sábado, 11 de junho de 2022

■ COMECE O DIA FELIZ! ■ De graça recebestes, de graça deveis dar! – (Mt 10,7-13)


 

ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

 J U N H O – VERMELHO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

 J U N H O – LARANJA - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A ANEMIA E LEUCEMIA

 J U N H O – VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 J U N H OMÊS DAS FESTAS JUNINAS 

 J U N H ODIA DOS NAMORADOS  –

 GARÇA/SP, 11 DE JUNHO de 2022 (sábado) 162º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA!!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

LAMENTAR AQUILO QUE NÃO TEMOS É DESPERDIÇAR AQUILO QUE JÁ POSSUÍMOS.

(Lao Tsé)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA MUNDIAL DA PIZZA

 DIA do Oficial de Justiça

 DIA DA MÚSICA DE RAIZ

 DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO

 DIA DA MARINHA BRASILEIRA

 DIA DO ESCOTEIRO DO MAR

 DIA DA BATALHA NAVAL DO RIACHUELO

 DIA Internacional de bombardear com Fios  

 DIA DA BONECA

 DIA DO GIN

 DIA DA FUNDAÇÃO DA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. (ELETROBRAS) NO RIO DE JANEIRO-RJ

 DIA DA FUNDAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE PERNAMBUCO

 DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE SALVADOR-BA

 SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Carneiros (Alagoas) Gravataí (Rio Grande do Sul) Japaratuba (Sergipe) Brumado - Condeúba - Euclides da Cunha (Bahia) Maracaju (Mato Grosso do Sul) Rio Espera (Minas Gerais) Antônio Carlos - Curitibanos - Marema (Santa Catarina) Anahy (Paraná)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  CAROLINA AGUIAR ZANOTI (LEO e Lions Clube de Garça-Macrocontábil Conessa-Garça/SP) JEAN RICHARD DASNOY MARINHO (Lions Clube de Ilha Solteira /SP) ELIZABETH MARCONDES PINTO RODRIGUES (DLC5-Lions Clube SANTOS PONTA DA PRAIA /SP) MARIA IZABEL DE SOUZA BARACAT (CCI - Garça/SP) FRANCINY ALONSO BONFIM LOPES (Garça/SP) MARCELO BONFIM (Garça/SP) JOSÉ LUIZ KERGES BUENO  (Garça/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HILDA ESTEVAM LOURENCETTI e JOSÉ CARLOS LOURENCETTI ó1988ó34 ANOS (casal PDG do DISTRITO LC8 - Lions Clube de Junqueirópolis Cidade Verde /SP) ROSANGELA AP. O. GIMENEZ e ANTONIO CARLOS GIMENEZ (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP)

 

                                              

 SANTO DO DIA 

SÃO BARNABÉ APÓSTOLO

Barnabé (Chipre, séc. 1º), cujo nome significa “filho da consolação”, era, segundo o livro dos Atos, “homem virtuoso e cheio do Espírito Santo e de fé” que “exortava todos a perseverar de coração firme no Senhor”. Foi companheiro de Paulo na atividade missionária e no primeiro Concílio de Jerusalém.

SANTA PAULA FRASSINETTI

SANTA ALAÍDE

SANTA HILDEGARDA BURJAN

SANTA ROSA FRANCISCA MARIA DAS DORES

■ SÃO JOÃO DE SÃO FACUNDO GONZÁLEZ DE CASTRILLO

■ SÃO BARDÃO

■ SÃO MÁXIMO BISPO

■ SÃO PÁRIS

■ SÃO RESTITUTO

■ SÃO REMBERTO

BEATA IOLANDA

BEATO MARIA SCHININÁ

BEATO ESTEVÃO BANDÉLLI

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

A liturgia: Jesus se preocupou em partilhar com seus discípulos as responsabilidades da missão que é anunciar o Reino de Deus: De graça recebestes, de graça deveis dar! – Mt 10,7-13

 

Feliz foi Barnabé, santo de Deus, que mereceu ser contado entre os apóstolos. Era na verdade um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé (At 11,24).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

José Barnabé vendeu um campo de sua propriedade e entregou aos apóstolos a soma obtida. Os Atos o mencionam como “um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé” (At 4,36s). Apresentou o recém-convertido Paulo à comunidade de Jerusalém e com ele partiu para a primeira viagem missionária na Ásia Menor. Deixemo-nos contagiar por seu desprendimento e zelo apostólico.

 

– Oração 

 

PAI, FAZE DE MIM UM INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DA PAZ DESEJADA POR JESUS. PAZ QUE SE CONSTRÓI NA COMUNICAÇÃO DOS BENS DIVINOS A CADA PESSOA HUMANA.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, que designastes são Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para converter as nações, fazei que a vossa Igreja anuncie, por palavras e atos, o Evangelho de Cristo que ele proclamou intrepidamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de junho de 2022 sábado 10ª Semana Tempo Comum São Barnabé, Apóstolo, Memória  

 

– Liturgia da Palavra 

 Pelas estradas com Jesus, os apóstolos anunciam a chegada de um tempo novo, em que o Reino de Deus já é realidade presente no mundo.

 

 

1ª Leitura (At 11,21b-26, 13,1-3) – Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 21muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos. 13,1Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2Um dia, enquanto celebravam a liturgia em honra do Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei”. 3Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e deixaram-nos partir.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 98(97)

 

O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.

 

 

– 11 de junho de 2022 sábado 10ª Semana Tempo Comum São Barnabé, Apóstolo, Memória

– Evangelho do dia 

 

De graça recebestes, de graça deveis dar!  (Mt 10,7-13)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Ide ao mundo e ensinai a todas as nações! / Eis que eu estou convosco até o fim do mundo! (Mt 28,19s)

 

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/    

 

10º SÁBADO TC – C:

FESTA DE SÃO BARNABÉ, discípulo-missionário (séc. 1)

 

Mateus 10,7-10: Disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento”.

 

Jesus, suas recomendações aos discípulos, que, após Pentecostes, se transformaram em missionários, continuam válidas até nossos dias.

São Barnabé é um bonito exemplo, porque se desfez dos seus bens em favor dos pobres, para se tornar livre e  transformar-se num grande missionário.

O senhor nos disse que evangelizar era anunciar que o Reino dos céus, ou seja, a presença de Deus, estava próximo de todas as pessoas e de todos os povos.

Esse anúncio não deveria ser apenas o ensinamento de verdades teológicas ou morais, mas, principalmente, um anúncio de esperança de vida nova para todos, principalmente para os mais vulneráveis.

A cura das enfermidades, como a lepra, e a ressurreição dos mortos repetiam os sinais que o senhor mesmo havia realizado.

Além disso, era necessário expulsar os demônios, que representavam todos aqueles que sugavam ou matavam a vida das pessoas.

Uma das características da evangelização, que o senhor exigia dos seus discípulos, era a gratuidade.

A fé cristã fora para eles um dom gratuito e, por isso, devia ser partilhada de graça, jamais comercializada.

Nem era necessário dispor de muitos recursos técnicos ou econômicos.

A própria presença do apóstolo e o trabalho, realizado com dedicação e ardor, providenciariam o sustento dos missionários.

Com certeza, seriam sempre acolhidos pela maioria do povo, mas se não o fossem, que partissem em paz para outras localidades, sem nenhum ressentimento ou sensação de fracasso.

 

Senhor, foi essa evangelização que nos transmitiu a tradição da nossa fé atual, e garantiu a existência da nossa Igreja através dos séculos.

O desafio da evangelização do mundo atual conta com muito mais recursos tecnológicos e econômicos, mas não tem sido tão eficaz.

Talvez, devamos voltar a seguir o exemplo de São Barnabé e dos demais discípulos e missionários daquele tempo, ou seja, sair ao encontro, fazer-se mais próximo, cuidar dos necessitados, e anunciar a Palavra não só com palavras e imagens, mas com o testemunho de vida.

 

Maria santíssima, rainha dos apóstolos, conceda a todos os missionários dos nossos dias a confiança, a dedicação e a serenidade de São Barnabé, e abençoe tantos irmãos e irmãs que hoje em dia passam adiante sua experiência de amor e de fé. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

José Barnabé é mencionado pela primeira vez em At 4,36-37, quando vende um campo e coloca o dinheiro à disposição dos apóstolos. De Jerusalém, ele foi enviado a Antioquia da Síria, onde o cristianismo prosperava. Para ajudá-lo na missão, Barnabé convocou Paulo de Tarso (At 11,25-26), de quem foi companheiro na primeira viagem missionária. Viveu intensamente as alegrias e tribulações que a pregação do Evangelho acarreta. Se as informações sobre Barnabé são poucas, uma expressão dos Atos dos Apóstolos nos dá a síntese do seu grande valor: “Ele era homem bom, repleto do Espírito Santo e de fé” (At 11,24). Ao orientar seus apóstolos para a missão, Jesus os convida a partirem despojados e livres. O objetivo é passar por toda parte anunciando que o Reino de Deus está próximo, isto é, já está presente.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em  LEITURA ORANTE (leituraorantedapalavra.blogspot.com)

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

De graça recebestes, de graça deveis dar! – Mt 10,7-13

 

Oração Inicial

 

Celebramos hoje a memória litúrgica de São Barnabé, homem cheio do Espírito Santo e companheiro de Paulo em sua primeira viagem missionária. Que seu exemplo nos inspire na vivência da nossa fé e no testemunho cristão no mundo.

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho com atenção sobre as recomendações de Jesus aos apóstolos. Observe o poder da Palavra de quem é realmente enviado de Deus.

 

“Desde o começo, Jesus se preocupou em partilhar com seus discípulos as responsabilidades da missão. Ficou atento também ao modo de como realizá-la. A missão é fundamentalmente anunciar o Reino de Deus que chegou por meio dele, como salvação (curar os doentes), como restauração (ressuscitar os mortos), como purificação (purificar os leprosos), como vitória sobre o mal (expulsar demônios). Ao enviar os apóstolos, os doze, fez-lhes importantes recomendações: gratuidade (não procurar benefícios financeiros), despojamento (não basear a missão na segurança dos recursos), proximidade do povo, confiança em Deus e em sua providência (o trabalhador tem direito a seu sustento.”

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você hoje? Qual convite o Senhor lhe dirige? Você acolhe a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a você? Por que a necessidade de viver o despojamento no seguimento de Jesus? Por que o mensageiro de Deus deve ser instrumento de paz? Como batizado(a), você vive a sua missão de ser promotor(a) da paz?

 

3.Oração (Vida)

Oração Missionária: “Senhor Jesus, somos teus discípulos, queremos seguir teus passos e pedimos que nos envies como missionários, sustentados e guiados pela força do teu Santo Espírito. Que a tua graça, Senhor, se manifeste na nossa fraqueza e que nunca deixemos de combater o bom combate da construção do teu Reino de amor, paz e justiça. Senhor Jesus, concede-nos o dom maior, que é o teu amor derramado em nossos corações e transbordado em nossa vida. Transforma o nosso homem velho interior em construtor da humanidade nova, para a glória do Pai, que faz tudo concorrer para o bem daqueles que O amam. Por intercessão do grande Apóstolo Paulo, que possamos também nós, cheios de ardor missionário, anunciar o teu santo Evangelho, fermentando de amor a massa do mundo. Obrigado, Senhor, pelos imensos dons que de ti recebemos, aumenta a nossa fé, não nos deixes desanimar de lutar, que nunca nos cansemos de amar, e dá-nos a graça de perseverar no bem. Tu, que vives com o Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém”

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Quais apelos você sentiu em seu coração? Quais compromissos deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

 

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.