sexta-feira, 26 de maio de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■– Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. - (Jo 16,20-23a)


 ONU 2017 
 ANO INTERNACIONALDO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO 
 M A I O  MÊS DAS MÃES 
 GARÇA/SP, 27 DE MAIO DE 2017 (SEXTA-FEIRA) 145º dia do ano 
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO DEVEMOS JULGAR A VIDA DOS OUTROS, PORQUE CADA UM DE NÓS SABE DE SUA PRÓPRIA DOR E RENÚNCIA. UMA COISA É VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ NO CAMINHO CERTO, OUTRA É ACHAR QUE SEU CAMINHO É O ÚNICO!”
 (Paulo Coelho)

 Datas Comemorativas 
 DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA
 DIA NACIONAL DO REVENDEDOR LOTÉRICO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Maricá (Rio de Janeiro) Barreiras (Bahia) Aguiarnópolis - Bandeirantes do Tocantins - Chapada de Areia - Luzinópolis - Oliveira de Fátima - Pugmil - Santa Rita do Tocantins - Talismã - Tupirama (Tocantins) Catolé do Rocha (Paraíba) Flores - Terezinha (Pernambuco) Santa Helena (Paraná) Urussanga (Santa Catarina)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: FABIANA AP. DA SILVA BATISTA PEREIRA (Fisiobronze Garça /SP) SAMUEL ROSÁRIO FACINA (Deusa Alimentos Garça/SP) LENINHA ROCHA (Moura Advogados Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: Ana Paula dos Santos Tonon e Domingos Tononó2007ó10 ANOS (Eq 14 ENS das FAMÍLIAS-Setor de Garça/SP) Elenir Aparecida Barbosa Adorni e Adilson Adornió1990ó27 ANOS (Garça/SP)GLORIA UYENO KOMATSU e RICARDO SHOITI KOMATSUó1990ó27 ANOS (Lions Clube de Marilia Nova Geração/SP)

 Santo do Dia 
 SÃO FELIPE NERI
 Felipe (Itália, 1515-1595), espírito caridoso e abnegado, possuía o segredo da simpatia e da amizade, que ele exerceu junto a todos, mas especialmente aos rejeitados pela sociedade. Conhecido como o santo da alegria, fundou a Congregação do Oratório, dedicada à educação da juventude, da qual é o protetor. 
 SANTA MARIA ANA DE JESUS PAREDES


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
  Oração 
PAI, NÃO PERMITAS QUE JAMAIS A TRISTEZA E O PRANTO TOMEM CONTA DO MEU CORAÇÃO. E QUE A FÉ NA RESSURREIÇÃO SEJA, PARA MIM, MOTIVO DE PERENE ALEGRIA.”
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 Oração do dia 
Ó Deus, que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de são Filipe Néri. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVI nº 305

 Leituras 
 Sexta-feira da 6ª Semana da Páscoa - 26/05/2017 S. Filipe Néri, presbítero, memória
 A palavra de Deus anima os missionários em meio aos riscos da missão e traz profunda alegria a todos os que fecundam o amor e a vida no mundo. 

1ª Leitura – (At 18,9-18)  Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Estando Paulo em Corinto, 9uma noite, o Senhor disse-lhe em visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, 10porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”. 11Assim Paulo ficou um ano e meio entre eles, ensinando-lhes a Palavra de Deus.
12Na época em que Galião era procônsul na Acaia, os judeus insurgiram-se em massa contra Paulo e levaram-no diante do tribunal, 13dizendo: “Este homem induz o povo a adorar a Deus de modo contrário à Lei”.
14Paulo ia tomar a palavra, quando Galião falou aos judeus, dizendo: “Judeus, se fosse por causa de um delito ou de uma ação criminosa, seria justo que eu atendesse a vossa queixa. 15Mas, como é questão de palavras, de nomes e da vossa Lei, tratai disso vós mesmos. Eu não quero ser juiz nessas coisas”. 16E Galião mandou-os sair do tribunal.
17Então todos agarraram Sóstenes, o chefe da sinagoga, e espancaram-no diante do tribunal. E Galião nem se incomodou com isso. 18Paulo permaneceu ainda vários dias em Corinto. Despedindo-se dos irmãos, embarcou para a Síria, em companhia de Priscila e Áquila. Em Cencréia, Paulo rapou a cabeça, pois tinha feito uma promessa.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 Salmos 
Salmo responsorial 46 (47)
O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

 Evangelho do dia 
 Sexta-feira da 6ª Semana da Páscoa - 26/05/2017 S. Filipe Néri, presbítero, memória
Ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. - (Jo 16,20-23a)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, para entrar em sua glória (Lc 24,46.26).
Senhor esteja convosco. 
 Ele está no meio de nós.
 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
 Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 Comentário do Evangelho 
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
O nosso conforto é a alegria que vem do coração de Deus
Que essa alegria tome conta de cada um de nós, que ela seja o combustível que move nossa vida a cada dia!
Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria” (João 16,22).
Jesus continua nessa oração, nesse ensinamento que consiste a Sua partida deste mundo. Ele está falando diretamente aos Seus discípulos. É um Pai que está falando com Seus filhos; um Mestre que está falando com Seus seguidores. Jesus sabe que a ausência d’Ele causará uma certa tristeza momentânea, e é assim que acontece conosco quando alguém querido e importante para nós fica enfermo, e logo se atenta à possibilidade de essa pessoa partir do meio de nós.
Ninguém gosta de pensar que pessoas queridas sairão do nosso meio, mas é uma verdade que não podemos ignorar, fazer de conta que não existe. Na verdade, não são apenas as pessoas queridas, pois cada um de nós teremos o momento da nossa partida. É mais do que compreensível que o coração sinta a dor daquele que parte, por mais que a realidade espiritual nos console, motive-nos e nos fortaleça, sentimos uma certa tristeza. É importante que toda e qualquer tristeza seja momentânea, pois nenhum de nós, discípulos de Jesus, pode ter tristezas eternas. A única tristeza eterna, que dura e permanece, é a tristeza de não ser de Deus, é a tristeza de viver longe d’Ele.
É bonito até o que Jesus fala, dando o exemplo da mulher grávida quando ela está para dar à luz. É aquela dor momentânea que ela sente quando o filho sai dela, quando está no parto para ter o filho, mas aquela dor, por maior que seja, é momentânea. Quando vem a alegria da criança nasce, e a mãe até se esquece da dor que teve.
Assim é nossa vida, temos tribulações, passamos por necessidades e sofrimentos, mas é uma proporção ínfima, pequena diante da alegria que nos espera de sermos gerados para a eternidade. Por isso, a Palavra de Deus, no meio de nós, é um consolo em primeiro lugar, consolo para nossa alma, para nosso coração, para as tristezas e aflições que, muitas vezes, visitam-nos, mas ela é também para nós um exorcismo para que exorcizemos, retiremos e sepultemos tantas tristezas que se apossaram da nossa alma e do nosso coração.
Não temos o direito de viver na tristeza nem de acumular tristezas. Podemos passar por momentos de tristeza, mas a alegria que vem do coração de Deus, não só consola, mas quebra, afugenta e manda para longe de nós tudo aquilo que nos causa tristeza nessa vida.
Ainda que tenhamos dores que doam demais, que machuquem demais o nosso coração, o nosso consolo, o nosso conforto é a alegria que vem do coração de Deus. Que essa alegria tome conta de cada um de nós, que ela seja o combustível que move a cada dia nossos atos, atitudes e a nossa vida!
Deus abençoe você!
 Reflexão - A alegria cristã
 Direitos reservados: Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
  
Hoje —  Jesus prediz a sua morte e ressurreição com a imagem da tristeza que se transforma em alegria. Como sofre a mulher que dá à luz, mas esquece o seu sofrimento quando tem o bebé nos seus braços, assim a morte de Jesus é dolorosa para os seus, mas a ressurreição os alegrará.
A alegria é verdadeira se brota de Jesus morto e ressuscitado. Nele todo o sofrimento se transforma em alegria: salvando o homem através da dor, Cristo “redimiu” (transformou) o próprio sofrimento. Uma dor que gera mais dor e desespero não está centrada em Cristo, mas em si próprio. Pelo contrário, se está vinculada a Ele, a alegria do coração fluí como uma torrente transbordante.
—Vem, Espírito Santo, e no meio das tristezas desta vida, concede-nos o dom do gozo espiritual, e com Maria —causa da nossa alegria— faz que vivamos a alegria pascal de Jesus ressuscitado e que nada nem ninguém no-la possa tirar.

 Recadinho 
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Nas angústias você busca força e consolo em Deus?
- Teve muitas tristezas que se transformaram em alegria?
- Procura fortalecer sua fé? Como?
 - E diante do sofrimento do próximo, consegue fazer-se presente?
 - O que lhe diz a expressão “o sol voltará a brilhar?”

 Leitura Orante 
Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Preparo-me para a Leitura Orante, renovando minha fé, 
com todas as pessoas que acessam este blog:
Creio, meu Deus, que estou diante de Ti.
Que me vês e escutas as minhas orações.
Tu és tão grande e tão santo: eu te adoro.
Tu me deste tudo: eu te agradeço.
Foste tão ofendido por mim:
eu te peço perdão de todo o coração.
Tu és tão misericordioso: eu te peço todas as graças
que sabes serem necessárias para mim..
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto) Leio atentamente, na Bíblia,  o texto: Jo 16,20-23a, e observo as palavras de Jesus, carregadas de amor.
Refletindo
Jesus usa uma imagem cheia de ternura, de sofrimento e alegria que é a de um parto. Diz que assim vai acontecer conosco. A partida de Jesus com sua morte vai entristecer aos apóstolos, mas a certeza da Ressurreição vai provocar uma imensa alegria.
Outros textos que usam esta imagem do parto, em São Paulo:
Gl 4, 19 Meus filhos, sofro novamente como dores de parto, até que Cristo esteja formado em vocês.
Rm 8, 22-23: Sabemos que a criação toda geme e sofre dores de parto até agora.  E não somente ela, mas também nós, que possuímos os primeiros frutos do Espírito, gememos no íntimo, esperando a adoção, a libertação para o nosso corpo. 
2- Meditação (Caminho)  Qual palavra mais me toca o coração?(O que a Palavra me leva a experimentar) Nem sempre compreendo o sofrimento, a dor, os momentos difíceis. Mas, a minha fé me garante que depois de uma tempestade sempre vem o sol, a calmaria. 
Meditando
Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram:
"O Espírito Santo fortalece a identidade do discípulo e desperta nele a decidida vontade de anunciar com audácia aos demais o que tem escutado e vivido." (DAp 251).
3- Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) Renovo a minha fé, com uma bonita canção:
É o Espírito Santo de Deus
Pe. Zezinho, scj
Ele sopra na alma da gente
Ele é sopro divino
É do céu que ele vem
Ele é forte, é suave, ele é quente
Ele sopra na mente
Ele faz tanto bem

Quem não sente este vento soprando
Este vento passando
Não sabe o que é

É o Espírito Santo de Deus
É o Espírito Santo de Deus

Foi Jesus que soprou sobre os onze
No dia feliz em que foi para o céu
E seu sopro divino foi tanto
Que pôs... nos onze o Espírito Santo

Ele faz a cabeça da gente
Ele toca na mente
Se a gente deixar
Ele vem, ele sopra insistente
Ele é tão convincente
Ele sabe tocar

Quem não sente esta delicadeza
Não sabe a leveza
De ser e de crer
É o Espírito Santo de Deus...

Lá na Bíblia se lê todo dia
Que Deus não iria deixar de falar
O amor de Jesus ainda é tanto
Que põe na gente o Espírito Santo

CD Alpendres e varandas 2, Paulinas COMEP
4- Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) "Como discípulos e missionários, somos chamados a intensificar nossa resposta de fé e a anunciar que Cristo redimiu todos os pecados e males da humanidade (DAp 134). Assim, passarei o dia de hoje.
BÊNÇÃO
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.