quinta-feira, 2 de julho de 2020

–■COMECE O DIA FELIZ!■–A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. - (Mt 9,1-8)




– ONU # UNESCO 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA FITOSSANIDADE 
 2020: ANO INTERNACIONAL DA SAÚDE VEGETAL 
 J   U   L   H   O
 GARÇA/SP, 92 DE JULHO de 2020 (quinta-feira) 184º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM  BOM DIA 
COMECE O DIA FELIZ!



 PENSAMENTO DO DIA 
Fonte: https://kdfrases.com/ 
A CORTESIA É IRMÃ DA CARIDADE, QUE APAGA O ÓDIO E FOMENTA O AMOR.
(Francisco de Assis)


 DATAS COMEMORATIVAS 
 DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO
 DIA NACIONAL DO HOSPITAL
 DIA INTERNACIONAL DOS JORNALISTAS ESPORTIVOS
 DIA DE DATA HISTÓRICA DO CALENDÁRIO DE EFEMÉRIDES NACIONAIS
 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DA EDUCAÇÃO
 DIA DO INICIO DA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Amargosa (Bahia) Capela (Alagoas) Curral Velho (Paraíba) Reserva do Iguaçu - Santa Isabel do Ivaí (Paraná)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  MARCELO ALVES SASSO (Neto da Zuleide/Abílio e filho Flávia/Marcelo do Lions Clube de Garça/SP) CRISTIANI CALHARIS DE AALMEIDA (Lions Clube de Garça/SP) FREI LUIZ FERNANDO NUNES LEITE (Pároco da Paroquia São Judas Tadeu Bebedouro/SP) MARIILDA MIGUEL DE MENDONCA (Lions Clube de Marilia Agostim Soliva /SP) MARISA ZABAGLIA (LIONS CLUBE DE BAURU NORTE /SP) ADALBERTO DE OLIVEIRA CANTU (Marília /SP)  ADRIANO W JARDIM ALVES (Garça/SP) JOSÉ DAVID DE OLIVEIRA (Constroleo- Garça/SP)  SILVANA REGINA NUNES CUBA (Manhosa Acessórios Garça/SP) LEA LOUREIRO (São Paulo/SP) FABIANA LOPES (Londrina/PR) ELOIZA FANTINI (Garça /SP) JOAQUIM QUERO (Garça /SP) BIANCA DANTAS DOS SANTOS (filha Alessandra de Garça/SP)


 SANTO DO DIA 
■ SÃO BERNARDINO REALINO
SÃO PROCESSO
SÃO MARTINIANO


Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos através do Evangelho.
A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA
Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).
 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!
Os profetas de Deus não se deixam dominar pelos maus governantes, cujos interesses eles desaprovam e combatem. Glorifiquemos o Senhor, que nos perdoa e firma nossos passos no caminho da verdade. 
– Oração 
PAI, QUE MINHA FÉ ILIMITADA EM TEU FILHO JESUS SEJA PENHOR DE PERDÃO E CURA. QUE O PODER DE JESUS ME CURE A PARTIR DO MEU INTERIOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 
 Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e Dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323


– 02 de julho de 2020  5ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
– Liturgia da Palavra 
Amós não está a serviço do rei, que quer impedir a sua pregação, mas sim a serviço da mensagem divina. Também Jesus, em obediência ao Pai, realiza boas obras em favor do povo. 

1ª Leitura (Am 7,10-17) – Vai profetizar para Israel, meu povo.  Leitura da Profecia de Amós:

Naqueles dias, 10Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conspira contra ti, dentro da própria casa de Israel; o país não consegue evitar que se espalhem todas as suas palavras. 11Ele anda dizendo: ‘Jeroboão morrerá pela espada, e Israel será deportado de sua pátria, como escravo’”.
12Disse depois Amasias a Amós: “Vidente, sai e procura refúgio em Judá, onde possas ganhar teu pão e exercer a profecia; 13mas em Betel não deverás insistir em profetizar, porque aí fica o santuário do rei e a corte do reino”.
14Respondeu Amós a Amasias, dizendo: “Não sou profeta nem sou filho de profeta; sou pastor de gado e cultivo sicômoros. 15O Senhor chamou-me, quando eu tangia o rebanho, e o Senhor me disse: ‘Vai profetizar para Israel, meu povo’.
16E agora ouve a Palavra do Senhor. Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel e não insinues palavras contra a casa de Isaac’. 17Pois bem, isto diz o Senhor: ‘Tua mulher se prostituirá na cidade, teus filhos e filhas morrerão pela espada, tuas terras serão tomadas e loteadas; tu mesmo morrerás em terra poluída, e Israel será levado em cativeiro para longe de seu país’”.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

– Salmos 
Salmo responsorial 18
Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.


– 02 de julho de 2020  5ª-feira da 13ª Semana Do Tempo Comum
A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. - (Mt 9,1-8)
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14).
Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”
3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?
6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.


– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –
Texto de: Antônio Carlos Santini
da Comunidade Católica Nova Aliança..
contato: santini@novaalianca.com.br       
Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  
“O poder do pecado paralisa a nossa vida”
Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — ‘Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa
(Mateus 9,6)
Jesus tem poder, mas o poder d’Ele não é simplesmente o de levantar de uma cama aquele que está doente, como se isso fosse um ato mágico. Não! Ele tem poder sobre as doenças, enfermidades, sobre a natureza humana, mas, sobretudo, sobre aquilo que corrói e estraga, que debilita e paralisa a nossa natureza. Ele tem o poder de perdoar os pecados.

Não é simplesmente receber o perdão dos pecados: “Deus me perdoou”, é muito mais do que isso. É interromper aquilo que o pecado está causando em nós, porque precisamos reconhecer, e é com humildade que podemos realmente reconhecer esse fato.

O pecado nos paralisa, nos torna incapazes de enxergar aquilo que está dentro de nós e ao nosso lado. Estamos tantas vezes imobilizados para fazer o bem, para promover o Reino dos Céus porque os nossos pecados vão nos atrofiando, nos paralisando e nos deixando cada vez mais incapazes de ir para frente.

Esses homens, movidos por tamanha fé, levaram o paralítico até Jesus. Sim, ele poderia ter diversos motivos para explicar a sua paralisia. Podia ser uma paralisia infantil, uma paralisia porque sofreu algum acidente ou passou por algum trauma. É que o mais importante não é o físico, primeiro cuidamos da alma e do coração, porque o físico vai ser resgatado. 

“O pecado nos paralisa, nos torna incapazes de enxergar aquilo que está dentro de nós e ao nosso lado”

Muitas vezes, estamos cuidando do nosso físico até em demasia, alguns não estão cuidando de jeito nenhum e é uma pena, pois precisam cuidar. Agora, é importante dizer que, se não cuidarmos do coração, ele continua atrofiado, paralisado, entretido e metido dentro do pecado, a vida continua paralisada do mesmo jeito, não chegamos até Deus.

Deus chega até nós, mas não conseguimos ir até Ele, porque as nossas pernas e o nosso interior estão imobilizados. Então, precisamos permitir que Jesus irrompa com o poder do pecado na nossa vida. É preciso receber o perdão e romper com o pecado para não continuarmos paralisados.

Veja o que acontece ao nosso lado, em nossa casa e no nosso mundo; não conseguimos avançar no diálogo, na compreensão, no perdão, na misericórdia e no entendimento. Estamos sempre paralisados no meio do caminho, porque sempre entra na frente algum pecado. Entra o ressentimento, a mágoa, a agressão, a incompreensão, sempre está entrando a minha visão, fruto da minha soberba e do meu orgulho, não sei abaixar a cabeça, o outro também não sabe, de modo que, muitas coisas na vida paralisam. Os relacionamentos paralisam, os casamentos estão paralisados, os sentimentos de amor entre os seres humanos estão corrompidos pela força do pecado.

Que Jesus não só perdoe os nossos pecados, porque Ele tem poder de perdoá-los, mas também rompa com toda força de paralisia que o pecado exerce em nossa vida.

Deus abençoe você!

– Recadinho  Reflexão:
Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss
Certamente Jesus tinha intenção de curar o paralítico. Mas começa pelo lado mais oculto: os pecados. A cura indica que já está presente o Reino de Deus, que inclui também a remoção do pecado. Os doutores da Lei reagem imediatamente. Sabiam que perdoar pecados era competência somente de Deus. Como pode Jesus ter tal pretensão? Ora, assim como o Filho de Deus tem o poder sobre doenças, forças da natureza e até sobre a morte, por que não perdoaria pecados? Para ficar claro que o “Filho do Homem” recebeu de Deus o poder de perdoar pecados, Jesus ordena ao paralítico que vá para casa, carregando sua maca. Escândalo para os doutores da Lei, que continuam cegos diante do Messias, e alegria para as multidões, que glorificavam a Deus, pelo poder dado a Jesus, que o estenderá aos apóstolos.

ORAÇÃO
Ó Jesus, “Filho do Homem”, visível é a imensa fé dos que depõem o paralítico a teus pés. Surpreendente é tua escolha: antes de curá-lo, tu lhe concedes o perdão dos pecados. Para ele, libertação e alegria. Para as multidões aí presentes, um misto de medo, reverência e admiração. Amém.

(autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

– Leitura Orante 
Autora Ir. Patrícia Silva, fsp
Conteúdo publicado em  irpatricias@gmail.com
Paulinas - Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mt 9,1-8 - Milagres acontecem!

Saudação

Preparamo-nos para a Leitura rezando, ao Espírito:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?
O que diz o texto do dia?
Lemos atentamente, o texto Mt 9,1-8.

Jesus entrou num barco, voltou para o lado oeste do lago e chegou à sua cidade. Então algumas pessoas trouxeram um paralítico deitado numa cama. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Coragem, meu filho! Os seus pecados estão perdoados. Aí alguns mestres da Lei começaram a pensar:
- Este homem está blasfemando contra Deus.
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
- Por que é que vocês estão pensando essas coisas más? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico:
- Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
O homem se levantou e foi para casa. Quando o povo viu isso, ficou com medo e louvou a Deus por dar esse poder a seres humanos.

Refletindo
Jesus liberta o homem dos pecados, vendo que os que o carregavam tinham fé. Mas, alguns mestres da Lei viram isto como blasfêmia. Jesus sabia o que eles estavam pensando e os questiona dizendo-lhes: O que é mais fácil: dizer ao paralítico, “Levante-se e ande” ou “Os teus pecados dão perdoados”? E manda que o paralítico se levante. Para os que acreditavam em Jesus, o milagre era manifestação da bondade de Deus. Mas, para os que se recusavam a crer, ele enganava o povo e blasfemava.
 2 - Meditação (Caminho) – Qual palavra mais me toca o coração ? (O que a Palavra me leva a experimentar) 
O que o texto diz para nós, hoje?
Em que grupo nos colocamos: naquele que crê ou naquele que acredita que Jesus engana?
Milagres de Deus acontecem a cada instante. Nós os enxergamos ou para nós tudo é muito natural? Os bispos, em Aparecida, assim se expressaram “Desejamos que a alegria que recebemos no encontro com Jesus Cristo, a quem reconhecemos como o Filho de Deus encarnado e redentor, chegue a todos os homens e mulheres feridos pelas adversidades; desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32.)
3 - Oração (Vida)  O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que o texto nos leva a dizer a Deus?) 
O que o texto nos leva a dizer a Deus?
Rezamos, com toda a Igreja, a
Oração

Senhor, Deus da vida e do amor,
enviastes o vosso Filho
para nos libertar das forças da morte
e conduzir-nos no caminho da esperança.

Movei-nos pelo dom do vosso Espírito!
Fazei-nos discípulos,
comprometidos com o anúncio do Evangelho em
nosso Pátria, em comunhão com a Missão Continental.
Fazei-nos missionários,
caminhando ao encontro de nossos irmãos e irmãs,
acolhendo a todos, sobretudo os jovens,
os afastados, os pobres, os excluídos.
Virgem Mãe Aparecida,
Intercedei junto ao vosso Filho,
para que sejamos fiéis ao nosso compromisso
de discípulos missionários . Amém!
4 - Contemplação (Vida e Missão)  Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)
Qual nosso novo olhar a partir da Palavra?
Nosso novo olhar coincide com o olhar da Igreja que afirma:
 “Desejamos que a alegria da boa nova do Reino de Deus, de Jesus Cristo vencedor do pecado e da morte, chegue a todos quantos jazem à beira do caminho, pedindo esmola e compaixão (cf. Lc 10,29-37; 18,25-43).” (DAp 32.)

BÊNÇÃO

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.