segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

–■COMECE O DIA FELIZ!■–E todos quantos o tocavam ficavam curados. – (Mc 6,53-56)

 


– ONU # UNESCO

 2021: ANO INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL 

 F E V E R E I R O ROXO/LARANJA 

MÊS DE COMBATE DA CONSCIENTIZAÇÃO DA LUPUS/DO MAL DE ALZHEIMER E DA FIBROMIALGIA

 F E V E R E I R O – L A R A N J A MÊS PARA CONSCIENTIZAR SOBRE A LEUCEMIA

 GARÇA/SP, 08 DE FEVEREIRO de 2021 (segunda-feira) 039º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!

COMECE O DIA FELIZ!

 

 Pensamento do Dia 

Fonte: https://kdfrases.com 

O SOFRIMENTO É O INTERVALO ENTRE DUAS FELICIDADES.

(Vinícius de Moraes)

 

 

 Datas Comemorativas 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA da Epilepsia

DIA de Limpar o Computador

DIA do Quadro do Magistério do Exército

SEMANA MUNDIAL DA HARMONIA INTER-RELIGIOSA

 DIA DO INÍCIO DA SEMANA CONTRA O ALCOOLISMO

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Água Clara (Mato Grosso do Sul)

 

-■Dia do ANIVERSÁRIO DE: TATIANE TRAMONTINa ARAUJO (Farmacêutica - Brasilia /DF) Luciana HARUMI Takahashi YOCOYAMA (Lions Clube de Araçatuba /SP)CARLOS AnTONIO ALVES (Lions Clube de Ilha Solteira /SP)JULIO CESAR GUIMARÃES JUNIOR (Garça /SP) MAURO REBUSTINI (Garça /SP) Dr JOSÉ FRANCISCO CARVALHO LEITE JUNIOR (Médico Pediatra Garça /SP) Dr ANDRÉ LUIS GAVIOLI RODRIGUES (Procomeso - Médico Anestesista Garça /SP) Thais Ferrari (Credicitrus GARÇA /SP) CLOVIS DE CARVALHO (Bauru /SP) NATÁLIA NAPOLITANO CAPARROZ (Garça /SP) RAFAEL NAKAMURA (São Paulo /SP) JOVALDO MENDONÇA (Garça /SP)JOão CARLOS BASSETO (Garça /SP) Rogerio Papa (São Paulo /SP)

Dia do ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO DO: Frei EDISON PEREIRA LOPES ó2002ó18ANOS (Conselheiro Espiritual da ENS 08 Mãe da Igreja-do Setor de Garça e Pároco da Paroquia Nossa Senhora de LOURDES de Garça/SP)

 

 Santo do Dia 

SÃO JERÔNIMO EMILIANI

Jerônimo (Itália, 1486-1537), dedicou-se ao serviço de Cristo na pessoa dos pobres, dos doentes e das crianças abandonadas. Seu trabalho é continuado pela obra dos padres e irmãos somascos.

SANTA JOSEFINA BAKHITA

Josefina (Sudão, 1869-1947), conheceu por muitos anos, as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão. Já na maioridade, decidiu consagrar-se totalmente a Deus – por quem soube desde sempre amada – na Congregação das Filhas da Caridade.

SÃO TEODORO ESTRATELATA

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA

Na liturgia diária de hoje; E todos os que tocavam ficavam curados – Mc 6,53-56

Quem tocava em Jesus ficava curado de suas enfermidades. Ele é Deus de Deus e Luz da Luz. Dele emana a força daquele que criou toda a energia do universo.

 

- Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é o nosso Deus (Sl 94,6s).

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!

Arquiteto sábio e de bom gosto, Deus cria e organiza o universo, em cujo centro introduz o ser humano. Maravilhados e gratos, bendigamos e adoremos ao Senhor.

– Oração 

 

PAI, QUE O TESTEMUNHO DE MARIA CALE FUNDO NO MEU CORAÇÃO, TRANSFORMANDO-ME EM PERFEITO DISCÍPULO DE JESUS. E QUE EU POSSA CONDUZIR MUITAS OUTRAS PESSOAS A CREREM EM TEU FILHO.

 

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

 

– Oração do dia 

 

 Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 08 de fevereiro de 2021 2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Liturgia da Palavra 

O cuidado de Deus para com o ser humano se concretiza na obra da criação e na restauração da vida, também por meio da crua das enfermidades. 

 

1ª Leitura (Gn 1,1-19) – Deus disse e assim se fez.  Leitura do Livro do Gênesis:

 

1No princípio, Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz se fez. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou “dia” e às trevas, “noite”. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: “Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras”. 7E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8Ao firmamento Deus chamou “céu”. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus disse: “Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!” E assim se fez. 10Ao solo enxuto Deus chamou “terra” e ao ajuntamento das águas, “mar”. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: “A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra”. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: “Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas, os dias e os anos, 15e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra”. E assim se fez. 16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

 

Salmo responsorial 104(103)

Alegre-se o Senhor em suas obras!

 

– 08 de fevereiro de 2021 2ª-feira da 5ª Semana Do Tempo Comum

– Evangelho do dia 

 

E todos quantos o tocavam ficavam curados.   (Mc 6,53-56)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 

Jesus pregava a boa-nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo (Mt 4,23).

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.

 

56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Roger Araújo

Canção Nova       

Conteúdo publicado http://www.novaalianca.com.br/  

“Permitamos ser curados pela Palavra do Senhor”

“Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava” 

 (Marcos 6,55)

As multidões estão indo atrás de Jesus, as pessoas estão indo procurar por Jesus. Os doentes sem poderem ir são levados aos pés de Jesus. E, onde Ele está, a graça de Deus ali se faz presente tocando, curando, libertando, restaurando, ensinando e formando.

 

É impossível ouvirmos Jesus e não sermos curados; é impossível ouvirmos Jesus e a graça d’Ele não operar graça em nossa vida.

 

Pode ser que você esteja perdido no meio da multidão e, assim, a graça não toca o seu coração. Pode ser que você esteja na igreja fazendo número, você fica de braços cruzados olhando para o céu, de vez em quando presta atenção em alguma coisa que o padre falou, olha para o seu relógio e não vê a hora de sair.

 

Aqui estou falando de uma multidão sedenta e faminta. Toda vez que você tem sede e fome de Deus e da graça d’Ele, do amor, da cura e do poder de Deus, a graça d’Ele vem em nosso socorro. Mas vá sedento e faminto, vá ouvir a Palavra de Deus, mesmo que seja no cantinho da sua casa com muita fome e sede de ser tocado pelo poder de Deus.

 

“Escute, dê atenção, vá ao encontro da Palavra e deixe-se tocar por ela”

 

A Palavra d’Ele nos cura. Esses dias mesmo estava chateado e revoltado com uma situação, e um coração revoltado, se torna um coração irado, e um coração irado traz tantas coisas negativas para a alma, para o espírito e para o corpo (o físico). Comecei a meditar a Palavra e fui deixando-a cair em mim, penetrar em mim, aquela Palavra foi curando a minha revolta, foi tirando de mim aquele sentimento negativo e terrível, até meu corpo que estava febril ressurgiu, porque a Palavra de Deus tem o poder de nos curar.

 

Escute, dê atenção, vá ao encontro da Palavra e deixe-se tocar por ela, porque Jesus é essa Palavra viva onde as pessoas queriam tocar, e todos que tocavam n’Ele ficavam curados. Todos que se permitem ser curados pela Palavra, ela realiza a cura, a libertação e a restauração de Deus em nossa vida.

 

Deus abençoe você!

 

– Recadinho  Reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

As multidões se aglomeram ao redor de Jesus, pois, onde impera a doença, ele faz brotar a vida. Os doentes não eram benquistos na comunidade judaica; aliás, muitos deles eram forçados a viver afastados do convívio humano, como era o caso dos leprosos. Jesus não divide os doentes em categorias; ao contrário, acode a todos. Ele era a única esperança desses marginalizados. Familiares e amigos dos enfermos se unem para carregá-los em macas e colocá-los aos pés de Jesus. Não exigem muita coisa, apenas pedem licença para tocar no seu manto, certos de que fi carão curados, pois sabem que seu contato comunica vida. Com efeito, todos os que nele tocavam “eram salvos”. Recebiam não só a cura física, mas a saúde completa, pois podiam reintegrar-se à sociedade e levar vida digna.

O R A Ç Ã O

Ó Jesus, infatigável missionário do Reino, as multidões não te dão trégua. Nos vilarejos, nas cidades e nos campos, onde quer que compareças, muitas pessoas colocam os doentes diante de ti, convencidas de que basta tocar nas tuas vestes para serem curados. E assim acontece. Fé sem medida. Fé eficaz. Amém.

 

(autor: (Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades) fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

 

Leitura Orante

Autor: Irmã Patrícia Silva, fsp

 Conteúdo publicado em  https://catequizar.com.br/liturgia / 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

 

Mc 6,53-56 - O povo reconhece Jesus e vai ao seu encontro

 

Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

 

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

1 - Leitura (Verdade)  O que a Palavra diz? (O que diz o texto?)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Qual é a mensagem que o evangelista deseja transmitir? Identifique o rosto da multidão que vai ao encontro de Jesus. O que buscam as pessoas que ouvem falar da presença de Jesus na sua região?

 

“Superada a tempestade, Jesus e seus discípulo chegam à terra firme. A fama do Mestre já se espalhara por toda parte. São especialmente os doentes que mais acorrem a Jesus. Tocar a veste era um gesto de fé e humildade. Jesus cura a todos, mas não se apresenta como portador de poderes mágicos.

 

As curas físicas são apenas um sinal da libertação interior; a libertação do pecado e de suas consequências. Jesus pede que essas curas não sejam proclamadas. Ele quer ser conhecido como o Servo Sofredor, que carregará sobre si os pecados do mundo. Mais que tocar suas vestes, nós temos o privilégio de receber seu abraço nos sacramentos e fazer do seu Corpo e Sangue o alimento para a caminhada na direção da casa do Pai.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

2 - Meditação (Caminho) Qual palavra mais me toca o coração? (O que a Palavra me leva a experimentar)

O que o texto diz ara mim? Leia-o novamente e repita as palavras que chamaram sua atenção. Tente imaginar a narrativa e coloque-se dentro da cena, com a multidão de doentes levados até Jesus para ao menos tocarem a franja do seu manto e serem curados. Jesus acolhe e cura os doentes, manifestando o amor e a misericórdia de Deus para com seus filhos, pois deseja que todos tenham vida, e vida em plenitude. O encontro de Jesus com cada doente é um encontro misericordioso. Com esse mesmo amor, Ele acolhe a cada um de nós.

3- Oração (Vida) O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (preces e orações com base no texto - O que a Palavra me leva a falar com Deus)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

 

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém.

4 - Contemplação (Vida e Missão) Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (proposta para viver o evangelho hoje)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

 

Bênção

 

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.

– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.

– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.