sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

😃COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃 ■ João é a lâmpada que arde e brilha. – (Jo 5,33-36)

  


ONU # UNESCO

 2022: ANO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS BÁSICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 

 2022: ANO INTERNACIONAL DA PESCA ARTESANAL E DA AQUICULTURA

 2022: ANO INTERNACIONAL DO VIDRO

  DEZEMBRO VERMELHO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O HIV/AIDS

 DEZEMBRO LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE PELE 

 GARÇA/SP, 16 DE DEZEMBRO de 2022 (sexta-feira) 350º dia do ano

DESEJAMOS QUE TENHA UM BOM DIA!!

COMECE O DIA 😃 FELIZ! 😃

 

 

 PENSAMENTO DO DIA 

Fonte: https:// www.facebook.com/JRMUNEWS  

PARECE-ME QUE SE A GENTE QUER O ARCO-ÍRIS, TEM QUE AGÜENTAR A CHUVA.”

(Dolly Parton)

 

 

 DATAS COMEMORATIVAS 

Pesquisa:* https://www.instagram.com/jrmunews

DIA DO RESERVISTA 

 DIA DO TEATRO AMADOR 

 DIA DA LEVITAÇÃO

 DIA DO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

■ DIA DO SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE 

■ DIA DA FUNDAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) EM FORTALEZA 

■ SEMANA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA 

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DAS CIDADES (ou Município): Caicó (Rio Grande do NorteOsório (Rio Grande do SulSantana (BahiaJuranda São Carlos do Ivaí  (ParanáDescanso (Santa CatarinaAlto Paraguai (Mato GrossoRio Verde de Mato Grosso (Mato Grosso do SulBarra de São Miguel (Paraíba)

 

Dia do ANIVERSÁRIO DE:  DORIVAL CHICARELLI (m/cunhado GARÇA /SPROBERTO BARROS ARANHA (sobrinho/afilhado-Bauru /SPALETHEIA TEIXEIRA RODRIGUES (PRIMA-Bauru /SPPadre MARCOS CESÁRIO DA SILVA (SCE da Equipe Nossa Sra. REAINHA DA PAZ-Setor de Garça-Pároco de Santa Rita de Cássia de Marília e Coordenador Diocesano de Pastoral /SP) MATHEUS JOSÉ CUZATO MANCUSO (Psicologo Garça /SP) ELAINE RAQUEL NORONHA (Garça /SP) LUIZ HENRIQUE CARDOSO (Garça /SPJAIRO JOSÉ DE CASTRO (Garça /SP) ■SOLENE MARIA BARBOSA (Garça /SP)  OSVALDO SATOSHI SHINYASHIKI (Garça /SPMARCELO DE OLIVEIRA FAGUNDES (Garça /SP) AILSON FEITOSA CARVALHO (Lions Clube de Natal /RNADRIANO BARBOSA GONÇALVES  (Lions Clube de Herculandia /SP ANA LÚCIA CASTILHO  (Lions Clube de Cafelândia Renascer /SPEDUARDA RAMOS  (Leo Clube de TUPà/SP)

■ Dia do ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO DO CASAL: TATIANA APARECIDA LOPES GARCIA CAVALCANTI WILLIAM PEREIRA CAVALCANTIó2011ó11 ANOSó (ela: Macrocontábil Conessa; ele: PM Bombeiro-Garça /SP) ■MARLY PEREIRA DE AMORIM e NIEL CORREIA DE AMORIMó1989ó33 ANOSó(amigos Garça /SP) ■MARIA FERNANDA TONON MELO HAMZE e AHMAD HAMZEó2018ó04 ANOSó(amigos-Garça /SP) ■ ANA MARIA GUILHERME GONÇALVES JOÃO GONÇALVES (Lions Clube de Marilia /SP) ■CARLA SANTANA MENDES OSVALDO  TEIXEIRA MENDES FILHO ó2000ó22 ANOSó(Lions Clube de Mirandópolis /SP)  

Dia do ANIVERSÁRIO DA CARTA CONSTITUTIVA DO: LIONS CLUBE DE TUPàCURUMIMó1988ó34 ANOS (Distrito LC 8

 

 SANTO DO DIA 

 

SANTA ADELAIDE de Selz ITÁLIA

SANTas Virgens da África

SANTo Adão

SANTo Ageu

SANTo Everardo

SÃo Beano da Hibérnia

SÃO DAVI

SÃO Josep Manyanet i Vives

SÃo Macário de Collesano

 

 

A liturgia diária revela para nós o Amor infinito de Deus. Contemplemos diariamente a Palavra de Deus que vem iluminar a nossa vida, e vivenciemos o Evangelho seguindo e anunciando Jesus.

 

“A PALAVRA DE DEUS EM MINHA VIDA”

 

Orientações e sugestão para o Advento: 1) Não se reza o glória (exceto quando previsto). 2) Durante este tempo, realiza-se a Campanha para a Evangelização (coleta no 3º domingo). 3) Escolher músicas e cantos apropriados para este tempo litúrgico. 4) Providenciar a coroa do Advento (em cada domingo, acender uma vela – verde, vermelha, rosa, branca – antes ou depois da acolhida do presidente, e se pode também cantar um refrão apropriado). 5) Começam as leituras do Ano A.

 

Os testemunhos nos apontam Jesus e nos pedem adesão, conversão, acolhida do seu senhorio sobre nossa vida.. - João era a lâmpada que iluminava- Jo 5,33-36

 

O Senhor descerá com esplendor, para visitar o seu povo na paz e fazê-lo viver a vida eterna.

 

 VER JESUS, CAMINHO, VERDADE E VIDA PLENA!”

Deus deseja reunir ao seu redor uma grande assembleia: “Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Intensifiquemos nossa preparação para a vinda de Jesus, esforçando-nos para realizar as mesmas boas obras que ele realizou.

 

– Oração 

 

“PAI, RECONHEÇO JESUS COMO MANIFESTAÇÃO DE TUA IMENSA MISERICÓRDIA PELA HUMANIDADE. DÁ-ME TUA LUZ PARA QUE EU O ACOLHA COMO MESSIAS SALVADOR.

Direitos reservados - Essa oração foi retirada do link: http://liturgia.catequisar.com.br/

– Oração do dia 

 

 Nós o pedimos, ó Deus todo-poderoso, que vossa graça sempre nos preceda e acompanhe, para que, esperando ansiosamente a vinda do vosso Filho, possamos obter a vossa ajuda nesta vida e na outra. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo..

Direitos reservados - Essa oração foi retirada: Liturgia Diária ano XXVII nº 323

 

 

– 16 de dezembro de 2022 sexta-feira da 3ª Semana do Advento

Lembretes: 1) Ontem se iniciou o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil (até a solenidade de Cristo Rei de 2023), com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). 2) Também teve início, neste domingo, a Campanha para a Evangelização.

 

– Liturgia da Palavra 

João “era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar”. A verdadeira luz do mundo, porém, é Jesus, cujos passos queremos seguir mediante a prática perseverante da justiça.

 

 

1ª Leitura (Is 56,1-3a.6-8) – Minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Leitura do Livro do Profeta Isaías:

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

1Isto diz o Senhor: “Cumpri o dever e praticai a justiça, minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se. 2Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 3Não diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: ‘Por certo o Senhor me excluirá de seu povo’. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto, honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus, a todos os que observam o sábado e não o profanam, e aos que mantêm aliança comigo, 7a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado, em meu altar, seus holocaustos e vítimas, pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. 8Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel: “Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos”.

Palavra do Senhor!  - Graças a Deus.

 

– Salmos 

Salmo responsorial 67(66)

 

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.

 

 

–        16 de dezembro de 2022 sexta-feira da 3ª Semana do Advento

 

 – Evangelho do dia 

 

João é a lâmpada que arde e brilha.  (Jo 5,33-36)

 

 Aleluia, aleluia, aleluia.

 

Vinde visitar-nos, ó Senhor, / em grande paz e segurança, / para que nos alegremos ante vós / com reto coração!

 

Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.

 

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. 

Palavra da Salvação!  - Glória a vós, Senhor.

 

– COMENTÁRIO DO EVANGELHO –

Texto de: Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova..

Conteúdo publicado https://homilia.cancaonova.com/ 

 

16/12/22        3ª SEXTA-FEIRA ADVENTO A

 

João 5,33-36: “Jesus disse aos judeus: - Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”.

 

Jesus, no seu tempo, o testemunho de outras pessoas era valioso e necessário para se conhecer a verdade sobre alguém. João Batista havia dado testemunho do senhor, indicando-o como o Messias prometido.

No entanto, muitos dos que acolheram o testemunho de João Batista, quando ele morreu, não compreenderam que ele viera apenas para anunciar a sua chegada, e continuavam como discípulos de João, recusando-se a seguir o senhor.

Eis a razão dessas suas palavras, em que reconhecia o valor do testemunho de João, afirmando, porém, que ele fora apenas uma luz para indicar o caminho para o senhor.

Por isso, as obras que o senhor realizava eram muito superiores àquelas de João, uma vez que estava cumprindo aquilo que o próprio Pai lhe concedera realizar.

Assim, era o Pai que testemunhava em seu favor, em cada obra que fazia, porque o senhor viera do Pai, conhecia o Pai desde toda a eternidade e entregou sua vida para que o Pai pudesse reinar dentro de nós e no meio de nós.

Senhor, neste tempo do Natal devemos renovar nossa profissão de fé principalmente no mistério da sua Encarnação, que nos provou até que ponto chegou o amor de Deus por nós.

Foi pela sua Encarnação que nós ficamos conhecendo a existência da Trindade santa, como mistério eterno de comunhão de vida e de amor.

Sem Encarnação, não haveria Redenção, não haveria Ressurreição.

É a partir da ternura de uma Criança no presépio que a terra se enche da luz do céu, nossa esperança se torna confiança na compaixão divina pela humanidade, e são escancaradas para nós as portas da comunhão trinitária.

Senhor, não há outro nome no qual possamos colocar nossa segurança de salvação.

Por isso, nós queremos celebrar com alegria a sua Encarnação como certeza da nossa salvação, aqui na terra e lá no céu.

 

Virgem Maria, escolhida e bendita entre todas as mulheres, ensine-nos a contemplar a Encarnação do seu Filho como um ato da loucura do amor da Trindade santa por nós, e que espera uma resposta de amor da nossa parte. E que a imitemos no seguimento fiel daquele que é, para toda a humanidade, o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém!

 

 

 

– Recadinho – Pistas para a reflexão:

Autor: Pe. Luiz Miguel Duarte, ss

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Dar testemunho de uma pessoa é garantir que ela existe e que é verdadeiro o quanto se afirma sobre suas qualidades e missão. É o caso de João, o qual “deu testemunho da verdade”. Jesus afirma que o testemunho de João é fidedigno, mas as autoridades religiosas não acreditaram em João. Jesus então apresenta-lhes um testemunho mais valioso que o de João: “as obras que o Pai me concedeu para realizar”. Que obras são essas? São gestos concretos da bondade divina em favor do povo. Na prática, Jesus cura os enfermos, acolhe e perdoa os pecadores, reintegra na sociedade os marginalizados, liberta as pessoas do apego aos bens materiais; enfim, causa verdadeira transformação na sociedade a partir daqueles que o aceitam e se abrem à sua mensagem libertadora.

 

 (autor: Dia a dia com o Evangelho 2019 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ss)- fonte do texto dessa página: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria)

 

– Leitura Orante 

Autora: Irmã Patricia Silva,fsp,

Conteúdo publicado em https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/   

Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.

Jo 5,33-36 - Testemunho

 

Oração Inicial

 

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda, de vossa luz, para conhecer o caminho que devemos seguir”.

 

 1. Leitura (Verdade)

Ao meditar este Evangelho, reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-o em voz alta.

 

“Alguém nos apresentou Jesus. Nós chegamos a ele levados pelo testemunho de alguém. Jesus relacionou vários testemunhos dados sobre ele. Começou por João Batista. João deu testemunho da verdade, apresentando-o ao povo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. As obras que o Pai lhe concedia realizar, seus milagres e curas, os testemunhos, nos apontam a pessoa de Jesus para que o reconheçamos e o acolhamos. Em geral, recebemos os primeiros testemunhos dos nossos pais, mas também da comunidade, da Igreja, da Palavra de Deus, das experiências de vida que passamos. Os testemunhos nos apontam Jesus e nos pedem adesão, conversão, acolhida do seu senhorio sobre nossa vida.”

 

2. Meditação (Caminho)

No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a a nossa vida. Faça a leitura do Evangelho e escute o que Deus quer lhe dizer por meio dele. Durante a leitura, deixe-se tocar pela Palavra e escute a voz do Senhor, que fala com você.

Avaliar: Quais são os sinais de fé e de testemunho cristão que eu apresento?

Permaneço confiante mesmo quando a luz se apaga e a realidade se apresenta caótica?

Qual é o testemunho maior sobre o qual eu fundamento minha fé?

3.Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?

Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração.

Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo/a.

 

“Só em vós, Deus todo-poderoso, encontramos a vida que desejamos e a paz que esperamos. Conservai-nos no caminho de vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina para sempre.”

 

4.Contemplação (Vida e Missão)

Os sinais de Jesus são obras em favor da vida. Com quem você quer se importar hoje? Quem está precisando de sua compaixão ou ajuda neste momento.

 

Bênção

 

Sejas bendito, Príncipe da Paz, Senhor sempre fiel às tuas promessas e a aliança de amor, porque em Cristo, teu Filho, iluminastes a nossa vida com o esplendor da tua presença.

Concede-me acolher a tua luz e tornar essa celebração de Natal uma aproximação de tua paz e de teu amor para que eu seja mensageiro(a) da Boa Nova de Jesus.