quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ! ■–>>>E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. – (Mt 6,1-6.16-18)<<<---

 

  


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SOBRE A LEUCEMIA

 F E V E R E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O LÚPUS, FIBROMIALGIA E MAL DE ALZHEIMER

 GARÇA/SP, 14 DE FEVEREIRO de 2024 (quarta-feira) 45º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 FELIZ!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

NÃO PERMITA QUE O COMPORTAMENTO DOS OUTROS TIRE A SUA PAZ!

(Jack Kemp)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

DIA INTERNACIONAL DO 💘 AMOR 💘

DIA MUNDIAL DO SOM CURATIVO

DIA DA AMIZADE LUSO-AFRO-CARIOCA

DIA DO BOTONISTA

DIA DA AMIZADE

DIA DO DOENTE CORONÁRIO

DIA DA DOAÇÃO DE LIVROS

DIA DA FUNDAÇÃO DO YOUTUBE NOS ESTADOS UNIDOS

SEMANA NACIONAL CONTRA O ALCOOLISMO

SEMANA NACIONAL DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO-SP

DIA DO INÍCIO DA QUARESMA

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caeté (Minas Gerais) Delmiro Gouveia (Alagoas) Ipueira (Rio Grande do Norte) Itapiranga - Ituporanga (Santa Catarina)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PIETRO BONINI ZANON (neto do Zanon-4º ano Garça/SP) JOSÉ EDUARDO CAPARROZ (Eq 13 ENS de SCHOENSTATT Setor de Garça/SP)SILEIDE DE AMORIM LADISLAU (Eq 12 ENS da SABEDORIA Setor de Garça/SP)Gilmara Carrascosse BONFIM (Rede Express-Garça /SP) KARINA MARQUES FERREIRA DE OLIVEIRA (Garça /SP)DOVIRCE TUROLA PASSOS (Vera Cruz /SP)Oraci  “Queijinho” aparecido  Bonato (Lions Clube de Lençois Paulista /SP) APARECIDO DONIZETE RODRIGUES DOS  SANTOS (Lions Clube de Pacaembu Paraíso /SP) Rita Ximenes Alves  Prates  (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)ROSANO RODRIGUES BRITO (Garça /SP)ANA CRISTINA MORAD GARCIA (FisioterapeutaGarça /SP)Paulo Castro (Mirandopolis /SP)KLEBER BRAGA (Mogi Mirim /SP)Ana Carolina de Oliveira Lima (Gerente da Sicred-Garça /SP) CARLOS EDUARDO ROCHA (Garça /SP)JAYCE DE  OLIVEIRA (Garça /SP)VERA ALICE MARTINS DE PAULA (Garça /SP)OTACILIO DE SOUZA DOURADO (Garça /SP)Thiago Oliveira ArAUJO (Garça /SP)REGINALDO (NARdinho) Agostini (Garça /SP)

 

 

 SANTO DO DIA 

 

SÃO CIRILO e SÃO METÓDIO

Cirilo e Metódio (Séc. 9º), irmãos de sangue e na fé, foram enviados em missão aos povos eslavos. Traduziram a Bíblia e os textos litúrgicos para a língua local, enfrentando toda sorte de provações. São padroeiros da Europa, ao lado de São Bento.  

SANTO Gregório II

SANTO Agatão

SANTO Amónio

SANTO Antonino de Sorrento

SANTO Auxêncio

SANTO Eleucádio

SANTO valentIm DE TERNI

SÃO BENIGNO

SÃO Bassiano de Alexandria

SÃO Cirião

SÃO Dionísio Mártir de Alexandria

SÃO MARTINIÁNO

SÃO Moisés de Alexandria

SÃO Nostriano

SÃO João Batista da Conceição

SÃO Proto Lúcio   

SÃO Toniano   

SÃO valentIm   

SÃO Vital de Spoletom   

SÃO Zenão Mártir

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Não saiba tua mão esquerda o que faz a direita Mt 6,1-6.16-18 - Não às aparências e hipocrisia

Com o Tempo da Quaresma entramos num processo de conversão, pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência.

 

Antífona

Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes; fechais os olhos aos seus pecados por causa da penitência e os perdoais, porque sois o Senhor nosso Deus (Sb 11,23s.26).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

Acolhida

 

Com a celebração de Cinzas, iniciamos a caminhada quaresmal rumo à Páscoa da ressurreição. Deixemo-nos reconciliar com Deus, buscando a conversão e revigorando-nos com as três principais obras de justiça: a caridade, a oração e o jejum. Somos também despertados pelo lema da Campanha da Fraternidade: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, que nos convida à busca da potencialização da amizade social em nossa sociedade.

 

– Oração 

 

“PAI, DÁ-ME A GRAÇA DE ENTREGAR-ME TOTALMENTE AO SERVIÇO DO REINO, SEM ESPERAR OUTRA RECOMPENSA ALÉM DE SABER-ME AMADO POR TI.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações sinceros e retos e sinceros, concedei-nos, por vossa graça, viver de tal maneira, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 14 de fevereiro de 2024 QUARTA-FEIRA DE CINZAS  

– Liturgia da Palavra 

Abra-se à conversão que Deus quer realizar em sua vida. A conversão acontece a partir da nossa disponibilidade de nos deixarmos reconciliar com Deus. Somos pecadores, isso é real! Somos pó, isso é verdade! Mas, somos um pó habitado pelo Espírito do Ressuscitado; somos lugar santo, onde habita a misericórdia de Deus.

 

 

1ª Leitura (Jl 2,12-18) Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável. Leitura da Profecia de Joel:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

12“Agora”, diz o Senhor, “voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes, e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.” 14Quem sabe se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então, o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 51(50)

 

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

1. Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / Lavai-me todo inteiro do pecado / e apagai completamente a minha culpa! – R.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

2. Eu reconheço toda a minha iniquidade, / o meu pecado está sempre à minha frente. / Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, / pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – R.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

3. Criai em mim um coração que seja puro, / dai-me de novo um espírito decidido. / Ó Senhor, não me afasteis de vossa face / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! – R.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

4. Dai-me de novo a alegria de ser salvo / e confirmai-me com espírito generoso! / Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, / e minha boca anunciará vosso louvor! – R.

Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

 

 

2ª Leitura (2Cor 5,20–6,2) Reconciliai-vos com Deus. É agora o momento favorável.  Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Irmãos, 20somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável eu te ouvi, e no dia da salvação eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 14 de fevereiro de 2024 QUARTA-FEIRA DE CINZAS    

 – Evangelho do dia 

 

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.  (Mt 6,1-6.16-18)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Matheus

 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

14/02/24 - QUARTA-FEIRA DE CINZAS –  

Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade social: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

 

Mateus 6,1-4: Disse Jesus: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa”.

 

Jesus, a Quaresma nos é concedida como um tempo forte de oração, que nos empodera espiritualmente para buscar a reconciliação, pedir e dar perdão, refazer os laços de fraternidade rompidos e, neste ano, nos convida a uma Campanha para promover a Amizade social ao redor de nós. 

Quando o senhor nos fala da esmola, quer nos provocar uma atitude de amor sincero pelo próximo necessitado, que dispensa totalmente qualquer propaganda social.

Assim, a Quaresma é um tempo de discernir o que é justo, dentro de si e na sociedade, e buscar a paz, que renova em nós a fraternidade, como um gesto de amizade que não se fecha no círculo de um grupo restrito de pessoas, mas procura construir ‘Amizade social’ com todas as pessoas ao nosso redor.

Foi o que o senhor procurou fazer, arrastando atrás de si apóstolos, discípulos e uma multidão de amigos e amigas, que se constituíram nas primeiras comunidades cristãs.

Senhor, hoje, nós estamos envolvidos pela cultura da imagem, em que nos deixamos levar pela moda de exibir tudo em rede social.

A aparência tornou-se muito mais importante e desejável do que a essência.

Pouco nos importamos se estamos agradando ou não a Deus.

O resultado dessa moda, é que estamos nos afundando em frustrações, invejas e depressões, porque onde não há Deus, não há verdadeiro amor.

A Quaresma é um tempo especial de graça, e quando toda a Igreja se une ao redor de um só foco de oração e de reflexão, certamente o senhor estará no meio de nós, ajudando-nos a refazer a direção correta da nossa existência, libertando-nos dos condicionamentos da mídia e da sociedade.

Vale a pena abraçarmos o desafio da Campanha da Fraternidade deste ano, e com a luz do seu Espírito, abrirmos o nosso coração para a Amizade social, a começar daqueles que nos são mais próximos para chegarmos àqueles que conhecemos bem, mas não nos aproximamos facilmente.

Que ressoe em nossos ouvidos a Carta do Papa Francisco “Tutti Fratelli” (Todos irmãos e irmãs), para que o mandamento do amor ao próximo prevaleça sempre sobre as diferenças, divergências e preconceitos.

Que a mesa da santa Comunhão tenha lugar para todos e todos permaneçam unidos por causa e ao redor do senhor, nosso Pão da vida e nossa Palavra viva.   

 

Virgem Maria, Mãe da unidade, abençoe a Campanha da Fraternidade deste ano, ajude-nos a caminhar para a Páscoa de mãos dadas em oração e em fraternidade, para que a vida prevaleça sobre a morte, o amor vença as antipatias e desuniões, e a fraternidade faça crescer a alegria da amizade social. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Fazer o bem é atitude correta e louvável. Além disso, o benfeitor será recompensado por Deus, pois “o Pai, que vê no segredo, o recompensará”. A recompensa celeste cessa quando a pessoa faz publicidade de suas obras para receber aplausos. Jesus indica três boas obras que figuram como exemplos para as demais: dar esmola, jejuar e orar. Se forem acompanhados de reta intenção, e não simplesmente feitos para conquistar elogios e bajulações, esses gestos serão agradáveis a Deus e promoverão a fraternidade. Jesus nos adverte sobre o perigo, tão comum à natureza humana, de corrermos atrás da glória deste mundo. O que conta realmente é a conversão a Deus e aos irmãos e irmãs. Projeto para toda a Quaresma.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 6,1-6.16-18 - Não às aparências e hipocrisia

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Com a Quarta-feira das cinzas iniciamos o Ciclo pascal, que segue até o início de Pentecostes. Com o Tempo da Quaresma entramos num processo de conversão, pela prática da oração, da meditação da Palavra, do jejum e da penitência. Empenhemo-nos para viver este tempo de graça que a liturgia nos propõe.

Rezemos com a oração da liturgia de hoje: “Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

 

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Atente-se às orientações que Jesus dá aos seus discípulos e observe o apelo que Ele lhes faz para que as práticas de piedade (jejum, esmola e oração) sejam vividas sem hipocrisia.

 

O texto continua sublinhando as características do discipulado: coerência, sintonia com o Pai e humildade. Com essa sinalização, entramos no tempo da Quaresma – Quarta- -feira de Cinzas – e na Campanha da Fraternidade. Caminhada penitencial, que nos convida a tirar as diferentes máscaras que escondem nossa vaidade e exibicionismo.

 

É tempo forte de mudança de vida e de crescimento na fé, em preparação à Páscoa. Temos consciência de que não são as cinzas que Deus quer. Ele quer nosso coração purificado, capaz de gestos concretos de oração, esmola, partilha e jejum. Não faça nada para aparecer. Converse com o Pai, partilhe seus bens, modere os instintos da natureza. Caminhe na estrada de Jesus.

 

2. Meditação (Caminho)

A Quaresma nos chama à conversão, à oração, à prática do bem e da caridade. E o convite que Jesus faz aos discípulos é direcionado para todos nós. Tudo deve ser feito por amor a Deus e aos irmãos.

Qual palavra encontrou sintonia com seu projeto de vida?

Em quais realidades você percebe a necessidade de voltar-se mais para Deus e para os outros?

Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Silencie seu coração e apresente ao Senhor, Deus de amor e compaixão, a sua oração.

Abra-se ao Senhor e conte-lhe o que deseja que Ele purifique em você: espiritual, psicológica ou fisicamente. Ele, com amor e carinho de Pai, o/a escuta. Com muita simplicidade, apresente a Ele suas preces e as realidades que você deseja que Ele transforme.

Se desejar pode concluir com esta oração:

Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me orienta para estar sempre contigo Jesus, permanecer no teu caminho e seguir teus ensinamentos. Amém.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP