homem não se apega a nada, não tem nada, vive despojado.

 

Seguir Jesus é, muitas vezes, viver na insegurança do mundo em que estamos. “Meu Deus, por que estou passando por isso?”; “Por que estou passando por essa provação de não ter as coisas?”. De forma alguma, não se iluda!

 

“Seguir Jesus é ter momentos onde vamos ter em abundância, mas em momentos não vamos ter nada”

 

Precisamos trabalhar para conseguirmos o nosso pão de cada dia, mas não espere de Deus a estabilidade material. Porque, na verdade, tudo neste mundo é temporal, e se nos apegamos às coisas temporais, não conseguimos nos prender ao essencial, não conseguimos ter a dinâmica, o gosto e o sabor pelo que é do Céu.

 

Se vivemos presos e se a nossa vida são as vantagens materiais, não conseguimos seguir Jesus, porque ninguém tem neste mundo estabilidade material como queria ter. Você termina de fazer uma casa que durou uma vida inteira, o seu próximo trabalho agora é viver reparando, consertando, arrumando, reformando… Enfim, o que é próprio da vida.

 

Seguir Jesus é trabalhar para ter a vida digna de cada dia; com certeza, não tenha dúvida nenhuma sobre isso, mas não espere ter a segurança que sempre queremos e buscamos ter.

 

Seguir Jesus é segui-Lo na sombra e no calor, é segui-Lo na chuva e no sol. Seguir Jesus é ter momentos onde vamos ter em abundância, mas em momentos não vamos ter nada. Como nos diz São Paulo: “Sei viver na abundância e na carência. Sei viver tendo e não tendo” (cf. Filipenses 4,10).

 

Agora, se você acha que seguir Jesus é sempre ter, é ter aquela estabilidade, é ter prosperidade material, está tendo um engano, porque Ele próprio não teve nenhuma estabilidade material e nenhuma prosperidade, como muitos querem pregar.

 

“Jesus, eu vou te seguir, mas primeiro deixa eu enterrar meu pai”. Ou seja, queremos neste mundo achar que o pai e mãe não vão morrer. Vamos esperar isso acontecer, mas, às vezes, vamos até primeiro do que o pai e a mãe.

 

Não é essa a lógica da vida, mas, resumindo, siga Jesus com seu pai e com sua mãe, siga Jesus naquilo que está fazendo, trabalhando, se dando para o Reino de Deus. Não espere a vida estar estabilizada ou não espere que tudo, afetivamente, esteja resolvido. Seguimos Jesus do jeito que estamos, do jeito que somos. Seguimos Jesus com a nossa pobreza e riqueza, mas fazemos d’Ele a nossa única riqueza. Seguimos Jesus amando os nossos, mas fazendo d’Ele o primeiro amor da nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

O anúncio do Evangelho é tarefa urgente e exigente. Jesus conhece a realidade e a revela a duas pessoas que esboçam a intenção de segui-lo. A primeira é um doutor da Lei. Jesus lhe mostra que, para segui-lo, é necessário viver despojado, sem apego a pessoas, lugares ou posses: “O Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. A segunda pessoa é um de seus discípulos, que, talvez num momento de euforia, parece estar disposto a seguir Jesus, porém não imediatamente, só quando seus pais falecerem. Jesus lhe responde acentuando a urgência em relação ao Reino. Trata-se de entregar-se por inteiro, e de imediato, à causa de Jesus e do Evangelho. Seguir Jesus é estar disposto a abandonar algumas atividades que, mesmo sendo boas e nobres, tornam-se obstáculos para o seguimento.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, Filho do Homem, aos que mostram certo entusiasmo para te seguir revelas a necessidade de abandonar as seguranças deste mundo e viver pobremente, já que não tens “onde reclinar a cabeça”. Concede-nos, Senhor, compreender as urgências do Reino e deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 8,18-22 - O que significa "seguir Jesus"?

Oração Inicial

 

Deixemos nossas preocupações, deixemos a multidão de pensamentos informações que nos absorvem e coloquemo-nos na outra margem, para dentro de nós, como fez Jesus no relato do evangelho de hoje. Voltemos nosso olhar para nosso santuário interior e escutemos o convite de Deus para seguir suas inspirações.

 

1. Leitura (Verdade) - Tomemos a Palavra

Leia o Evangelho sublinhando quem são as pessoas que se aproximam de Jesus e que condições elas colocam para segui-lo.

 

“Quando convidados, os apóstolos, imediatamente, deixaram tudo para seguir a Jesus. Nem todos tiveram essa disponibilidade. Muitos deram desculpas – quase sempre em função de coisas materiais – e não compareceram ao banquete do Reino. O personagem de hoje quer seguir a Jesus mais tarde. E invoca a expressão “enterrar meu pai”. Isso significa realizar a responsabilidade filial enquanto o pai vivesse. Seguiria, então, Jesus num dia qualquer. Jesus insiste que o grupo dedicado a instaurar o Reino de Deus tem isso como prioridade e como algo acima dos vínculos familiares. Para seguir a Jesus, a pessoa precisa estar disposta a correr o risco da insegurança sobre o futuro e estar pronta para não adiar o compromisso.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Coloco resistências ou peço permissões a Deus para me doar no serviço ao seu reino? Qual a resposta de Deus para minhas condições? De que modo fui disponível à sua missão? Fui obstáculo à sua ação na minha vida?

 

3.Oração (Vida) O que vamos dizer a Deus neste momento?

Num momento de silêncio, peço ao Espírito Santo que me ajude a reconhecer a presença de Jesus e agradeço. Agradeço os convites e apelos de Deus e peço a graça da fidelidade generosa em minha missão de batizado(a).

 

“Pai de bondade, eu sei que estás comigo. Aqui estou neste novo dia. Coloca mais uma vez o meu coração junto ao Coração do teu Filho Jesus. Que o teu Espírito Santo me faça seu amigo e apóstolo, disponível para a sua missão. Coloco nas tuas mãos as minhas alegrias e esperanças, os meus trabalhos e sofrimentos, tudo o que sou e tenho, em comunhão com meus irmãos e irmãs unidos em comunidade de fé”. Amém.

 

4. Contemplação (Vida e Missão) O que levamos na menste e no coração para a vida?

Em vários momentos ao longo do dia, em caminho ou em repouso, em casa ou no trabalho, tomo consciência de estar na presença do Senhor e renovo-lhe a minha disponibilidade.

 

Bênção

 

“Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênçãos por herança”. (1 Pedro 3,9)