quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■– Curou muitas pessoas de diversas doenças. – (Mc 1,29-39)

 


ONU # UNESCO

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA ACABAR COM A POBREZA 

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA PROTEGER O MEIO AMBIENTE E O CLIMA

 2023: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2023: ANO INTERNACIONAL DA P A Z

 J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 11 DE JANEIRO de 2023 (quarta-feira) 011º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA E UM FELIZ ANO NOVO!!

😃 COMECE O ANO NOVO 😃 FELIZ! 😃

😃 COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

A CORAGEM É A PRIMEIRA DAS QUALIDADES HUMANAS PORQUE GARANTE TODAS AS OUTRAS.

(Aristóteles)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS 

DIA DO OBRIGADO

DIA DO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO

DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) EM BAGÉ-RS 

DIA DA FUNDAÇÃO DO METRÔ DE TERESINA-PI 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Barrolândia (TocantinsMaraial (PernambucoVárzea (Paraíba

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: Dr. RAUL ROSSI (primo-Clinica Alameda – São Paulo/SP) LUIS ALBERTOZEINE (Lions Clube de Vera Cruz /SP) CARMEM LIGIA DIAS VALIM (Lions Clube de Bauru Falcão /SP) SANDRA REGINA  MOURA MAIA LOURENÇO (Lions Clube de Cassilândia Vale do Aporé /MS) EDILENE DE OLIVEIRA CAMARGO (Lions Clube de Herculândia /SP) SHOGO WATANABE (Lions Clube de Paulínia /SP) ANDREA GEOVANA P. HOFFMANN (DLD5-Lions Clube de Canoinhas /SC) FERNANDO PEREIRA RAMOS (Garça /SP) ROSANA M G BERTOLIN (Birigui /SP) PAULA RENATA BONACIO MANFRIM (Garça/SP) PAULO RENATO BONACIO (Pitangueiras /SPSILVIA CRISTINA O. VASCONCELLOS CARDOSO (Lins /SP) MURILO GOUVEIA SERRA (filho Cassia/Fabricio-Garça /SPFRAN BELHOMO LOPES (Garça/SP

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO VITAL DE GAZA 

■ SÃO TEODÓSIO 

■ SÃO TIPÁSIO 

■ SÃO HIGINO 

■ SÃO HONORATA 

■ SÃO TOMÁS DE CORI 

■ SÃO PAULINO II DE VENÉCIA

■ SÃO PEDRO APSELAMO DE CESAREIA 

■ SÃO LÊUCIO

■ SÃO SÁLVIO

■ SANTA ANA MARIA JANER ANGLARILL

 

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“Liturgia Diária A palavra de Deus em nossa vida”

 

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:  - A febre a deixou, e ela se pôs a servi-los – Mc 1,29-39

 

 

 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Jesus se fez “em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso, digno de confiança nas coisas referentes a Deus”. Desfrutemos, nesta celebração, da misericórdia daquele que nos liberta de todo mal.

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, EU TE PROCURO COM SINCERIDADE, NA CERTEZA DE ENCONTRAR, EM TI, PALAVRAS QUE FAÇAM REVIVER A ESPERANÇA NO MEU CORAÇÃO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Ó Deus, atendei como o Pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 11 de janeiro de 2023 quarta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)

 

– Liturgia da Palavra 

Jesus participa da condição humana e a socorre em suas dores. Sem restrições de tempo e lugar, cura os diversos doentes e endemoninhados que ocorrem a ele, cheios de confiança em seu poder sem limites.

 

 

1ª Leitura (Hb 2,14-18) – Devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso. Leitura da Carta aos Hebreus:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 104(105)

 

O Senhor se lembra sempre da Aliança.

 

 

 

– 11 de janeiro de 2023 quarta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I)

 

 – Evangelho do dia 

 

Curou muitas pessoas de diversas doenças.   (Mc 1,29-39)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Minhas ovelhas escutam minha voz, / eu as conheço e elas me seguem (Jo 10,27).

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

 

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então a febre desapareceu, e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

11/01/23       1ª QUARTA-FEIRA TC - A

 

Marcos 1,35-39: “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: - Todos estão te procurando. Jesus respondeu: - Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim. E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.”

 

Jesus, mais de uma vez o senhor surpreendeu os seus discípulos, retirando-se para rezar a sós.

Sua oração era certamente um diálogo filial com o Pai, animado pelo amor do Espírito Santo.

O senhor não precisava de fórmulas decoradas nem de objetos sagrados.

Entrava em comunhão íntima com o Pai, dialogando com Ele para discernir a missão que estava cumprindo.

Se dependesse apenas dos seus discípulos, entusiasmados com as multidões que acorriam, sua vida seria de um ativismo contínuo.

Mas, o senhor, além da necessidade de se recolher para orar, desejava levar sua mensagem também a outros lugares, onde o povo estava mais abandonado.

Assim, bem diferente de outros pregadores, como João Batista, que esperava pelo povo à margem do rio Jordão, o senhor saía ao encontro daqueles que necessitavam de sua palavra e de seus gestos de cura e libertação.

Sem dúvida, deve ter percorrido distâncias imensas a pé, sem ter onde recostar a cabeça, para acolher a todos que esperavam pelo Salvador.

Senhor, ao longo dos séculos, a sua Igreja foi se fixando em instituições e prédios, que servem de referência somente àqueles que a conhecem e procuram. Contudo, a maioria do povo fica distante, principalmente nas grandes cidades.

Nosso Papa tem insistido que sejamos uma Igreja em saída missionária, que retome o dinamismo evangelizador que o senhor praticou.

Por isso, lhe pedimos que nos ensine novamente o seu jeito de evangelizar, a começar de uma vida de oração pessoal e comunitária, que seja diálogo íntimo e familiar com a Trindade santa, e não apenas multiplicação de celebrações rotineiras e mal participadas.

Em seguida, que as pastorais e ministérios das nossas paróquias não sirvam apenas de manutenção da fé de quem já participa, mas recuperem o ardor missionário de sair ao encontro dos que vivem nas periferias geográficas e ambientais da Igreja.

 

Maria santíssima, sempre ecoa em nós o seu exemplo de sair apressadamente para encontrar e ajudar sua prima Isabel. Que a nossa devoção à senhora provoque o anseio de imitar o seu jeito de ser discípula-missionária do seu Filho. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus se desloca da sinagoga até a casa de Simão e André. Informado sobre a febre da sogra de Simão, Jesus a cura, tomando-a pela mão. Estender a mão ao necessitado é um gesto que Jesus repete em outras circunstâncias. Quando foi que estendemos a mão para reerguer alguém do desânimo e da tristeza? Recuperada a saúde, a mulher se pôs a serviço da comunidade. Jesus, em sua missão, segue alguns critérios. Primeiramente, ele se faz solidário com os doentes e as pessoas dominadas por maus espíritos; depois, retira-se para rezar. A oração o põe em sintonia com a vontade do Pai e torna mais eficaz sua obra libertadora; enfim, não se instala no mesmo lugar, mas vai à procura dos que estão afastados, a fim de anunciar também a eles o Evangelho: “Foi para isso que eu vim”.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

AUTORIZA-SE A SUA PUBLICAÇÃO DESDE QUE SE CITE A FONTE.

Mc 1,29-39 - Jesus cura a sogra de Pedro, tomando-a pela mão

 

Saudação

 

A nós, a paz de Deus, nosso Pai,

a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,

no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparamo-nos para a Leitura, rezando:

 

Oferecimento do dia

Adoro-vos, meu Deus,

amo-vos de todo o meu coração.

Agradeço-vos porque me criastes,

me fizestes cristão,

me conservastes a vida e a saúde.

Ofereço-vos o meu dia:

que todas as minhas ações correspondam à vossa vontade.

E que faça tudo para a vossa glória e a paz das pessoas.

Livrai-me do pecado, do perigo e de todo o mal.

Que a vossa graça, benção, luz e presença

permaneçam sempre comigo

e com todos aqueles que eu amo. Amém.

(Orações da Família Paulina)

 

 1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Lemos atentamente o texto: Mc 1,29-39.

 

Logo depois, Jesus, Simão, André, Tiago e João saíram da sinagoga e foram até a casa de Simão e de André. A sogra de Simão estava de cama, com febre. Assim que Jesus chegou, contaram a ele que ela estava doente. Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles.

À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram até Jesus todos os doentes e as pessoas que estavam dominadas por demônios. Todo o povo da cidade se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de todo tipo de doenças e expulsou muitos demônios. Ele não deixava que os demônios falassem, pois eles sabiam quem Jesus era.

De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. Simão e os seus companheiros procuraram Jesus por toda parte. Quando o encontraram, disseram:

- Todos estão procurando o senhor.

Jesus respondeu:

- Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim.

Jesus andava por toda a Galileia, anunciando o evangelho nas sinagogas e expulsando demônios.

 

Refletindo

Bonito o encontro de Jesus com a sogra de Pedro que estava com febre alta. Observe a atitude: "Ele chegou perto dela, segurou a mão dela e ajudou-a a se levantar. A febre saiu da mulher, e ela começou a cuidar deles."

Interessante é que Jesus não fala com a sogra, mas a segura pela mão e a ajuda a se levantar. A mulher imediatamente fica curada, e tão bem, que se põe a cuidar deles. Doentes e a multidão procuravam encontrar Jesus e Ele anunciava a boa notícia do Reino por toda parte.

 

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para nós, hoje?

Qual palavra mais nos toca o coração?

Meditando

O que logo salta a nossos olhos é a "ação de Deus"

Diante de grandes desafios, os bispos em Aparecida, disseram: "Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos" (DAp 99).

 

Nossos esforços para viver bem, estar bem, são orientados pelo encontro com Cristo vivo?

Ou, consideramo-nos capazes e suficientes para enfrentar os desafios, dispensando a ação de Deus na nossa vida?

 

3.Oração (Vida)

O que o texto nos leva a dizer a Deus? Rezamos o Salmo 39(40)

 

Eis que venho fazer, com prazer, / a vossa vontade, Senhor!

 

1. Esperando, esperei no Senhor, / e, inclinando-se, ouviu meu clamor. / É feliz quem a Deus se confia, † quem não segue os que adoram os ídolos / e se perdem por falsos caminhos. – R.

 

2. Sacrifício e oblação não quisestes, / mas abristes, Senhor, meus ouvidos; / não pedistes ofertas nem vítimas, † holocaustos por nossos pecados. / E então eu vos disse: “Eis que venho!” – R.

 

3. Sobre mim está escrito no livro: † “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!” – R.

 

4. Boas-novas de vossa justiça † anunciei numa grande assembleia; / vós sabeis: não fechei os meus lábios! – R.

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?

Vamos olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vamos eliminar do nosso modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre, que não provém da ação de Deus.

Deixaremos que o Senhor nos tome pela mão como segurou a mão da sogra de Pedro e nos levante.

E quem vamos ajudar a se levantar, hoje?

 

BÊNÇÃO

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.