segunda-feira, 6 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ Eis teu filho. Eis a tua mãe – (Jo 19,25-34)

 


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 06 DE JUNHO de 2022 (segunda-feira) 157º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO HÁ ALEGRIA PÚBLICA QUE VALHA UMA BOA ALEGRIA PARTICULAR.

(Machado de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

 DIA da CRIAÇÃO DO MUSEU NACIONAL

 DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA QUEIMADURAS

 DIA Internacional do Slayer

 DIA do Vinho

 DIA da Logística

 DIA dos Fãs dos Beatles

 DIA do Cacau

 DIA da Doceira

 DIA do Acemista

 DIA do Controle de Pragas

 DIA da Língua Russa

 DIA dos Veteranos do Dia 'D' na Batalha da Normandia

 DIA da Fundação da National Basketball Association (NBA) nos Estados Unidos

 DIA da Fundação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará

 DIA da Independência da Suécia

DIA do Início da SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 DIA do Início da SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS QUEIMADURAS 

 DIA do Início da SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): OSVALDO CRUZ (São Paulo) Agronômica - Aurora - Caibi (Santa Catarina) Formiga - Lagoa Dourada (Minas Gerais) Cabaceiras - Nova Floresta (Paraíba) Boninal (Bahia) Açailândia (Maranhão) Sertanópolis (Paraná) Monte Alegre do Piauí (Pauí) Portalegre (Rio Grande do Sul)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  HELOISA ARANHA BARBOSA SOSSOLOTE (neta Jorge/Neide-filha Joana/Rafael-Garça /SP) JOAO ERNESTO BACARO (Lions Clube de Dracena Cinquentenário /SP) AICHE MELISSA  B. DAHROUGE (Advogada-Garça/SP)  Silvana Aparecida Da Silva Santos (Marilia /SP) MANOEL GERALDO DE FREITAS FERREIRA (Cirurgião Dentista-Marilia/SP) MARCELO SCARPINELLI (PPA Garça/SP) SHIRLEY CALVO BOSQUÊ (Garça/SP) FERNANDO GONÇALVES (aluno da APAE Garça/SP) CLÁUDIO SOSSOLOTE (Garça /SP) 

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO NORBERTO Bispo

■ SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

SÃO BESSARIÃO

SÃO CERÁZIO

SÃO COLMANO

SÃO GILBERTO

SÃO JARLAT

SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT

SÃO PEDRO DUNG

SÃO PEDRO THUAN

SÃO RAFAEL GUIZAR

SÃO VICENTE DUONG

■ SANTA PAULINA

■ SANTO ARTÊMIO

■ SANTO ALEXANDRE DE FIÉSOLE

■ SANTO EUSTÓRGIO II

■ SANTO HILARIÃO

■ BEATO BELTRÃO

■ BEATO GUILHERME GREENWOOD

■ BEATO INOCÊNCIO GUZ

■ BEATO LOURENÇO DE MÁSCULIS DE VILLAMAGNA

■ BEATO BELTRÃO

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Todos os anos na segunda-feira depois de Pentecostes celebramos hoje a memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja: Mulher, eis o teu filho! – Jo 19,25-34

 

Os discípulos unidos perseveravam em oração com Maria, a Mãe de Jesus (At 1,14).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

“Considerando a importância do mistério da maternidade espiritual de Maria, que, na espera do Espírito em Pentecostes, nunca mais parou de ocupar-se e de zelar maternalmente pela Igreja peregrina no tempo, o papa Francisco estabeleceu que, na segunda-feira depois de Pentecostes, a memória de Maria, Mãe da Igreja, seja obrigatória para toda a Igreja de rito romano” (Cardeal Sarah). Como fiéis seguidores de Cristo, dispostos a crescer na fé, celebremos devotamente esta Eucaristia.

 

– Oração 

 

PELA INTERCESSÃO AMOROSA DA VIRGEM MARIA, FAZEI QUE A VOSSA IGREJA SE TORNE CADA VEZ MAIS FECUNDA E SE ALEGRE PELA SANTIDADE DE SEUS FILHOS E FILHAS, ATRAINDO PARA O SEU CONVÍVIO AS FAMÍLIAS DE TODOS OS POVOS.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Deus, Pai de misericórdia, vosso Filho, pregado na cruz, nos deu por mãe a sua Mãe. Pela interseção amorosa da Virgem Maria, fazei que a vossa Igreja se torne cada vez mais fecunda e se alegre pela santidade de seus filhos e filhas, atraindo para seu convívio as famílias de todos os povos.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 06 de junho de 2022 segunda-feira 10ª Semana Tempo Comum Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, Memória

 

– Liturgia da Palavra 

“A Mãe, que estava junto à cruz, aceitou o testamento do amor do seu Filho e acolheu todas as pessoas, personificadas no discípulo amado, como filhos a regenerar para a vida divina, tornando-se a amorosa Mãe da Igreja, que Cristo gerou na cruz, dando o Espírito” (Decreto sobre a memória de Maria, Mãe da Igreja)..

 

 

1ª Leitura (Gn 3,9-15.20) – Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

Depois que Adão comera do fruto da árvore, 9o Senhor Deus o chamou, dizendo: “Onde estás?” 10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore de cujo fruto te proibi comer?” 12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me, e eu comi”. 14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 86(87)

 

Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

 

 

– 06 de junho de 2022 segunda-feira 10ª Semana Tempo Comum Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, Memória

– Evangelho do dia 

 

Eis  teu filho. Eis a tua mãe  (Jo 19,25-34)

 

 R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

V. Ó feliz Virgem, que geraste o Senhor;

    ó santa Mãe da Igreja,

    que nos alimenta com o Espírito

    do teu Filho, Jesus Cristo.

 

Sois feliz, Virgem Maria, / e mereceis todo louvor, / pois de vós se levantou / o Sol brilhante da justiça!

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. 28Depois disso, Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”. 29Havia ali uma jarra de vinagre. Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. 30Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. 31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.  

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

MARIA, MÃE DA IGREJA – C

 

João 19,25-27: “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: - Mulher, este é o teu filho. Depois disse ao discípulo: - Esta é a tua mãe. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.

 

Jesus, antes que se inaugurasse a sua Igreja, em Pentecostes, com a vinda do Espírito Santo, o senhor deu a sua mãe para ser a nossa mãe.

Assim como Maria fora escolhida pelo Pai para gerar e dar à luz o senhor, do mesmo modo o senhor a escolheu, no momento crucial da entrega da sua vida, para dar à luz a Igreja. João, o discípulo que o senhor amava, passou a representar todos os seus discípulos de ontem e de hoje.

Na Encarnação, o Espírito Santo a cobriu com a sua sombra e o gerou dentro do seu ventre.

Em Pentecostes, foi o mesmo Espírito Santo que irrompeu como línguas de fogo sobre cada um dos discípulos, reunidos ao redor da sua mãe.

Como se mais uma vez Maria estivesse dando à luz por obra do Espírito Santo, foi a partir desse momento que nasce a sua Igreja missionária.

Assim como foi por obra dessa mulher bendita e do Espírito Santo, que o senhor foi gerado, assim também foi pela presença de Maria e pela força do Espírito Santo que nasceu a nossa Igreja em Pentecostes.

 

Senhor, faça-nos lembrar sempre que a Igreja, antes de ser uma grande instituição, é o lugar da presença de Maria e da ação do Espírito.

Ela deu à luz o senhor, como nossa cabeça, mas continua o seu parto materno para dar à luz a todos nós, como seu corpo.

Chamar Maria de Mãe é atender o seu último pedido antes de morrer.

Que saibamos acolhê-la com amor como nossa Mãe, assim como fez João.

 

Maria santíssima, Mãe da Igreja, a senhora tem cumprido sua missão materna mesmo para aqueles filhos que a rejeitam.

Faça com que todos os cristãos superem suas ideologias, acolham o sentido mais profundo desse Evangelho, e que um dia todos se encontrem reunidos ao seu redor, como irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai e de uma mesma Mãe. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

“A Igreja é verdadeiramente mãe, a nossa mãe Igreja, uma mãe que nos dá vida em Cristo e que nos faz viver com todos os outros irmãos na comunhão do Espírito Santo. Nessa sua maternidade, a Igreja tem como modelo a Virgem Maria, o modelo mais bonito e mais excelso que possa existir. Foi o que já as primeiras comunidades cristãs esclareceram e o Concílio Vaticano II expressou de modo admirável (cf. Lumen Gentium, n. 63-64). A maternidade de Maria é, sem dúvida, única, singular, cumprindo-se na plenitude dos tempos, quando a Virgem deu à luz o Filho de Deus, concebido por obra do Espírito Santo. E, todavia, a maternidade da Igreja insere-se precisamente em continuidade com a de Maria, como sua prolongação na história. Na fecundidade do Espírito, a Igreja continua a gerar novos filhos em Cristo, sempre à escuta da Palavra de Deus e em docilidade ao seu desígnio de amor. A Igreja é mãe. Com efeito, o nascimento de Jesus no ventre de Maria é prelúdio do nascimento de cada cristão no seio da Igreja, dado que Cristo é o primogênito de uma multidão de irmãos. Nós, cristãos, não somos órfãos, temos uma mãe, e isso é sublime! Não somos órfãos! A Igreja é mãe, Maria é mãe” (Papa Francisco, Catequese, 03/09/14).

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 19,25-27 - Maria Mãe da Igreja

 

Oração Inicial

 

Celebramos hoje a memória litúrgica da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. Este dia foi inscrito no Calendário Romano Geral, pelo Papa Francisco, para ser celebrado todos os anos na segunda-feira depois de Pentecostes. Façamos das palavras de aclamação ao Evangelho da liturgia de hoje a nossa oração: “Sois feliz, Virgem santa, que gerastes o Senhor! Ó bendita Mãe da Igreja, alimentais em todos nós o Espírito de Jesus!”

 

1. Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho preste atenção às palavras de Jesus à sua mãe e ao discípulo que estava ao lado.

 

“No Evangelho de João, a presença de Maria é destacada no início e no final do ministério de Jesus: em Caná da Galileia e no Calvário. Aos pés da cruz, resplandece seu exemplo de discípula de Jesus, a seu lado, fiel até o fim. Igualmente brilha sua obediência, profundamente unida a Jesus em seu despojamento e em sua obediência ao Pai. Em atitude oferente, com as mulheres e o discípulo João, ela representa a própria Igreja que oferece o sacrifício redentor de Cristo e se une a seu sacrifício. Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe dos discípulos, mãe da Igreja. “Eis a tua mãe!” “Eis o teu filho”. Festejando Maria como mãe da Igreja, queremos seguir o exemplo de João, que a tomou como mãe e a levou para sua casa.”

 

2. Meditação (Caminho)

A Palavra de Deus nos acompanha e ilumina nossos passos até o fim. Maria e os discípulos, ao pé da cruz, recebem as últimas Palavras de Cristo para que permaneçam unidos, como Igreja-Comunidade de fé. Em Cristo, Maria se tornou a Mãe de todos os que se unem a seu Filho pela graça, pela fé e pela decisão da vontade. “Na cruz, nasce um pacto de cuidado: a Mãe Maria cuida de nós, e nós cuidamos dela”

Como você vive a comunhão eclesial?

Que lugar e que presença tem Maria em sua vida?

 

3.Oração (Vida)

Oração à Virgem Maria: “Virgem e Mãe Maria, vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso ‘sim’ perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus.

 

Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe. Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga.

Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas, intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém. Aleluia!” (Papa Francisco).

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Com a Palavra de Deus na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.