sexta-feira, 16 de abril de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. – (Jo 6,1-15)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 A B R I L – MÊS DA LITERATURA INFANTIL

 A B R I L – AZUL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

 A B R I L VERDE - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SEGURANÇA NO TRABALHO

 GARÇA/SP, 16 DE ABRIL de 2021 (sexta-feira) 105 dias do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

JÁ É SABEDORIA QUANDO SE SABE QUE NÃO SE SABE ALGUMA COISA.”

(Confúcio)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA NACIONAL DO LEONISMO

Comemorado no Brasil e oficializado nos Estados: Mato Grosso e Rio de Janeiro para marcar a data da fundação do 1º Lions Clube do pais em 16/abril/1952, graças ao trabalho do advogado Armando Fajardo.

Dia Internacional de Luta Contra a Escravidão Infantil

DIA DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (SP)

DIA MUNDIAL DA VOZ

DIA MUNDIAL DO EMPREENDEDORISMO

DIA do Sacerdócio

DIA do Picapeiro

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Jales (São Paulo) Campinas do Piauí (Piauí) Codó (Maranhão) Ibiara (Paraíba) Bela Vista do Toldo - Rio do Sul - Santiago do Sul (Santa Catarina) Matina (Bahia) Aceguá - Almirante Tamandaré do Sul - Boa Vista do Cadeado - Boa Vista do Incra - Canudos do Vale - Capão do Cipó - Coqueiro Baixo - Coronel Pilar - Cruzaltense - Forquetinha - Jacuizinho - Lagoa Bonita do Sul - Mato Queimado - Novo Xingu - Paulo Bento - Pedras Altas - Quatro Irmãos - Rolador - Santa Cecília do Sul - São José do Sul - Tio Hugo (Rio Grande do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: PAULO CELSO DE ARAUJO (primo Brasília/DF) PAULO HENRIQUE JUSTO (EQ 06 ENS do SAGRADO CORAÇÃO Setor de Garça /SP) JOÃO NOGUEIRA FILHO (EQ 07 ENS do ROSÁRIO Setor de Garça /SP) BRANCA MARIA V. FILOMENO  (Garça/SP) JURANDYR SILVESTRE VANTIM  (Garça/SP) JOÃO PEDRO SILVA (IPDG-Lions Clube de Barcelos, Braga, Portugal) LILIAN FROTA DE CAMARGO (Garça/SP) TÁBATA R. DAINEZE DE OLIVEIRA (Garça/SP)  CARMEM LUCIA VOLTA (Marilia /SP) ANA THERESA FERREIRA SOUZA DE CASTRO (Garça/SP)  CELSO MORAES (Garça/SP) MARIA CLARA MENIN BATISTÃO MENDES (Garça/SP) ADALBERTO MARCIO BARBOSA (Adamantina /SP)JOSEPH RATZINGER - PAPA BENTO XVI (convento Master Ecclesiae /Vaticano)

Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: HELENA CRISTINA DA SILVA COSTA e MARCOS A. MOREIRA COSTAó2005ó16 ANOS (EQ 09 ENS AUXILIADORA do Setor de Garça /SP) ADRIANA C. DOS SANTOS e EDMILSON (Cabelo) CHAVES DOS SANTOSó2005ó22 ANOS ( Lions Clube de Bauru Bela Vista/SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DO: LIONS CLUBE DE BAURU SULó1970ó51 ANOS ó (Distrito LC 8)

 

 Santo do Dia 

SÃO BENTO JOSÉ LABRE

SÃO Frutuoso de Braga

SÃO Drogo

SANTA Isabella Gilmore

SANTA BERNADETE DE SOUBIROUS

SANTA Engrácia de Saragoça

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Está aqui um menino com cinco pães e dois peixes – Jo 6,1-15

A multiplicação dos pães, nos revela o coração de Jesus e a sua compaixão pela multidão. Ele se dá em alimento e sacia a fome de quem o procura.

 

- Vós nos resgataste, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, Aleluia! (Ap 5,9)

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Mesmo no meio de forte oposição à Igreja, os apóstolos não cessavam de ensinar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Ponhamos total esperança no Senhor, a proteção de nossa vida. 

 

– Oração 

 

SENHOR JESUS, ENSINA-ME A LIÇÃO DA PARTILHA E FAZE-ME PENSAR SEMPRE EM MEUS IRMÃOS MAIS NECESSITADOS, CUJA SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DO MEU AMOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Concedei, ó Deus, aos vossos servos e servas a graça da ressurreição, pois quisestes que o vosso Filho sofresse por nós o sacrifício da cruz para nos libertar do poder do inimigo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano 30 nº 351

 

– 16 de abril de 2021 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Liturgia da Palavra 

Jesus nos sacia com o pão da Palavra e o pão eucarístico, fortalecendo-nos no caminho que conduz ao Pai e aos irmãos necessitados. 

 

1ª Leitura (At 5,34-42) – Eles saíram muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus.  Leitura dos Atos dos Apóstolos:

 

Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

 

35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.

 

37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

 

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 27(26)

Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

 

 

– 16 de abril de 2021 6ª-feira da 2ª Semana da Páscoa

– Evangelho do dia 

 

Distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. (Jo 6,1-15)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4,4)

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

 

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

 

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

 

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. 

 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Façamos da refeição um momento sagrado”

“Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes” 

(João 6,11)

Precisamos aprender com Jesus como fazer refeição e, ao mesmo tempo, como transformar a nossa refeição em um dom para Deus e para os irmãos. A primeira coisa é que diante da inquietação com a quantidade de pães, diante de tantas pessoas famintas, sedentas e necessitadas do pão de cada dia, o Mestre Jesus nos ensina que não devemos negligenciar nem sermos indiferentes com quem não tem o pão de cada dia para comer.

 

Por isso, quando nos sentamos na mesa para a refeição, a primeira coisa que precisamos fazer é dar graças a Deus, é voltar os olhos para os Céus e reconhecer que tudo que temos é dádiva divina. Sejamos agradecidos, demos graças ao Senhor Nosso Deus pelo nosso pão cotidiano.

 

Ensinemos aos nossos, tenhamos a prática, em nossas casas e famílias, de orarmos durante as refeições. Orar antes das refeições é, em primeiro lugar, agradecer, bendizer e dar graças aos Céus, porque temos o pão de cada dia. E esse pão que recebemos, assim como fez Jesus, nós distribuímos, dividimos a nossa refeição e não deixamos nada se perder, porque há muitos que precisam comer do que está sobrando em nossa mesa.

 

“Precisamos aprender com Jesus como transformar a nossa refeição em um dom para Deus e para os irmãos”

 

Que façamos da refeição um lugar, um momento sagrado para nós e para os nossos, mas que nunca nos esqueçamos daqueles que não têm o que comer, não têm o pão de cada dia, daqueles que carecem do alimento em suas mesas. Aquilo que temos em nossa casa pertence a nós e aos pobres, aos famintos e necessitados.

 

Jesus não só multiplica os pães, mas nos ensina também a graça de dividirmos o nosso pão com os nossos. A receita é essa: quanto mais dividirmos, mais se multiplicará o pão em nossas mesas; quanto mais distribuirmos o que temos com os os outros, mais Deus há de prover em nossa mesa para que cuidemos uns dos outros.

 

Façamos a graça da partilha, agradeçamos a Deus, a cada dia, pelo pão de nossas mesas sem deixar desperdiçar uma só migalha. Comamos bem, saciemo-nos com o pão sagrado que temos em nossa mesa, mas, ao mesmo tempo, façamos multiplicar o que temos para dividir com os que não têm, e Deus há de multiplicar em nossas mesas o pão de cada dia.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Estava próxima a Páscoa, diz o texto. Ao invés de estar em Jerusalém para as comemorações da Páscoa, Jesus a celebra alimentando a multidão faminta. Os Evangelhos trazem seis relatos de multiplicação de pães, o que nos leva a crer que havia muita fome naquela época. Depois de dois mil anos que Jesus nos ensinou como superar a fome, em pleno século 21, ainda vivemos a calamidade da fome no mundo. Há muitos anos o homem pisou na Lua, mas ainda não conseguiu eliminar a fome. O pior é que isso piora ano após ano, inclusive no Brasil. O Mestre envolveu seus seguidores nesse relato para dizer que todos somos responsáveis pela fome que mata milhares diariamente. A partir dessa multiplicação dos pães, o evangelista faz uma reflexão em torno de Jesus, pão da vida. Até o final da próxima semana, estaremos lendo esse capítulo de João.

O R A Ç Ã O

Ó Mestre e Pastor, sacias a multidão faminta e nos ensinas a partilhar. Quando todos entregam, para o bem comum, tudo o que possuem, então cada pessoa será beneficiada, e ainda sobrará. Dá-nos um coração sensível e generoso diante dos irmãos e irmãs pobres e carentes. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autora: Irmã Patrícia Silva, fsp

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-lc-2435-48/  
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

FELIZ PÁSCOA! - Jo 6,1-15 - O pão foi multiplicado e todos comeram

 

Oração Inicial

A multiplicação dos pães, texto que a liturgia nos apresenta, nos revela o coração de Jesus e a sua compaixão pela multidão que o procura. Ele se dá em alimento e sacia a fome de todo aquele que o procura, pois Ele é o verdadeiro alimento que dá a vida.

 

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

 

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

Leia o Evangelho procurando compreender seu contexto. Quem são os personagens que aparecem na narrativa? Qual é a atitude de Jesus? O que a multidão busca em Jesus? Faça outras perguntas ao texto e destaque as palavras que se repetem.

 

“A partilha dos pães é o quarto dos sete sinais com que João mostra a autoridade e a missão de Jesus. João evita a palavra milagre, e prefere sinal. O Mestre propõe que sua comunidade seja sinal generoso do amor de Deus, assegurando a todos a possibilidade de subsistência e dignidade. O fato é narrado também pelos três Evangelhos sinóticos. A particularidade em João é que é o próprio Jesus quem toma a iniciativa de alimentar a multidão. Os gestos de Jesus de tomar os alimentos, dar graças e distribuir à multidão são uma prefiguração da Eucaristia; por isso, virá em seguida o discurso sobre o Pão da Vida. A iniciativa e a solidariedade marcam o episódio, junto com a ordem de recolher as sobras, para que nada se perca.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

 

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz a você hoje? Qual palavra mais ressoou em seu coração? Você se inclui na grande multidão que procura Jesus? Para quais realidades você busca a vida que Jesus oferece? Você colabora para que sua comunidade seja um sinal generoso do amor de Deus?

 

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Apresente ao Senhor sua oração. Recorde as luzes e apelos que a Palavra despertou em seu coração e peça a graça de acolher sempre os seus ensinamentos.

 

Conclua rezando: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

 

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

 

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.