quarta-feira, 5 de abril de 2017

–■COMECE O DIA FELIZ!■–“Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.” - (Jo 8,31-42)

ONU 2017
ANO INTERNACIONAL DO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO
A    B R I L MÊS DA LITERATURA INFANTIL
GARÇA/SP, 05 DE ABRIL DE 2017 (quarta-feira) 95º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A IMPRENSA É A ARTILHARIA DA LIBERDADE.
(Hans Christian Andersen)


Datas Comemorativas
Dia da Criança Palestina
DIA do PROPAGANDISTA FARMACEUTICO
DIA do FABRICANTE DE MATERIAIS DE coNSTRUÇÃO
Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Mococa (São Paulo) Araquari - Camboriú (Santa Catarina) Godoy Moreira (Paraná) Marabá - Mocajuba (Pará) Caetité – Anagé - Dom Basílio - Erico Cardoso - Planalto (Bahia) Glorinha - Novo Hamburgo (Rio Grande do Sul)

Dia do ANIVERSÁRIO DE: ROZELI PADILHA DA SILVA  (Lions Clube de GarçaEQ 05 ENS de LOURDES Setor de Garça /SP) ANA PAULA FURTADO DE OLIVEIRA SADER (mãe da LuizaSão José dos Campos /SP) CLAUDIONOR DOS SANTOS (Garça /SP) INÊS DE LIMA GOMES (Garça /SP) FABIANO TOFOLLI MOREIRA (Garça /SP) ANTONIO FERREIRA DA SILVA (Sabor & Tom Garça /SP)GENEROSO RIBEIRO XAVIER DA CUNHA (Empresário farmacêutico Garça /SP)LUIZ EDUARDO DIAZ TOLEDO MARTINS (Lite Telefonia-Garça /SP)MURILO VANDERLEI DOMINGUES MARTINS (Garça /SP)GIAN BOSQUETO (Garça /SP)PATRICIA PERON (Garça /SP)


Santo do Dia
SÃO VICENTE FERRER
Vicente (Espanha, 1350-1419), dominicano, era mestre de teologia. Pela sua pregação e sua prática atraiu multidões para a meditação das verdades da fé e para a vivência dos valores cristãos.
SANTA IRENE
SANTA MARIA CRESCENCIA HOSS
MARIANO DE LA MATA APARÍCIO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
O desejo do Pai é a liberdade do ser humano. Viver a verdade que provém de Jesus nos torna parte da família de Deus e livres diante dos poderes que buscam apenas os próprios interesses.
 Oração
PAI, LIBERTA-ME POR TUA PALAVRA DE VERDADE QUE AFASTA O EGOÍSMO DO CORAÇÃO, E CAPACITA-ME A AMAR MEU SEMELHANTE, COMO AMOR TOTAL, A EXEMPLO DE JESUS.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus de misericórdia, iluminai nossos corações purificados pela penitência. E ouvi com paternal bondade aqueles a quem dais o afeto filial. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 303

Leituras
Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma - 05/04/2017
A proteção de Deus nem sempre é maravilhosa como na história dos três jovens, mas é sempre real. Somos filhas e filhos chamados a realizar obras agradáveis ao Pai.


1ª Leitura (Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95) – “Enviou seu anjo e libertou seus servos. Leitura da Profecia de Daniel:

Naqueles dias, 14o rei Nabucodonosor tomou a palavra e disse: “É verdade, Sidrac, Misac e Abdênago, que não prestais culto a meus deuses e não adorais a estátua de ouro que mandei erguer? 15E agora, quando ouvir­des tocar trombeta, flauta, cítara, harpa, saltério e gaitas, e toda espécie de instrumentos, estais prontos a prostrar-vos e adorar a estátua que mandei fazer? Mas, se não fizerdes adoração, no mesmo instante sereis atirados na fornalha de fogo ardente; e qual é o deus que poderá libertar-vos de minhas mãos?”
16Sidrac, Misac e Abdênago responderam ao rei Nabuco­donosor: “Não há necessidade de te respondermos sobre isto: 17se o nosso Deus, a quem rendemos culto, pode livrar-nos da fornalha de fogo ardente, ele também poderá libertar-nos de tuas mãos, ó rei. 18Mas, se ele não quiser libertar-nos, fica sabendo, ó rei, que não prestaremos culto a teus deuses e tampouco adoraremos a estátua de ouro que mandaste fazer”.
19A estas palavras, Nabuco­donosor encheu-se de cólera contra Sidrac, Misac e Abdênago, a ponto de se alterar a expressão do rosto; deu ordem para acender a fornalha com sete vezes mais fogo que de costume; 20e encarregou os soldados mais fortes do exército para amarrarem Sidrac, Misac e Abdênago e os lançarem na fornalha de fogo ardente.
24Os três jovens andavam de cá para lá no meio das chamas, entoando hinos a Deus e bendizendo ao Senhor. 49aMas o anjo do Senhor tinha descido simultaneamente na fornalha para junto de Azarias e seus companheiros.
91O rei Nabucodonosor, tomado de pasmo, levantou-se apressadamente, e perguntou a seus ministros: “Porventura, não lançamos três homens bem amarrados no meio fogo?” Responderam ao rei: “É verdade, ó rei”. 92Disse este: “Mas eu estou vendo quatro homens andando livremente no meio do fogo, sem sofrerem nenhum mal, e o aspecto do quarto homem é semelhante ao de um filho de Deus”.
95Exclamou Nabucodonosor: “Bendito seja o Deus de Sidrac, Misac e Abdênago que enviou seu anjo e libertou seus servos, que puseram nele sua confiança e transgrediram o decreto do rei, preferindo entregar suas vidas a servir e adorar qualquer outro Deus que não fosse o seu Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial (Dn 3)
A vós louvor, honra e glória eternamente!

Evangelho do dia
Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma - 05/04/2017
Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. - (Jo 8,31-42)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Honra, glória, poder e louvor a Jesus nosso Deus e Senhor!
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (Lc 8,15)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
 Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 
42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Conteúdo publicado em http://homilia.cancaonova.com/homilia/   
A Palavra de Jesus liberta nosso coração
A Palavra de Jesus liberta nosso coração da ignorância, liberta-nos de todo mal que o mundo e as trevas realizam no nosso coração!
e permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará  (João 8,31).
Todos nós precisamos de libertação, precisamos ser libertos da ignorância, do espírito das trevas. Precisamos ser libertos de tantas coisas que nos machucaram e feriram! Precisamos ser libertos do nosso egoísmo, da nossa soberba, precisamos ser libertos da ação do mundo que, muitas vezes, entra no nosso coração.
Jesus está no meio de nós, porque nos quer livres e libertos para servirmos a Deus, para entrarmos no Seu Reino e vivermos Sua graça em nós.
Jesus nos quer libertos da ação do maligno e do poder das trevas. Ele mesmo nos aponta o caminho, mas, primeiro, precisamos conhecer a verdade. Quanto é apaixonante para Jesus trazer ao nosso coração a Sua verdade, que é única! E de que modo permaneceremos nessa verdade e a conheceremos? É Ele quem está nos dizendo: “Se permanecerdes na minha palavra!”.
Sabe, meus irmãos, podemos conhecer Jesus, podemos estar com Ele, fazer uma experiência com Cristo, mas não permanecermos n’Ele; e permanecer quer dizer ficar, estar colocado e junto, não se separar.
Há um tempo em que precisamos de Deus, precisamos da Sua graça; enchemo-nos dela, mas agora já nos achamos autossuficientes, não precisamos mais ficar na casa ou ficarmos ligados, porque já sabemos tudo o que é de Deus e assim por diante. Isso é um tremendo engano!
Precisamos permanecer unidos ao coração de Jesus todos os dias da nossa vida! Por isso, para permanecer n’Ele, precisamos conhecer e mergulhar nas Palavras de Jesus. Precisamos meditar Suas Palavras, banharmo-nos nelas e nos inebriarmos delas, porque, a cada dia, a Palavra do Senhor se renova, cura e, acima de tudo, liberta.
A Palavra liberta o nosso coração da ignorância, liberta-nos de todo o mal que o mundo e as trevas realizam no nosso coração. Por isso, não podemos fugir da Palavra de Deus, porque o meio mais cômodo e fácil de sairmos da presença d’Ele é fugirmos de Sua Palavra, é não perseverarmos na meditação da Palavra de Deus.
O Senhor nos quer unidos a Ele, e assim permaneceremos. Seremos libertos, curados, transformados quando fizermos da Palavra de Deus a palavra de vida, que nos liberta e cura; a palavra que nos ajuda e nos conduz, de fato, a permanecermos na verdade.
É hora de permanecer em Jesus, precisamos permanecer n’Ele e não podemos sair da Sua presença!
Deus abençoe você!
"Reflexão - Jo 8, 31-42
 Direitos reservados: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/ )  
Em que consiste a liberdade? A resposta a esta pergunta sempre nos parece clara, mas só à primeira vista.
O Evangelho de hoje nos mostra que os judeus pensaram que eram livres e, no entanto, não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, sendo que as piores são as nossas tendências ao mal, as nossas imaturidades e as nossas fraquezas, e são piores porque brotam no nosso interior, nos enganando, porque pensamos que estamos fazendo a nossa vontade quando na verdade estamos cedendo aos nossos desejos, que não nos deixam ser livres.
Somente permanecendo unidos a Cristo é que podemos vencer a nossa natureza e sermos verdadeiramente livres.


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Você tem orgulho de ser cristão e procura sempre falar bem de sua Igreja?
- Você tem consciência de que não basta ser batizado para se dizer filho de Deus?
- Cite uma boa obra recente que você realizou.
- A seu modo de ver, qual a melhor obra que sua comunidade faz ou já fez?
- Tem consciência de que liberdade é estar em condições de fazer o bem e não o mal?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/     
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Oração Inicial
Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos convida a nos mantermos firmes em sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. Que sejamos sensíveis à ação do vosso Espírito Santo. Amém!”
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto bíblico? “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres.” Faça a leitura do Evangelho e destaque os verbos e os personagens que mais chamaram sua atenção. Responda: o que eles dizem? Qual é a mensagem de Jesus?
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) O que o texto diz a você? A meditação nos permite estar com a Palavra de Deus, que pode transformar nossa vida. Precisamos apenas nos deixar tocar por ela. Releia o texto e faça deste momento de meditação um encontro com o Senhor, que fala com você por meio do Evangelho.
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Neste momento de oração, volte o seu olhar para o Senhor sem medo e reze. Procure silenciar sua mente e seu coração, para que realmente possa ter um encontro com Jesus. Agradeça tudo o que Ele faz em sua vida e peça-lhe o que desejar, para si mesmo(a) ou para as pessoas que o(a) cercam.
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver) Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta e qual palavra o(a) motiva neste dia?
Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.