domingo, 4 de julho de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus. – (Mt 16,13-19)

  


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 J U L H O – VERDE – MÊS DE COMBATE/CONSCIENTIZAÇÃO AO CÂNCER GINECOLÓGICO  –

 J U L H O – VERDE/AMARELO - COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS E CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

 J U L H O – LARANJA: CAMPANHA ABORDA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE BUCAL

 J U L H O – AMARELO: MÊS DE COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

 GARÇA/SP, 04 DE JULHO de 2021 (domingo) 185 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

–■COMECE O DIA FELIZ!■–

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

NÃO HÁ LUGAR PARA A SABEDORIA ONDE NÃO HÁ PACIÊNCIA.

(Santo Agostinho)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DA DECLARAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

 DIA DAS APARÊNCIAS

 DIA DO OPERADOR DE TELEMARKETING E DO TELEATENDENTE

 SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO

 SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Tanabi (São Paulo) Uruaçu (Goiás) São Lourenço (Minas Gerais) Alto Bela Vista (Santa Catarina) Campo Verde - Castanheira - Cláudia - Campo Novo do Parecis (Mato Grosso) Iracema do Oeste (Paraná) Paranaíba (Mato Grosso do Sul) Piripiri (Piauí) Rio Real (Bahia) Taquari (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  ISADORA FURLANETO DOS SANTOS (filha Claudia e João Carlos do Lions Clube de GARÇA /SP) VITOR EDUARDO RAMOS (filho da sobrinha Elen sobrinho neto-Bauru /SP) CELINA SERAFIM CUBAS (LC 2-Lions Clube de TATUÍ /SP) MARIO RODELLA (Ribeirão Preto/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: ANA MARIA COSTA e ANIBÁL COSTA ó1981ó40 ANOS (Campos de Jordão/SP)

 

 Santo do Dia 

■ SANTA ISABEL DE PORTUGAL

Isabel(Aragão, 1270-1336), de origem nobre, desposou o rei de Portugal. Em meio a conflitos familiares, defendia a reconciliação, sendo chamada de “anjo da paz”. Distinguiu-se por sua caridade, piedade e pobreza.

BEATO PEDRO JORGE FRASSATI

SANTO ANDRÉ DE CRETA

SANTO ULRICO DE AUGSBURGO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja – Mt 16,13-19

São Pedro e São Paulo, testemunhas da fé no Filho de Deus vivo e colunas inabaláveis da Igreja de Cristo. Esses dois apóstolos nos deixaram o legado de uma fé fundamental.

 

- Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Felizes celebremos a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, que plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue. Por diferentes meios, os dois combateram o bom combate da fé e, unidos pelo martírio, recebem, em toda a terra, igual veneração. Nossa gratidão a Deus pela missão do papa Francisco, inspiração para as lideranças de todas as comunidades.

 

– Oração 

 

PAI, CONSOLIDA MINHA FÉ, A EXEMPLO DO APÓSTOLO PEDRO QUE, EM MEIO ÀS PROVAÇÕES, SOUBE DAR, COM O SEU MARTÍRIO, TESTEMUNHO CONSUMADO DE ADESÃO A JESUS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação pela intercessão dos apóstolos são Pedro e são Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 354

 

– 04 de julho de 2021  São Pedro e São Paulo, Apóstolos . Solenidade

– Liturgia da Palavra 

A Palavra de Deus nos anima a continuar a missão dos apóstolos: seguir Jesus com amor, libertando as pessoas dos males e pregando o Evangelho. 

 

1ª Leitura (At 12,1-11)  – Agora sei que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes.   Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos.

Naqueles dias, 1o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos.

5Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão.

7Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. 8O anjo continuou: “Coloca o cinto e calça tuas sandálias!” Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: “Põe tua capa e vem comigo!”

9Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!”

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 34(33)

 

De todos os temores/ me livrou o Senhor Deus.

 

 

2ª Leitura (2Tm 4,6-8.17-18)  – Agora está reservada para mim a coroa da justiça.   Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

 

Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa.

17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.

18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– 04 de julho de 2021  São Pedro e São Paulo, Apóstolos . Solenidade

– Evangelho do dia 

 

Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus.  (Mt 16,13-19)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28) 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“A Igreja é fundamentada na fé e na missão de Pedro e Paulo”

 

“Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la”

(Mateus 16,18).

Temos, hoje, a graça de celebrarmos os apóstolos Pedro e Paulo. Dois homens com fraquezas, dois homens limitados, mas dois homens que se abriram para a graça de Deus e se tornaram instrumentos da salvação de Deus.

 

Quando olhamos para ambos, podemos nos voltar para nós porque também somos frágeis, somos fracos, e Deus escolhe os instrumentos que, humanamente até possam parecer desprezíveis, para se tornarem instrumentais da salvação.

 

Como Deus precisou de Pedro e de Paulo com as riquezas de cada um, com os limites de cada um e tornou-os instrumentos da Sua graça, o olhar de Deus também se volta para nós. Precisamos nos tornar instrumentos da graça de Deus.

 

“Celebremos a comunhão com a única Igreja fundada por Jesus, sacramento necessário para a nossa salvação”

 

Pedro, aquele pescador impulsivo, um líder nato mas, ao mesmo tempo, muito fraco, pusilânime; dizia uma palavra que encorajava, mas depois era o primeiro a desanimar, negou Jesus, mas foi muito amado, foi pedra escolhida. Por isso, o seu nome que era Simão passou a ser Pedro, que quer dizer “pedra”, e sobre esta pedra que é Pedro, sobre a profissão de fé de Pedro, ele que proclamou Jesus como o Cristo, o Filho do Deus vivo é que o Senhor edifica Sua Igreja.

 

A Igreja de Cristo é fundamentada na fé de Pedro, mas Pedro constitui aquele que é o primeiro escolhido para também cuidar dessa Igreja. A Igreja é conduzida pelo próprio Cristo, Ele é a cabeça da Igreja, mas a cabeça quis contar com instrumentos humanos, como eu e você. E cada um na sua função, na sua responsabilidade, na sua missão, quanto é importante a vocação e a missão de cada um.

 

Hoje, olho para a vocação de Pedro, o líder, olho para a vocação de Pedro, aquele que foi o pai primeiro da nossa fé, aquele que primeiro professou a fé, para dizer que a nossa Igreja caminha na unidade com a cabeça que é Cristo e com sua cabeça humana que é Pedro.

 

Pedro para nós, hoje, é Francisco, o sucessor de Pedro como todos os outros Papas que vieram anteriormente com toda a importância que têm, para que Igreja construída sobre ele não seja jamais vencida pelas portas do inferno.

 

A Igreja que tem Pedro também tem Paulo com todo o seu ardor missionário; o Paulo convertido, que se rendeu à fé, a Cristo e, uma vez, rendido a Cristo, vencido por Ele se tornou um homem cheio do Espírito Santo, levou a tantos corações a mensagem do Evangelho, e ela chegou a nós pela ousadia de Paulo e pela entrega de Pedro.

 

Celebramos, hoje, a nossa fé católica, celebremos a unidade da nossa fé; celebremos a comunhão com a única Igreja fundada por Jesus, sacramento necessário, essencial e fundamental para nossa salvação. Celebremos Pedro, celebremos Francisco, aquele que é o Pedro para nós nos dias de hoje, aquele que nos conduz para a unidade da Igreja. Sejamos Pedro construindo a unidade, sejamos Paulo levando a missão do Evangelho, a Palavra do Evangelho a todos os corações.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Já no século IV, um documento chamado Cronógrafo filocaliano comprova a existência de uma festa litúrgica em honra dos apóstolos Pedro e Paulo, juntos. O significado desta solenidade encontra-se, em aprimorada síntese, no seu prefácio próprio (cf. Missal Romano): “Hoje, vós nos concedeis a alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo. Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da salvação. Por diferentes meios, os dois congregaram a única família e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”. Sigamos os passos desses dois gigantes da fé cristã e peçamos a intercessão deles em favor da Igreja de Cristo e dos povos do mundo inteiro.

O R A Ç Ã O

Senhor Jesus, nós te louvamos e bendizemos por escolheres Pedro e Paulo como dedicados apóstolos da tua Igreja. Infunde, ó Cristo, em cada um de nós o mesmo zelo missionário que fez de Pedro e Paulo teus fiéis discípulos e modelos de autêntica vida cristã. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

LEITURA ORANTE

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mt 16,13-20 – Crer e testemunhar que Jesus é o Filho de Deus

 

Neste dia celebramos a memória dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, testemunhas da fé no Filho de Deus vivo e colunas inabaláveis da Igreja de Cristo. Esses dois apóstolos nos deixaram o legado de uma fé fundamental.
No encontro com o Senhor por meio da leitura orante, desejamos entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.

 

1. Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Observe o diálogo entre Jesus e Pedro.

 

“Festejamos hoje São Pedro e São Paulo, que a Liturgia considera como colunas da Igreja de Jesus. Pedro representa a instituição, a fidelidade, a rocha firme; Paulo ilumina a vocação missionária desta Igreja. Em função de nosso Batismo, devemos viver intensamente nossa fidelidade e nosso compromisso missionário. Sobre a Igreja pesa a mais desafiante profecia da história: o poder do mal nunca poderá vencê-la. Porque navega na história, a barca de Pedro enfrenta tempestades, mas ela é conduzida pelo Espírito Santo e, por isso, nunca afundará. Estando preso, a Igreja rezava por Pedro sem cessar. Oração e obediência são nosso compromisso com o Papa atual. Ele continua a missão de Pedro: nos confirmar na fé.”

 

2. Meditação (Caminho)

Na leitura Deus se revela a nós em Jesus. Pergunto-me: o que Deus me fala na Palavra de hoje; que boa noticia traz para mim e para a vida da minha comunidade? Que atitude a revelação de Jesus a Pedro pede de mim, que mudança de vida? A palavra é espelho de nossa vida (autoconhecimento). Entrar no silêncio de Deus, Contemplar a sua presença manifestada em Jesus e na própria vida.

 

3.Oração (Vida)

Silenciar por um momento diante do Pai, em oração. Agradecer pela luz que a sua palavra traz, ou pedir ajuda para compreendê-la melhor.

 

Fazendo memória dos apóstolos Pedro e Paulo, agradecemos a Deus sua fé e empenho missionário, em comunhão com a Igreja de Roma, que, no passado, foi testemunha do seu martírio. Lembramos o bispo da Igreja de Roma, todos os pastores e servidores das comunidades das Igrejas cristãs.

 

Peçamos a graça de seguir em tudo o ensinamento destes apóstolos que nos deram os fundamentos da fé, para que sejamos, nós também, testemunhas de Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Deixar que a Palavra lida e meditada ecoe no coração ao longo do dia e da semana. Abrir-se a novas atitudes, optar conscientemente por gestos concretos de amor, de doação suscitados pela Palavra.

 

Bênção 

 

Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, que nos deu por fundamento aquela fé proclamada pelo apóstolo Pedro e sobre a qual se edifica toda a Igreja.

– Ele, que nos instruiu pela incansável pregação de São Paulo, nos ensine a conquistar também novos irmãos para o Cristo.

– Que a autoridade de Pedro e a pregação de Paulo nos levem à pátria celeste, onde chegaram gloriosamente um pela cruz e outro pela espada.

– Abençoe-nos, Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.