terça-feira, 5 de junho de 2018

–■COMECE O DIA FELIZ!■–Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. - (Mc 12,13-17)



 ONU 
 TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO: A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUNTENTÁVEL 
 J U N H O MÊS DAS FESTAS JUNINAS 
 GARÇA/SP, 05 DE JUNHO DE 2018 (terça-feira) 157º dia do ano 
DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!
COMECE O DIA FELIZ!

 Pensamento do Dia 
QUANDO É ÓBVIO QUE OS OBJETIVOS NÃO PODEM SER ALCANÇADOS, NÃO AJUSTE AS METAS, MAS SIM AS ETAPAS DA AÇÃO.”
(Confúcio)

 Datas Comemorativas 
 DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
 DIA NACIONAL DA RECICLAGEM
 DIA da cerveja brasileira
 DIA DO INÍCIO DA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (05 a 11/06)  
 SEMANA NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO POR UM CONSUMO SUSTENTÁVEL

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Bela Vista de Goiás (Goiás) Beberibe - Varjota (Ceará) Delmiro Gouveia (Alagoas)Boninal (Bahia) Caxias (Maranhão) Lidianópolis (Paraná) Brazlândia - Taguatinga (Distrito Federal)

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  Dr SILVIO AUGUSTO PORTELLINHA CASTRO (EQ 14 ENS IMACULADA CONCEIÇÃO do Setor de Garça/SP) MAIKEL DYANA PEREZ DOS SANTOS (Lions Clube Universitário de Garça/SP) VERA LUCIA SILVA HERRERA (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) SANDRA REGINA GONÇALVES LOPES (Lions Clube de Bauru Bela Vista /SP) HOBSON LUIZ MACHADO (Lions Clube de Andradina Sul /SP) walmyr Fernandes modesto (Lions Clube de Andradina Sul SP) SILVIA L. DA SILVA DURANTE (Empresária Garça/SP) ANDERSON DE FREITAS PERON (Empresário Garça/SP) LUCIA FANINI (Garça/SP)   LEONARDO MARINI (Garça /SP)
Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: APARECIDA MARIA MILLEN DE MIRANDA e TIRSO MIRANDA (Lions Clube de Tatuí /SP)

 Santo do Dia 
SÃO BONIFÁCIO
Bonifácio (Inglaterra, 673-754), é reconhecido como evangelizador e apóstolo dos povos germânicos. Também promoveu a reforma da Igreja na França e dedicou-se à criação de mosteiros, dioceses e igrejas, sempre fazendo jus ao seu nome (que significa “oque realiza boas ações”).

Na liturgia diária fazemos um encontro pessoal com Deus nos colocando a disposição para ouvir seus ensinamentos.
A ESCUTA DA PALAVRA
O Este santo lutou até a morte pela lei de seu Deus e não temeu as ameaças do ímpio, pois se apoiava numa rocha inabalável.
Oração
PAI, TUDO QUANTO EXISTE NO UNIVERSO TE PERTENCE. ENSINA-ME A SUBORDINAR TUDO AO TEU QUERER E A CONSIDERAR-TE A MEDIDA DE TUDO.
Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/
Oração do dia
Interceda por nós, ó Deus, o mártir são Bonifácio, para que guardemos fielmente e proclamemos em nossas obras a fé que ele ensinou com sua palavra e testemunhou com seu sangue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leituras
05 de junho de 2018 3ª-feira da 9ª Semana do Tempo Comum SÃO BONIFÁCIO BISPO E MÁRTIR
As leituras nos convidam a reavivar a chama do dom de deus que recebemos no dia do batismo e reconhecer que o Pai de Jesus e nosso é o Deus da vida.

 1ª Leitura - (2Pd 3,12-15a.17-18) - Esperamos novos céus e uma nova terra. Leitura da Segunda Carta de São Pedro:

Caríssimos, 12esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. 15aConsiderai também como salvação a longanimidade de nosso Senhor. 17Vós, portanto, bem-amados, sabendo disto com antecedência, precavei-vos, para não suceder que, levados pelo engano desses ímpios, percais a própria firmeza. 18Antes procurai crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, desde agora, até o dia da eternidade. Amém.
Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

Salmos
Salmo responsorial 89 (90)
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós!

Evangelho do dia
05 de junho de 2018 3ª-feira da 9ª Semana do Tempo Comum SÃO BONIFÁCIO BISPO E MÁRTIR
Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. - (Mc 12,13-17)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito Santo, para que conheçais a esperança, reservada para vós, como herança! (Ef 1,17).
Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
15Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”.
17Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO DA PALAVRA
Comentário do Evangelho
Autor: Texto de Antônio Carlos Santini
Comunidade Católica Nova Aliança.
Conteúdo publicado em  santini@novaalianca.com.br         
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
         Liturgia comentada

A efígie e a inscrição... (Mc 12,13-17)
Mais uma vez, Jesus de Nazaré se encontra diante de uma armadilha preparada por seus adversários. A intenção deles é encontrar algum motivo para acusá-lo diante das autoridades religiosas, o sinédrio, ou perante as autoridades romanas.

Maliciosamente, perguntam-lhe se é justo, ou não, pagar o imposto devido ao Imperador romano. Ora, o povo de Israel estava sob dominação estrangeira. Militarmente vencidos, pagavam pesados tributos ao invasor. Toda a vida social e econômica fora profundamente alterada com a presença das legiões romanas. Os colaboracionistas – como os publicanos, que assumiam o detestável mister de cobrar os impostos – eram detestados pelos judeus.

Se Jesus confirmar publicamente o direito dos romanos a receberem o imposto, ficará na contramão dos sentimentos populares e se tornará alvo da antipatia e das recriminações do povo. Se, ao contrário, ele disser que os compatriotas judeus não devem pagar o tributo imposto pelo dominador, assume a postura de um elemento subversivo, a estimular a população à revolta. De um modo ou de outro, Jesus fica mal.

Naturalmente, os circunstantes pensam que o pregador de Nazaré está em um beco sem saída. Inesperadamente, Jesus pede a seus interlocutores que lhe mostrem uma das moedas com que pagavam o imposto. Era uma moeda cunhada pelos romanos e trazia em relevo a silhueta de César. Se recordarmos que a lei mosaica proibia aos judeus a fabricação de imagens de pessoas e animais, sob a acusação de idolatria, a simples posse de uma moeda como aquela podia ser vista como grave violação da Lei, como admissão de um poder que fazia competição ao poder do Senhor Yahweh.

Ora, o homem e mulher foram criados à imagem de Deus. Nas palavras do Gênesis, o Criador neles imprimira a sua “efígie” e sua semelhança. Não havia, pois, como confundir a imagem de César e a imagem de Deus. Daí, para surpresa de todos, a genial resposta de Jesus, que se tornou uma espécie de critério para a sociedade de todos os tempos: dar a César o que é de César (como moedas, impostos, tributos, valores materiais...), mas reservar para Deus aquilo que não pode ser usurpado a seu senhorio, em primeiro lugar o coração do homem, chamado à adoração do verdadeiro Deus. Sem excluir o próprio César... que também “pertence” ao Criador de todos...

Se nosso mundo ainda não encontrou a paz e a harmonia entre as nações, é porque não se cumpre a ordem de Jesus. Se ainda há pessoas que não acharam a paz interior, é porque continuam entregando a César aquilo que deveria ser reservado para Deus... A começar por si mesmas...
Orai sem cessar:  Senhor, são vossas todas as nações!(Sl 82,8)

ReflexãoO Estado político: legitimação e limites
AUTOR REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) 
(Città del Vaticano, Vaticano)
Direitos reservados http://evangeli.net/evangelho-master   
Hoje - Jesus responde aos fariseus que, se o imperador romano é garante do Direito, então pode exigir obediência. Porém, este âmbito de obediência fica —ao mesmo tempo— reduzido: Está o que é do “césar” e está o que é de Deus. Quando o “césar” se erige em Deus, excede seus limites e, obedecer-lhe equivaleria a renegar de Deus.

Se, se consideram estas correlações, descobrimos uma concepção do Estado muito sóbria: na medida em que garanta a paz e o Direito, ditas correlações correspondem a uma disposição divina (uma sorte de ordenamento criatural). Há de respeitar ao Estado justamente no seu caráter profano; sua necessidade surge a partir da essência do homem como “animal sociale et politicum”. Ao mesmo tempo existe uma delimitação do Estado: Tem seu âmbito, que não pode ultrapassar; deve respeitar o mais alto “Direito de Deus”.

—“Ao Senhor somente adoraras”. A negativa a adorar ao imperador e, em geral, a negativa ao culto do Estado, no fundo, é simplesmente a rejeição ao Estado totalitário.

Recadinho
Autor: Pe. Geraldo Rodrigues (Redentorista)
- Como agimos diante do dever de pagar impostos?
 - E nossos deveres para com a Comunidade Igreja?
- Há muita injustiça em nossa sociedade?
- O que podemos fazer para melhorar a sociedade?
- Como conquistamos o Reino de Deus?

Leitura Orante
Autor: Ir. Patrícia Silva, fsp
 Conteúdo publicado em http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/   
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.
Mc 12,13-17 - Dêem a Deus o que é de Deus
Preparo-me para a Leitura, rezando ao Espírito com todos
os que se encontram neste espaço:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.
1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?) O que diz o texto do dia? Leio na Bíblia, atentamente, o texto Mc 12,13-17.
Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver.
Eles trouxeram, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam:
- São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus. E eles ficaram admirados com Jesus
Refletindo
Jesus não se deixou enganar. Quem coloca Deus e o imperador no mesmo nível, engana-se.
A resposta de Jesus "Deem ao Imperador o que é do Imperador e deem a Deus o que é de Deus" colocou os pingos nos "is". Não era mal pagar o tributo ou os impostos, mas a Deus também se deve a adoração e o reconhecimento de seu lugar, Senhor de todas as criaturas.
2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar) O que o texto diz para mim, hoje?
Qual lugar Deus ocupa na minha vida? Faço uma lista a partir das prioridades da minha vida. Assim,
1º lugar: ................................;


2º lugar: ...............................;


3º lugar: .................................

Onde está Deus? Se não estiver no 1o. lugar, e presente em todos os outros momentos, alguma coisa está errada e deve ser revista.
Jesus não se deixou enganar. Quem coloca Deus e o imperador no mesmo nível, engana-se.
A resposta de Jesus "Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus" colocou os pingos nos "is". Não era mal pagar o tributo ou os impostos, mas a Deus também se deve a adoração e o reconhecimento de seu lugar, Senhor de todas as criaturas.
Meditando
Os bispos, em Aparecida, recordaram: "
"A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. “Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade”, disse Bento XVI. No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador." (DAp 22).
3 - Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto -) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:
Espírito vivificador, a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus, Vida da minha vida.
Faze-me sentir filho amado do Pai.
Amém.
4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é para reconhecer o lugar de Deus acima de tudo na minha vida.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
 Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém