sexta-feira, 8 de maio de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!-Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-6)



– ONU # UNESCO
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 M A I O – MÊS DAS  M Ã E S  – P Á S C O A  
 GARÇA/SP, 08 DE MAIO de 2020 (sexta-feira) 128º dia do ano
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA
COMECE O DIA FELIZ! FELIZ PÁSCOA!

 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: - https://kdfrases.com/.  
ELE NÃO SABIA QUE ERA IMPOSSÍVEL. FOI LÁ E FEZ.
(Jean Cocteau)


 DATAS COMEMORATIVAS 
DIA NACIONAL DO TURISMO
DIA MUNDIAL do Câncer de Ovário
DIA INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA e do Crescente Vermelho
DIA INTERNACIONAL DA TALASSEMIA
DIA de Tempo de Lembrança e Reconciliação para Aqueles que Perderam suas Vidas durante a 2ª Guerra Mundial
DIA DA VITÓRIA
DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Itapecerica da Serra - São Luís do Paraitinga - Tabatinga (São Paulo) Antônio Martins - Jardim de Angicos - Messias Targino - Parazinho (Rio Grande do Norte) Iguatemi - Terenos (Mato Grosso do Sul) Duas Barras - Saquarema - Silva Jardim (Rio de Janeiro) Tapera (Rio Grande do Sul) Barra de Santa Rosa - Jericó (Paraíba) Antonina do Norte - Ibaretama - Palhano - Viçosa do Ceará (Paraíba)Maragogipe - Ribeira do Pombal (Bahia)Passagem (Maranhão)

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: NICOLE SASSO OLIVEIRA (neta da Zuleide/Abílio-Garça /SP) JUVENAL ANANIAS CRÓS (primo Jundiaí /SP) PEDRO MARTINEZ JUNIOR (Lions Clube de TUPÃ /SP)Ana maria guilherme gonçalves (Lions Clube de Marilia /SP) MARCIA TOMAZ BONATO (Lions Clube de Lençóis Paulista /SP) Renata Okoti (Garça /SP) marcelinho moraLes fiLhO (Garça /SP) GUSTAVO MOLINA (Garça/SP) PAULO CÉSAR DE VASCONCELOS ARO (Murutinga do Sul /SP)
.Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: FRANCINE DA SILVA GONÇALVES e MICHEL ARAÚJO GONÇALVESó2004ó16 ANOS (Eq 14 ENS RAINHA DA PAZ Setor de Garça /SP)MARIA THEREZA DOS SANTOS AZEVEDO e FREDERICO GILBERTO DE AZEVEDO ó2005ó15 ANOS (Eq 10 ENS das FAMÍLIAS Setor de Garça /SP) MARIA APARECIDA BUENO COSTA BOIAGO e ODAIR BOIAGO ó1993ó27 ANOS (Lions Clube de Mirandópolis /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE ARAÇATUBAó1959ó61 ANOSLIONS CLUBE DE LUCÉLIAó1965ó55 ANOS (Distrito LC8)

 SANTO DO DIA 
SÃO VITOR
SÃO PEDRO DE TARANTÁSIA
SantO ACÁCIO

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
- Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s)
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
■ Condenado à morte pelos chefes do povo, Jesus ressuscita, trazendo-nos vida nova, da qual nos beneficiamos participando ativamente da celebração eucarística.
– Oração 
PAI, MEU CORAÇÃO ANSEIA POR ESTAR EM COMUNHÃO CONTIGO, EM TUA CASA, LUGAR QUE JESUS PREPAROU PARA MIM. QUE EU PERSEVERE SEMPRE NO CAMINHO QUE ME LEVA A TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
 Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

08 de maio de 2020 Sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa
Liturgia da Palavra
■ Com a ressurreição de Jesus, realiza-se a promessa feita por Deus aos antepassados, Jesus é o único caminho que conduz ao Pai celeste.

1ª Leitura (At 13,26-33) – A promessa que Deus fez ele a cumpriu quando ressuscitou Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: 26“Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se lêem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pila¬tos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo.
32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 2
Tu és meu Filho, eu hoje te gerei!

08 de maio de 2020 Sexta-feira da 4ª Semana da Páscoa
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. - (Jo 14,1-6)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- Sou o caminho, a verdade e a vida; / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


COMENTÁRIO DO EVANGELHO
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“Tenhamos fé em Jesus”
Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também
(João 14,1)
Quando Jesus está nos exortando a não perturbarmos o coração, é porque o coração se perturba tão facilmente diante das adversidades, das situações contrárias e contraditórias da vida.

Todos nós passamos por tempos difíceis, e este não é o tempo mais difícil da história da humanidade nem será o último pelo qual passaremos nesta vida. Temos diversos tormentos e, por todos eles, passamos e superamos quando não tiramos de Jesus o nosso olhar.

Vivemos em tempos de muita ansiedade, e ela gera em nós pressa, inquietação e perturbação. A ansiedade gera em nós o “aqui” e o “agora”, que as coisas sejam mágicas, e não sabemos mais parar e escutar, não sabemos mais nos posicionar diante do silêncio, da escuta, porque tudo tem que ser aqui e agora.

O tempo em que vivemos é tempo de graça, é tempo, sobretudo, para tirarmos as perturbações da alma e do coração, porque somos pessoas muito perturbadas.

Nós nos perturbamos e nos tumultuamos por dentro, porque são muitas coisas acumuladas, tensas, mal vividas, mal resolvidas que estão se somatizando dentro da nossa alma e do nosso coração.

“Ter fé é colocar em Jesus a alma, o coração, a esperança, a confiança que precisa nutrir a nossa existência”

Aproveitemos toda oportunidade que a vida nos der para pararmos diante de nós e de Deus. Se a vida não nos der a oportunidade, busquemos, porque precisamos dela, porque a alma precisa estar diante de Deus para se purificar, renovar-se, lavar-se de tantas águas sujas que penetraram o nosso interior.

Diante da perturbação do mundo, Jesus está dizendo: “Tende fé em Deus. Tende fé em Jesus”. Ter fé é mais do que crer e acreditar em Jesus. Ter fé é colocar n’Ele a alma, o coração, a esperança, a confiança que precisa nutrir a nossa existência.

Podemos olhar para os horizontes e enxergar somente escuridão. O que há de ser? Por trás de toda a escuridão que vem a nossa frente existe a luz do Senhor. É saber ultrapassar para ver além, para enxergar mais profundo, para enxergar a dimensão existencial que dá sentido ao nosso viver e ao que fazemos. É preciso olhar para Jesus!

Paremos de olhar só para os problemas, para as coisas que perturbam. Olhemos para Jesus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Deus abençoe você!


 Reflexão - Filiação divina
 Direitos reservadosRev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje— Jesus despede-se dos seus, antes de voltar ao Pai. É o início de seus discursos de despedida no evangelho de João. Jesus quer infundir consolo nos discípulos, lhes dizendo que vai para lhe preparar uma moradia e lhes dá ânimos para que continuem crendo no Pai e Nele.

Ao voltar “a casa” Jesus coloca-se no mesmo plano que o Pai, pois é Deus como Ele. O Pai é sua casa, como o Filho é a casa do Pai: Desabitam mutuamente no Espírito Santo. Nós, filhos no Filho, temos todos cabida na casa do céu, onde Jesus nos preparou um lugar.

—Obrigado, Senhor Jesus porque nos preparas um lugar junto ao Pai; obrigado porque queres levar-nos contigo a tua “Casa”, e fazemos compartilhar a glória que tu tens desde sempre com o Pai, no Espírito de Ambos.

Recadinho Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
A certeza da iminente morte de Jesus deixa os apóstolos desconsolados e inseguros.
Jesus os conforta. Garante-lhes que sua morte não é o fim de tudo. Não há razão para tristeza. Ele jamais abandona seus discípulos. Está voltando ao Pai, é verdade, mas continua presente na vida e na missão de seus seguidores.
Mais: vai reservar um ambiente glorioso para os que permanecem fiéis ao seu projeto de amor e vida para todos.
Essa foi a missão de Jesus; será também essa a tarefa para seus discípulos e discípulas. E não lhes faltará a constante ajuda do Mestre e Senhor: “O que vocês pedirem em meu nome, eu vou fazer, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14,13).
A exigência de Jesus é que sejam fiéis a ele, único caminho que conduz ao Pai: “Ninguém chega ao Pai, a não ser por mim”.

ORAÇÃO
Ó Jesus Caminho, Verdade e Vida, quão consoladora é tua revelação de que, junto ao Pai, vais preparar um lugar para teus fiéis seguidores. E esclareces: “Voltarei e levarei vocês comigo, para que vocês também estejam onde eu estiver”. Não nos deixes perder o caminho que conduz a ti. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Carmen Maria Pulga
Conteúdo publicado em  https://liturgia.catequisar.com.br/    
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Jo 14,1-6 - Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida
Na liturgia de hoje, Jesus se apresenta como a Verdade, a Vida e o Caminho para o Pai. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de deixarmo-nos conduzir pelo Senhor de nossa vida. Rezemos:

“Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto? Leia-o atentamente e identifique as expressões que revelam a missão de Jesus. De que forma Jesus é a Vida, o Caminho, a Verdade? Qual é o significado das palavras de Jesus: “Não se perturbe o vosso coração! Crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas.”?

“É iminente a partida de Jesus. E isto pode trazer insegurança e desânimo aos discípulos. Jesus quer encorajá-los a enfrentar sua ausência histórica, mas essa ausência é recompensada pela presença do Espírito Santo. O grupo está preparado, mas surgem interrogações em relação ao futuro. Jesus indica um rumo seguro, dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Ele não é apenas um dos caminhos possíveis, ele é o único Caminho que conduz ao Pai. Ele não se apresenta como uma das tantas verdades, mas ele é a Verdade; por fim, ele é a Vida em plenitude. Por isso não há lugar para a perturbação. Somos herdeiros da paz e da promessa. O Reino, agora, está em nossas mãos. Haverá dificuldades, mas ele venceu o mundo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
. 2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz a você? Diante de Jesus Caminho, reflita: o que você faz para que Jesus seja o seu Caminho? Por que temos dificuldades de andar nesse Caminho? Diante de Jesus Verdade, podemos pensar: quais são os critérios que guiam nossas decisões e nossos projetos? Como olhamos e julgamos a realidade hoje? Diante de Jesus Vida, pense: você ama a vida? A quem coloca como alicerce da sua vida? Como cuida, em si e nos outros, da vida humana?
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) “Pai misericordioso, dirige teu olhar sobre teu povo disperso por toda a terra. Faz com que todos quantos, pelo batismo, vivemos em Cristo ressuscitado saibamos sempre reconhecer a voz de pastor e guia da tua Igreja. Concede-nos a alegria do Espírito e a força de sermos fiéis. Que nossa fé seja estrela luminosa no céu dos homens, como Cristo ressuscitado é a luz, a verdade e a vida para sempre. Amém” (Trecho do livro “Ele está no meio de nós”, da Paulinas Editora).
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Sintetize em poucas palavras o apelo que a Palavra despertou em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

BÊNÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

FELIZ PÁSCOA! FELIZ PÁSCOA!