segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

–■COMECE O DIA FELIZ!■–"Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" - (Lc 1,39-47)


INTERNATIONAL YEAR OF THE PULSE
ONU 2016 ANO INTERNACIONAL DAS LEGUMINOSAS
DEZEMBRO - MÊS DA  F A M Í L I A
GARÇA/SP, 12 DE DEZEMBRO DE 2016 (segunda-feira) 347º dia do ano
DESEJAMOS QUE VOCÊ TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

Pensamento do Dia
A OCASIÃO FAZ O HOMEM.
(José de Alencar)


Datas Comemorativas
DIA DA AMÉRICA LATINA
DIA NACIONAL DO DESPACHANTE DOCUMENTALISTA
DIA DO PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Cesário Lange - Nova Castilho (São Paulo) Alto Paraíso de Goiás (Goiás) Carnaúba dos Dantas - Pendências (Rio Grande do Norte) Cabedelo - Santa Helena  - Mogeiro (Paraíba) Guajará (Amazonas) Aguas Frias – Guatambu - Lajeado Grande - Leoberto Leal - Passos Maia- Planalto Alegre - Rio Rufino – Riqueza - São João do Oeste - Vargem (Santa Catarina) Altônia - Enéas Marques- Ortigueira - Pérola (Paraná) Acorizal (Mato Grosso) Agua Boa  - Alto Jequitibá - Barroso - Belo Horizonte - Bocaina de Minas - Bom Jesus do Amparo - Brás Pires - Capela Nova - Capinópolis - Carvalhos - Centralina -  Claraval - Coluna - Congonhal - Coronel Murta - Córrego do Bom Jesus - Desterro de Entre Rios - Dom Viçoso - Faria Lemos - Felício dos Santos - Gouveia - Ilicínea - Ipuiuna - Itutinga - Jaguaraçu - Jeceaba - Joanésia - Juramento - Lassance - Madre de Deus de Minas - Maravilhas - Matipó - Matutina - Minduri - Moeda - Moema - Morro do Pilar - Munhoz - Oliveira Fortes - Ouro Branco - Paiva - Passa-Vinte - Patrocínio do Muriaé -  Paulistas -  Perdigão - Piedade do Rio Grande - Piracema - Pirajuba - Piraúba - Porto Firme - Presidente Bernardes - Quartel Geral - Ressaquinha - Ribeirão das Neves - Rio do Prado - Santana de Pirapama - Santana do Garambéu - Santo Antônio do Grama - São Brás do Suaçuí - São José do Alegre - São Miguel do Anta - Senhora de Oliveira - Senhora do Porto - Senhora dos Remédios - Serranos - Tabuleiro - Taiobeiras - Vargem Bonita - Várzea da Palma - Vazante - Braúnas (Minas Gerais) Brasileira - Picos (Piauí) Coaraci - Encruzilhada - Ibicuí -  Iguaí - Itajuípe - Itapetinga - Uruçuca (Bahia) Ipaumirim - Mucambo (Ceará) Mucurici - Nova Venécia (Espírito Santo)■■

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  PAULA COUTINHO BIGARELLI (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP) isabel cristina coutinho carlos (Lions Clube de Agudos Açucena da Serra /SP)CAMILA CAROLINE ULIAN BARBOSA IBRAHIM (Lions Clube de Agudos /SP)Dr. FRANCISCO ANTONIO TOSTA (Médico Pediatra em Garça/SP) ABEL REGINALDO MESSIAS DA SILVA (EQ 01 ENS do PARPÉTUO SOCORRO Setor de Garça /SP) ALESSANDRO FRANCISCO DA SILVA (Garça/SP) NICOLAU ANGELINIADES NETO (Cincinnat-Garça/SP) ALVINA LÚCIA FRANCISCO BRANDÃO (Garça/SP)

Santo do Dia
NOSSA SENHORA DE GUADALUPE
Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. A imagem de Nossa Senhora apareceu impressa no manto do índio são João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México.  
BARTOLOMEU BOMPEDONI


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”.
Oração
ESPÍRITO DE FÉ E ESPERANÇA, ENRIQUECE MEU CORAÇÃO COM AS MESMAS VIRTUDES DE MARIA, DE MODO QUE EU POSSA ALCANÇAR, COMO ELA, A BEM-AVENTURANÇA.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

Oração do dia
Ó Deus, que nos destes a santa Virgem Maria para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXV nº 299

Leituras
Segunda-feira 12/12/2016 – 3ª Semana do AdventoNossa Senhora de Guadalupe . Festa
Maria deixa-se conduzir pela ação do Espírito; por isso, torna-se mãe do Filho de Deus e é proclamada bendita entre as mulheres.


1ª Leitura (Gl 4,4-7) "Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher. Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas:

Irmãos, 4quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá — ó Pai! 7Assim, já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.



Salmos
Salmo responsorial 95 (96)
Manifestai a sua glória entre as nações.

Evangelho do dia
Segunda-feira 12/12/2016 – 3ª Semana do AdventoNossa Senhora de Guadalupe . Festa
""Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" - (Lc 1,39-47)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre as mulheres da terra! (Lc 1,28)
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


Comentário do Evangelho
Autor: Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova jornalista e colaborador do Portal Canção Nova
Maria intercede por nós
Maria, hoje, quer olhar para cada um de nós e dizer: “Você não está sozinho! Não está abandonado!”!
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lucas 1,42).
Celebramos, hoje, o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Um dos grandes sinais de Deus para os nossos tempos, é a aparição da mãe de Deus na cidade de Guadalupe, a um indígena, Juan Diego. Os primeiros habitantes deste continente tomaram conta, foram eles quem desenvolveram este local, foram eles os primeiros representantes de Deus nesta terra. Depois que veio a colonização, depois que outros povos chegaram, trouxeram muitas coisas boas e belas, mas, ao mesmo tempo, provocaram muitas coisas desastrosas como a dizimação e a eliminação de tantos irmãos indígenas, os primeiros habitantes desta terra.
Quando a mãe de Deus aparece ao querido indígena Juan Dieguito para dizer: “Eu sou sua mãe!”, é para nos dar a certeza e a convicção de que, apesar dos desastres humanos, dos dissabores que tantas vezes a nossa humanidade provoca, Deus está conosco. E se há uma maneira tão singular e singela de Deus se fazer presente no meio de nós, é através da sua mãe. Foi assim na vida do próprio Jesus, Deus quis que Seu filho tivesse uma mãe. A mesma Maria que disse para Juan Diego: “Eu sou sua mãe”, disse isso tantas vezes para Jesus.
Hoje, no Céu, ela diz: “Eu sou sua mãe”, porque ela vai ser para sempre a mãe de Jesus. Uma realidade que não podemos negar é que Maria vai ser para sempre nossa mãe.
É verdade que têm filhos que assumem seu pai e sua mãe, mas há filhos que, por tantas circunstâncias, podem negar a maternidade, a paternidade, a filiação que tem com esse pai ou com essa mãe. Mas uma coisa que não podemos fazer é mudar a natureza. Na ordem da graça, na natureza divina, Deus quis restaurar todas as coisas em Cristo, e quis que Jesus, nesta terra, tivesse uma mãe.
Na primeira criação, quando tudo se perdeu, a mãe daquela criação era Eva. A própria palavra já nos diz que “Eva é a mãe de todos os viventes”. E nós somos os degradados filhos de Eva, porém, estes, que caíram também na desgraça do pecado, são novamente agraciados por Cristo, e agora têm uma mãe, chamada Maria.
A presença de Maria na vida de Juan Diego, dos povos indígenas, desse vasto continente chamado América Latina, é um sinal de esperança, consolo, proteção e vida nova. Quando tudo parecia perdido, a mãe estava dizendo: “Eu estou aqui! Eu sou sua mãe!”.
Maria, hoje, quer olhar para cada um de nós e dizer: “Você não está sozinho! Não está abandonado!”. Não somos órfãos, não precisamos sucumbir em meios às dificuldades da vida, porque no céu e na terra também temos uma mãe que é por nós!
O que Maria disse a Juan Diego está dizendo ao nosso coração: “Eu sou sua mãe!”. Eu gostaria de responder como Juan Diego, e tenho certeza que você também gostaria de responder: “Mãe, eu quero ser seu filho! Mãe, eu quero viver como seu filho! Conduz-me pela mão, pega-me no seu colo, abraça-me, cuida das minhas feridas, cura o que está machucado dentro de mim. Eu quero ser seu filho!”.
Deus abençoe você!


Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Será que facilmente arrumamos desculpas para não cumprir nossos deveres de fraternidade?
- E quando se tratar de socorrer um familiar necessitado?
- Damos a prioridade que os fatos merecem?
- Nas ocasiões importantes da vida, lembra-se de pedir as luzes do Espírito Santo para tomar decisões acertadas?
- Procura ser humilde lembrando-se de que sem a ajuda de Deus nada podemos?

Leitura Orante
Autor: Equipe de Redação Paulinas Internet
Conteúdo publicado em http://liturgia.catequisar.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Lc 1,39-47 - Maria visita Isabel - Nossa Senhora de Guadalupe
Com todos que se encontram neste ambiente virtual, iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, com a Canção do Advento:
Ó vem, Senhor, não tardes mais!
Vem Saciar nossa Sede de Paz!
1. Ó vem, como chega a brisa do vento,
Trazendo aos pobres justiça e bom tempo!
2. Ó vem, como a chuva no chão
Trazendo fartura de vida e de pão!
3. Ó vem, como chega a luz que faltou
Só tua palavra nos salva Senhor!
4. Ó vem, como chega a carta querida
Bendito carteiro do Reino da Vida!
5. Ó vem, como chega o filho esperado
Caminha conosco Jesus Bem amado!
6. Ó vem, como chega o Libertador
Das mãos do inimigo nos salva Senhor
1- Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 1,39-47, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Lucas narra o encontro das duas mães. Maria, mãe do Filho de Deus e Isabel, mãe do precursor, João batista. Uma jovenzinha, Maria. E outra, de idade avançada, Isabel. Maria era virgem. Isabel, idosa. Feita a saudação de Maria, Isabel responde profetizando: “Você é a mais abençoada de todas as mulheres. A criança que você vai ter é abençoada também. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” Nestas palavras, Isabel manifesta fé, reconhece a maternidade e o Messias, quando diz “meu Senhor”. Ao dizer “você é a mais abençoada”, esta bênção traz alegria para Isabel e a seu filho: “a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga”. Esta bênção, fruto da fé, gera uma série imensa de louvores a Deus que Maria expressa no seu cântico. A visita de Maria a Isabel tornou-se a “visita de Deus ao seu povo”, diz o Catecismo da Igreja Católica (717)
2- Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar?) Hoje, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, recordamos as palavras dos bispos na Conferência de Aparecida: “Nossos povos encontram a ternura e o amor de Deus no rosto de Maria. Nela vem refletida a mensagem essencial do Evangelho. Nossa Mãe querida, desde o santuário de Guadalupe, faz sentir a seus filhos menores que eles estão na dobra de seu manto. Agora, desde Aparecida, convida-os a lançar as redes ao mundo, para tirar do anonimato aqueles que estão submersos no esquecimento e aproximá-los da luz da fé. Ela, reunindo os filhos, integra nossos povos ao redor de Jesus Cristo.” (DAp 265).
3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Faço minha oração pessoal e rezo a Maria:
Oração a Nossa Senhora da Anunciação
Todas as gerações vos proclamem bem-aventurada, ó Maria!
Crestes na mensagem celeste,
e em vós se cumpriram grandes coisas,
como vos fora anunciado.
Maria, eu vos louvo!
Crestes na Encarnação do Filho
em vosso seio virginal
e vos tornastes Mãe de Deus.
Raiou então o dia mais feliz da humanidade!
As pessoas tiveram o Mestre divino.
Maria, alcançai-me a graça de uma fé viva, forte, atuante.
Ave Maria, cheia de graça…
Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, rogai por nós
4- Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje- O que a Palavra me leva a viver?) Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e o coração de Maria, reconhecendo as graças que Ele nos concede a cada instante.
Bênção
-Bênção natalina do papa Francisco
iluminado pela esperança evangélica que provém da gruta humilde de belém,
invoco os dons natalícios da alegria e da paz para todos:
para as crianças e os idosos,
para os jovens e as famílias,
para os pobres e os marginalizados.
Nascido para nós,
Jesus conforte quantos suportam a prova da doença e da tribulação;
sustente aqueles que se dedicam ao serviço dos irmãos mais necessitados. Em nome do Pai...