domingo, 7 de janeiro de 2024

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024! ■–>>>Viemos do Oriente adorar o Rei. – (Mt 2,1-12)<<<--

 

   


ONU # UNESCO

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2024: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA GARANTIR QUE TODOS DESFRUTEM DA PAZ E PROSPERIDADE

 2024: ANO INTERNACIONAL PARA CULTURA DA P A Z

J A N E I R O - B R A N C O MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE MENTAL - A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!

 J A N E I R O ROXO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE

 GARÇA/SP, 07 DE JANEIRO de 2024 (domingo) 7º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 O ANO NOVO 😃 FELIZ! 2024!

 

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

ONDE HÁ AMOR E SABEDORIA, NÃO TEM TEMOR E NEM IGNORÂNCIA.

(São Francisco de Assis)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

 DIA DA EPIFANIA DO SENHOR

DIA DA LIBERDADE DE CULTOS 

 DIA DO LEITOR 

 DIA INTERNACIONAL DOS PROGRAMADORES 

 DIA DO NATAL ORTODOXO RUSSO

 DIA COMUNIDADE EVANGÉLICA PROJETO VIDA NO BRASIL

DIA da Fundação da Rádio Jovem Pan News

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Dirce Reis (São PauloItaparica (BahiaCarangola - Peçanha (Minas GeraisParaú (Rio Grande do Norte Iraí (Rio Grande do SulPrata (ParaíbaViseu (Pará

Dia do ANIVERSÁRIO DOS AMIGOS/AMIGAS: LOUISE PACHECO (filha da Claudia/Agnaldo-Garça /SP) ANTONIO JOSÉ SANTOS BRANDÃO (Garça /SP) DULCE HELENA DA SILVA (Lions Clube de Ourinhos /SP) MARIA DE LOURDES M.  GONZALEZ (Lions Clube de Penápolis /SP) BEATRIZ SANCHES TEOTO BUFFULIN (Lions Clube de Tupã /SP) BEATRIZ LOPES FERRARI (LEO-Lions Clube de Tupã /SP) MARIA JOSÉ FANTINI ZANON (Garça /SP) IRENE FRANCELINO PERES (Garça /SP) ■JOSÉ SILVA (Garça /SP) ALEXANDRE MARTINEZ DE CASTRO  (Garça /SP) JOSÉ BELANGA GOMES (Garça /SP) MARISA C. PEREIRA  ARAUJO (Garça /SP) PAULO “PINGO” FRABETTI (Garça / SP) ROSANE FAGOTTI VOSS (Garça/SP) ■JOSÉ VALDO MADEIRA (São José do Rio Preto /SP) CLEUSA FRESCARELI (Pederneiras /SP)  ORDELY ZAGO ROSSIGNOLI (Cuiabá /MTPE. JOSÉ CARLOS VICENTIN (Administrador Paroquial de Nossa Senhora de Fátima (Jóquei) de Marília e presidente da Cáritas Diocesana /SP)

 

 SANTO DO DIA 

 

DIA DA EPIFANIA DO SENHOR

SÃO RAIMUNDO DE PAÑYAFORTE 

■ Raimundo (Espanha, 1175-1275), depois de formar-se em ciências jurídicas e teológicas, seguiu o caminho da vida religiosa. Promoveu o diálogo com os judeus e os maometanos e se esmerou no amor aos pobres.  ■

■ BEATA LINDALVA JUSTO DE OLIVEIRA ■

■  Irmã Lindalva (Brasil, 1953-1993), quando se preparava para servir o café da manhã no abrigo Dom Pedro II (Salvador-BA), onde trabalhava, foi atacada por um dos internos do lugar, que já a havia assediado antes. Martirizada por defender sua virtude e sua fé em Cristo, foi beatificada em 2007. 

SÃO POLIEUCTO 

SÃO CANUTO LAVARDO 

SÃO CIRO DE CONSTANTINOPLA 

SÃO CRISPIM DE PAVIA

SÃO JOSÉ TUÂN

SÃO TILO

SÃO VALENTIM DE PASSAU

SÃO VALENTINIANO

■ SANTO ALDERICO

■ SANTO LUCIANO DE NICOMÉDIA 

■ MARIA TERESA DO SAGRADO CORAÇÃO 

 

Liturgia Diária

 

A liturgia diária nos aproxima de Deus quando ouvimos o Evangelho, meditamos as leituras e colocamos em prática os seus ensinamentos.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Epifania do Senhor Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus - Domingo da Solenidade da Epifania do Senhor

A Epifania do Senhor, é a manifestação do Salvador a todos os povos e Nações. A manifestação de Deus na pessoa frágil do menino Jesus.

 

Eis que vem o Senhor dos senhores; em suas mãos, o reino, o poder e o império (Ml 3,1; 1Cr 19,12).

 

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

 

A exemplo dos magos, viemos acolher e adorar o Salvador da humanidade. A solenidade da Epifania nos faz conhecer a glória de Cristo, a qual se manifesta como luz na vida de homens e mulheres que se abrem aos planos divinos e se põem a caminho, em busca de unidade, justiça e paz. Deixemo-nos guiar pela estrela de Belém!

 

 

– Oração 

 

“PAI, COM DISCERNIMENTO E HUMILDADE, OS MAGOS DEIXARAM-SE GUIAR ATÉ JESUS. CONCEDE-ME AS MESMAS VIRTUDES, PARA QUE EU SIGA O CAMINHO QUE ME LEVA A TEU FILHO.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho unigênito às nações, guiando-os pelas estrelas, concedei benigno a nós, que, já vos conhecemos sermos conduzidos a contemplação da vossa face no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXXII nº 384

 

 

– 07 de janeiro de 2024 domingo Tempo do Natal antes da Epifania  

– Liturgia da Palavra 

Acolhamos o anúncio da glória do Senhor, luz que ilumina e reúne toda a humanidade, e pelos caminhos da fé concretizemos o encontro com o Salvador recém-nascido.

 

 

1ª Leitura (Is 60,1-6) Apareceu sobre ti a gloria do Senhor. Leitura do livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz, e os reis, ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê, todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

– Salmos 

Salmo responsorial 72(71)

 

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

1. Dai ao rei vossos poderes, Senhor Deus, / vossa justiça ao descendente da realeza! / Com justiça ele governe o vosso povo, / com equidade ele julgue os vossos pobres. – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

2. Nos seus dias, a justiça florirá / e grande paz, até que a lua perca o brilho! / De mar a mar estenderá o seu domínio, / e desde o rio até os confins de toda a terra! – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

3. Os reis de Társis e das ilhas hão de vir / e oferecer-lhe seus presentes e seus dons; / e também os reis de Seba e de Sabá / hão de trazer-lhe oferendas e tributos. / Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, / e todas as nações hão de servi-lo. – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

4. Libertará o indigente que suplica / e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. / Terá pena do indigente e do infeliz, / e a vida dos humildes salvará. – R.

As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor!

 

2ª Leitura (Ef 3,2-3a.5-6) Agora foi-nos revelado que os pagãos são co-herdeiros das promessas. Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2Irmãos, se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito 3e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Esse mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas, mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo por meio do Evangelho.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

 

 

– 07 de janeiro de 2024 domingo Tempo do Natal antes da Epifania

 – Evangelho do dia 

 

Viemos do Oriente adorar o Rei.  (Mt 2,1-12)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vimos sua estrela no Oriente / e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2). – R.

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus

[A forma breve está entre colchetes.]

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo'”. 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre José Ulisses da Silva

Sacerdote Missionário Redentorista.

Conteúdo publicado Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com    

 

 

07/01/24 DOMINGO – EPIFANIA DO SENHOR

 

Mateus 2,9-11: “E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram.”

 

Jesus, o senhor, Vós nos ensinou, com a visita dos Magos ao presépio, uma verdade fundamental para nós, cristãos: a salvação que nos trouxe é para todos os homens e mulheres de todos os povos e de todas as gerações.

Ela não é exclusividade de nenhuma religião ou igreja, de nenhuma cultura, ideologia ou movimento.

É oferecida a todas as pessoas de boa vontade, que buscam o reinado de paz e de justiça, de amor e de paz, tal como foi revelado naquela criança no presépio, que aqueles magos adoraram de joelhos.

Mas, para ter um encontro com o senhor, é preciso alimentar o anseio de buscá-lo com perseverança, não importam as distâncias e as provações do caminho.

A estrela que guiou aqueles magos simboliza a necessidade de buscarmos uma luz, que mostre a direção e ilumine o caminho da nossa existência até o fim.

É preciso que tenhamos uma estrela, ou seja, um ideal maior na vida, que dê uma direção única aos nossos passos e confira uma significação divina à nossa existência.

Eis o sentido da nossa fé e da palavra do Evangelho, que a ilumina todos os dias.

Os magos encontraram o Menino Jesus com Maria, sua mãe.

Isso significa para nós que o senhor sempre é encontrado junto de sua mãe, jamais separado dela.

É a presença de sua mãe que legitima quem é o verdadeiro Filho de Deus encarnado.

Quem rejeita sua mãe, corre o risco de não encontrar o verdadeiro Jesus.

Senhor, queremos encontrar a sua salvação, necessitamos do senhor como nosso Salvador.

Não permita que alimentemos a presunção de que somente nós e nossa igreja seremos e que todos os outros serão condenados.

 Livre-nos também de todo preconceito e de qualquer atitude de intolerância religiosa.

Mas, que sejamos testemunhas vivas da sua Encarnação, como foram os pastores e os magos.    

 

Maria Santíssima, que possamos sempre encontrar o seu Filho junto da senhora, como aconteceu com os magos, para termos segurança de que é o verdadeiro Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador. Rogue por nós, pecadores e pecadoras, e seja a nossa estrela que nos conduz e reconduz ao encontro do seu Filho Jesus. Amém!

 

 

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Jesus nasce em Belém, como descendente de Davi, potencialmente sucessor legítimo. Para Herodes, o “recém-nascido rei dos judeus” é um rival perigoso a ser eliminado. Prenuncia-se, desde já, a forte oposição do rei e seus aliados. Em contrapartida, os magos orientais (entendidos de astronomia) vêm prestar homenagem ao menino Jesus. Herodes diz querer compartilhar desse nobre gesto, mas o faz só para despistar suas más intenções! A estrela acompanha os magos, indica-lhes o lugar, e o encontro se dá: “Viram o menino com Maria, sua mãe, e se ajoelharam diante dele”. Então, os magos entregam o tributo dos pagãos ao Rei infante. A Igreja leu, nesse episódio, a manifestação (epifania) do Salvador aos pagãos, deixando claro que a salvação não é privilégio dos judeus, mas é para todos os povos.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://catequizar.com.br/liturgia/vos-sois-as-testemunhas-

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Mt 2,1-12 - Uma estrela conduz a Jesus - Domingo da Solenidade da Epifania do Senhor

 

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

 

Solenidade da Epifania do Senhor. A Epifania, manifestação do Senhor Jesus, é a festa da Luz. Jesus é a Luz que atrai e ilumina toda a humanidade.

Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, guia meus passos ao encontro de Jesus, Luz que ilumina todos os povos. Amém.”

1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário, e identifique as orientações que Deus lhe dá através das suas mediações?

“As profecias e os livros sagrados não foram suficientes para os líderes civis e religiosos – Herodes e os sacerdotes – perceberem a grande notícia. No outro extremo do mundo, os Magos perceberam os sinais e foram adorar ao Menino. Os primeiros sabiam toda a teoria religiosa, mas tinham um coração duro. Os Magos, sem conhecimentos teológicos, tinham um coração bom e, por isso, seguiram a estrela até Belém. Por certo tempo, esta estrela sumiu, mas eles continuaram caminhando e ela voltou a brilhar. Isto pode acontecer conosco: momentos de trevas. Porque estamos no cominho certo, devemos continuar caminhando. Jesus nos espera no fim do caminho. Por ele vale a pena desafiar os perigos do caminho.”. (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Releia o Evangelho pausadamente e faça a sua meditação. Fique atento aos personagens e aprenda com eles. Quais são as ‘estrelas’ que o(a) orientam para encontrar o Filho de Deus no chão de nossa vida? Qual é a sua atitude diante do Salvador? Você se deixa guiar pela luz de Deus? Os magos e Herodes procuravam Jesus. Porém, os magos queriam adorá-lo, e Herodes tinha outras intenções. Qual é a sua intenção ao procurar Jesus?

3.Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Meu coração encontra Maria junto de Jesus? Como é minha devoção mariana? Vejo Maria junto a Jesus no plano de salvação?

Rezo com devoção, pausada e conscientemente a oração da “Ave-Marai”. Na segunda parte da oração posso falar com ela segundo meu coração.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

 

Bênção

 

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

 

Sites acessados e consultados: https://catequisar.com.br/liturgia/artigos/liturgiadiaria/  - https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/  https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria -http://www.novaalianca.com.br/index.php/liturgia -https://www.facebook.com/JRMUNEWS  - Rezando o Evangelho- grupo: https://web.whatsapp.com/ - Liturgia Diária ano XXXII nº 379 PAULUS Pia Sociedade de São Paulo – Agenda Bíblica 2023–Equipes de Nossa Senhora Setor de Garça/SP