quinta-feira, 28 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia. - (Mt 7,21-29)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O – MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 28 DE JUNHO DE 2018 (quinta-feira) 179º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
NÃO HÁ NO MUNDO EXAGERO MAIS BELO QUE A GRATIDÃO.
(Jean de la Bruyere)

 Datas Comemorativas 
 DIA DA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL
 DIA DO IAMARELO
 DIA INTERNACIONAL DOo CAPS LOCK
 DIA DO INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY
 DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA DE POMPE

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Regente Feijó (São Paulo) Dois Vizinhos - Monteiro - Clevelândia (Paraná) Canhotinho (Pernambuco) Ilhéus (Bahia)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  SILVANA PEREIRA TEIXEIRA (prima Bauru/SP)APARECIDO DONISETE LOPES (Pratico de Garça /SP)MARINA NASSIF CABREIRA (Garça /SP)ANA LUCIA VIEIRA VELLO DA SILVA (Lions Clube de Tupi Paulista /SP)SANDRA GOMES PEREIRA SPINARDI (Lions Clube de Tupã Curumin /SP)MAURO YOSHIHARU SHIBUYA (Marilia /SP)HELEN SOUTO DE LUCCA (Piracicaba /SP)REGINA MIYUKI SUGANO (Garça /SP)FATIMA DAHRUJ (São Paulo/SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE RIO DE JANEIRO ILHA DO GOVERNADORó1965 ó53 ANOS (Distrito LC 1)

 Santo do Dia 
SANTO IRINEU
SANTO ATÍLIO 
SANTA VICÊNCIA GEROSA

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
- Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor  (1Sm 2,35)
Oração
PAI, EU QUERO CAMINHAR COM SINCERIDADE PARA A COMUNHÃO CONTIGO, NO TEU REINO. QUE TODOS OS MEUS GESTOS E PALAVRAS ESTEJAM SEMPRE ALICERÇADOS NA TUA VONTADE.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Ó Deus, vós concedestes ao bispo santo Irineu firmar a verdadeira doutrina e a paz da Igreja; pela intercessão de vosso servo, renovai em nós a fé e a caridade, para que apliquemos constantemente em alimentar a união e a concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
28 de junho de 2018 5ª-feira da 12ª Semana  do Tempo Comum
A Palavra de Deus é a base para que os povos, comunidades e pessoas construam com discernimento; se não se acolhe e se vive a Palavra, trabalha-se inutilmente.

1ª Leitura - (2Rs 24,8-17) - O rei da Babilônia levou prisioneiros para Babilônia Joaquim e todos os homens capazes de empunhar armas. Leitura do Segundo Livro dos Reis:

8Joaquim tinha dezoito anos quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Noestã, filha de Elnatã, de Jerusalém. 9E ele fez o mal diante do Senhor, segundo tudo o que seu pai tinha feito. 10Naquele tempo, os oficiais de Nabucodonosor, rei da Babilônia, marcharam contra Jerusalém e a cidade foi sitiada. 11Nabu­codonosor, rei da Babilônia, veio em pessoa atacar a cidade, enquanto seus soldados a sitiavam.
12Então Joaquim, rei de Judá, apresentou-se ao rei da Babilônia, com sua mãe, seus servos, seus príncipes e seus eunucos. E o rei da Babilônia os fez prisioneiros.
Isto aconteceu no oitavo ano de seu reinado. 
13Nabucodonosor levou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, e quebrou todos os objetos de ouro que Salomão, rei de Israel, havia fabricado para o templo do Senhor, conforme o Senhor havia anunciado. 14Levou para o cativeiro Jerusalém inteira, todos os príncipes e todos os valentes do exército, num total de dez mil exilados, e todos os ferreiros e serralheiros; só deixou a população mais pobre do país.
15Deportou Joaquim para a Babilônia, e do mesmo modo exilou de Jerusalém para a Babilônia a rainha-mãe, as mulheres do rei, seus eunucos e todos os nobres do país.
16Todos os homens fortes, num total de sete mil, os ferreiros e os serralheiros em número de mil, todos os homens capazes de empunhar armas, foram conduzidos para o exílio pelo rei da Babilônia. 17E, em lugar de Joaquim, ele nomeou seu tio paterno, Matanias, mudando-lhe o nome para Sedecias.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 78 (79)
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

 Evangelho do dia
28 de junho de 2018 5ª-feira da 12ª Semana  do Tempo Comum
A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia. - (Mt 7,21-29)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Quem me ama realmente guardará minha palavra e meu Pai me amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo,
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 
21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia.27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” 28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

Um homem sem juízo... (Mt 7, 21-29)
Este Evangelho tem como eixo a oposição entre um homem prudente, sensato, avisado (phronimós, no texto grego) e um homem imprudente, sem juízo (morós = louco, no texto grego). E qual é a prova cabal da loucura do homem? É ouvir a Palavra de Deus e não a pôr em prática.

Jesus reservou esta parábola sobre a casa em rocha firme e a casa sobre areia para encerrar o Sermão da Montanha. É como se dissesse: de nada valerá tudo o que acabo de ensinar se vocês não puserem tudo isto em prática. Eu falei das aves do céu que o Pai celeste alimenta, mas terá sido uma imagem inútil se vocês continuarem a viver como pagãos preocupados. Falei dos lírios do campo que se vestem melhor que Salomão, mas a lembrança não dará frutos se vocês continuarem preocupados com suas vestes...

O pior é que não levar a sério todas estas lições significa recusar Jesus Cristo como a Palavra do Pai que ilumina o caminho da humanidade. Em outros termos, recusa e desprezo por sua presença entre nós.

Hébert Roux entende que esta passagem do Evangelho lança luz sobre a permanente discussão entre os crentes a respeito da relação entre a fé e as obras. “Aqui Jesus revela a que ponto é teórica e falsa a distinção tão frequente entre uma e as outras. Se a prática da Palavra fosse uma obra que o homem realizasse por si mesmo e tivesse de lhe acrescentar, para completá-la, a fé nele criada por Deus ao fazê-lo ouvir Sua Palavra, então o Sermão da Montanha – e com ele todo o Evangelho – não faria mais que recolocar para nós a justiça da Lei depois de nos ter libertado dela.”

Foi neste sentido o alerta do apóstolo Paulo: “terminar pela carne depois de ter começado pelo espírito” (Gl 3,3) ou “pôr-se de novo sob o jugo da escravidão”. H. Roux prossegue: “Ora, segundo este texto, não há de um lado a fé, criação de Deus, e do outro as obras, os frutos imutáveis ao homem; mas há homens que, ouvindo a Palavra, põem-na em prática e dão um fruto que será conhecido e manifestado pelo julgamento de Deus, além de todas as aparências”.

“A fé que não produz as obras não é a fé”, conclui o mesmo exegeta. E inversamente, as obras não podem existir sem a fé. A “prudência” de quem edifica sobre a rocha é impossível sem a presença da fé. Ao mesmo tempo, é a ausência da fé que leva o “louco” a edificar sobre a areia.

Trabalhar como um escravo, acumular riquezas que a traça rói, dividir o mundo em amigos e inimigos, armar-se à espera do agressor – eis alguns traços da loucura alimentada pela falta de fé...
Orai sem cessar: “Meu Deus, minha rocha em quem me refugio...” (Sl 18,3)

ReflexãoA sabedoria da Lei de Deus
AUTOR Rev. D. Antoni CAROL i Hostench 
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - chegamos ao final do chamado “Sermão da Montanha” (capítulos 5-7 de São Mateu). Jesus, Mestre de autoridade convincente, ensina os “requisitos” para entrar ao seu Reino —de amor!— e também qual deve ser a nossa atitude ante a Lei de Deus. Ouvir realmente a palavra de Deus implica praticá-la. Quem fazer isso terá prudência e sabedoria.

O antigo Israel tinha consciência de ser um povo sábio porque conhecia explicitamente a Lei de Deus. Atualmente, existe uma falta de amor ante a lei, especialmente ante a Lei de Deus ou “lei moral”. Mas isto não é uma imposição, é um “dom” que ensina-nos as rações do crescimento humano e a aproximação ao nosso Criador. Aprendamos da nossa própria história: onde se rejeita ou desconhece a Lei de Deus desconhece-se também a dignidade da pessoa humana e facilmente é maltratada.

—Senhor-Deus, ajuda-me a obrar teus preceitos para adquirir a verdadeira sabedoria da vida.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Sou católico de nome apenas?
- Procuro fazer sempre a vontade de Deus?
- Sou fiel à Graça de Deus?
- O que de extraordinário faço?
- A “casa de meu coração" está sendo construída sobre a rocha da Fé?

Leitura Orante
Autor: Côn. Celso Pedro da Silva
 ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas
 Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
ORAÇÃO INICIAL
Lembramos hoje na liturgia Santo Irineu, bispo, mártir, grande teólogo e propagador da encarnação redentora de Cristo, cujos escritos demonstram o seu zelo pastoral. No Evangelho, a imagem do homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha é utilizada por Jesus para exemplificar a atitude de todo aquele que alicerça a vida em sua Palavra. Acolhendo a Palavra de Deus, tenhamos a certeza de que estamos construindo a nossa vida sobre bases seguras, que as tempestades não poderão abalar.
Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) - O que diz o texto? Quais imagens estão presentes na narrativa? Quais comparações Jesus faz para falar daqueles que escutam sua Palavra? Como a multidão acolhe os ensinamentos de Jesus?
“Nossa perícope é a conclusão do discurso denominado ‘Sermão da Montanha’ (Mt 5–7). Não são as muitas palavras ou o louvor estéril que caracterizam o discípulo, mas o seu engajamento afetivo e efetivo em realizar a vontade de Deus: ‘Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus’ (v. 21). Trata-se de ouvir e pôr em prática a palavra do Senhor, pois, de alguma maneira, nesta palavra de vida está a vontade de Deus para cada um. É esse dinamismo de escuta e prática da palavra do Senhor que dá solidez à Igreja, comunidade dos discípulos, casa ‘construída sobre a rocha’ (v. 24) da fé” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você hoje? Como você acolhe os ensinamentos de Jesus em sua vida? Quais alicerces sustentam sua vida, seus projetos, seus objetivos? Você escuta as palavras de Jesus e as coloca em prática? Qual convite o Senhor lhe faz?
“A rocha é Jesus Cristo! A rocha é o Senhor! Uma palavra é forte, dá vida, pode ir em frente, pode resistir a todos os ataques, se tem suas raízes em Jesus Cristo. Uma palavra cristã que não tem suas raízes vitais, na vida de uma pessoa, em Jesus Cristo é uma palavra cristã sem Cristo! E as palavras cristãs sem Cristo enganam, fazem mal!” (Papa Francisco).
 
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -)  Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) - Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém